Brasileiro ajuda imigrantes na Irlanda

Edu na IrlandaEduardo Giansante, co-fundador do blog E-Dublin de ajuda a imigrantes vindo para a Irlanda, conta um pouco sobre sua vida, como chegou ao país e de como é o seu trabalho como Planejador Digital na Strategem, agência de publicidade Irlandesa.
Sem dúvida, você percebe que com muita garra, determinação e força de vontade, você consegue driblar os problemas e aproveitar as oportunidades da vida no exterior.

– Nome:
Edu Giansante

– Onde nasceu e cresceu?
São Paulo, capital.

– Em que país e cidade você mora?
Irlanda.
Edu na Irlanda

– Você mora sozinho ou com sua família?
Sozinho.

– Há quanto tempo você reside nesse local?
11 meses.

– Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiência?
Não.

– Qual sua idade?
24 anos.

– Quando surgiu a idéia de residir no exterior?
Tinha vontade de morar no exterior desde os tempos de colegial, mas infelizmente não conseguia juntar o dinheiro necessário para a mudança. Ao término da faculdade e já com um bom emprego, resolvi que seria a hora de me mudar.

– Foi difícil conseguir o visto de residência ou o visto de trabalho?
A Irlanda é um país relativamente fácil de se entrar e barato, comparado a EUA, Canadá, Austrália e Inglaterra.
Justamente pela facilidade, foi o país escolhido. Na maioria dos casos, o visto utilizado pelos Brasileiros é o de estudante. Comigo não foi diferente. Comprei um curso de 1 ano, o qual me possibilitou residir e trabalhar legalmente no país.

– Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?
Antes mesmo de vir, comprei o seguro internacional GTA. Alguns brasileiros optam por economizar nao comprando o seguro, e compram somente o seguro governamental (Que é obrigatório, mas tem cobertura apenas na Irlanda – 300 dólares) mas o barato as vezes sai caro. Optei por comprar o seguro internacional por um ano (na época custou 800 dólares).

– Você trabalha? Como a renda familiar é obtida?
4 meses antes de vir pra cá, iniciei minhas buscas através de sites de emprego (www.fas.ie, irishjobs.ie, jobs.ie) e das centenas de currículos enviados por dia, consegui 3 retornos. O primeiro deles foi uma entrevista por telephone, que nao deu certo. O segundo foi uma entrevista por email, mas também sem sucesso (ambas porque eu ainda nao residia na Irlanda). Porém, a Terceira resposta foi de uma agencia de recrutamento, que aceitou aguardar minha chegada para um bate-papo ao vivo.
Ao chegar, entrei em contato novamente com essa agência. Após um bate-papo (que ao mesmo tempo serviu de teste do meu conhecimento e fluencia de Inglês) fui indicado para uma entrevista na Strategem, agência a qual trabalho atualmente.
A entrevista na Strategem foi bem puxada. Perguntaram sobre o Mercado, tendências, pediram para montar planos e similar uma apresentação, etc. Mesmo com muito nervosismo, estava confiante, pois já trabalhava com isso no Brasil. Depois de alguns dias recebi a resposta: estava empregado.

– Se a resposta anterior foi sim, você mudou de área depois da saída do Brasil ou continua no mesmo setor?
Mesmo setor.

– Você fala a língua local? Você acredita que é importante aprender a língua local?
Falo Ingles e pouquíssimas palavras em Gaélico (segunda lingua da Irlanda).
Nao acredito que Gaélico seja um idioma importante a se aprender, pois é pouco usado no dia a dia. No entanto, assim como nosso tupiniquim, os nomes de ruas, cidades e de algumas pessoas sao de origem Gaélica (ou “Irish”). Com o tempo me acostumei, mas a escrita é totalmente diferente da maneira que voce ouve, por isso as vezes vale a pena tentar aprender algumas palavras.

Exemplos:
Aoife (nome próprio) fala-se “ííífa”.
Siobhan – fala-se: “xivám”
E o mesmo para nome de lugares:
Ex: Dún Laoghaire – fala-se: “Dám Lírry”

Mais algumas coisas peculiares daqui:
http://www.e-dublin.com.br/2008/07/dublin-slangs-grias.html – gírias
http://www.e-dublin.com.br/search/label/ingl%C3%AAs – ingles em geral

– O que você pensa sobre seu novo país e o local onde mora (e/ou onde morou)? Eles respeitam os Brasileiros e outros expatriados vivendo nesse país?
Brasileiros são muito respeitados e muito queridos na Irlanda. Um dos principais motivos é a paixao dos Irlandeses pelo futebol.
Segundo que a imagem dos Brasileiros “ainda” não foi queimada por conta dos poucos que tentaram ir contra a lei.

Algumas histórias foram contadas no Blog, seguem os links:
http://www.e-dublin.com.br/2008/08/fatos-reais-imagem-dos-brasileiros.html
http://www.e-dublin.com.br/2008/10/fatos-reais-caso-hospital.html

Aqui nessa retrospectiva de 2008 falamos da “vida de Brasileiro” na Irlanda:
http://www.e-dublin.com.br/2009/01/retrospectiva-e-dublin-2008-vida-de.html
Edu na Irlanda

– Você tem filhos? Se sim, eles se adaptaram ao novo país? Estudam e têm amigos locais?
Nao.

– Sente saudades da família no Brasil? Sente falta de produtos, alimentos e outras peculiaridades?
Nao sinto falta da família. Acredito que independente de residir em outro país, nosso ciclo natural nos afasta dos nossos pais, seja quando vamos fazer uma faculdade em outra cidade, seja quando nos casamos, ou mesmo morando em outro país.
Todo país tem suas peculiaridades, e coisas que sentimos falta.
O Brasil, mais precisamente São Paulo (cidade que nasci e vivi toda minha vida), na minha opinião, me ensinou e me trouxe momentos inesquecíveis, sejam eles positivos ou nao. Porém nao é uma cidade que gostaria de viver pelo resto da vida.
Atualmente o que sinto falta são os amigos, que sempre serão insubstituíveis. Porém, todo o resto é uma questão de costume. Voce se acostuma com comida, clima, culturas e não há motivo para comparar ou dizer que nunca vai se acostumar ou entender.
Ainda estamos no planeta Terra, e não importa a cidade em que vivemos, estamos rodeados de seres humanos.

– O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
Viajo bastante. Adoro conhecer lugares novos, provar de comidas típicas de outros locais, mas nem sempre é possível, seja por conta de tempo ou mesmo dinheiro. Na Irlanda costumo ler livros, tocar violão, cozinhar, apreciar um bom vinho e claro, sair com os amigos.
Confesso que já saí para baladas e pubs com mais frequência, mas ultimamente tenho preferido programas mais light ou algumas festas em casas de amigos. Essas festas sao ótimas oportunidades de conhecer pessoas de outros países, conversar e ganhar novos amigos.
Edu na Irlanda
Edu na Irlanda

– Você tem planos para o futuro? Pretende viver nesse país para sempre?
Assim como nao fiquei no Brasil para sempre, não tenho planos de viver na Irlanda para sempre. Infelizmente o mercado na minha área é muito defasado e gostaria de tentar desafios em países mais avançados como Estados Unidos, Inglaterra ou até mesmo Japao. No entanto não penso só em carreira. Quero viver em vários outros lugares. Prefiro deixar o momento me guiar.

– Você comprou ou alugou o local que reside? Quanto pagou ou paga por isso? Comprar imóveis é algo comum nesse país?
Atualmente moro com um Irlandês e uma Alemã, em um apartamento de 3 quartos. Pago 425 euros por mês, mais contas. O valor é um pouco alto comparado a outros imóveis, pois somos 3 em um apartamento bem localizado. Geralmente o aluguel é de 260 – 350 por mês, porém, dividindo o quarto.
Optei propositalmente por não morar com Brasileiros. Nada contra, mas prefiro usar a oportunidade para conhecer e viver com pessoas de outros lugares. Já vivi 24 anos com Brasileiros, chega né?

– Qual o custo de vida?
Depende. Essa é uma pergunta bem comum no Blog E-Dublin. O custo de vida básico gira em torno de 600 euros por mês, que inclui: 100 euros de transporte, 300 de aluguel, 100 de alimentação (alimentacao por 100 euros nao conta chocolates e outras guloseimas)e 100 de gastos extras (remédios, taxi, higiene pessoal, etc).
Eu mesmo gasto muito mais que isso. Diria que para viver dignamente (podendo sair para tomar algumas pints com os amigos, viajar de vez em quando, comprar guloseimas, etc) você gastaria uns 900 euros por mês.
Parece muito, mas não é assustador. Um sub-emprego (ex: garçon, trabalhando em media 20 horas por semana) consegue um salário de aproximadamente 1000 euros por mês.
Vejam esse post do Homero, co-fundador do blog, que trabalha como garçon. Ele abre literalmente as contas e coloca detalhes de gastos: http://www.e-dublin.com.br/2008/11/dinheiro-abrindo-as-contas.html

– Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país?
Como falei anteriormente, todo país tem seus altos e baixos. Aqui é mais seguro que o Brasil, mas existe a insegurança de estar sozinho em outro país. A violencia aqui é diferente. Não são assaltos no farol, mas talvez “knackers” (mendigos ou ciganos) que podem atacar ovos ou simplesmente te dar um tiro, por pura diversão.
Quem gosta de sol, como eu, também vai sentir falta do calor no cotidiano. Porém, nada te impede de passar umas férias na Grécia, debaixo de um sol de 40 graus (Coisa que seria quase inviável pelo preço, se voce mora no Brasil).
A lista de prós e contras é extensa, quem acompanha o Blog pode ver nossos posts diários e tirar suas próprias conclusões. Acredito que isso é muito pessoal do que é bom e ruim.

– Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?
A responsabilidade com a questao de beber e dirigir. É praticamente um insulto dizer que vai beber se estiver dirigindo. Vejam o que escrevemos a respeito: http://www.e-dublin.com.br/2008/07/orgulho-irlandes-parte-1.html
Os Irlandeses também sao muito ligados a história do seu país. Isso com certeza é influencia da Guerra Civil que recém acabou (15 anos atrás) e a divisao de República da Irlanda e Irlanda do Norte (ainda em poder da Inglaterra).
Moro com um Irlandes de Derry (Irlanda do Norte) e é impressionante ver o quanto ele conhece e é engajado com a política e história do país (Ele tem apenas 27 anos).
Pra quem não sabe, Derry é a cidade a qual o U2 se refere na música “Sunday Bloody Sunday”.

Curiosidades é o que nao faltam, por isso existe uma sessão no blog: “Você Sabia” e “Curiosidades”:
http://www.e-dublin.com.br/search/label/curiosidades
http://www.e-dublin.com.br/search/label/voce%20sabia

Fizemos até uma Campanha de Natal com várias curiosidades e lendas da Irlanda
http://www.e-dublin.com.br/2009/01/campanha-de-natal-corrida-dos.html

– O país que você reside tem alguma coisa que é usado no dia a dia que você acha que seria interessante ser implementado no Brasil?
A Educação com certeza. O índice de analfabetismo aqui é de 0%.

– Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?
Milhares. Estão todas no blog! Rs.
www.e-dublin.com.br

A principal é: nunca é tarde para você mudar. Leia aqui.

– Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?

Não precisa nem falar né? 😉

www.e-dublin.com.br – contando rapidamente, apesar de ter fundado o blog junto com o Homero Carmona, acabamos nos tornando uma referência para quem vem pra cá, por conta da frequência (atualizado diariamente) e veracidade das informações.

Saímos 2 vezes na Folha de S. P e também no Destaque SP:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u454672.shtml

Vocês podem ver tudo no:
http://www.e-dublin.com.br/2008/12/retrospectiva-e-dublin-2008-recompensas.html

Sobre o blog: http://www.e-dublin.com.br/search/label/sobre

30 Respostas

  1. Muito bom Mirella! Obrigadissimo 🙂

  2. Achei esta entrevista o máximo.
    Congrats.

    Take care and keep in touch.

    Angie

  3. Olá

    Vou devorar seu blog! Morro de vontade de conhecer a Irlanda e seus costumes.. aqui no Canadá têm muito imigrante descendente de Irlandeses..Já dá pra conheçer um pouco, mas não em detalhes..

    Cheers

  4. Amiga tá cada dia melhor 🙂
    Bjokas

  5. Amiga tá cada dia melhor 🙂
    Bjokas.

  6. eita que adorei tua entrevista guri.
    Gaelico?wow!
    E pelas fotos(a Irlanda é linda)…

  7. […] – Eduardo [entrevista] [blog pessoal]: alguns posts já foram escritos sobre o tema no meu blog: Crise Economica! Qual o […]

  8. Show..
    Estava meio em dúvida ainda sobre a minha ida..
    Depois de devorar o blog, estou mais certo que nunca..

  9. Ola Edu, parabens pelo blog esta mesmo show.
    bom tenho pequenas duvidas espero que possa me ajudar, eu sou casado com uma polonesa e atualmente morando aqui na Polonia, estamos pensando em ir para outro pais, eu penso sobre Irlanda, eu trabalhei 4 anos em Portugal como garcon e barman vc acha que neste area eu posso posso arranjar trabalho? minha esposa se formou agora em Relacoes Internacionais vc acha que ela tbm arranja trabalho mesmo nao sendo nesta area dela? bom abracao e agradeco desde ja .

  10. fala Marlon, dá pra tentar sim. Dá uma olhadinha nas dicas pra quem quer trabalhar como garcom que colocamos la no blog. O Homero comentou algumas empresas que contratam

    procure como “garcon” no blog

    abracao

  11. ola edu
    morei um tempo na nova zelandia e desde que voltei ao brasil,sinto falta de voltar a morar fora…sempre fui apaixonada pela irlanda e gostaria de saber se ha oportunidades para trabalhar com frutas em lavouras e fazendas,e como garconete,ja que trabalhei bastante na noite aqui no brasil
    obrigada desde ja e congratulations pelo seu blog

  12. Boa Noite, sou estudante de enfermagem em são paulo e gostei muito da sua entrevista. Gostaria muito que vc me ajudasse em algumas informações , pois pretendo , no termino da minha faculdade, mudar de pais. e de preferrencia a irlanda, pois ja conheço um amigo irlandes que mora lá. Se pode me add no msn. jkgen@hotmail.com , conversaremos mais..um grande abraço.

  13. […] ou a reuniões com clientes. O primeiro emprego que consegui lá foi através do meu amigo Edu Giansante, que já deu entrevista aqui. Ele foi chamado para trabalhar em um evento gigante de cavalos, e a […]

  14. Oi,pessoal!
    Sou brasilerira e penso ir para Irlanda final do ano. Também o Homero me escreveu e vou entrar no blog para conversar com todos vocês,
    Eu acho vocês inteligentes e muitos simpáticos.
    Meu email:
    WANDERLEIALINA@HOTMAIL.COM

  15. Camarada, valeu e muito! Estou embarcando dia 10 de agosto, sai da minha empresa dia 12 de março para viajar para Irlanda e sempre adiando, e estava muito receoso, apesar de ter morado 1 ano nos Estados Unidos, agora não tenho dúvida estou indo com o 2 pés no chão. Se quizer manter contato
    afonsolobo9@hotmail.com , Skyper jafonsolobo. Vlw grande abraço.

  16. BOA TARDE!

    EDU,

    BEM INTERESSANTE ESTE SEU BLOG, ADOREI…ESTOU FAZENDO UM PLANEJAMENTO PARA JULHO DE 2010 IR A IRLANDA (DUBLIM) COM MEU ESPOSO FAZER UM CURSO DE INGLES NO PERIODO DE UM MES, SE GOSTARMOS FICAREMOS MAIS. GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE ONDE FICAR, MELHOR ESCOLA, ONDE ENCONTRAMOS AJUDAS ETC…?

    OBRIGDA,

    MARINA

  17. BOA NOITE GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA COSENGUIR UM EMPREGO NA IRLANDA VC PODE ME AJUDAR OBRIGADO.

  18. EDU
    ADOREI SUA ENTREVISTA
    EU ESTOU INDO EM MARÇO VOU FAZER UM CURSO
    DE 6 MESES E MAIS 6 MESES DE FERIAS SERA QUE
    ENCONTRO EMPREGO. AQUI NO BRASIL EU TRABALHO COM ADESIVOS ADESIVAGENS DE CARROS,BANNERS,FAIXAS.
    COMO FAÇO PARA CONSEGUIR UM EMPREGO.

  19. edu me dar add.. me dar forcinha quando eu chegar ai.. por favor … me add se puder , sei que vc muito procurado , mas prometo nao incomodar -te …to indo em outubro se Deus quiser.

  20. Olá pessoal,
    Outro website bastante completo e interessante é o Brasileire (www.brasileire.com)

    Estou indo pra Irlanda em Dezembro e achei muiiiita coisa interessante nesse site.

    Grande abraço e nos vemos por lá!!!

  21. Edu, meu irmão muito boa a entrevista!!
    Ei kra, estou pensando e ir para irlanda fazer um curso de inglês de 6 meses, não tenho uma boa base no inglês queria saber se seria interessante me preparar logo no brasil fazendo algum cursinho, ou deveria ir para aprender ae mesmo? outra coisa, a questão de trabalho ae, extrangeiros tem facilidade de encontrar emprego !! aguardo suas respostas falowsss
    Gustavoqueiroz.tst@gmail.com

  22. A matéria “Viver e estudar na Irlanda” que o Eduardo Giansante citou que foi publicada no portal DestaqueSP está no seguinte link:
    http://www.destaquesp.com/index.php/Turismo/Especial/viver-e-estudar-na-irlanda.html

    Muito boa a entrevista.
    Parabéns à equipe.

    Abraços,
    Cléo Tassitani
    Diretora de Redação e Conteúdo do portal DestaqueSP

  23. fala fera eu gostei muito da sua entrevista ,e tambem gostaria de saber qual a posibilidade de vc me ajudar a trabalhar na irlanda como treinador de futebol ,sou treinador de futebol profissional posso mandar o meu curriculum pra vc poder me ajudar com algum clube ai na irlanda.

  24. OLÁ EDU,

    PRECISO DE SUA AJUDA, MINHA FILHA FARÁ UM INTERCAMBIA EM SETEMBRO PARA A IRLANDA, PASSARÁ 03 MESES, COM O OBJETIVO DE APRENDER O INGLÊS. QUAL SERIA A MELHOR CIDADE PARA ELA ESTAR MORANDO? LUGAR SEGURO?

  25. gostei da sua entrevista me ajudou muito
    vc ainda mora na irlanda ???
    estou com muita vontade de fazer uma viagen
    e gostei muito das fotos da irlanda
    gostaria de te conhecer …
    como e bom agente ter com quem conversar em outro pais
    estou precisando sair para respirar
    boa sorte ,,, abraços Isabella

  26. olha morrei na irlanda, e vou adiantar vá com dinheiro de preferença bastante até vcs conseguir algo….ok…. tire todas as dúvidas antes vá como estudante intercâmbio e com euro no bolso….

  27. Olha galera, a Irlanda é um país lindo os irlandeses são muito bacana e tal, mais digo vá como estudante e com dinheiro, com lugar certo para morar, procure uma agência de intercâmbio aqui no Brasil que seja seria. Tenha um inglês intermediário isso é fundamental, não tem esse papo ah!!! com o básico da para se virar isso não rola…vc não passa da imigração ok com enroleichan. faça tudo como a amigão ai recomendou… tudo certinho vá ao consulado tire todas as dúvidas, se programe antes porque é um grande investimento e se vc não estiver preparado psicologicamente e com grana vai ser osso, e depois voltar decepcionado…. Outra coisa a Europa esta ainda em crise então não pense que vai chega aqui e arrumar emprego super mega rápido ok. Por isto repito vem com grana para se sustentar até conseguir algo.

    Boa sorte e aproveite pq só não a Irlanda mais tenhso outro país maravilhoso aqui na europa que qdo vcv estiver aqui como estudante pode conhecer.. um voo comercial 70 á 85 euros porte aerea ´Paris.. entende.. é muito bacana….bye

  28. Ludmilla tenho sonho de morar na Irlanda ou do’Sul o do Norte. alguém quer me adota.

  29. Tenho vontade de conhecer irlanda fica 15 dias quanta gastaria e como tira visto ou o vista não precisa a diaria de um pousada ou hotel ai quanto e

  30. olá Edu! Estou a viver há 3 semanas em Dublin estou a trabalhar numa loja, de roupa. O problema é o seguinte,trabalho a part-time de 5 horas e vivo num hotel house no qual pago 200euros por semana o que consedero caro! visto k o meu salario é baixo.Como posso arranjar um quarto mais barato pois,ñ conheço ninguem aqui, sou Portuguesa e o meu Inglés é bom e gostaria de conseguir outro part-time. por favor me da-me uma dica. Adorei o seu blog. bjinho

Deixe uma Resposta

