Moçambique para principiantes

Mara em MocambiqueViver em Moçambique tem sido para Mara uma experiência de intenso aprendizado e grande crescimento pessoal. Ao lado das belezas naturais e do jeito amistoso de sua gente, Moçambique tem também grandes desafios a superar para dar ao seu povo perspectivas de justiça social e sustentabilidade econômica.
Conheça com a Mara um pouquinho de Moçambique…

– Nome:
Mara Benevides

– Onde nasceu e cresceu?
Nasci em Itabira/MG. Passei 23 dos meus 30 anos lá.

– Em que país e cidade você mora?
Moro em Maputo, mas morei seis meses em Tete, ambos em Moçambique.

Vista de Maputo

– Você mora sozinho ou com sua família?
Moro sozinha.

– Há quanto tempo você reside nesse local?
Há um ano e nove meses (10 meses em Maputo, 6 meses em Tete, 5 meses em Maputo novamente).

– Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiência?
Não.

– Qual sua idade?
30 anos.

– Quando surgiu a idéia de residir no exterior?
Devido a uma experiência de sucesso atuando na implantação de um projeto na empresa onde trabalho, fui convidada a integrar a equipe de outro projeto que estava prestes a iniciar a implantação, em maio de 2006. Este outro projeto está localizado na província de Tete, em Moçambique. Por causa deste convite me mudei pra Moçambique, mas, como trabalho numa grande empresa que tem passado por um processo de internacionalização nos últimos anos, a idéia de trabalhar fora do Brasil já tinha me ocorrido um ano antes de surgir a oportunidade.

– Foi difícil conseguir o visto de residência ou o visto de trabalho?
No meu caso, não houve grandes dificuldades. A minha empresa se encarregou de realizar o procedimento necessário para a aquisição do meu visto. O país possui regras restritas no que diz respeito à emprego de estrangeiros, portanto, a empresa que pretende solicitar um visto de residência e trabalho para um estrangeiro deve justificar utilizando argumentos que comprovem a necessidade de se contratar um estrangeiro em detrimento dos trabalhadores Moçambicanos.

– Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?
Tenho plano de saúde e seguro de saúde. Fazem parte do meu pacote de benefícios como expatriada.

– Você trabalha? Como a renda familiar é obtida?
Trabalho numa multinacional de mineração de origem brasileira há 12 anos. A referida empresa possui alguns projetos em andamento em Moçambique. Trabalho desde 2001 na área de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

– Se a resposta anterior foi sim, você mudou de área depois da saída do Brasil ou continua no mesmo setor?
Continuo na mesma área, no mesmo setor e na mesma empresa.

– Você fala a língua local? Você acredita que é importante aprender a língua local?
Além de Português, que é o idioma oficial, Moçambique possui cerca de 15 outras línguas faladas regionalmente. Embora considere que aprender o idioma local é um exercício de integração cultural muito interessante, confesso que não me esforcei muito para aprender as línguas das duas regiões do país onde morei. Como a minha perspectiva de permanência em termos de tempo passou por várias indefinições, não cheguei a investir muito para aprender Changana (língua do Sul) ou Nyungue (língua da Província de Tete). No geral, os Moçambicanos acham muito engraçado quando vêem um estrangeiro utilizando expressões das suas línguas locais.

– O que você pensa sobre seu novo país e o local onde mora (e/ou onde morou)? Eles respeitam os Brasileiros e outros expatriados vivendo nesse país?
O povo Moçambicano é extremamente receptivo e amistoso. A cidade de Maputo congrega uma comunidade variada de estrangeiros de diversos países do mundo, principalmente devido à forte presença de ONG’s internacionais atuando no país. No geral, as pessoas são extremamente simpáticas e têm muito interesse pela cultura popular brasileira, principalmente por causa das músicas e das novelas. Em Tete, embora a presença de estrangeiros seja menor, percebe-se o mesmo tipo de tratamento com relação a estes e especialmente em relação aos Brasileiros.

Praça dos heróis moçambicanos em Maputo

– Você tem filhos? Se sim, eles se adaptaram ao novo país? Estudam e têm amigos locais?
Não tenho filhos.

– Sente saudades da família no Brasil? Sente falta de produtos, alimentos e outras peculiaridades?
Durante o primeiro ano, senti muitas saudades da minha família e dos meus amigos. O meu contrato me permitia retornar a cada dois meses, e isso, ao mesmo tempo que foi um fator de conforto emocional, complicou um pouco minha adaptação longe de casa. Depois de um ano fora, mudei o tipo de contrato, de modo que estou direto aqui há 5 meses. Ainda sinto saudades, mas agora já me sinto muito mais adaptada à distância e acho mais fácil lidar com essa emoção.

No que diz respeito à alimentação, em Moçambique é possível encontrar uma grande variedade de produtos brasileiros e também bons produtos importados de outros países, portanto, à exceção do pão de queijo, não há nada que me faz muita falta.

– O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
Para este tópico preciso diferenciar bem Maputo de Tete.

Maputo é uma cidade costeira, relativamente grande, que possui não muitas, mas boas opções de bares e restaurantes. A cidade dispõe de algumas boates, alguns centros culturais, clubes, cinemas e um shopping center. Sempre há alguma programação cultural interessante (esta semana está acontecendo uma mostra de cinema europeu no Centro de Cultura Franco-Moçambicano; no início de abril foi realizado um festival internacional de jazz). A praia de Maputo não é muito interessante para frequentar, porque é muito suja e a água é poluída mas há pouco mais de uma hora e meia de viagem, encontram-se praias maravilhosas, tanto ao norte quanto ao Sul. Maputo fica também muito próxima das fronteiras com a África do Sul e Swazilândia. Viajando de carro duas horas e meia, você encontra outras alternativas de lazer muito interessantes, como parques de safari, shopping centers e beleza natural.

Já Tete, é a capital da província de Tete. Fica localizada na região centro-oeste do país, no interior. A cidade em si possui infra-estrutura muito precária e muito poucas opções de lazer. O que normalmente se faz num contexto como este é conviver muito com amigos, fazer reuniões e festinhas. Viajando por volta de 2 horas, pode-se chegar à fronteira do Malawi ou da Zambia, cujos atrativos são o Lake Malawi e os parques de safari, respectivamente. Dentro de Moçambique, Tete também está há cerca de duas horas de carro da represa da Hidroelétrica de Cahora Bassa, onde é possível passar um fim de semana agradável, pescar, caminhar, passear de barco, ir ao clube.

Represa de Cahora Bassa

No geral, os estrangeiros em Moçambique viajam muito. É incomum para mim agora, depois de vir morar aqui, passar mais de um mês sem viajar pra algum lugar ou ir à praia.

– Você tem planos para o futuro? Pretende viver nesse país para sempre?
O meu plano, relacionado às minhas perspectivas de carreira, era viver em Moçambique até 2010, mas houve algumas mudanças significativas no cenário do projeto e no meu próprio, então, voltarei a viver no Brasil no final de junho.

– Você comprou ou alugou o local que reside? Quanto pagou ou paga por isso? Comprar imóveis é algo comum nesse país?
Moro numa casa alugada pela empresa. Não sei ao certo o valor do aluguel, mas sei que é bem caro. Aluguéis em Maputo são muito caros, sendo que um apartamento de dois quartos numa zona boa pode facilmente custar USD 1.000 de aluguel mensal. A especulação atinge também imóveis para venda. Embora a terra seja propriedade do estado, é comum as pessoas (Moçambicanos) comprarem casas e apartamentos. Quanto aos estrangeiros, não saberia responder.

– Qual o custo de vida?
O custo de vida é mais alto do que pode parecer à primeira vista. A maioria dos produtos que se compra em Moçambique é importada. A economia é bastante “dolarizada”. Além da questão de moradia já referida, há ainda transporte, educação, alimentação… Por outro lado, não há a carga pesada de impostos que pagamos no Brasil. Em Moçambique há imposto de renda que pode chegar à 32% em remunerações mais altas. Além disso, só se paga o IVA (Imposto sobre Valor Agregado – como os nossos ICMS e ISS) de 17%.

– Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país?
Entre os pontos positivos, destacaria a riqueza cultural do povo, o calor das pessoas e as belezas naturais.
Entre os negativos, a pobreza, a carência de infra-estruturas, a burocracia, os riscos em termos de saúde.

Bilene

– Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?
O povo moçambicano é extremamente formal e polido. E se expressa de certa forma com a literalidade da cultura portuguesa. Há uma forte influência inglesa, já que todos os países do entorno tiveram colonização britânica. Para nós brasileiros, só estes dois fatores já são motivo de muita incompreensão, de forma bilateral. As pessoas não estão acostumadas com nossa informalidade e com o humor sutil dos brasileiros.

Embora a língua seja a mesma, o Português Moçambicano parece muito com o Português de Portugal, então, os mal entendidos em termos de palavras e expressões são bastante comuns.

Só pra dar alguns exemplos: o nosso famoso ban-aid aqui é chamado de penso rápido, suco é sumo, geladeira é geleira, sorvete é gelado, criança é miúdo e pode ser puto também.

– Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?

– Trânsito – a direção em Moçambique se dá pela esquerda (mão inglesa). Se for dirigir em Moçambique é importante tomar muito cuidado durante a fase de adaptação. É muito comum as pessoas caminharem nas estradas intermunicipais, portanto, evite ao máximo invadir o acostamento, especialmente à noite. Animais na pista também são comuns, principalmente nas províncias. Há muitos trechos de estrada em bom estado, mas também há muitos trechos em condições precárias.

– Cuidados com a saúde – uso de repelentes e redes mosquiteira para prevenir contra a malária. Cuidados com a higienização de alimentos. Cuidados comuns para prevenir contaminação pelo HIV, pois o país possui alto índice de infectados.

– Respeito à cultura local – quem decidir morar em Moçambique deve pautar seu comportamento no respeito às caracteristicas culturais do país.

– Lugares pra conhecer em Maputo – Restaurante Costa do Sol, Mercado do Peixe, Café Camissa/Núcleo D’arte, Casino Polana, Coconuts/Lounge (boate).

Mercado do Peixe

– Praias pra conhecer em Moçambique – Ponta do Ouro, Inhambane, Chidenguele, Bazaruto, Pemba.

– Não perca a oportunidade de conhecer a culinária Moçambicana, mas cuidado com o piri-piri (pimenta) pois pode ser extremamente picante. Aproveite também para degustar frutos do mar frescos e de excelente qualidade.

– O artesanato em madeira é muito interessante. E as capulanas, panos tradicionalmente utilizado pelas mulheres para cingir o corpo, a cabeça ou carregar bebês, com sua riqueza de cores e motivos, constituem-se numa característica da riqueza cultural do país.

– Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?

http://www.kanimambo.com/ – Informações turísticas e culturais sobre Moçambique

http://www.turismomocambique.co.mz/ – Guia turístico de Moçambique

http://www.mozambique.mz – dados estatísticas, eventos económicos e políticos sociais;

http://macua.blogs.com/ – notícias, história e política de Moçambique

Anúncios

62 Respostas

  1. Muito legal e interessante o relato da Mara. Acho que da mesma forma que reclamamos que os americanos e estrangeiros em geral sabem muito pouco e têm uma imagem distorcida do Brasil, nós também sabemos muito pouco sobre a África e costumamos associá-la somente a pobreza, fome, violência, atraso, tribos e animais selvagens. Confesso que fui olhar no mapa pra ver exatamente onde Moçambique fica! E pelas fotos, Maputo parece alguma cidade do Nordeste brasileiro.
    Mara, sua experiência deve ter sido muito enriquecedora! Obrigada por dividir um pouco dela conosco!

  2. Encontrei o blog pesquisando algo sobre Moçambique.Adorei, prometo voltar mais vezes.

    Gostei também da simplicidade das perguntas e das respostas. Diria a Mara que sempre que houver oportunidades que viaje por esse Meu Nosso e Vosso Moçambique.

    Aproveito por este meio dizer que no meu blogue tem outros links que acho que podem interessar sobre assuntos de Moçambique. O meu apenas faz abordagem aos trabalhos dos artistas Moçambicanos.

    Um abraço
    Ouri Pota

  3. Mara,
    que você alcance todos os seus objetivos na área profissional mas que também aproveite já que está por aí pela Africa para passear um pouquinho ok?
    Eu amo viajar e apesar de estar trabalhando muito, sempre que a gente tem um tempinho livre, lá vamos nós visistar alguma cidade.
    Gostei de ver as fotos tb.
    Desejo a você todo o sucesso do mundo nessa sua jornada.

  4. Moçambique é um dos países mais lindos do Contiennte africano. Sem contar o jeito humilde de sua gente. Eu faço trabalhos com crainças refugiadas em Moçambique e vejo esse país com um coração solidário e bem maior do que a MINHA PÁTRIA MÃE.
    O BRASIL e seus 3800 refugiados, com tamanha riqueza natural.Moçlambique, um país pobre e com quase 9000 refugiados. Não fecha porteiras para quemestá fugindo da guerra no continente. O que pressenti e vi nas´inúmeras vezes que lá fui é que o EUROPEU AINDA DÁ AS CARTAS EM MUITOS SETORES. Na Capital – Maputo, ao desembarcar nbo aeroporto, já damos de cara com tanta pobreza que fiquei a me perguntar de onde vinha tanta alegria daquele povo.
    NO decorrer das outras viagens eu fui vendo o quanto aquele POVO É MARAVILHOSO. PRECISA APENAS SABER UTILIZAR SEU POTENCIAL.
    À MARA, EU DESEJO QUE ELA CONCRETI ZESEUS SONHOS. Pois muitas vezes, precisamos sair do casulo onde nascemos para SER O QUE QUEREMOS.
    SORTE, MARA.
    VÁ À LUTA POR VC E PELO MOÇAMBICANO, TBM. AQAUELE POVO MERECE. BEIJOS E DIAS FELIZES

  5. Olá Mara,
    Chamo-me bernardo e sou português e vivi em moçambique em 2002 e gostava de voltar para moçambique este ano.Conheces alguma empresa de recrutamento que me possas indicar ou sabes de alguma vaga de emprego aí em moçambique?
    Meu email bernardoriol@hotmail.com

  6. Oi Mara,
    moro em Salvador BA – Brasil com a minha família e acabei de receber uma proposta de emprego do Grupo Odebrecht para trabalho em Moçambique. A nossa vida aqui é muito boa e não pretendo de forma alguma ir sozinho e deixar a família aqui. Tenho uma filha de 9 e outra de 14 anos e a preocupação é quanto a educação delas e um trabalho para a minha esposa em Maputo. Como são as escolas ? Ouvi dizer que têm escolas muito boas para os Ingleses apenas. Vc acredita que a minha esposa encontraria um emprego com facilidade ? Obrigado. Rogerio.

  7. Oi Mara gostaria de saber como sao as musicas e danças em Moçambique?!

    Tchau

  8. Olá Mara! Gostaria de parabenizá-la pela coragem e determinação, conheço Moçambique a turismo e apesar de adorar o lugar pelas inúmeras belezas naturais não sei se estaria disposta a morar aí. Abraços e boa sorte!

  9. Nossa! Eu gostaria muito de conhecer Moçambique, deve ser lindo!!! E ainda mais depois da sua entrevista e das fotos que você colocou, boa sorte pra você!!!!! ^^

  10. Mara, estou num processo de seleção de um projeto aí em Moçambique.Gostaria de saber a situação política desse país.Existe guerrilha e conflitos armados????

    abços,
    No aguardo,

    • A guerra terminou há 19 anos! E não volta a acontecer! pode ir e boa sorte porque voçe vai ser feliz!

    • meu deus conflito armafo em mocambique
      ?????!!!!!!! p´favor vivemos am clima de paz a muitos anos, quem nao nos conhece nao sabe o que perde. boa vida e claro que dependendo do seu salariuo da para ter vida de lord. abracos
      obrigada mara muito lindo o que escreveste

  11. Olá MAra!

    Gostaria muito de receber infomaçoes sobre escola em Tete. Sou mãe de um menino de 11 anos e uma menina de 5. Recebi uma proposta de trabalho e estou tendo dificuldade de encontrar infomaçoes sobre escola para crianças nesta idade. Muita sucesso e sorte, que Deus lhe proteja sempre

  12. Ola. Tenho 23 anos e sou terapeuta da fala. Adorava trabalhar em moçambique, nomeadamente em Maputo. Tens conhecimento se estarao a contratar-nos em hospitais e escolas?? Obrigada

  13. Oi Mara
    Vc trabalha pra CVRD? Qual a possibilidade de alguem que trabalha em Moçambique e tá pretendendo residir no Brasil, de encontrar trabalho na sua empresa? Me dá umas dicas, por favor?

    Grato

  14. Olá Mara, tudo bem?
    Eu sou do Rio de Janeiro e estou participando de num processo seletivo na Odebrecht para ir para Moçambique e é para a área de Treinamento. Estou muito entusiasmado com a oportunidade de voltar a trabalhar em uma grande empresa e por ser fora do Brasil. Gostaria de saber como deve ser o trabalho, visto que vc é de Desenvolvimento de pessoal..
    Aguardo seu retorno.
    Grande abraço.

  15. Olá, sou Brasileira e estou em Moçambique, como voluntária, mas agora vai acabar meu contrato estou a procura de trabalho voce pode me ajudar?

  16. Olá gostaria de ir a moçambique trabalhar vc acha que ´dificil de consegui? existe empresas que lam brasileiros? Se puder me de mais informações!
    Grata

  17. Boa noite Mara, muito interessante seu comentário, morei um tempo em Angola e me identifico um pouco com seus relatos, você tem um e-mail para multiplicarmos conhecimento? Abraço, Emanuel. mano80@hotmail.com

  18. Oi Mara!
    Estou indo a Moçambique agora em dezembro. Você ainda está morando aí? Gostaria de algumas dicas.
    Meu email é julianardsouza@hotmail.com
    Obrigada!!

  19. Mara, voce está vivendo a vida e isso é muito importante.
    Estou pensando em ir também para Moçambique, particularmente para Tete.
    Eu gostaria de conversar mais contigo.
    Meu email: hs-marcos@hotmail.com. O msn é o mesmo.
    Abraço.

  20. Mara, acredito que trabalhamos na mesma empresa. estou com uma proposta para ir trabalhar em TETE, gostaria de estar tirando algumas duvidas com vc e pegar algumas dicas. Aguardo seu retorno.

  21. Prezada Mara,

    Estou com uma proposta de emprego para Monçabique, gostaria de saber algumas informações relacionados as seguintes coisas: moradia, segurança, saúde, educação para os filhoes), etc.

    Caso seja possivel favor entra em contato.

    jalexmaciel@yahoo.com.br

    Alex Maciel

  22. Olá
    Mara.

    Lí a entrevista acima, que foi feita com você. Sou Técnico de S. do Trabalho aqui no estado do Rio Grande do Sul- Brasil em uma empresa de Engenharia Elétrica. Penso um dia trabalhar e residir no País de Moçambique. Ficaria muito agradecido se me desse alguma informação, quanto a colocação profissional nesse País. Caso querira me adcionar em seu MSN lhe darei ok, assim que possível. Desde já, agradeço por suas informações.

    att.

    Clóvis Almeida

  23. Olá Mara!
    Boa Tarde,
    Ao ler esta sua entrevista fiquei extramente feliz, pois tenho intenções de viver em Moçambique mas tenho (ou tinha) muitas duvidas, e muitas delas foram respondidas por você, porém gostaria de saber mais, será que podemo conversar?vou lher passar meu MSN (marcelospike@hotmail.com) me add para falarmos, pode ser?
    Muito Obrigado

    Marcelo

  24. trabalhei em angola gostaria de ter esta oportunidade . na funcao de carpinteiro sou lider determinado,criativo,dedicado,comunicativoe boa facilidade de aprender

  25. Olá Mara ,tudo bem?gostei muito da sua entrevista,já atuei em Angola como pedreiro se vc puder dar uma força ai por mim, ficarei muito grato e vou aproveitar para ler mais sobre sua entrevista pois tenho certeza que só terei a ganhar com isso .por favor me mande um retorno.Um abraço.Há moro na Bahia

  26. eu gostaria de saber se é muito complicado de conseguir uma vaga de emprego em moçambique!

    sou téc. instrumentçaõ industrial e elétrica industrial e geral.

  27. ja trabalhei em angola adorei a experiencia,, qual é o dialeto nacional de moçambique e lingua oficial do pais?

  28. Uma incrível coencidência… estava pesquisando sobre Tete e “linkando” meio que sem rumo acabei encontrando minha ex-vizinha de Juca! No fim do próximo mês estarei compondo o time de brasileiros em Tete. Quem sabe agente se vê por aí… grande abraço!

  29. Óla Mara td bom, sou Tec.Seg. do Trabalho, em uma empresa aqui no Sul do Maranhão e trabalho tdm como Enc. de pedreiros E gostaria de saber as possiniidades de emprego ai e oportunidades ok, desde já agurdo retorno.

    Abraços

  30. olá sou pedreiro, trabalhei 1 ano 3 meses em angola e gostaria de uma força pra trabalhar em moçambique. sou pedreiro comunicativo, enterpreto projetos e gosto tambem de liderar.

  31. miquafel @hotmail.com tel 71 3635-1051 moro na bahia

  32. Mara, hoje encontrei essa pagina e li sua entrevista, muito interessante, e suas sugestões essenciais.Pelo visto voltaste ao Brasil no mesmo mes da entrevista. Mas ainda continuas na empresa? Poderiamos trocar uma correspondencia? Sou brasileira e conheço Moçambique, tenho muitos amigos, e um especial, que gostaria muito de trabalhar em uma empresa brasileira, que suponho ser a que atentão deixo meu e-mail caso possa retornar. Espero que as mudanças ocorridas aquela época, tenham sido de bons frutos para você. Bom fim de semana, e muito sucesso.
    Abraço,
    Marisa.

  33. Que legal esse seu relato, pois me senti de novo em Angola são bem parescidas as experiencias, lá tb tinha os dialetos e tb muita agua suja , mas tudo foi superado. Creio que poderemos ser bons amigos. Podes me adcionar fui tb funcionário da Odebrecht lá . Desde já é um prazer ter visto e lido esse documento magnífico.

  34. Olá, Mara,

    Muito claro e interessante a experiência relatada em Moçambique. Meus planos é ir para Moçambique no início de 2011, pois meu namorado (nasceu em Moçambique) vive em outro páis da Europa e está retornando para lá por conta de uma proposta de trabalho.
    Por isso, estou à procura de vagas por lá. Sou Relações Públicas e trabalho no ramo do varejo já tem um tempo. Se puder me dá algumas dicas de oportunidades de trabalho ficarei muito grata.

    Abraços,

    Rosana

  35. Oi Mara, adorei o teu comentario em torno do nosso belo Mocambique, realmente isto e tudo de bom exceptuando alguns aspectos que nao preciso repeti-los, pois ja abordaste-os.
    Lamento so o facto de nao teres ido dar uma volta ao historico bairro da mafalala, onde viu nascer grandes homens como o poeta Jose Craveirinha, o Eusebio da Silva Ferreira, o Fanny pfumo este ultimo o considerado rei da marrabenta.

  36. Havia esquecido de anexar o meu email, entao, quando quiseres dar uma volta la, ja sabes.
    Adrianodimas@yahoo.com.br

  37. Muito interessante o depoimento da Mara, gostei! Não entendi uma coisa, ela falou que passou 23 anos lá?? Então ela foi pra Moçambique com apenas 7 anos? Como foi isso?
    Eu morei 1 ano em Angola. Tenho vontade de voltar para a África sim, gostei muito! Eu trabalhei na obra de Caála-Ganda, pela Odebrecht.
    Um abraço, Mara!! Parabéns pela sua determinação e coragem, seja muito feliz.:).
    Meu msn é imgc76@hotmail.com e celular: (85) 8819-6105 / (87) 9600-8054.
    Meu orkut é Irami Gurjão.
    Vamos fazer amizade? Um abraço!

  38. Enriquecedor e interessante!

  39. Oiiii Mara… Meu esposo está com uma proposta de emprego em Moçambique e eu queria saber como são as coisas por aí, principalmente escola pras crianças bjosss(regyaneregy@hotmail.com)

  40. oi mara
    para os que nao tem conhecimento e claro que tem muito boas escola portuguesas, americanas, italianas etc nao temos falta de luxo nao ta, nao somos macacos muito menos vivemos como eles

    • Oi Jenny eu sou a Genny e vivo em Portugal mas de partida para começar uma Nova Vida ai em Moçambique pois é a minha terra natal e adorei os teus comentários pois á muita gente que pensa que Moçambique é pura selva e pouco mais.Olha estou atentar arranjar trabalho na área das telecomunicações (trabalhei na Vodafone Portugal),se souberes de alguma coisa podes me enviar mail para eugenny23.ferreira@gmail.com um grande beijinho.

  41. OLA BOA TARDE MARA ,GOSTEI MUITO DA SUA ENTREVISTA .SOU SOLDADOR E OUVIR FALAR QUE TEM UMA EMPRESA BRASILEIRA RECRUTANDO PARA TRABALHAR EM MOÇAMBIQUE, VC TEM ALGUMA INFORMAÇAO?

  42. o comentario que eu quero fazer é sobre vaga para trabalhar em moçambique eu tenho o maior desejo de enfrentar este desafio de compartilhar e trabalhar com meus irmãos brasileiros que la se encontram fora do brasil, nao por dizer que o brasil nao é bom é bom ate demais mais na realidade o homem em si gosta de aventura de viajar ver outras pessoas outros costumes etc. por este motivo tenho muita vontade de trabalhar em moçambique, quem sabe se um dia nao estarei la para realizar o meu sonho. gostaria que me respostasse.

  43. oi mara, como faço para conseguir uma vaga de emprego ai , pois aqui ta muito dificil, adoraria ir trabalhar ai, sou tecnica em enfermagem, moro januaria-mg.

  44. Estou em Maputo há cerca de 1 mês, cidade interessante em que primeiro estranha-se depois entranha-se…

    • Boas tuga.
      Estou a pensar ir para Maputo trabalhar.
      Aconselhas?
      dá para se ganhar dinheiro ou não compensa?
      Queria estar ai uns anos e conseguir enviar algum para a familia.
      Obrigado

  45. eu trabalhei em angola e gostaria de trabalhar em moçanbique. sou operador de escavadeira

  46. olá mara,eu sou de portugal,estou á procura de trabalho fora deste pais,existe por ai trabalho para mim,sou operador manobrador de maquinas de escavação,poderia dar-me seu email para falarmos?

  47. Olá mara td bem? vc tá aida em moçambique? moro em portugal a 7 anos e provavelmente estarei indo pra moçambique no fim do mes de janeiro, suas esperiençias me motivaram a segur em frente pois sei que é uma experiência unica..espero um dia quem sabe ter conhecer pessoalmente ok?

  48. Boas a todos

    Moçambique é uma terra de gente boa, no entanto sugiro a quem queira emigrar que tenha pelo menos um bom dinheiro para se aguentar pelo menos 12,000 Dolares.

    O custo de um hotel ronda por dia os 1700 Mts valor minimo
    Almocar pode contar com o minimo de 250 Mts

    Trabalho vai depender das sua qualificações mas os ordenados são muito baixos por isso aconselho a ter o seu negócio.

    Eu constitui a minha empresa e dou oportunidade de abrir o seu negócio em Moçambique como revendedor da Rainbow se estiver interessado.

    Kanimambo

    Carlo Ferreira
    Distribuidor Oficial da Rainbow em Moçambique

  49. Gostei muito da entrevista!!!
    Estou me preparando para uma possivel viagem á trabalho para Africa ou outro país.Estou fazendo contatos com empresas de construção civil, uma delas até me respondeu, me pediu para preencher um formulário e envia-lo de volta, porém estou inseguro pois achei estranho o fato de que eu deverei me custear o 1° mês.
    Isso é normal???
    Abraço á todos…

  50. Olá, gostaria de saber se com 2000 US$ por mês dá para viver bem em Maputo, digo com um apartamento ou casa em um bairro bom e estilo de vida “europeu”.

  51. oi, gostaria de morar em moçambique… pois poderia ser em uma vila de preferencia bem no interior… poderia ser em ONG … na educaçao ou agricultura familiar. me da uma dica ai
    ..

  52. Bom dia, Gostaria de saber se existe algum site onde possa cadastrar meu curriculum para emprego em mozambique, pois tenho amigos e cinto o desejo de ir trabalhar lá, claro morar tambem.

  53. Olá mara ..pelo seu relato pude perceber que teu aprendizado lá foi bem proveitoso…e fico imaginando como eram teus sonhos antes de ingressar nesta empresa.
    Tenho 30 anos e jamais sai de minha cidade…e enquanto lia teu relato me imaginava trablahndo em maputo.
    gostaria de ter essa oportunidade.
    vc poderia informar algun site para cadastramento de curriculu?
    adorei ter lido e adoraria trabalhar naquele pais.

  54. Muito boas suas dicas. Dão um retrato fiel para quem se aventurar em Moçambique.

    Obrigada!!!

  55. Mara, boa noite.
    Meu nome é Alex Sandro, trabalho na mesma empresa, mas em Vitória-ES. Estou prestes a traçar um planejamento de vida parecido com a sua.
    Gostaria de poder conversar com vc para saber mais de sua experiência.
    Pode me enviar seu contato?
    At.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: