As aventuras de uma brasileira no Egito

Barbrinha no EgitoBarbara, Barbrinha, Baby, Ba… Feliz com a vida que Deus lhe deu, feliz com as escolhas que fez e todos os dias aprendendo a viver na Terra dos Faraos… rindo das proprias gafes e aprendendo com elas. Ama o Egito, assim como ama seu Brasil e seu Libano do coração, e quem ama sempre quer o bem, mesmo que para isso tenha que mostrar alguns defeitos, mas sempre com carinho, respeito e educação.
Muçulmana, casada com um brasileiro muçulmano, filho de pai libanes. Foram juntos morar no Egito e descobrir suas belezas e diferenças…

– Nome:
Barbrinha

– Onde nasceu e cresceu?
Nasci em Sao Paulo Capital, morei 7 anos em Marilia, no Interior de Sao Paulo. Na minha adolescencia, voltei para Sao Paulo e agora estou vivendo no Egito.

– Em que país e cidade você mora?
Moro atualmente em Alexandria, no Egito.
Barbrinha no Egito

– Você mora sozinho ou com sua família?
Moramos eu e meu marido. Mais conhecido como Maridex.

– Há quanto tempo você reside nesse local?
Dois anos.

– Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiência?
Nao, essa eh minha primeira experiencia como expatriada.

– Qual sua idade?
31 anos

– Quando surgiu a idéia de residir no exterior?
Nos mudamos por motivos profissionais.

– Foi difícil conseguir o visto de residência ou o visto de trabalho?
Por aqui, conseguir visto depende do caso, nao tenho muito conhecimento sobre isso.

– Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?
Sim tenho.

– Você trabalha? Como a renda familiar é obtida?
Eu nao trabalho, somente estudo por aqui, mas para alguem que nao domina bem o arabe e principalmente o ingles, trabalho eh dificil de ser encontrado.

– Você fala a língua local? Você acredita que é importante aprender a língua local?
Antes de vir morar aqui eu estudei arabe por 4 anos, sem nunca ter tido a intencao de nos mudar para um pais arabe. Isso soh tem pontos positivos, falar a lingua local eh sempre bom. Como a segunda lingua no Egito eh o ingles, entao nao tem como ficar sem se comunicar por aqui. O arabe eh um idioma muito dificil, e possue varios dialetos. Por exemplo, egipcio nao fala o mesmo dialeto que o libanes, assim se vc aprendeu o arabe em outro pais os locais irao te entender, mas vc ira se complicar um pouco com a lingua, ate perceber a mudanca desse sotaque. Por isso a importancia de se ter um otimo ingles….
Barbrinha no Egito

– O que você pensa sobre seu novo país e o local onde mora (e/ou onde morou)? Eles respeitam os Brasileiros e outros expatriados vivendo nesse país?
O Egito eh um pais de maioria Islamica e quando voce vem para um pais assim, tem que ter em mente que a sua vida ira ser aos poucos modificada. Suas roupas terao que ser mais comportadas, assim como algumas atitudes deverao ser mais pensada. Claro que existem pessoas que nao se importam com nada disso, se voce eh uma delas, siga em frente e nao mude em nada, mas existem pessoas que se incomodam com a impressao que dao as pessoas . Tudo isso eu explico no meu blog Consulte o blog (http://barbrinha.wordpress.com/). Nele faco um diario da minha vida por aqui, como sao os costumes, o que fazer e o que nao fazer, as minhas gafes, como funcionam as coisas por aqui, mostro a cultura arabe e muculmana, com uma visao diferente do que a midia nos apresenta.

– Você tem filhos? Se sim, eles se adaptaram ao novo país? Estudam e têm amigos locais?
Nao tenho filhos.

– Sente saudades da família no Brasil? Sente falta de produtos, alimentos e outras peculiaridades?
Sim claro, mas com o tempo voce vai aprendendo a lidar com a distancia dos que te sao queridos. No comeco a saudade doi mais, voce sente saudade de tudo e todos, mas depois ela da lugar a uma tranquilidade inexplicavel. A comida brasileira eh sempre lembrada por nos, principalmente algumas frutas, agua de coco, o guarana. Sendo o Brasil eh nossa terra, a saudade bate sempre. A unica coisa ruim eh saber que a vida por la continua e voce muitas vezes nao esta presente, mas a vida eh assim nao se ganha tudo nela.

– O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
Vamos ao café, passeamos pelo shopping, no verao vamos a praia, visitamos os amigos, assistimos a filmes no cinema. A unica coisa que nao fazemos com frequencia eh irmos a restaurantes, pois a diferenca culinaria eh grande, comida egipcia nao eh a comida arabe que conhecemos no Brasil, essa eh a libanesa, a egipcia eh bem diferente. Os pontos turisticos sao sempre uam boa opcao, e um dos que mais gosto eh o Palacio do Rei Farouk, um parque com varios palacios dentro, com muito verde, lugar para caminhar, andar de bicicleta, conversar, ver o mar e o por do sol. Os egipcios tambem costumam fazer os mesmo passeios.
Barbrinha no Egito

– Você tem planos para o futuro? Pretende viver nesse país para sempre?
Isso soh Deus sabe, nao temos planos.

– Qual o custo de vida?
O custo de vida aqui eh mais barato que o custo de vida no Brasil, mas os salarios nao correspondem aos brasileiros, entao acaba ficando na mesma. Como dificilmente, mulher trabalha por aqui, as despesas da casa ficarao nas maos dos homens.

– Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país?
Pontos positivos:
O simples fato de voce sair nas ruas e nao ter medo de ser assaltado, ja eh um ponto positivo e tanto. Por motivos religiosos, o indice de assaltos eh infinitamente menor que no Brasil, pois aquele que comete esse ato sabe que nao vai pagar somente com a justica dos homens, mas sim com a justica de Deus, e todos por aqui temem a Deus.
Por ser um pais islamico, a religiao esta em todos os cantos, eh algo presente na vida das pessoas. Durante cinco vezes ao dia as Mesquitas chamam os muculmanos para as oracoes diarias, e por meio de auto falantes eh possivel escutar o “Allah hu Akibar“, Deus eh grande em arabe, pelo pais inteiro. Eh bom sermos sempre lembrados que Deus esta conosco.
Como vive muitos anos de minha vida em Sao Paulo, estou acostumada com o corre-corre da vida urbana, mas aqui nao adianta correr, egipcio tem seu proprio tempo e hora…..kkkkkk
As frutas sao extremamente doces aqui, as vezes voce tem a impressao que colocaram acucar e outras depois de come-las eh preciso tomar agua.
Estamos agora no mes do Ramadan, o mes sagrado dos muculmanos, em que jejuamos do nascer ao por-do-sol. Fazer o Ramadan aqui eh outra experiencia fantastica, pois voce nao eh o unico no meio da multidao, voce eh o todo. Estou fazendo um diario dos dias de jejum e colocando no meu blog Consulte o blog.

Pontos negativos:
Na verdade nao vejo pontos negativos em morar aqui, eu gosto muito e esta sendo uma experiencia maravilhosa em nossas vidas.

– Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?
Saber que uma religiao consegue colocar ordem e paz num pais, mesmo que as pessoas pensem ao contrario. Aprender de que tudo que sempre soube sobre os arabes, na verdade eu estava enganda. Sao pessoas de paz, de amor e de muito respeito, minha especial admiracao por eles.

– Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?
Todas as dicas estao no meu consulte blog.
Mas a mais importante, eh bom que venham com roupas discretas, pois eh um pais extremamente religioso.
E quem puder, venha conhecer o Egito, eh uma experiencia fantastica esta lado a lado com as Piramides.

– Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?
Meu blog consulte: As aventuras de uma brasileira no Egito.
Espero voces por la com uma xicara de cha preto e uns biscoitinhos de tamaras.
Beijos e fiquem com Deus
Barbrinha
Barbrinha no Egito

Participe… Deixe seu comentário!

31 Respostas

  1. […] Setembro 15, 2008 in Barbrinha, Barbrinha na Midia | Tags: Barbrinha, Barbrinha na Midia | Olha euzinha la no Entrevistando expatriados!!! […]

    • gostei muito da sua entrevista, consegui ter uma idéia sobre o egito. pretendo ir pra lá em janeiro…. é uma época fria mas falam em 8 a l8 graus , é isso mesmo? é preciso levar roupa de inverno? casaco por exemplo?

  2. Amei!!! beijos

  3. Adorei a entrevista! Eu já conhecia o blog da Barbara e morro de vontade de conhecer o Egito. É interessantíssimo saber como é a vida num país de cultura tão diferente!

  4. barbrinha, aprendi a amar vc de uma maneira que vc não imagina, desde sempre amo a cultura árabe, e sempre senti exatamente isso….eles não são o que a mídia mostra. E, creio que só Deus, e uma consciência espiritual fará nosso mundo melhor! Parabéns pela entrevista, continuarei lendo seu blog sempre!Um beijo e fique com Deus! Se vier ao Brasil, está convidada a vir tomar um cafezinho com especiarias brasileiras!

  5. Amei!!!
    Como sempre autêntica e discreta em certos detalhes, meus parabêns…

  6. Amigaaaaaaaaaaa….quero um autográfo!!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkk

  7. Barbara, voce está muito chique!!!

  8. Adorei as FOTOS da Barbara, coisa rara no blog dela! ;o)

  9. Ah, Barbrinha é isso mesmo – transparente, simpática e amigona.
    Estamos aprendendo com ela sobre a cultura desse povo tão antigo e ela leva muito bem a questão da religiosidade, tanto é que por lá aparecem pessoas de várias denominações e não tem briga, porque a dona da casa sabe recepcionar.
    beijão carioca prá ela sempre.

  10. Oi flor do Oriente!!
    Olha você aí!!!
    Muito bem.. em breve ,telinhas e telonas….
    Minha flor é sempre muito emocionante ler o seu relato , adoro a simplicidade com a qual escrever.
    Tenha certeza, que a cada dia nos enche de alegrias!!

    Torço por você !!

    Fica com Deus

  11. Barbrinha, sempre arrasando por onde passa 🙂

  12. Barbrinha,olha eu aqui….nao te falo que adooro te acompanhar? rsrsrsrsrs
    amei sua entrevista e, com inteligencia e discriçao,consegue responder tudo sem ofender ninguem…vc é nota 10, 100, 1000……….

    te c urto demais,amiga; PARABENS!!!!!!!!!!!

  13. Adoro ler tudo que vc relata por aí!! VC é maravilhosaaaaaaaaaa……
    Beijus e fica com DEUS….
    Assalamu Alaikom.

  14. Tem um premio para voce no blog INDI(A)GESTAO. http://www.indiagestao.blogspot.com
    Por favor entre no meu blog e veja a indicacao que fiz do seu blog. Caso aceite receber o Selo do premio por favor entre em contato comigo via blog ou email para que eu possa repassar para voce o html do selo.
    Obrigada
    Sandra Bose
    OM Shanti

  15. hummm que show!!!

    Parabéns Barbrinha!! Felicidades, Salamu Aleikum!

    Parabéns ao expatriados, blog muito bom! 🙂

  16. Você é sempre uma simpatia. Parabéns!!!

  17. Q linda a entrevista, e vc tb tbm, Barbrinha!!!

    T amo d monte! E amo o povo árabe, q sofre tanto preconceito por parte da mídia!

    Bjks!

  18. Nossa, Barbrinha…que bela entrevista…vc e muito cabeca e sabe oque quer…acredito que quando estamos felizes estamos preparados para viver em qualquer lugar deste mundo de Deus…para mim e sempre magico poder ter contacto com uma nova cultura, uma nova lingua e experienciar a vida em um outro pais tao diferente do nosso Brasil…
    Parabens a vc e boa sorte em sua vida…
    Beijos

  19. Egito!!!
    Tenho uma amiga que esteve lá e gostou muito, ela é espanhola e se apaixonou pelo lugar.
    Um bjão!

  20. Oiii, barbrinha adorei sua entrevista!!1 E atualmente, estou fazendo faculdade … em… marília!!! Você gostou de morar aqui? Eu sou de Santos, já morei em SP e na Austria. Ano que vem vou para a Holanda hehehe, não gosto de ficar parada num local só hehehehe

  21. Dias atrás descobri o seu blog,já te disse que adorei,e agora vim ler tua entrevista,ggostei muito.
    voce me parece bem feliz aí,que bom isto,a saudade a gente vai superando e o importante é se adaptar a nova terra.
    Parabéns!!!
    SusyPavlov

  22. Bárbara, fazia tempo que não lia seu Blog,que está lindo !Boa sorte em tudo na suas novas vidas.Te admiro e vc sabe!

  23. Excelente entrevista! Adorei!

  24. Parabéns pela sua entrevista. Em outubro estamos querendo conhecer o Egito. Preciso de muitas dicas, como por exemplo qual a melhor cidade(aeroporto) onde descer. Vou acessar o seu blog para ver se encontro algumas das minhas respostas, caso contrário enviarei mais e-mail para vc. Boa sorte.

  25. Olá, Bárbara? Sou brasileira e moro no Rio Grande do Sul. O Egito deve ser um país lindo. Tem toda uma história de faraós, pirâmide, costumes e tradições. Estou conhecendo pela internet um Egípcio que mora em Port Siad. Você conhece essa cidade do Egito? O nome dele é Romano Michel Aziz, trabalha com autopeças. Você já ouviu falar desse nome? Li sua entrevista e adorei, conhecer sua história, sua vida num país bem diferente do nosso. Abraços e Feliz NataL!!!

  26. Olá Barbara, tudo bem?
    Gostaria de tirar uma dúvida… Sou brasileiro e moro em São Paulo e sei falar árabe e inglês.
    Queria saber como é o emprego aí e se é fácil se arrumar por aí… Tenho muita vontade de morar no Egito e fazer parte de tudo isso.

    Valeu !!

  27. adorei suas fotos , parabens

    sou paulistana , expatriada a 4 anos vivo em Cali Colombia e ja vivi por 2 anos em B Aires Argentina .
    Tenhor meu blog onde posto fotos , curiosidades da Colombia e outras cositas espero uma visita sua o endereco é lokavidadeexpat.blogspot.com

    bjs
    Barbara Oliveira

  28. […] Olha euzinha la no Entrevistando expatriados!!! […]

  29. Eu também vou morar no Egito!!! Assim que eu me.formar ou morar em alexandria também!!!

  30. Espero encontrar com vc Barbara kkkkkk

Deixe uma Resposta

