Tesouradas Irlandesas

Wagner na IrlandaWagner aproveitou a facilidade do programa de “estudo & trabalho” que a Irlanda oferece aos estudantes internacionais e embarcou para Dublin em fevereiro/2009. Desde então tem aproveitado sua estadia para aperfeiçoar o inglês, viajar pela Europa e desvendar a cultura local. Cabeleireiro profissional, ele esta atuando na area e curtindo sua “vida Irlandesa”…

– Nome:
Wagner Antonio Aparecida

– Onde nasceu e cresceu?
Nasci no interior paulista. Cresci no Vale do paraíba, em Aparecida. depois me mudei para São José dos Campos, onde cursei tecnologia em Mecânica.
Aos 21 anos me mudei para Mogi das Cruzes e começei o curso de Engeharia Mecânica. Não conclui.
A veia artística e natural, me fez cabeleireiro em 1994. Trabalhei como cabeleireiro e maquiador até 2008, em minha cidade natal. Os encantos para uma viagem internacional, me proporcionaram um up-grade pessoal e profissional.

– Em que país e cidade você mora?
Moro atualmente em Dublin, capital da Irlanda, desde fevereiro de 2009.
Wagner na Irlanda

– Você mora sozinho ou com sua familia?
Eu tenho meu próprio quarto, mas divido a casa com 5 pessoas. 2 brasileiros, 2 Sul africanos e 1 irlandês.

– Há quanto tempo você reside nesse local?
Moro em Whitehall, Dublin 9 à 5 meses.

– Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiencia?
Eu tenho 43 anos e essa é a minha primeira experiência morando no exterior.

– Quando surgiu a idéia de residir no exterior?
Eu tomei a decisão de viajar e morar fora do Brasil, pela facilidade de acesso aos imigrantes que a Irlanda oferece, com o programa de 1 ano (6 meses de curso+ 6 meses de férias), quero dizer; posso morar, estudar e trabalhar legalmente na Europa, e viajar com o VISA por todo o continente europeu, neste período. Se eu me adaptar, posso ainda renovar essa permanência por mais 1 ano. Levando em consideração os gastos com o curso, despesas e moradia, é possivel no prazo de 1 ano recuperar o dinheiro investido, viajar, e conhecer novas culturas.
Wagner na Irlanda

– Foi difícil conseguir o visto de residência ou o visto de trabalho?
Não é difícil conseguir o visto (de estudante), que só é liberado quando vc desembarca na irlanda. porém tem que seguir a risca os procedimentos para tal: comprar o curso de inglês antecipadamente, comprar um seguro saude, demonstrar que voce tem onde se hospedar por um período minimo de 15 dias e 1500 euros em cash. Tudo isso é solicitado na sua chegada na imigração irlandesa.
Fiz todo o procedimento através da empresa de intercâmbio: www.gotolondon.net

– Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?
Tenho seguro gold, que consegui atraves da Go to London.

– Você trabalha? Como a renda familiar é obtida?
Eu trabalho em um salão de cabeleireiros no centro de Dublin, atualmente com uma carga de 40 horas semanais, que me dá um salário em torno de 420 euros semanais. O suficiente para minhas despesas pessoais, moradia e viagens. Eu não vim aqui para fazer dinheiro. Eu consegui este emprego através do site: www.fas.ie.
A mão de obra na minha area (cabeleireiro) esta bem favorecida atualmente no mercado irlandes.

– Se a resposta anterior foi sim, você mudou de área depois da saída do Brasil ou continua no mesmo setor?
Eu continuo na mesma area: cabelos e beleza.

– Você fala a língua local? Você acredita que é importante aprender a língua local?
Quando deixei o meu país, ja tinha um nível intermediário de inglês, o que facilitou meu acesso no mercado de trabalho aqui na Irlanda. Estou estudando atualmente no nível avançado. Eu não tenho dificuldades com o idioma e acho que a falta dele, talvez tornasse minha vida mais dificil aqui na irlanda, apesar do sotaque carregado que a população de Dublin utiliza.

– O que você pensa sobre seu novo país e o local onde mora (e/ou onde morou)? Eles respeitam os Brasileiros e outros expatriados vivendo nesse país?
Eu acredito que as diferenças culturais e de alimentação podem desfavorecer a vida aqui na irlanda, no inicio. Tudo é uma questão de adaptação. Eu normalmente cozinho em casa, por isso não senti tanta diferença. Quando estou viajando, recorro ao bom e velho “hamburger”, que é praticamente o mesmo no mundo todo.
Wagner na Irlanda
O povo irlandês é hospitaleiro, e faz amizade com facilidade. Mas confiança, apenas com o passar dos dias e da convivência.
Eu não me senti ofendido e nem hostilizado aqui. Estou no primeiro mundo. Em poucas situações, a não ser pelo entrave do idioma, me encontrei em situação desconfortavel aqui na Irlanda. O bairro onde moro é tranquilo e bem servido de linhas de onibus e locais para adquirir alimentos.

– Você tem filhos? Se sim, eles se adaptaram ao novo país? Estudam e têm amigos locais?
Não ,eu sou solteiro, não tenho filhos.

– Sente saudades da família no Brasil? Sente falta de produtos, alimentos e outras peculiaridades?
Sim, a coisa que mais sinto saudades são minha familia, meus amigos e meus animais de estimação. Isso é natural, sabendo que se esta do outro lado do hemisfério, do oceano e das pessoas que ama e que conviveu, antes de vir pra cá.
Eu costumo comprar produtos que sinto falta nas 3 lojas que existem aqui, de produtos brasileiros. Guaraná antartica é tuuuuuudo.

– O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
Como trabalho durante a semana toda, gosto de aproveitar os fins de semana em balada. Definitivamente, apesar do costume local ser uma marca registrada do irlandês, a bebida e os pubs, eles são bem fraquinhos neste quesito. Começam a beber logo depois do trabalho por volta das 6 da tarde e por volta das 10 da noite, pode-se perfeitamente encontrar pelas ruas bebuns dos mais varios tipos, homens e mulheres embriagados. Eu gosto de beber também, mas estava acostumado a fazer isso depois das 10 da noite no Brasil, consequentemente curtia mais a noitada e aqui, ja as 3 da manha… todo mundo ja esta pronto pra ir pra casa ou hospital para curar a embriagues.
E também tem o fato, que as 2 da manha, ja te mandam pra casa, e não servm mais bebida alcoolica. Um porre, ja que voce tem dinheiro, é adulto e não pode comprar sua diversão. No país conhecido pela bebida, ela só é vendida em publico até as 10 da noite.
Nas minhas horas vagas eu adoro dormir, viajar pela Irlanda e conhecer a cultura local.
Wagner na Irlanda

– Você comprou ou alugou o local que reside? Quanto pagou ou paga por isso? Comprar imóveis é algo comum nesse país?
É muito caro comprar imovel na Irlanda e meu aluguel é em torno de 350 euros mensal. Eu não penso em comprar nada aqui e muito menos um carro, o seguro é altíssimo.

– Qual o custo de vida?
Eu acredito que com o salario de 600 euros semanais é possivel alimentar uma familia de 4 pessoas.

– Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país?
Pontos positivos: praticamente não há violencia nas ruas… não se ve armas a todo o momento, as pessoas são amigaveis. O fato de poder viajar muito pelo continente europeu é fantastico. O custo de vida é alto, mas se ganha para isso. O clima, eu adoro, não gosto de calor.

Pontos negativos; preço dos alimentos é alto em relação ao Brasil… banana e carne valem ouro aqui.

– Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?
Cada cultural tem seus pontos positivos e negativos. Na irlanda a educação é muito bem distribuida em todos os niveis. O clima e as condições que atualmente encontramos são bem favoráveis para a criação dos filhos e fortificação dos laços familiares.

– O país que você reside tem alguma coisa que é usado no dia a dia que você acha que seria interessante ser implementado no Brasil?
No Brasil, com certeza eu gostaria que fosse implementado os direitos humanos na sua plenitude, respeito ao cidadão e a civilidade são primordiais para desenvolvimento de um país. Também gostaria que a acessibilidade aos desabilitados, aos menos favorecidos da sociedade fossem mais respeitados, que no Brasil houvesse mais dignidade entre os cidadãos e o governo e vive-versa.

– Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?
Uma dica importante: venha com uma base no idioma, se chegar aqui sem falar ao menos “bom dia”, vai tornar sua vida um caos.

– Se pudesse descrever em uma palavra a experiência que esta vivendo nesse país, qual seria?
Eu descreveria minha experiencia na irlanda como: transformadora. Voce passará a dar valor, aos pequenos e preciosos, detalhes, dos quais, é feita a vida.
Wagner na Irlanda

– Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?
Meu blog: Irlanda Colorida

27 Respostas

  1. Parabens Wagner, vc eh o tipo de brasileiro que a gente se orgulha e da como exemplo para quem esta vindo pra Irlanda.
    abs

  2. Parabéns irmão!! Continue seu objetivo e estamos aqui …desejando a sua felicidade!! Bjs…sua irmã Josiara.

  3. Wagner,
    parabéns pela conquista e pelo sonho realizado.
    Desejamos que você esteja muito feliz!
    Concretizar um sonho é ousadia para poucos!
    Bela entrevista…
    Guarde muitas histórias boas para nos contar e darmos muitas risadas.
    bjs e muitas saudades
    Ana e Néia – as amigas do Jornal Dinoite

  4. Parabéns pela sua conquista. Você é uma pessoa muito esforçada.

    Meire

  5. Parabéns novamente. Ai vai uma indicação de um ótimo site para vc falar sobre a sua profissão. http://www.brasilnaeuropa.com/

    Meire

  6. Wagner!!!!!
    Que maravilhosa sua entrevista, pessoa decidida,batalhadora!
    Parabens!

  7. Ana, Néia e minha irmã Josiara…que carinho delicioso…tô feliz pelos recadinhos de vcs. Meire, obrigado, mas esse mês ja tem uma matéria minha, nesta revista: Brasilnaeuropa(pag.20,21,22 e 23) “Irlanda Tropical”…conheça me blog: Irlanda Colorida Blog.

  8. Parabéns, Wagner!
    E votos de um feliz Natal na Irlanda!

  9. Fico muito feliz com seu sucesso, sempre acreditei que existem pessoas predestinadas a brilhar, com muito trabalho, talento e dedicação, e você certamente é uma delas. Parabéns e feliz Natal!

  10. Meus Parabéns pela entrevista, Wagner. Por aqui vc me ajudou com suas respostas. Estou desenhando um projeto para que no futuro venha vivenciar esse apreendizado. Abraços e sucesso!

  11. nossa WAGNER…que maravilha de entrevista…
    vc é uma pessoa iluminada e muito inteligente.
    parabens … que vc continue tendo todo o sucesso ai…
    vc mostra o quanto é determinado e dedicado
    ABRAÇOS!!!!!!

  12. Fiquei súper orgulhosa de ser sua amiga e ler sua entrevista. É muito bom saber que vc está realizando um sonho e está feliz. Apesar da saudade fique ai o tempo que precisar e curta tuuuuudo por nós. Te adoro!!!! milhões de bjs

  13. Wagner,

    Adorei sua entrevista ….ficou realmente otima !!!!!!! E muito bom ter um caso de sucesso para a gente se fortalecer e correr atras cada vez mais do nosso objetivo.
    Fico muito feliz por voce, pois te acompanho desde de seus primeiros passos na Irlanda. Abracos!!!!!! E sucesso sempre.

  14. Super beijo de saudade e de orgulho de vc….
    feliz da vida de vc estar se realizando.
    uma beijoca grandeee

  15. obrigado…amigos!!!!

  16. Muito legal a antrevista!!!
    Adorei!!!
    Beijos!!!

  17. abalou no comentario eu so nao gosto do clima frio odeio parabéns

  18. Parabens Wagner, você merece tudo o que esta conquistando e realizando, é muito esforçado e decidido …estamos com muita saudade de você!!!
    aproveite ao maximo tudo ai!!!
    muitas alegrias!!!
    beijo grande

  19. Oi Wagner!

    Fiquei feliz com a sua história, e com o seu sucesso! Estou indo para a Irlanda também, no ano que vem, pra fazer o mesmo programa que você. Por sinal, estou fechando com a gotolondon… O que vc me diz da empresa? Posso confiar totalmente? Não vejo a hora de chegar logo aí! Obrigada!

  20. Wagner sou sua fan ( com n porq to sem acento no meu teclado!) ainda vou levar minhas madeixas pra vc conhecer .. e quero churrasco de linguica!!!

  21. Que legal, seu site! Estou querendo ir para Irlanda, sem conseguir falar o Ingles, mas seguirei sua orientações. Um grande abraço!

  22. Olá Wagner, que otimo seu Blog, amei simplesmente rsrsrs
    acho que ja te pediram mil vezes o que vou pedir, mas se puder me dar dicas agradeceria e muito. Estou indo para Irlanda em Novembro e seria perfeito ja fazer algum contato. Vi que vc estuda na escola MEC o que me diz de lá? estou em super duvida em relação a escola, muitos falam bem e outros falam mal, muito dificil.
    parabens mais uma vez e se possivel me responder eu agradeço bjs

  23. Karen, tem um tópico no meu blog falando sobre a escola…eu gosto de lá…as professoras são atenciosas e muito profissionais…até chá com bolachas , a nossa turma ja foi na casa dela tomar, porque ela gosta dos brasileiros e nos agrada muito…vc vai se sentir em casa…o nome da “sora”…é Jane Langley

  24. oi Wagner,meu nome é Ricardo,sou cabeleireiro e vou pra Dublin em junho ou agosto de 2012 e gostaria muito de atuar em minha area,se souber de algo me avise por favor,muito obrigado…..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: