Sobre

Esse é um espaço dedicado a entrevistar Brasileiros expatriados.

Pessoas que deixaram o Brasil por diversos motivos (pessoal, profissional, aventureiro, amoroso, estudo e assim por diante) e que hoje tem muita história para contar e dividir.

Muitos podem pensar que a experiência de viver no exterior é sempre glamorosa e fácil. Porém, nem sempre ela se apresenta dessa maneira.

Aproveitem esse espaço para ler e apreciar os desafios e os encantamentos de brasileiros residindo nos quatro cantos desse planeta. As entrevistas estão aí no cantinho esquerdo da tela, organizada por regiões e países.

As perguntas feitas aos entrevistados, são sempre as mesmas, acreditamos ser esta a melhor forma de dividir experiências.

Estamos sempre recriando o “Entrevistando Expatriado”. Idéias e sugestões são sempre bem-vindas!

Ajude-nos a descobrir expatriados para participar das entrevistas, ou se você é um deles, entre em contato conosco.

Obrigado pela visita e participem!

E-mail para contato: expatriados.int@(retire_isso)gmail.com

.:. Quem mantêm o blog .:.
Mirella Matthiesen é a idealizadora e coordenadora Entrevistando Expatriados. A idéia surgiu sem querer e demorou um pouquinho para colocar tudo em prática, mas hoje já contamos com muitas entrevistas e vivências em praticamente todos os continentes.
Seu blog pessoal é o mikix.com onde ela dividi sua experiência de viajante e de expatriada. Já viveu no Canada, EUA, Holanda e atualmente está na Australia.

43 Respostas

  1. A idéia é muito boa, pois as experiências contadas poderão ser úteis aos novos navegantes da esperança que saem em busca de um mundo melhor.
    Felicitações!
    Normando Lima de Montreal, QC, Canadá.

  2. A Meire do Pensieri & Parole que me falou do seu site e eu vim aqui dar uma fuçadinha… Boa ideia essa de falar sobre expatriados. Acho que o ser humano sempre foi meio nomade, teve necessidade de ir em busca de algum “elo perdido”… rs!
    Vou colocar um link para o seu site la no Brasil na Italia (http://brasilnaitalia.blogspot.com) abs, B.

  3. Ola,

    Gostaria de apresentar a minha empresa para voces! Pois trabalhamos com o mesmo tema e gostei muito do site de voces!

    A DIFFERANCE Intercultural Consultants e uma empresa de acolhimento e assistência ao expatriado. Buscamos, por meio de treinamentos interculturais, transformar o desafio do choque cultural em um recurso benéfico para a expatriação. Embrace it!

    Visite nosso site: http://www.differance.com.br

    Chryscia Cunha

    • Oi, sou Brasileira, moro em Natal RN. vai fazer um ano k estive 03 meses em portugal a passeio e lá copnheci um português por quem mim apaixonei e continuamos tendo contatos por telemóvel e msgs, atualmente ele faz 2 meses k está morando e trabalhando na Holanda, sentimops muitas saudades um do outro, tenho vontade de ir tentar ficar uns tempos com ele, mais não falo nem holandes muito menos inglês, kk e sei k precisarei arranjar alguma coisa pra fazer e ajudar nas despesas, o k mim aconselha a fazer? Pq se faz um ano e não nos esquecemos, acho k realmente sabemos o k sentimos um pleo outro, mim ajuda ? POR FAVOR? um asbrço.

  4. Muito bom o site e a idéia em si melhor ainda…

    Se puder ajudar de alguma forma (acho que somente com questões para as pessoas) é só falar (ou mandar email)

    Diniz
    rio-canada.blogspot.com

  5. Adorei esta ideia, eh sempre bom saber sobre experiencias de outros brasileiros mundo a fora… eu estou no Canada ha quase 5 anos e cada dia gosto mais!!!

    Vou colocar um link do seu site no meu blog, OK? E se quiser “falar” comigo, pode me escrever!

    Beijos!🙂

  6. Mirella,

    Depois de um tempo atarefada, finalmente consegui ler todas as entrevistas com calma (antes eu só dava uma “passada de olhos” rápida, então não conta!) e gostaria de te dar os parabéns pela iniciativa.

    É ótimo conhecer as histórias de outros expatriados e poder me reconhecer nelas, perceber que não sou a única que sente falta de mamão papaya ou de cheddar mc melt, que se sente mais segura num país “estranho” do que “em casa” e, principalmente, que não sou a única a me sentir “sem identidade” (ou seria melhor dizer “com uma identidade expatriada”?), como se pertencesse a todos os lugares e a lugar nenhum.

    Mais uma vez, parabéns! Você surpreende sempre!

    Bjs

  7. Li sobre voces em uma página no orkut. Achei muito boa a idéia que passa algo que eu também, já a muito tempo, tento fazer de onde quer que more, que é “passar” minha experiencia para aqueles que possam se beneficiar, ou precisar dela.
    Se houver algo em que eu possa cooperar, contem comigo. Moro na Austria a mais de seis anos e morei nos Estados Unidos antes disto por vários anos também.
    Beijao!

  8. gosto tanto de falar o portuges,que e a miha patria.amo toda a jente que falao o portues no mundo.tantos beijos e tanto abracos

  9. Eu cheguei a esse lugar através de um radarzinho no meu blog. E vim aqui. Um lugar que creio já ter visitado quando estava em MOçambique. E fiquei surpresa em ter meu blog linkado. Voltarei sábado e indicarei outras pessoas que vivem no exterior.
    bjs e dias felizes

  10. Tomei conhecimento de voces atraves de minha amiga Ivelise Nunes (Ivy), que conheci aqui no Canada…. Sempre achei a troca de experiencias muito importante, principalmente no caso de pessoas que estejam pensando seriamente em morar no exterior. Se quiserem alguma dica em relacao a imigracao canadense, podem me escrever! Terei o maior prazer em ajuda-los!
    LUIZA MULLEN

  11. Oi Mirella, obrigado pela visita ao nosso blog coreano. Te enviei um email de resposta, aguardamos seu contato.
    Abraços,
    Renato

    • Sim voltei, pq quero que saiba, que estou orgulhosaaaaaa pq és Brasileira, muilher lutadora, companheira, mãe e amiga, Se Deus mim ajudar a um dia ir ver o meu AMOR k mora air na HOLANDA gostaria de ter o previlégio de conhece-los viu? se mim responder no meu imail, deixarei o telefone do HOMEM k tomou CONTA do meu coração, DEUS os abençõe HJE e SEMPREEEEEEEEEEEE bjos.

  12. Hello everyone,

    I was invited to join a very instersting web community network and I would like to share it with all members.

    The name is Internations ( http://www.internations.org ).

    Follow the information about this community.

    If you would like to be a member just send me a e-mail ( chryscia@hotmail.com) that I will send the invitation ( only invited people can join) or send a e-mail do the site mananger.

    If there is anyone is Sao Paulo, Brazil next Thu ( Aug, 16 th) will happen a Happy Hour to members.

    Regards,

  13. Ola,
    Meu nome eh Ingrid Mantovani e eu faco parte de um blog coletivo que reuni expatriados do mundo inteiro (Japao, Franca, Irlanda, Inglaterra, Espanha, etc).
    O endereco eh:
    http://brasilcomz.wordpress.com
    Esperamos a visita de todos.

  14. Olá.Gostaria de fazer contato com uma familia brasileira que viva no Canadá já a algum tempo.Grato.Meu e-mail é wcandian@superig.com.br

    Resposta: Ola Wilson,
    Obrigada pelo comentario.
    Para começar a entrar em contato com familias e/ou casais que já vivam no Canada, recomendamos começar a ler os blogs de residentes do Canada listado na tab “Expatriados pelo Mundo”. Entre nos blogs, leia-os diariamente, faça comentários pertinentes e aos poucos você vai conesguindo obter respostas.
    Há tambem várias entrevistas nesse blog sobre expatriados no Canada, click no link Canada a esquerda para acessar todas as entrevistas.
    Boa Sorte!

  15. Olá Pessoal,

    nem sei direito como vir parar aqui neste espaço… estava fuçando e cheguei. Muito legal a idéia de vocês! talvez tivesse me ajudado bastante quando estava pesquisando como era viver na Suécia, antes de vir pra cá, mas tenho certeza de que o site deve servir de guia para bastante gente.

    um abraço, sonia.

    Resposta: Obrigada pelo comentário!
    Será que você não gostaria de ser entrevistada e nos contar um pouquinho de sua vida na Suécia?
    De repente você poe ajudar outras pessoas…

  16. Adorei a idéia deste espaço!!! Principalmente por que no ano que vem, vou morar na Holanda, como au pair e também pretendo estudar, fazer uma pós graduação lá. As entrevistas me ajudam muito principalmente quando os expatriados contam sobre sua vida diária e adaptação, como foram as expectativas e o medo. Avcho até que deveria ter uma questão especifica sobre isso.
    O que os brasileiros esperavam e pensavam do país em questão antes de ir morar nele, o que mudou após terem ido morar lá. Seria muito itneressante entender como morar num páis diferente abre a mente da gente!

    Aliás, é isso que procuro! O que mais quero é comrpeender outra cultura, aprender outras linguas, conviver com gente bastante diferente, amo esse tipo de desafio( já morei na austria um tempo). Posso dizer que meu desejo é ser nomade hahahaha
    ^^
    Até!

    Resposta: Nossa muito interessante essa sua idéia… vou pensar em uma pergunta como essa para adicionar no questionário!
    Sucesso na Holanda e depois apareça novamente para ser nossa entrevistada🙂

  17. Ai eu quero ser entrevistada também!

  18. Aguardo mais vivências de Brasileiros em Portugal.
    Grata.

  19. Olá!!
    Vou para París em novembro e gostaria de saber se é muito difícil conseguir emprego em bar. babá, casa de família….
    Sou casada com um francês e quero ir morar lá. Se vocês souberem de alguém na França que deseja uma empregada brasileira que fala espanhol, inglês, cozinha…
    Meu email:
    WANDERLEIALINA@HOTMAIL.COM

  20. Adorei! Precisamos nos expressar de todas as formas!

  21. Comecei a pesquisar sobre o assunto, pois estamos criando algo parecido na empresa em que trabalho que, por conta dos projetos ao redor do mundo, tem muitos expatriados. Esse espaço servirá de inspiração.Abraços e sucesso a todos os que encaram o desafio de descobir o mundo!

  22. Ola a todos

    Achei de imensuravel valia a troca e a exposição das experiências dos expatriados pelo mundo existentes no site.

    A propósito, a iniciativa é fantástica, parabéns pela brilhante idéia.

    Resido em Luanda – Angola – há 2 anos e meio, e se for de interesse posso compartilhar minha experiência com os demais leitores do site.

    Forte abraço

    Davi MArtinelli Benedetti

    • Olá Davi!
      Sou sua prima Adriana, filha do tio Darci.
      Fico feliz pela experiência que conquistastes. parabéns!

  23. Mirella…obrigado pelo carinho. Sim, eu desejo ser entrevistado. Mas por esses dias, ate 15 novembro estarei fora da Irlanda, com muitas novidades no meu blog, sobre Suiça, Italia e Portugal. espero poder agregar minhas aventuras no expatriados a partir desta data..abraço Wagner.

  24. E adoro o blog,
    gostaria de contar um pouco para as pessoas sobre Hong Kong, uma cidade que me acolheu muito bem.
    bjs

  25. OLA, me chamo Vivia moro en FRANçA (marselha) gostaria de recebe contatos com pessoas que vem a FRANçA a (marselha)
    meu email é VIVIAVIANA@HOTMAIL.COM

  26. Oi! eu me chamo Patricia , mais meu apelido eh Cissa, estou morando na India faz 11 meses , eu sou casada com um indiano cristao ( minha familia indiana eh crista tambem) ,eu tenho um blog, e la escrevo minha opinioes pessoais sobre a India. Seu site eh super interessante, dividir experiencias de expatriados!
    Meu blog eh : Perdida na India

  27. Por toda a iniciativa de encontrar e entrevistar brasileiros no exterior, proporcionando a troca de experiências, indiquei o blog de vcs para o Prêmio Dardos!
    (todos os detalhes estão na minha página)
    Abç.

  28. Estava pesquisando sobre a “cultura andarilha” e encontrei teu blogue. Muito bom!
    Na verdade, este sentimento de ser/estar expatriado não acontece só em mudanças de país, mas de região e de Estado. Sou gaúcha e muitos gaúchos são “expatriados” em SC, no MS, em TO, etc…
    Minha irmã vive isto, já madura, pois conheceu um companheiro argentino e mora lá, faz uns 3 anos…
    Parabéns! Vou colocar link no meu blogue.

  29. Adorei a idéia deste espaço!!! Principalmente por que no ano que vem, vou morar na Holanda, como au pair e também pretendo estudar, fazer uma pós graduação lá. As entrevistas me ajudam muito principalmente quando os expatriados contam sobre sua vida diária e adaptação, como foram as expectativas e o medo. Avcho até que deveria ter uma questão especifica sobre isso.O que os brasileiros esperavam e pensavam do país em questão antes de ir morar nele, o que mudou após terem ido morar lá. Seria muito itneressante entender como morar num páis diferente abre a mente da gente!
    +1

  30. Parabéns para o pessoal que produz esse blog maravilhoso.

  31. Colegas, o “Persa Brasileiro na Provence” completou três anos em 2010 e como presente de aniversário o blog ganhou um novo visual com páginas onde os assuntos foram distribuídos para facilitar a navegação, detalhes cheios de charme e um logo que é a cara da Provença! Tudo isso com um endereço mais curto e simples: naprovence.com.

    Espero que você goste do resultado como eu e saiba que tudo isso foi feito para que você encontre a informação que procura sobre o sul da França da maneira mais agradável possível. Sugestões e comentários sobre a mudança vão ser muito bem-vindos assim como as suas próximas visitas. Beijos!

  32. Muito legal a idéia desse blog, Parabéns pela iniciativa! Esses relatos certamente dão uma super motivação para quem esta pensando em fazer sua viagem!

    Ah! Coloquei vcs na nossa lista de blogs! xD

    Abraços!

  33. Pessoal eu sou Brasileira expatriadana Cidadedo México e acabo de criar um blog para ajudar aos brasileiros que estão de mudança para México DF. Não é um guia e sim dicas pessoais para ajudar quem precisa.
    http://vivendonomexico-df.blogspot.com/
    Pouco a pouco vou postando novidades que considero uteis.
    Bjs
    Valentina

  34. Gostei muito das entrevistas com expatriados. Tambem sou uma, mas já nao me sinto assim depois 25 anos.

    Moro no Paraguay desde os 10 anos.

  35. Olá, muitíssimo interessante o site! Parabéns!
    Enviei email para vocês, contando um pouquinho da minha história de expatriada – sai do Brasil em 2000, morei nos USa até 2003 e depois vim para a Holanda, onde vivo!
    Grande abraço e até breve!

  36. Moro na Noruega a pouco tempo, ainda estou aprendendo…
    Visitem meu blog
    betestrom.blogspot.com

  37. Oi, hoje há um post sobre seu blog na página do Facebook do Mundo Pequeno:
    https://www.facebook.com/#!/mundopequeno

    Também postei um link no Twitter: @mundo_pequeno
    http://twitter.com/#!/mundo_pequeno

    Se puder, siga-nos! Ajude-nos a divulgar o Mundo Pequeno colocando um selo no teu blog!

    Mundo Pequeno: índice de blogs brasileiros pelo mundo!
    http://www.mundopequeno.com/
    Um abraço!

  38. Muito interessante essas entrevistas. Moro em Buenos Aires por causa do trabalho do meu marido. Aproveitei para criar um blog sobre as coisas bonitas que vejo pela cidade.
    http://meencantalarecoleta.blogspot.com
    Um abraço,
    Carla

  39. Obrigada por divulgar o nosso projetinho :o))) Bjs de Berlim Claudia

  40. Oi, namoro um turco que mora na Filandia, estamos pensado em nos casar e morar na filandia. As vezes bate um medo da cultura e de tudo novo que vou encontrar lá. Gostaria de manter contato com brasileiros que moram na Filandia, trocar ideias e manter contatos…
    Gostei muito da ideia e principalmente da iniciativa!!!! Obrigada… Emanuela.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: