Uma brasileira na Italia

Meiroca na ItaliaMeiroca, brasileira, conhece pelo menos uma cidade de cada região do Brasil e um belo dia, resolveu que era hora de dar uma mudada radical na sua vida… abriu seu coração, e deixou entrar aquele que seria o responsavel por esta mudança.
Hoje vivem felizes uma pequena cidadezinha italiana, no litoral do Mar Tirreno, entre Roma e Napoles…

– Nome:
Meire ou simplesmente Meiroca

– Onde nasceu e cresceu?
Nasci na cidade mineira de Patos de Minas, mas cresci na cidade paulista de Ribeirao Preto

– Em que país e cidade você mora?
Moro na Italia, na cidade de Terracina.

– Você mora sozinho ou com sua familia?
Moro eu e meu marido

– Há quanto tempo você reside nesse local?
9 anos e meio.

– Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiencia?
Não

– Qual sua idade?
54 anos

– Quando surgiu a idéia de residir no exterior?
Ja’ disse na minha apresentação, vim seguindo o meu coraçao.

– Foi difícil conseguir o visto de residência ou o visto de trabalho?
Não foi dificil, tenho a carta di soggiorno, uma especie de visto permanente de residencia que consegui por ser casada com cidadão italiano

– Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?
Não temos seguro saúde, o sistema de saúde italiano é muito bom, considerado um dos melhores ao mundo, não sendo necessario ter um seguro saúde.

– Você trabalha? Como a renda familiar é obtida?
Temos uma pequena grafica offset e digital, e é dela que vem a nossa renda familiar.

– Se a resposta anterior foi sim, você mudou de área depois da saída do Brasil ou continua no mesmo setor?
Quanto ao trabalho a resposta é sim, mudei completamente de area.

– Você fala a língua local? Você acredita que é importante aprender a língua local?
Falo a lingua local, não tão fluentemente quanto deveria e isso me tira um pouco da naturalidade, confesso que deveria ter me empenhado mais quando cheguei.

– O que você pensa sobre seu novo país e o local onde mora (e/ou onde morou)? Eles respeitam os Brasileiros e outros expatriados vivendo nesse país?
Pergunta dificil, eu leio tantas situações de falta de respeito, a mim eles respeitam.
Quando cheguei aqui, percebi que tinha algumas opiniões erradas sobre o Brasil e os brasileiros, tratei de me impor e mostrar dia a dia quem é a Meiroca, como pensa, como age, e fui ganhando a confiança.
Ainda hoje ouço comentarios com desrespeito ao Brasil, e ao brasileiro, mas com muito jeito, procuro dar uma aula de “historia, geografia e comportamento”, e quando termino sinto que consegui mais um italiano querendo conhecer “o Brasil”.

– Você tem filhos? Se sim, eles se adaptaram ao novo país? Estudam e têm amigos locais?
Não tenho filhos

– Sente saudades da familia no Brasil? Sente falta de produtos, alimentos e outras peculiaridades?
Ja’ senti mais, hoje esta parte esta’ bem controlada dentro de mim.

– O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
Levo uma vida tranquila, bem de cidade pequena, muitas vezes ficamos em casa, outras vezes passeamos a pé pelos becos do lugar, outras vezes saimos de carro sem rumo, procurando um lugar que possa ser fotografado. A Italia é um museu a céu aberto, a cada angulo uma surpresa.

– Você tem planos para o futuro? Pretende viver nesse país para sempre?
Sim temos planos de morar no Brasil, meu marido é apaixonado pelo meu país.

– Você comprou ou alugou o local que reside? Quanto pagou ou paga por isso? Comprar imoveis é algo comum nesse país?
Moramos em casa propria, o italiano sempre sonha em ter a casa propria, mas no momento atual não esta’ facil nem vender nem comprar imovel.
Nao sei te dizer quanto pagamos o imovel onde moramos por ser um imovel que ja’ pertencia a meu marido, mas na minha cidade, um apartamento de 80 metros, com 2 quartos, de frente para o mar custa no minimo 400.000 euros.

– Qual o custo de vida?
Uma familia com 4 pessoas precisaria de mais ou menos uns 2000 euros para vive em Terracina.

– Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país?
Positivos, o sistema de saude que funciona, os negativos eles se acharem mais adiantados em certas situações em relação ao Brasil.

– Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?
Eles comem a salada no final das refeições, isso quando cheguei achei estranho. 😉

– O país que você reside tem alguma coisa que é usado no dia a dia que você acha que seria interessante ser implementado no Brasil?
O sistema de saude, o Brasil tem muito que aprender com a Italia (esta é a minha opinião).

– Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?
Venham falando a lingua isso ja’ é meio caminho andado.

– Se pudesse descrever em uma palavra a experiencia que esta vivendo nesse país, qual seria?
Cultura.

– Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?
Pensieri e Parole, Pomodoro Rosso, Tirrena grafiche e Allan, retribuindo a indicaçao ao Pensieri e Parole.

24 Respostas

  1. Realmente faltava a Dinha aqui 🙂
    Bjokas

  2. Nao sabia que era hoje, rs, fiquei toda surpresa ao abrir meus e-mails agora de manha…rs
    Vou fazer um post convidando meus leitores…

    Bjs

    Meire

  3. […] a entrevistada sou eu. Postado em October 20, 2009 by Meire Entrevistando Expatriados Um espaço dedicado a entrevistar Brasileiros expatriados. Pessoas que deixaram o Brasil por […]

  4. A entrevista esta’ muito boa!

  5. Cidades pequenas, à beira mar deve ser linda, fora a qualidade de vida.
    🙂

  6. Grande Meiroca.
    A idéia, é que todo mundo deveria conhecer essa linda Itália, que ela consegue nos passar com tanta naturalidade.
    Ótima a entrevista.
    Um beijo

  7. Parabéns pelo interessantíssimo site. Leio a Meire desde que comecei a blogar, há dois anos, e não parei mais; ela é uma referência para mim e sua entrevista veio sanar curiosidades que tinha a seu respeito.

  8. Meiroca, engraçado é o meu apelido no Brasil.
    Amei a sua entrevista,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,principalmente pq vc não falou mal do nosso País.

    Tenha muito sucesso.

    Beijos

  9. ADOREI a entrevista da Meiroca!!!
    Como sempre que venho aqui… deu uma vontade de sair viajando!!!! rs
    Beijos, Dani

  10. Oi Meire adorei a sua entrevista.

    Parabéns !!!

    Bjs.
    Elvira

  11. A Meire mais uma vez mostrou que é uma pessoa sensacional. Ótimas respostas, Meiroca!
    Mi, este blog é uma mão na roda pra quem vive no exterior. Parabéns!
    Bjim pras duas.

  12. Nao sei pq, mas hoje estou me sentindo tao tao tao….chick…rs

    Obrigada pela oportunidade Mi, obrigada pelo carinho e pelos comentarios.

    Bjs

  13. Gostei. Simples e objetiva. Parabéns. Bj. Elza

  14. To surpreso com a eficiencia da saude por ai. Bom saber que pelo menos algo funciona,rss

    Adorei as respostas da Meire.

  15. que legal!Sempre e interessante e valido saber – pela visao de outra pessoa – como e a vida fora do nosso pais de origem.Meire,eu concordo com vc e sei bem o que e viver abroad!

  16. Mirella, aprabéns para vc e Meiroca, tbm, que é uma blogueira porrëta de legal..
    Menian…2000 euros?Aqui na Sue´cia com esse dinheiro so dar apra viver 2 pessoas e olhe lá, viu?E vive apertada…
    bjs e dias felizes

  17. Adorei a entrevista,Meiroca!Fiquei curiosíssima com o sistema de saúde italiano.

  18. Parabéns pela entrevista! A dica sobre já saber a língua é primordial! Beijus,

  19. Meire ….procurando no google um assunto sobre o FB , caí no seu site e do seu site entrei aqui para ver sua entrevista . Adorei !! Voce está de parabéns e fico orgulhosa de ver aquela menina de Ribeirao fazendo sucesso na Itália .
    Continue assim !! Beijao

    Claudia M. S.

  20. Meiroca, parabéns pela entrevista. Ficou ótima! Bom saber um pouquinho mais de ti.
    Beijo!

  21. Adorei! 🙂
    Beijão Meiroca!

  22. Amei a entrevista, me sinto um pouco Italiana, pois meus pais todos vieram daí, eu nasci por aqui, tenho dupla nacionalidade, mas você falando do lugar, deu vontade de vir morar aí.

  23. Grande Meireeeee!!!!!!

    Bjos!!
    giiiii

  24. A Meiroca é uma lady.Claro que a entrevista dela seria ótima.

Deixe uma Resposta

