Uma familia no Canada

Wagner no CanadaMuitos acreditam que as boas oportunidades aparecem ao acaso, porém a maioria dos expatriados sabem que as coisas não são bem assim. Trabalho duro, pesquisa e objetivos são as chaves para vencer no exterior.
Wagner, depois de anos traçando sua meta para um dia poder viver na America no Norte, recebeu uma proposta da empresa em que trabalhava e junto com a família imigrou para o Canada.

– Nome:
Wagner

– Onde nasceu e cresceu?
Nasci no Rio Grande do Sul, e fui criado na cidade de Porto Alegre até meus 18 anos quando saí pelo Brasil a fora.

– Em que país e cidade você mora?
Atualmente moro em um cidade localizada na Grande Toronto em Ontario no Canada. É uma cidade muito interessante bastante típica desta região do Canada.

– Você mora sozinho ou com sua familia?
Moro com minha família, esposa algum dos filhos e um cachoro.
Wagner no Canada

– Há quanto tempo você reside nesse local?
Estamos morando neste local por pouco mais do que 6 anos.

– Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiencia?
Residi de forma temporária, mas nunca havia mudado “de mala e cuia” como diz o gaúcho.

– Qual sua idade?
Atualmente tenho 56 anos de experiência muito agradáveis nesta passagem aqui pela terra.

– Quando surgiu a idéia de residir no exterior?
Quando era garoto me lembro de meu pai tentar imigrar para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor que todo mundo falava maravilhas que poderia ser alcançado vivendo lá. Posteriormente a vida foi me envolvendo com muitas pessoas dos Estados Unidos ao longo da minha vida e a vontade foi crescendo.
Quando fiz 18 anos fui militar e acabei vindo para os Estados Unidos para treinamento onde morei por alguns meses. Foi uma experiência bastante agradável que marcou ainda mais a minha vontade de morar em um país que falasse ingles e pudesse oferecer boas perspectivas de vida.
Fui professor de ingles do Yazigi, e dai para frente acabei sempre me envolvendo cada vez mais com a lingua. Sempre tive a vontade de mudar mas não queria correr muitos risco assim as coisas foram sendo adiadas. Muitos anos se passaram passei a trabalhar para uma multinacional brasileira e acabei viajando muitas vezes a negócio. Durante esta fase surgiu uma oportunidade muito grande, a empresa precisava de alguem com o meu perfil em uma empresa que havia sido adquirida no Canada. Assim acabei sendo convidado para mudar e aqui estou.

– Foi difícil conseguir o visto de residência ou o visto de trabalho?
Na realidade não, pois a empresa patrocinou tudo, porem acabei vindo com um visto de trabalho dedicado, aqui chamado de “work permit”, que me permitia trabalhar apenas para esta empresa. O problema aconteceu para meus filhos que já eram adultos e vieram como estudantes, assim não podiam trabalhar, minha esposa veio com visto de acompanhante e não podia nem estudar. Na época não sabia que seria razoavelmente fácil aplicar para um visto de imigrante e assim estaria tudo resolvido para minha família. Foi fácil para mim mas muito difícil para a família. O que foi resolvido quando decidimos por conta própria aplicar para o status de imigrante. Quando obtemos o “landed imigrant” equivalente do green card nos USA tudo ficou mais fácil. Hoje temos Dupla cidadania. Somos Brasileiros e Canadenses.

– Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?
No Canadá a medicina é socializada, todo mundo tem direito desde que seja imigrante legal.

– Você trabalha? Como a renda familiar é obtida?
Com expliquei anteriomente vim para o Canadá já com emprego, meu status inicial era de “work permit” ou seja tinha uma permissão de trabalho por 5 anos que poderia ser renovado se houvesse interesse de ambas partes. A situação permitia que eu trabalhase apenas para aquela empresa e não dava direito aos meu filhos e esposa de trabalharem legalmente. Assim optei por fazer o processo de imigração normal o que resolveu o problema da esposa e filhos e alem disto me permite trabalhar para quem eu desejar. O grande problema foi a enormidade de taxas que se paga aqui no Canadá. Fiquei assustado quando vi meu primeiro contracheque. Ao longo do tempo fui descobrindo formas legais de diminuir esta carga.
Assim tenho meu emprego como gerente de engenharia em um grande empresa, mas também tenho um negócio próprio, hoje sou um agente de seguros licenciado bem como um financial advisor, o que nos dá uma renda extra e possibilita uma ótima tática para reduzir impostos pagos.
Minha esposa é corretora de imóveis, outra profissão muito regulamentada aqui no Canada e ajuda muitos brasileiros a conseguir realizar o sonho da casa própria aqui.

– Se a resposta anterior foi sim, você mudou de área depois da saída do Brasil ou continua
Como expliquei anteriormente, não troquei minha área de atuação, hoje ainda trabalho como engenheiro, mas ampliei com outras opções como planejador financeiro e agente de seguro, assim posso ajudar muitas familias a melhorar sua vida mais rápidamente.

– Você fala a língua local? Você acredita que é importante aprender a língua local?
Sim eu já falava o ingles fluentemente quando cheguei aqui no Canada, é lógico que apesar de fluente ainda tive que aprender algumas coisas mais locais. Alem disso o Canada é um país de imigrantes assim tem uma grande quantidade de sotaques e as vezes um ingles muito difícil de entender.
Sem dúvida falar a lingua local é preponderante, especialmente se procuramos obter trabalho de primeira linha, já entrevistei engenheiros com enorme qualificação, porém com muita dificuldade de comunicação na lingua local, acabei não contratando-os. Tenho observado que um número muito grande de imigrantes passa muito tempo em empresas pequenas e mal remunerados por causa da sua dificuldade de se comunicar na língua local.
O Canadá tem um perfil interessante de imigrantes brasileiros, de acordo com o consulado local, a grande maioria dos imigrantes tem curso superior. Assim o ingles é imprescindível. Os familiares que deixam para aprender o ingles depois que chegam aqui passam por uma dificuldade adicional até vencer esta etapa. No nosso caso todos meus filhos já falavam ingles fluentemente. Meu filho mais moço teve a nota mais alta na prova de ingles antes de entrar na universidade. Assim se puder aprenda a lingua local da melhor forma possível antes de imigrar e vai evitar muitas dores de cabeça e acelerar seu progresso.

– O que você pensa sobre seu novo país e o local onde mora (e/ou onde morou)? Os locais respeitam os Brasileiros e outros expatriados vivendo nesse país?
Hoje tenho mais amigos brasileiros do que no tempo em que morava no Brasil. Parece que desenvolvemos uma conexão com a terra natal. Alem disto como expliquei anteriormente, um dos meus objetivos é ajudar o maior número de pessoas possível. Nos reunimos para festas, celebrações. Voce acaba formando um grupo mais próximo e desenvolve uma forte amizade. Eu tenho uma vontade de ainda criar uma fundação voltada para o auxilio ao imigrante.

Sim, uma coisa muito marcante para os Canadenses é o fato dos brasileiros adorarem uma festa. Segundo eles somos o povo mais festeiro do mundo.

– Você tem filhos? Se sim, eles se adaptaram ao novo país? Estudam e têm amigos locais?
Meus filhos se adaptaram facilmente a grande quantidade de coisas boas que encontramos aqui neste país. Certamente tivemos um período inicial onde eles não podiam trabalhar e isso acrescentava alguma dificuldade, mas isto ficou para traz. Hoje estão todos perfeitamente integrados. O mais novo acabou formando-se em engenharia em uma universidade canadense, os outros dois já eram formados. Apenas exercem suas profissões.

– Sente saudades da familia no Brasil? Sente falta de produtos, alimentos e outras peculiaridades?
A saudade é inevitável, pois sempre deixamos coisas para traz. Familiares, amigos e coisas que estavamos familiarizados. No meu caso, a que mais sinto falta é o “churrasco gaúcho”, apesar de conseguirmos comprar a picanha por aqui, assa-la em uma churrasqueira feita para hamburgers não é a mesma coisa que a nossa churrasqueira na braza. Como moro perto de onde trabalho venho almoçar em cada todos os dias e minha esposa continua fazendo muita comidinha brasileira gostosa.

– O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
A vida adquiriu um novo sentido depois da nossa mudança, uma grande quantidade de coisas que não podiamos fazer no Brasil por causa das limitações financeiras aqui elas foram eliminadas. O Canada tem as quatro estações bem marcadas e assim existem atividades diferentes para cada época do ano.
Agora no verão, estamos nos lagos, existe uma grande quantidade deles por aqui, temos um barco e um jetski, assim o divertimento é garantido. Fazemos muitos piquiniques com os amigos. Também comprei uma Harley Davidson (moto) é faço grandes passeios com um dos meus filhos.
Wagner no Canada
No outono o tipo de passeio muda, mas esta região é muito linda. A mudanças das folhas no outono é algo muito impressionante. Meu carro tem muitos kilometros rodados, estamos sempre passeando.
Quando inverno chega ai vem a diversão na neve. Esquiar tornou-se meu esporte de inverno favorito, assim ficamos torcendo para um dia bonito de sol e uma temperatura de -2C é uma maravilha. Fica um pouco mais difícil quando esta abaixo do -15C mas ainda dá para esquiar. Quando o frio cansa esta na hora de dar uma fugida para o Brasil e curtir as praias de Santa Catarina.
Wagner no Canada
A primavera é a volta da vida após o inverno o povo fica todo louco para sair para a rua. É época de trabalhar no jardim com minha esposa e apreciar os dias que começam a ficar mais longos.
Uma das grandes coisas que aconteceu depois que vim para ca foi o fato de uma grande quantidade de coisas novas surgirem e a possibilidade de fazer com meus filhos. Jogar golf, passear de barco, esquiar etc é tudo muito agradável.
– Você tem planos para o futuro? Pretende viver nesse país para sempre?
Inicialmente meus planos eram trabalhar até a epoca da aposentadoria e então voltar para o Brasil e ficar entre Porto Alegre e Florianopoles, mas isto mudou, agora nossos planos são de permanecer por aqui.

– Você comprou ou alugou o local que reside? Quanto pagou ou paga por isso? Comprar imoveis é algo comum nesse país?
Moramos em uma casa própria, infinitamente melhor do que a tinhamos no Brasil. Apesar de todo frio que faz por aqui passo mais frio em Porto Alegre no inverno do que aqui com temperaturas muito mais baixas. Tudo esta preparado para o frio.
A compra de um imóvel é uma coisa muito fácil aqui neste país. Se voce tem um emprego estável, uma bom histórico de crédito, fale com a Rosa Maria minha esposa e ela te ajudará em todos passos até comprar a sua casa. O site dela é www.casanocanada.com e é bem ativo na comunidade brasileira por aqui.
O valor da casa vai depender muito da cidade e do local onde voce compra, mas o juros são muito baixos é muito mais fácil pagar um financiamento do que um aluguel. Após um ano no país a grande maioria pode se qualificar pa a este passo.

– Qual o custo de vida?
A renda média de uma família canadense é na faixa dos 70,000 dolares por ano, normalmente o casal trabalha compondo esta renda. Como expliquei anteriormente a grande maioria dos brasileiros por aqui tem curso superior e depois dos obstaculos iniciais facilmente alcançam uma renda satisfatória.
O estudo, a saúde são pagos pelo governo, assim as coisas ficam um pouco mais fácil. Até a universidade é subsidiada pelo governo e existe facilidade para conseguir um empréstimo para pagar o valor pequeno requerido.

– Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país?
Os impostos são muito altos, mas para isso existem diversas maneira legais para diminuir esta carga exorbitante, fale comigo, mande um email ou acesse meu site www.wagnerdasilva.com/moneytree/
O ponto mais negativo na minha opinião é que O VERÃO CANADENSE É MUITO CURTO, passa muito rápido.
Outro problema é a dificuldade inicial que os imigrantes tem, pois quase todos os empregos querem alguém com a chamada „ Experiencia Canadense“ o que torna as coisas um pouco mais difícil para as pessoas que imigram para cá. Mas vencida esta fase tudo fica mais fácil.

– Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?
A educação do povo nesta região de Ontário. Os Canadenses são extremamente educados, pedem desculpas por qualquer coisa. São extremamente simpáticos ao tratar com outras pessoas. Tenho que ressaltar que isto não vale para o Canada inteiro. Existe regiões onde esta fator não é tão forte.
Outra coisa muito impressionante é o nível de segurança que vivemos, especialmente em cidades menores, literalmente as portas não precisam ser fechadas com chave. Este é um dos motivos principais pelo qual decidimos ficar aqui de forma permanente.

– Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?
Sem dúvidas procure descobri o máximo a respeito do país. Existem vários grupos na internet para pessoas que querem imigrar para o Canada e são de grande ajuda pois aqueles que esão aqui fazem de tudo para esclarecer as dúvidas.

– Se pudesse descrever em uma palavra a experiencia que esta vivendo nesse país, qual seria?
EXPLENDIDA

– Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?
www.wagnerdasilva.com
www.wagnerdasilva.com/moneytree/
www.casanocanada.com
http://www.cic.gc.ca/english/index.asp

11 Respostas

  1. Muito legal a sua intrevista Wagner! 🙂

  2. Gostei da tua entrevista; contém muita informação útil, obrigada, Rosa

  3. Olá, boa noite

    Gostaria de dizer que sou casada há 10 anos e tenho 02 filhos (o mais velho de 06 anos e o menor de 02 anos) e vocês foram a 1º entrevista que acessei , para descobrir um pouco mais sobre essa informação que tive : que existi um meio de uma familia ir para o Canada e viver uma forma decente como a de vocês, trabalhando e estudando(filhos) .
    se possivel gostaria de ter uma nova oportunidade de nós comunicar .

    Atenciosamente,
    Márcia Regina / Edson Lima

  4. Olá Wagner, já enviei ao consulado canadense os meus papéis para o visto de estudante e o visto de trabalho para o meu esposo, fui aceita em uma universidade chamada MOHAWK COMMUNITY COLLEGE, na cidade de Hamilton, ON , onde farei o curso de OFFICE ADMINISTRATION-MEDICAL, a data de início é dia 02 de janeiro. se não tiver problema gostaria de entrar em contato assim que chegar no Canadá, bater um papo e esclarecer algumas dúvidas ! Desejo sucesso a você e a sua família,
    I did live in USA, state of Massachusetts for 12 yrs., I just returned to Brazil only 5 months ago and it is being so hard to forget the time that I lived in USA !

  5. Wagner, adorei sua entrevista, me bateu um vontade enorme de conhecer o Canada. Os comentarios e documentarios que assisti e ouvi sobre o Canada sempre foram bom. Agora e so me planejar e passar umas ferias por ai com toda a familia. Obrigada pela entrevista e por “sharing your story”. Sucesso!

  6. Olá, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me manda um email ok. Abraços. Matos

  7. acabei de ler a sua entrevista se que é de 2009 mais muito interessante é bom saber de brasileiros que se deram bem no exterior como você. Tenho uma vontade de me mudar para o exterior fiz algumas tentativas mas não tive tanta sorte achei interessante a sua entrevista mas ela me deixou com várias dúvidas se você responder poder-me ajudar ficarei aguardando a sua resposta e essa ajuda é só pra tirar algumas dúvidas ficarei agradecido muito obrigado!

  8. Fiquei feliz de ler a sua entrevista, eu já não tive muita sorte, consegui uma “ACCEPTANCE LETTER” de um college chamado “MOHAWK COMMUNITY COLLEGE”, in Hamilton, ON e o consulado brasileiro em SP, sem nenhum critério me negou o visto de estudante dizendo motivos sem nenhuma razão, mas quem sou eu contra o CONSULADO CANADENSE, NÃO É? Acabei fazendo um curso aqui no Brasil mesmo de Ciências Contábeis and maybe in the future Canada would be interested in myself when I graduated, right? The future is unlimited, who knows where am I be in 2 yrs. ? Congratulations and good luck, success to you and to your family, Canada is really a amazing country !

Deixe uma Resposta

