Vivendo a Africa

Denise na Africa do SulEntre praias e savanas, surfistas e leões, Denise vive na mágica Cape Town na Africa do Sul.
Ela não só vive na Africa, ela vive “A Africa“, de verdade!
Divirta-se e apaixone-se com sua história…

– Nome:
Denise

– Onde nasceu e cresceu?
Sao Paulo, Brasil

– Em que país e cidade você mora?
Cape Town (ou Cidade do Cabo), Africa do Sul.
Denise na Africa do Sul

– Você mora sozinho ou com sua família?
Vim somente com meu namorado, sulafricano, que conheci em Londres onde morei 6 anos.

– Há quanto tempo você reside nesse local?
4 anos

– Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiência?
Londres, Inglaterra, por 6 anos.

– Qual sua idade?
32

– Quando surgiu a idéia de residir no exterior?
Logo depois de terminar a faculdade, arrumei as malas e fui sozinha estudar ingles em Londres por 2 meses, pensando em fazer mestado por la. Fiz, e ainda fiquei mais 5 anos. Cansada do clima horrivel e do alto custo de vida, resolvi mudar para a Africa do Sul com meu namorado sulafricano.

– Foi difícil conseguir o visto de residência ou o visto de trabalho?
Nao foi nada dificil, e foi gratuito, mas foi demorado. Ha 4 anos atras, pelos menos, ainda era possivel obter residencia atraves de um visto ‘Life Partner’, ou seja, assim como se fossemos casados, consegui a residencia sulafricana atraves do meu namorado, pois ja estavamos juntos ha mais de 2 anos. O processo demorou mais de 2 anos, enquanto nao ficou pronto, o visto de residencia temporaria ia sendo renovado a cada 6 meses, ate que recebi um visto de trabalho de 2 anos, quando comecei a trabalhar full-time. Hoje tenho um visto de residencia permanente (com carteira de identidade e passaporte), que me da todos os direitos, exceto votar e agora estou esperando sair a cidadania.
Denise na Africa do Sul, Cape Town

– Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?
Tenho seguro de saude particular, ja que o sistema de saude publico e’ tao ruim como no Brasil, senao pior… No me caso, o seguro e’ ligado a empresa onde trabalho e cobre tudo inclusive dentista e medicamentos, mas estes so 50% do valor. De resto 100%. Custa em volta de 200 reais por mes por pessoa.

– Você trabalha? Como a renda familiar é obtida?
Eu sou designer grafico, formada em SP, com mestrado em Londres. Trabalhei nos dois paises antes de vir pra Africa do Sul. Meses ante de vir, ja estava buscando pela internet agencias e empresas, mandei meu CV, preparei um website com meu portfolio, pedi cartas de referencia e fui preparada e com entrevistas marcadas. Nos primeiros 6 meses, fiz trabalhos freelance de casa, enquanto buscava um emprego permanente. Foi quando comecei a trabalhar na editora onde estou ate hoje, apenas mudei de departamento depois de 2 anos. Meu noivo tem seu proprio negocio.

– Você fala a língua local? Você acredita que é importante aprender a língua local?
Existem 11 idiomas oficiais na Africa do Sul. Ingles e afrikaans sao os mais usados. Falo ingles fluentemente e sei bem afrikaans, mas ainda tenho muito o que aprender. Afrikaans e’ parecido com o holandes, foi trazido pelos colonizadores e transformado, na verdade, simplificado. Ja as linguas nativas, como zulu, xhosa, shoto… so sei dizer oi, tchau, obrigada, essas coisas. Dependendo da regiao, a lingua mais falada muda, mas em geral todo mundo fala ingles, e a maioria tambem fala, ou entende afrikaans. Meu noivo e’ afrikaans, nos comunicamos em ingles, com umas palavras em afrikaans e portugues no meio…
Denise na Africa do Sul, Cape Town

– O que você pensa sobre seu novo país e o local onde mora (e/ou onde morou)? Eles respeitam os Brasileiros e outros expatriados vivendo nesse país?
A Africa do Sul e’ muito parecida com o Brasil em muitos aspectos, o clima, a personalidade das pessoas, custo de vida, a economia, politica… Existe uma reputacao de ser violenta, mas vindo de Sao Paulo, Cape Town ‘e um paraiso… Na verdade Johanesburgo tem um indice maior de criminalidade, mas acho que ainda ‘e menor que SP ou Rio. A maior parte acontece mesmo nas favelas, que sao imensas, e realmente as condicoes de vida por la sao mais que precarias. As diferencas socias sao muito grandes, muita gente vive muito bem, ‘e normal ver Ferraris e Lamborghinis nas ruas… enquanto existe milhares de pessoas morrendo de fome, sem trabalho, sem dinheiro ou esperanca.
Desde o fim do apartheid, ha 15 anos, e quando Nelson Mandela foi eleito presidente, a classe media cresceu muito, muitos brancos perderam seus empregos, tiveram que mudar para Europa, America, Oriente Medio ou Australia em busca de oportunidade. Enquanto os negros ganharam direitos e fazem parte da sociedade que antes os renegava. Existe uma contradicao grande a respeito disso, alguns dizem que e’ o apartheid inverso, onde os negros tem prioridade no mercado de trabalho. Mas aos poucos a nova geracao esta se mostrando mais aberta e disposta a conviver em paz; e o racismo se tornando coisa do passado.
A comunidade brasileira por aqui e’ pequena. Em Cape Town, praticamente todos os brasileiros se conhecem. Ha festas latinas e brasileiras e sempre que possivel, nos reunimos e transformamos o braai (churrasco na Africa do Sul) numa verdadeira churrascada com farofa e caipirinha. Os sulafricanos adoram a festa, a musica o astral, mas a farofa pra eles ‘e areia…. : )

– Você tem filhos? Se sim, eles se adaptaram ao novo país? Estudam e têm amigos locais?
Nao tenho filhos.

– Sente saudades da família no Brasil? Sente falta de produtos, alimentos e outras peculiaridades?
Desde que sai do Brasil ha 10 anos, vou a SP ha cada 2 anos, mais ou menos. Alguns amigos ja vieram visitar. Minha familia me visitou em Londres e em Cape Town. Sinto muito a falta deles, mas gracas ao skype nos vemos varias vezes por semana. Em Londres era mais facil achar produtos brasileiros, havia tambem restaurantes e bares brasileiros pra matar a vontade. Em Cape Town nao ha nada. Raramente se acha um feijao preto quase carunchado no mercado do portugues… Aprendi a cozinhar… Faco feijoada, coxinha, pao de queijo, e doces… E’ o unico jeito. De vez enquando recebo uma caixa no correio com guarana, sonho de valsa…! : ) Mas o melhor jeito e’ se adaptar ao pais onde voce mora e apreciar o que ha. A comida sulafricana e’ deliciosa e na verdade nao passo nenhum aperto.

– O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
Tem tantas opcoes de lazer por aqui… as praias e montanhas sao maravilhosas, da pra surfar, kite surf, windsurf e outros esportes aquaticos, sulafricanos sao malucos por esportes outdoors, como mountain biking, hiking, sailing, escalada…. As vinicolas ao redor da cidade e no interior sao outra opcao, da pra passar o dia por la, jardim botanico, e muitos shoppings pra quem gosta, como o Waterfront. Tem sempre um churrasco, ou encontro em bares, restaurants, boates … O pais ‘e muito grande e ha varios lugares incriveis pra ir de ferias, como o Kruger Park para fazer o melhor safari, a costa oeste, Durban e a costa leste… E da Africa do Sul ‘e facil conhecer os paises vizinhos Namibia, Mocambique, Zimbabwe, Botswana…
Denise na Africa do Sul

– Você tem planos para o futuro? Pretende viver nesse país para sempre?
Me sinto em casa aqui, sou muito feliz e nao poderia pedir uma vida melhor. Nao tenho planos de viver em nenhum outro lugar. Apenas viagens de ferias pra todo o lugar, pois eu sou quem eu sou e meu negocio e’ conhecer o mundo. : )

– Você comprou ou alugou o local que reside? Quanto pagou ou paga por isso? Comprar imóveis é algo comum nesse país?
Depois de 1 ano alugando, compramos a casa onde moramos. Imovel aqui e’ caro, mas da pra comprar atraves do banco e pagar mensalmente durante ate 20 anos! E’ o melhor investimento, ja que o preco dos imoveis sobe muito e muito rapido. Por exemplo, um apartamento de 1-2 quartos custa mais ou menos 200 mil reais e o aluguel seria de 1000 reais, enquanto o pagamento do emprestimo ao banco seria de 2000 reais… e as taxas de juros sao altas… Contas de agua, luz, telefone sao baratissimas, internet e’ cara.

– Qual o custo de vida?
Acredito que uma familia de 4 pessoas precisaria de pelo menos 10 mil reais.

– Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país?
O clima e’ excelente, a variedade e riqueza de cutura e’ impressionate. Ha oportunidades pra todos, basta se educar e se esforcar. E’ muito facil para o brasileiro se adaptar ao estilo de vida sulaficano. O povo e’ muito simpatico e hospitaleiro.
Infelizmente a polica e’ uma palhacada e com as eleicoes presidenciais chegando estamos todos sem saber o que vai acontecer. As diferencas socias ainda sao muito grandes e acho que vai demorar muito pra melhorar. Com isso o crime aumenta e o medo tambem. Principalmente em Johanesburgo as pessoas vivem atras de muros altos com cerca eletrica, alarme, cahorro, grade e armas… nada que nao vemos no Brasil… Mas ao contrario das maiores cidades brasileiras, ainda se pode usar joias, andar de carro conversivel, tirar fotos com cameras caras e caminhar na rua a noite, em Cape Town e no interior pelo menos…
Denise na Africa do Sul

– Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?
Vivendo na Africa do Sul, voce acaba absorvendo a cultura e aprendendo muita coisa nova. Em esportes, alem do futebol, o rugby e o cricket sao extremamente populares e os brasileiros acabam gostando e torcendo junto!

– O país que você reside tem alguma coisa que é usado no dia a dia que você acha que seria interessante ser implementado no Brasil?
Assim como em todos os paises de lingua inglesa, aqui tambem todo mundo usa por favor e obrigada, mesmo com pessoas com quem se tem intimidade, familia, amigos… No bar nao se fala: me da uma coca… E’: por favor voce poderia me trazer uma coca, obrigada… Nao custa nada ne… : ) E as estradas… ate as menores, no meio do nada, sao impecaveis!

– Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?
Nao importa se voce vem de ferias, pra estudar ingles, pra morar, ou pra Copa de 2010, vai ser uma viagem inesquecivel. Se voce vem morar ou estudar, venha com pelo menos uma base de ingles, e voce vai perceber como vai melhorar rapido. E’ muito facil se adaptar aos costumes sulafricanos, e as pessoas sao muito hospitaleiras. Se misture com os locais e voce vai ter uma experiencia muito especial.

– Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?
Pra quem quer saber precos de aluguel, carro ou outras coisas visite: www.gumtree.co.za

Pra quem quer ver noticias, esporte: www.news24.com

Pra quem quer viajar: www.gotravel24.com

 

Participe… Deixe seu comentário!

51 Respostas

  1. Denise, gostei mto da sua entrevista! Sempre tive vontade de visitar a Africa do Sul! Quando morei na Nova Zelandia, um casal de sulafricanos e eles falavam maravilhas dai! 🙂

    bjs

    • oi denise espero que me responda no brasil esta perto da festa junina da minha escola e um sorteio esta valendo 12000 pontos pro 2 trirmestre e eles nesse sorteio pediran pra gente se comunicar com brasileiros na africa e vc pode me ajudar? se vc pode tira uma foto perto das latas de lixo e outra com o jornal mostrando e as duas fotos tem que aparecer vc e eu ia me esquecendo envia essas fotos pro email jincana duque de caxias

  2. Denise também adorei tua entrevista, e realmente não sei o que faríamos sem skype, internet, imagina como era viver longe a 10 anos atrás!????
    Beijos
    Patricia

  3. Me deu uma vontade de viajar para a África do Sul. tinha medo pela violência que ficou famosa.Minha mãe ia ficar rezando até eu chegar rsrs Já chega o medo que passo aqui.Mas talvez Cape Town seja uma boa idéia.
    Vou arrumar um grana, (sei que aí é mais barato) e mandar minha mãe rezar desde já.
    Pena que não tens blog.
    bjs

  4. Denise,

    Realmente parece que o lugar é bom.
    Eu estou morando na Alemanha a quase dois meses e não vejo a hora de voltar para o Brasil. Eu simplesmente odeio frio.

    Boa sorte.

  5. Entrevista e fotos lindas !
    Um dos meus sonhos é um dia visitas a África e ver (de longe, claro), aqueles lindos animais selvagens caminhando livres, bem longe das grades dos Zoo’s.

    Parabéns e sucesso !

    Susana A.

  6. Maninha!!!
    Muito boa sua entrevista!! (puxa saco… rs)
    Em poucos dias estarei chegando aí pra diminuirmos a saudade!! Lekker!!!
    Se cuida!! Beijos!!

  7. Denise,
    Adorei a sua entrevistas…as fotos sao maravilhosas…
    Imagino q deva ser uma experiencia fantastica morar na Africa…fiquei com mta vontade de conhecer…
    Sucesso…bjs,

  8. vendo estas fotos..me apaxonei..pela Africa. Show de bola como voce descreveu vivendo 24 horas na Africa..

  9. Talvez eu vá trabalhar na africa do sul, preciso por 3 meses eu guia brasileiro, voce tem como me indicar. Pago bem.

  10. Oi Denise,
    Muito boa a sua sua entrevista. Publico um portal para brasileiros no exterior e gostaria de saber se teria interesse em se voluntariar como nossa representante na Africa do Sul. Visite o portal http://www.sotaquebrasileiro.com e entre em contato comigo, caso tenha algum interesse nesse sentido. Meu nome é Teresa Botelho, e meu email de contato é tbotelho@sotaquebrasileiro.com

  11. Olá Denise!
    Há algum tempo penso em morar e trabalhar em Cape Town, Sou Designer gráfico há 6 anos, mas não tenho formaçao superior, tenho experiência em diagramação, será que consigo algum emprego aí?

    Grato

    • Nereu,
      Nao e’ facil, sem um visto de residente, mas existem revistas feitas aqui para Angola e Mocambique, em Portugues, onde e’ necessario ser fluente entao vc seria mao de obra especializada! Tem campo sim. Entre em contato.

  12. Olá Denise, muito legal sua entrevista! Gostaria de explorar um pouco mais seus conhecimentos in loco!

    Bom estou planejando ir para a África do Sul, provavelmente Cape Town, no final de 2009, novembro ou dezembro, para ficar pelo menos até a Copa do Mundo. Teria um visto de trabalho por um ano (é um programa de intercâmbio).
    Minha principal dúvida é: é possível encontrar emprego facilmente ai? Estarei formado, mas posso tranquilamente trabalhar em lojas, restaurantes, hotéis, mas um emprego mais qualificado não seria nada mal!!!
    A minha dúvida é se consigo emprego e se sim, se o dinheiro é suficiente p/ me sustentar, pagar as contas e dar uma viajadinha?

    Meu email eh dab75@hotmail.com se puder me responder ou add no msn agradeço imensamente!

    Obrigado,

    Daniel!

  13. Olá Denise e pessoal,

    Percebi que não é só eu que tenho vontade de fazer intercambio na Africa do Sul.
    Por favor, quando respoder ao Daniel, peço copiar-me, pois a minha intenção é parecida com a dele (intercambio + trabalho).

    Daniel, vc está indo por qual agencia, quanto vc está pagando? Se puder mandar-me informações que achar importante… agradeço!

    ana_claudia_matias@hotmail.com

    Obrigada!
    Ana Claudia

  14. Bom dia Denise, vc ja esteve em visita da fundacao Gallmann? Assisti o filme ( Africa dos meus Sonhos ) e depois li bastante coisa sobre a fundacao e gostaria de saber mais e algum visitante. Se poder me responder por email fico agradecido. Grande abraco a todos vcs.

  15. Ola Denise,

    Achei muito interessante a sua entrevista e concordo com muitas coisas que vc disse. Eu tb moro na Africa do Sul, entretanto em Joburg. Vi que vc conhece a comunidade brasileira ai de Cape Town, sera que conhece brasileiros aqui em Joburg? Sei que ha muitos brasileiros por aqui mas nunca dei sorte de encontra-los. Se tiver contato de alguem adoraria conhece-los.

    Obrigada e boa sorte por ai.

    P.s.: quando voltar a Cape Town gostaria de fazer contato tambem.

    Um abraco.

  16. olá Denise eu tb já morei em Cape Town! Eu tenho 33 anos e estou voltando com minha filha q tem o pai sul africano tb. Gostaria de saber da comunidade de brasileirpos se vc tem algum contato ou blog ou web page para contato. Obrigada!

  17. Oi Denise!
    Gostei muito da sua entrevista, muito esclarecedora.
    Estou indo a passeio para Cape Town em dezembro e fico até final de janeiro, gostaria de ir a um dos churrascos feitos por brasileiros, vou passar 1 mês na cidade e sei que vou ficar com saudades de falar português.
    Obrigada,
    Abraços!!

  18. Olá Denise,
    Gostei muito da entrevista, e também estou fazendo uma matéria sobre brasileiros que vivem em Cape Town para uma Revista brasileira de Portugal, chamada Revista Brasil. E estou precisando de mais informações. Poderia me ajudar? Ou se alguém tiver interesse em ajudar também, fiquem a vontade.
    Meu email é: sheila.barros@revistabr.com.pt
    Obrigada,
    Abraços,
    Sheila Barros

  19. Oi…
    Li sua entrevista e estou com muita vontade de poder conhecer a Africa do Sul e procuro por alguem que mora ai, sera que podia me dar umas dicas???
    Abracos

  20. Oi Denise,
    Td jóia? Antes de mais nada parabéns pelo blog, muito legal! Realmente a Africa deve ser tudo de bom!
    Sou de Recife, PE e estarei na sua terrinha na Copa do Mundo e, naturalmente, estou com inúmeras dúvidas… Se puder me manda um e-mail com o seu msn, skype ou alguma outra forma de contato.
    Prazer de toda forma.
    Abs

    André

  21. Olá
    Denise tudo bem ?

    Gostei muito da sua entrevista

    Estou viajando em maio para fazer um curso de ingles na EF e participar da festa da copa.

    Grato

    Carlos

  22. AFRICA.

    Estamos lancando um livro intitulado

    “BAOBA. Cenas e fatos d´Africa”

    Esse livro relata 8 anos de viagens
    por mais de 30 paises do Continente Africano.

    Uma leitura leve e agradavel.

    O presente ideal para quem gosta de conhecer
    outras culturas.

    Veja no blog.: http://baoba-africa.blogspot.com

    Contato direto com o autor.: altair2001@yahoo.com

  23. Denise,
    Boa Noite! Gostei muito de sua entrevista. Preciso de sua ajuda se for possivel. Estou morando em Angola e Eu e a Minha Esposa estaremos indo passar alguns dias na Africa do Sul, mais precisamente em Joahnnerburg e Cape Town. Estamos com uma dificuldade clássica não falamos Inglês. Gostaríamos de alguem para nos acompanhar em Cape Town e em JNB. Há possibilidade de vc nos apoiar? caso negativo! Você teria uma indicação?
    Att,
    Wesley Nantes

  24. Oi Denise,

    Sou brasileiro e estou morando desde o inicio do ano em Johanesburgo. Esse fds tive o prazer de ir a Cape Town e adorei a cidade.

    Queria entrar em contato com você para trocar experiencias e ideias da africa do sul.

    vc pode me enviar seu skype ou telefone?

  25. OLa Denise , estou trabalhando no sul de Angola tenho muita vontade de levar minha familia para morar em Cape Town .
    Tem um casal de filhos a menina com 16 e o filho com 26.
    Podiamos tracar mais informações??
    Atenciosamente
    Newton

  26. Denise,
    Eu estou a quase 1 ano pensando em ir morar aí, mas tenho algumas preocupações, é claro. Vou formar em 1 ano, em medicina, e gotaria de saber se é facil emprego para médico aí, se você conhece algum médico, e se tem uma boa remuneração.

    Eu vi que voce falou q a violencia é menor que em São Paulo, mas você sente medo aí?
    Tem medo de sair a noite? de andar a pé? essas coisas assim.

    Obrigado pela atenção e muita sorte para você aí na cidade do cabo. bjs

  27. Oiii… Denise estou fazendo faculdade de Criação e Produção Publicitaria e preciso criar uma agencia e dar nome a esta agencia… Pensei em Colocar o nome de um País…. Em colocar África ou algo da Àfrica e tenho algumas duvidas… Gostaria de saber a Aceitação dos Brasileiros na África e varias outras coisas será que seria possivel nós trocarmos Email…
    Beijoo Nathy…

  28. Olá Denise, vc teria como me passae o seu contato, minha situaçao em bem parecida com a sua, eu sou designer grafico tb, namoro uma sulafricana q conheci em londres e estou pensando em ir morar na cidade do cabo com ela, eu gostaria de saber a respeito de emprego ai a nossa area, eh facil, a oferta eh boa? paga-se bem? com fre-lancer vc tem como se sustentar, aguardo um retorno seu se possivel, obrigado
    Djalma

  29. Olá Denise,

    Gostei muito da sua entrevista!Sou brasileira,moro em Dubai e vamos nos mudar para Africa do Sul nos proximos meses.Gostaria, se possivel, que voce me desse umas dicas sobre trabalho, meu marido esta sendo transferido para Johannesburg e eu novamente terei que sair atras de trabalho.Sou formada em moda e sou professora de dança, mas topo qualquer parada para trabalhar.Enfim, se puder me ajudar com informaçoes serei grata.
    mirlene.souza@hotmail.com

    Beijos,

    Mi

  30. Olá Denise!

    Eu estou pesquisando sobre os costumes de café da manhã na África do Sul para fazer um projeto de produto pra faculdade, mas estou com dificuldades de encontrar informações sobre esse assunto. Você poderia me ajudar respondendo algumas perguntas? Aguardo seu retorno.

  31. olá denise! eu gostaria de saber os pontos positivos que a copa do mundo ira trazer para a África do Sul?
    para eu poder faser o trabalho do colégio…
    por favor!

  32. Ola, Denise.
    Ola Denise, tudo bem?
    Gostaria embarcar no começo do ano que vem para a Africa, mais especificamente para a Cape Town, tenho muito interesse em morar algum tempo, estou pesquisando….e sei que precisaria conseguir um trabalho antes de sair do Brasil. Tenho curso Superior, Pos-Graduçao, e excelente nivel em Ingles.
    Gostaria da saber se vc pode me dar informaçoes e recomendaçoes de como conseguir um trabalho e poder morar, se vc sabe de alguma agencia que seja seria, onde eu poderia conseguir alguma colocacao, e dicas de hospedagem ascessiveis. Obrigada e aguardo contato.

  33. Bom dia !!!!

    Entrevista maravilhosaaaaaaaaaaa !!!!!!

    Denise, pretendo ir para Cape Town em janeiro ou fevereiro 2011, com objetivo de aprender inglês.

    Quero gastar o mínimooooooooo, ficando uns 6 meses em hostel ou camping, procurando fazer atividades grátis ao máximo. Sou meio duro sabe !!!!

    Mas, tudo pode quando a alma não é pequena. Sou marcenerio artesanal aquí em Belo HOrizonte, casado com uma funcionária pública.

    Só tenho medo de me apaixonar por Cape Town e nunca mais voltar para o Brasil.

    Vou com espírito aberto, um pouco de experiência e sem frescura nenhuma, nenhuma…

    Preciso de dicas para acomodação baratíssimas, chegando ao extremo de armar minha barraca em um jardim, na casa de locais…

    O que puderes me ajudar com informações, ficarei grato.

    LUís Otávio – bombordo2008@hotmail.com

    • Olá Luis Otávio
      Gostaria de saber como foi a sua viagem a Africa do Sul, Cape Town, tenho planos de ir até lá muito em breve,
      Agora sou eu que vou pedir diacas suas ,
      Abraço.
      Lucianderson.

  34. Olá eu gostaria de saber se vc tem o gráfico de climas da áfrica atual de 2010 bjss muito obrigada.

  35. Oi Denise, seu blog ta lindo. A Claudia manda beijos.
    Ja estamos com saudades.

  36. ola Denise.
    Gostei imenso do blog, eu estou prestes a mudar-me para Africa de sul, prestes digo, dentro de uma semana, nao tenho paradeiro ou melhor destino da cidade, mas a principio vou para cape town, viajo no meu carro pessoal. A minha unica questao é, sera possivel conseguir emprego ? sendo eu estrangeiro e com pouca habilidade no ingles. quais sao os meios que posso recorrer ?
    quem puder me ajudar envie um email para you.abdula@gmail.com

  37. Ola’, Denise! parabens pela entrevista. Outro dia conheci algumas pessoas da Africa do Sul e me dei conta que nunca conversei com nenhum brasileiro dai… kkkk. Sou brasileira, e moro na Tailandia, dai meu interesse na vida do expatriado! Um Feliz Ano Novo pra vc!

  38. Muito esclarecedor sua entrevista..adorei!
    Estou me mudando para Cape Town em março/11
    e gostaria de manter contato com a comunidade
    brasileira, conhece-l pessoalmente tbem. Se me puder ajudar, agradeço.
    Beijos

  39. Ola,
    Recem cheguei em Johannesburg (2wks) onde morarei (devido a trabalho) entre 2 e 3 anos. Gostaria de receber contatos da comunidade brasileira que mora em Johannesburg.
    Muito obrigado,

    Jr

  40. Oi, Denise!
    Gostaria de mais informações sobre moradia na Cidade do Cabo. Recebi uma proposta de trabalho e queria saber se realmente vai valer a pena, pois tenho dúvidas sobre o custo de via, transporte, aluguel… Se puderme add no MSN: maxvilela_rj@hotmail.com
    Desde já, obrigado, Max.

  41. necessito que me de uma dica onde alugar uma casa

  42. ola bom dia eu vou mora ai na africa com meu marido ele e africano , não sei falar ourtas edioma so portuques voce acha que vai ser dificio para mim Denise ?

  43. Oi Denise
    muito bom os seus comentários…sou do rio de janeiro e moro há 1 ano com um sulafricano aqui…estamos pensando no ano que vem irmos para a áfrica do sul…mas ficam todas as minhas dúvidas, principalmente pq meu noivo quer se casar aí e como não conheço as leis…acho mais complicado…vc sabe alguma coisa que poderia me ajudar? um grande abraço…baie dankie 🙂

  44. oi Denize achei o maximo seus conhecimento sobre a africa mais
    gostaria que vc mostra mais fotos de animais

  45. Denise muito bacana, confesso que antes de ver seus comentários eu tinha outra visão da Africa do Sul. Gostaria muito entrar em contato com você, tenho assuntos profissionais para lhe falar. Peço que entre em contato comigo, por favor, vou deixar meu e-mail.
    Atenciosamente,

    Daniel Fernando

  46. Oi Denise adorei a sua história!!! É muito parecida com a minha. Gostaria que me indicasse uma boa manicure e cabeleireiro aqui em cape Towen. Estou Por Aqui ate janeiro.

    Grata
    Carmen Mouro

Deixe uma Resposta

