Casa no Canada

Rosa no CanadaRosa chegou no Canada acompanhando o marido que havia sido transferido pela empresa que trabalhava. No princípio não ficou muito satisfeita com a decisão, pois deixar o Brasil nunca tinha sido uma opção.
Mas com o tempo, tudo mudou… depois de estudar inglês, se integrar na comunidade e atualmente trabalhar como corretora de imóveis, não pensa mais em deixar o país.
Conheça um pouco mais de sua história…

– Nome:
Rosa da Silva

– Onde nasceu e cresceu?
São Leopoldo, RS, Brasil

– Em que país e cidade você mora?
Canada, Whitby – Ontario (fotos abaixo)
Rosa no CanadaRosa no Canada
Rosa no CanadaRosa no Canada
Rosa no Canada

– Você mora sozinho ou com sua família?
Com familia

– Há quanto tempo você reside nesse local?
5 anos

– Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiência?
não

– Qual sua idade?
52

– Quando surgiu a idéia de residir no exterior?
Na realidade eu nunca quis imigrar. Meu marido é quem foi transferido pela empresa dele (Gerdau) e eu tive que acompanhá-lo. Nao tive escolha, já que meu marido e filhos estavam muito empolgados com a possibilidade de morar num país de primeiro mundo. Vim, mas muito deprimida (hoje não quero sair daqui).

– Foi difícil conseguir o visto de residência ou o visto de trabalho?
Meu marido veio para o Canada com um work permit (visto de trabalho) e aplicamos para o visto de residencia já estando aqui. A grande dificuldade ficou por conta da burocracia do processo e especialmente porque os papéis tinham que ser encaminhados para o consulado no Brasil. No processo os documentos foram perdidos uma vez, depois houve confusão de nomes (o meu é muito comum), etc.

– Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?
No início tinhamos seguro saúde pago pela empresa.

– Você trabalha? Como a renda familiar é obtida?
Bom, conforme já disse, meu marido veio transferido pela empresa dele mas quanto a mim, fui estudar inglês no princípio. Depois de uns 3 anos, já sendo voluntária na escola ajudando a professora, decidi fazer o College (faculdade) de Real Estate (para ser corretor de Imóveis) e estou trabalhando como Real Estate desde Dezembro de 2007.

– Se a resposta anterior foi sim, você mudou de área depois da saída do Brasil ou continua no mesmo setor?
Continuo no setor de vendas, assim como era no Brasil.

– Você fala a língua local? Você acredita que é importante aprender a língua local?
Falo e escrevo em Inglês e estou sempre procurando me aperfeiçoar para perder meu sotaque ao máximo. Uma coisa que sempre me encantou aqui é a paciência que o Canadense tem com imigrantes que estão aprendendo a língua. Quando cheguei, tinha muita dificuldade em falar, mas nunca me senti humilhada ou menosprezada pelos nativos. Eles inclusive me ajudavam a falar e se esforçavam para entender minhas mímicas e “linguagem de mãos”, eheh.

– O que você pensa sobre seu novo país e o local onde mora (e/ou onde morou)? Eles respeitam os Brasileiros e outros expatriados vivendo nesse país?
Já tenho a cidadania Canadense e adoro o país (apesar do inverno). A maioria dos Canadenses respeitam os Imigrantes que se dão respeito e os tratam tão bem como a qualquer um. Acredito que maus expatriados não são respeitados em lugar algum. Nunca ouvi uma crítica deles a respeito deste ou daquele povo.

– Você tem filhos? Se sim, eles se adaptaram ao novo país? Estudam e têm amigos locais?
Bom, meus filhos vieram adultos mas se adaptaram muito bem sim. Meu filho mais novo se formou este ano numa faculdade em Toronto e tem vários amigos que continua encontrando, mesmo depois de formado. Ele já estava estudando engenharia no Brasil quando veio e as matérias que ele cursou lá, foram quase todas aceitas aqui na Ryerson.

– Sente saudades da família no Brasil? Sente falta de produtos, alimentos e outras peculiaridades?
Sinto saudades da família e amigos do Brasil mas a gente se acostuma. Sinto cada vez menos falta dos produtos e alimentos do Brasil. Por exemplo, ainda não achei uma boa pastelaria aqui e quando vou ao Brasil é a primeira coisa que quero comer, mas quando como pastel no Brasil, vejo que é mais gostoso na minha lembrança do que na realidade. Meu paladar está mudando.

– O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
No verão, como temos várias famílias de brasileiros em minha cidade, sempre fazemos picnics juntos no verão (aproveitamos os lagos e a natureza privilegiada ao máximo). No verão a gente quer mais é ficar na rua, no sol. Existem tantos festivais, feiras, exposições, concursos e torneios de tudo que é tipo de esporte que a gente não dá conta de aproveitar tudo. No inverno fazemos jantares juntos, jogamos boliche, vamos para estações de esquis. Algumas vezes a gente convida somente Canadenses.

– Você tem planos para o futuro? Pretende viver nesse país para sempre?
Pretendemos ficar aqui sim.

– Você comprou ou alugou o local que reside? Quanto pagou ou paga por isso? Comprar imóveis é algo comum nesse país?
Nós compramos uma casa de 4 quartos em Whitby. Ela vale o equivalente a uns $ 360K. Comprar imóveis é bem mais fácil do que no Brasil, pois tem muito crédito disponível.

– Qual o custo de vida?
Creio que para viverem razoavelmente teriam que dispor de uns $ 3,000 mensais.

– Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país?
Positivos são a segurança, tranquilidade de poder ir e vir sem medo, a qualidade de vida – facilidade adquirir um imóvel e outros bens, emprego não importando a idade.
Negativos são o frio em excesso (na minha região), o sistema de saúde (é público e gratuito mas com várias limitações e desvantagens).

– Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?
O trânsito organizado, civilizado e polícia operante e eficiente.

– Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?
Aprendam inglês antes de virem e tenham sempre plano B em se tratando de emprego. Infelizmente muitos imigrantes tem que começar a trabalhar em outra função menor até ter a experiência Canadense exigida por muitos.

– Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?

CasaNoCanada.com – onde explico, em Português como alugar, comprar ou vender imóveis aqui no Canadá.
RosadaSilvaRealEstate.com – meu site em Ingles onde tenho listado propriedades para alugar ou comprar na GTA.
DurhamTourism.ca – site da região onde moro.

Advertisements

12 Respostas

  1. Parabens pela bela reportagem.

  2. Rosa!!!

    A cada dia sou sua fã!!! rs
    Parabéns pela entrevista.
    Abraços

  3. Obrigada Wagner e Silney! Um abração, Rosa

  4. Que entrevista maravilhosa. Bom saber que não é só para a ‘galera dos anos 20’ mas assim como ve eu tb mudei depois …digamos dos 29 🙂 (risos).
    A diferença ainda é o idioma, pois convenhamos Holandês não é idioma que se aprende por aí.
    Mas sigo para o alvo!
    Parabéns pela conquista, vitória e persistência!

  5. Rosa, adorei sua entrevista, vc tem blog???
    Um abração!

  6. Olá Rosa,

    Antes de tudo gostaria de dizer que é muito legal da sua parte compartilhar essa experiências com pessoas que estão em busca de informações a respeito do Canadá.

    Meu nome é Alysson, tenho 21 anos e moro no Rio de Janeiro, tem como objetivo de vida levar uma vida no Canadá. Sou professor de inglês em um curso de idiomas aqui no Brasil e vou começar a faculdade em Fevereiro de 2009, porém, estou em dúvida entre dois curso, Analise de Sistemas e Contabilidade, gosto dos dois, mas optarei por aquele que me ajudará a conseguir uma oportunidade ai no Canadá, viver no Canadá está como plano de vida, e quero muito que isso se torne real. Qualquer informação será de grande valia.

    Desde já agradeço.
    Abraço
    Alysson

  7. Olá Rosa,
    vi em sua entrevista que você venceu como corretora de imóveis em uma terra estrangeira. Conseguir sucesso no próprio país já é difícil… Parabéns. Estou lhe escrevendo porque possua alguns imóveis, de ótima categoria e muito bem localizados, para alugar aqui no Rio de Janeiro. Tanto salas comerciais, quanto familiares residenciais. Por aqui estão chegando muitos executivos de multinacionais do petróleo, etc. Se você tiver procura por imóveis para alugar por aqui, por favor, faça contato.
    Um abraço e mais uma vez parabéns.
    Elisabeth

  8. Adorei a entrevista.. tenho vários planos de ir pro Canadá…mas só depois de me formar em farmácia só não sei se aí tem campo …eu acredito que sim..é bem importante essa entrevista pois nos mostra a realidade e as dificuldades que voc~e e sua família passaram… bjus e parabéns…

  9. Rosa,

    Parabéns pela sua conquista.

    Meire/Alemanha

  10. […] – Rosa [entrevista] [blog pessoal]: Dei uma parade hj prá te dizer que minha profissão de Real Estate Salesperson […]

  11. Olá Rosa,
    Sou de Guarai TO ,temos areas de terras para vender,estou a procura de parceria.
    Vc tem alquem que tem interesse em investir no Brasil?
    temos area para reflorestamento,agricultura.pecuaria,etc
    Se a interesse entre contato
    Obrigado
    E meus Parabens pele sua vitoria

  12. Olá Rosa,

    Parabens pela entrevista e pelo seu sucesso ai no Canadá!!

    Tenho 46 anos e estou iniciando o processo para obter o visto de trabalho para o Canadá, juntamente com minha esposa e nossas duas filhas( 9 e 2 anos). Passamos um mês no Canadá em 2006 quando meu filho mais velho, hoje com 22 anos, estava fazendo intercambio em Steinbech, perto de Winnipeg. Ficamos tambem em Kitchener-ON na casa de uma amiga e colega de faculdade da minha esposa. Foi quando nos apaixonamos pelo Canadá e surgiu a vontade de emigrar para la. Tentamos uma vez em 2007, que não deu certo porque meu teste de Ingles(IELTS) nao foi muito bom.

    Li Alguns dos depoimentos dos seu clientes. Parabens mais uma vez!!

    Minha esposa é dentista e Eu sou Corretor de Imóveis aqui em Fortaleza.Gosto muito da minha profissão e queria continuar a exercer esta atividade no Canadá.
    Agradeceria se voce pudesse me falar um pouco sobre o processo para se habilitar, bem como a maneira de trabalho do Corretor no Canadá.

    Desejo Tudo de Bom!!

    Adriano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: