Vida no Canada

Ivi no CanadaExistem expatriados descontentes com sua vida no exterior, mas esse não é o caso da Ivi.
Em 2003, ela imigrou para o Canada em busca do sonho de viver no exterior. E lá, encontrou o que sempre almejou e lutou para obter; qualidade de vida, bom emprego e uma vida segura. Ler sua entrevista, é vivenciar um pouco a realidade do imigrante que escolhe o Canada como segunda pátria.
Conheça mais sua história…

– Nome:
Ivelise, mais conhecida como Ivi (ou Evie na versao Canadian!)

– Onde nasceu e cresceu?
Sao Paulo, SP (saudades…)

– Em que país e cidade você mora?
Mississauga, ON, Canada.

– Você mora sozinho ou com sua família?
Moro sozinha.

– Há quanto tempo você reside nesse local?
Estou aqui ha quase 5 anos, cheguei no Canada em June/2003.

– Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiência?
Nao, soh conhecia os USA atraves de viagens de turismo e tambem passei 1 mes estudando ingles aqui no Canada antes de decidir imigrar.

– Qual sua idade?
36 (poxa, o tempo passa rapido!)

– Quando surgiu a idéia de residir no exterior?
Sempre tive esta ideia de morar fora do Brasil, desde bem pequena, nao sei porque. Quando ainda nao existia internet (hahaha), passava horas escrevendo para os consulados em Sao Paulo pedindo informacoes sobre outros paises. Com o passar do tempo, esta vontade soh aumentou. Trabalhava demais, nao tinha qualidade de vida, muita violencia e inseguranca no Brasil.
No inicio, pensava em ir para os USA, por isso, sempre que podia viajava para lah, ateh cheguei a tentar o Green Card lottery algumas vezes sem resultados. Em 2000, descobri o processo de imigracao para o Canada, vim antes dar uma conferida no pais (passei 1 mes em December fazendo intercambio) e simplesmente ADOREI, voltei para o Brasil decidida a tirar meu visto de imigrante… e aqui estou!

– Foi difícil conseguir o visto de residência ou o visto de trabalho?
Eu peguei a fase de mudanca no processo de aplicacao para imigrante, entao meu processo foi um pouco mais vagaroso do que eu esperava. Eu passei o ano de 2001 juntando todos meus documentos e quando finalmente tinha o pacote completo (naquela epoca precisava mandar tudo junto), aconteceram os atentados terroristas nos USA, e foi quando o consulado deu uma parada e decidiram mudar o sistema de avaliacao.
Enviei meus documentos em Dezembro de 2001 achando que nao ia ser aceita, mas depois de uns 3 meses recebi uma carta dizendo que estava tudo aprovado e eu nao precisaria nem fazer a entrevista! Fiquei euforica, mas depois disso tudo andou meio devagar, e soh recebi meu visto em Jan 2003.
Nao posso dizer que meu processo foi dificil, nao precisei falar com niguem nem enviar nenhum outro documento extra, mas o processo todo levou 13 meses.

Hoje o processo estah um pouco diferente, o website do Consulado em Sao Paulo tem todas as informacoes (http://www.canadainternational.gc.ca/brazil/imm/index.aspx?lang=pt)

– Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?
Aqui no Canada o sistema de saude eh free (gratuito) para residentes do país. Em Ontario, existe um periodo de carencia de 3 meses, e nesse periodo eu nao tive nenhum tipo de seguro. Apesar de nao ter precisado de nada neste periodo. Nao recomendo isso para ninguem, especialmente quem tem familia com criancas, porque qualquer visita a hospital custa carissimo para quem nao tem o Health Card (cartão de saúde do governo).

– Você trabalha? Como a renda familiar é obtida?
Sou formada em Farmacia e Bioquimica e sempre trabalhei em laboratorios farmaceuticos no Brasil. Logo que cheguei no Canada descobri 2 coisas:
1) ser farmaceutico aqui eh uma profissao altamente respeitada e MUITO bem remunerada e
2) laboratorios farmaceuticos eh dominio de quimicos em geral.
Passei os primeiros 6 meses decidindo o que fazer, ou tirar minha licensa de Pharmacist ou trabalhar em laboratorios. Neste periodo, fiz um COOP (eh um excelente programa para newcomers) e atraves dele consegui um estagio em uma farmacia como technician (tecnica). Nao gostei muito do servico e apesar do prospecto de um salario altissimo, resolvi deixar de lado o processo de licensa (pelo menos por enquanto) e voltar para a area de laboratorios.
Decidi entao procurar uma agencia que trabalhava especificamente com profissoes da area cientifica (Kelly Scientific). Conversei com eles, expliquei toda minha experiencia em laboratorios no Brasil, minha falta de “Canadian experience“, e atraves dele consegui um contrato temporario em uma grande empresa multinacional. Foi uma excelente oportunidade, adorei trabalhar lah, foi minha primeira experiencia de trabalho em um ambiente Canadian e aprendi muito. Depois de 1 ano, me ofereceram uma renovacao do contrato, mas eu queria algo mais fixo, um permanent job mesmo. Entao, fiquei sabendo de uma vaga em uma outra empresa, enviei meu resume, fui chamada para a entrevista e fui contratada, tudo em menos de 1 semana!
Jah estou indo para o meu terceiro ano nesta empresa.

– Se a resposta anterior foi sim, você mudou de área depois da saída do Brasil ou continua no mesmo setor?
Trabalho exatamente na mesma area que sempre trabalhei e que adoro – pharmaceutical laboratory. A diferenca eh que hoje eu sou responsavel exclusivamente por documentos, escrevo relatorios e protocolos para auditorias do FDA e Health Canada, etc, e no Brasil eu tambem fazia analises quimicas (e mais um monte de outras coisas!). Nao sei se esta eh a experiencia de todos aqui, mas para mim, eh como seu estivesse em um outro planeta, as duas empresas que trabalhei no Canada sao super profissionais, as condicoes de trabalho sao excelentes, nunca tive deadlines (prazo de entrega) absurdas para cumprir, eh tudo muito sem stress e muito muito profissional mesmo. Apesar de ter bastante trabalho e estar ocupada 100% do meu tempo na empresa, por causa da falta de stress e cobrancas absurdas, me sinto em ferias permanente!

– Você fala a língua local? Você acredita que é importante aprender a língua local?
Falo sim, e acho IMPORTANTISSIMO saber se comunicar na lingua do pais. Com certeza, o que aprendemos no Brasil nao passa de mais ou menos, eu mesmo achava que tinha um ingles otimo lah e descobri aqui que era medio (hahaha), mas sempre pude me comunicar com todo mundo e isso eh essencial. Sem dominar a lingua se perde muito do Canada, principalmente profissionalmente. Sotaque aqui todo mundo tem, entao nao se preocupem com isso mesmo, e quanto mais se fala mais a fluencia melhora. Hoje eu me sinto bem confortavel com a lingua, mas estou sempre estudando eh claro.

– O que você pensa sobre seu novo país e o local onde mora (e/ou onde morou)? Eles respeitam os Brasileiros e outros expatriados vivendo nesse país?
Eu ADOROOO o Canada e gosto muito desta area que eu moro (GTA – parte da regiao de Toronto). Nao notei ateh hoje nenhum tipo de desrespeito ou preconceito dos Canadians em relacao aos estrangeiros, muito pelo contrario, acho que eles sao cuidadosos demais. Em geral, eles nao conhecem muito do Brasil, mas antes assim, do que ter aquela visao distorcida que muitos outros povos tem. Minha experiencia com Canadians sempre foi muito agradavel, o maximo que eu preciso explicar eh que o Brasil nao eh um paraiso tropical como Bora-Bora hehehe.
O Canada eh um pais muito multi-cultural, eh algo que soh se entendo quando estamos aqui, tem gente do mundo inteiro mesmo. Nesta foto, eu estou com um grupo de co-workers, eh basicamente uma pessoa de cada pais, inclusive do Canada! (sou a penultima, contando da direita).

Ivi no Canada

– Você tem filhos? Se sim, eles se adaptaram ao novo país? Estudam e têm amigos locais?
Nao tenho filhos. Conheco familias de brasileiros que vieram com criancas para cah (de todas as idades) e sem excecao, todos se adaptaram super bem ao pais, fizeram amigos na escola e aprenderam o ingles rapido e sem sotaque. Eh incrivel como eh mais facil para criancas, a maioria deles hoje fala portugues com sotaque!

– Sente saudades da família no Brasil? Sente falta de produtos, alimentos e outras peculiaridades?
Sinto saudades da familia e amigos com certeza, isso nao tem como evitar. Do Brasil em si nao, mas me pego as vezes pensando em Sao Paulo com carinho, apesar de que quando vivia lah nao tinha tempo nem vontade para fazer nada hahaha.
Quanto aos produtos brasileiros, no inicio eu nao sabia cozinhar nada e sentia MUITA falta da comida da mamae hehehe… depois comecei a me virar na cozinha e de vez em quando precisava de produtos brasileiros, mas na cidade onde eu moro existem algumas lojas de portugueses e lah se encontra muita coisa do Brasil, pao-de-queijo, farofa, sucos e bolachas, guarana, etc.
Hoje, me sinto muito mais a vontade cozinhando e adaptei minhas receitas aos produtos locais, entao, raramente preciso de algo tipicamente brasileiro. Tenho uma vantagem em que eu nem gosto de carne vermelha, entao nao achar picanha no mercado da esquina nao me incomoda em nada hehehe.
Mas pastel de queijo, coxinha de catupiry, empadinha de camarao e pizza DECENTE fazem muita falta sim!!!

– O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
Faco aqui o que fazia no Brasil, fico um pouco em casa, vou ao cinema com amigos, comer fora, passear no parque, viagens curtas nos finais de semana. Existem muitas opcoes de diversao aqui, Mississauga mesmo tem varios Community Centres com muitas opcoes de esporte, aulas de culinaria, danca, artes, tudo que vc imaginar (e muitas atividades para criancas). No meu caso, como eu nao gosto de calor, o fall/winter sao as estacoes que eu mais me divirto, passeios, skating, skiing, etc. No verao o pais se transforma, e aqui se encontra de tudo (ateh praia!), o Canadian aproveita MUITO o verao!!!.

Ivi no Canada

Ivi no Canada

Mas eh claro que existem diferencas com o Brasil, isso nao dah para negar. As pessoas aqui sao mais reservadas, ninguem te convida na casa delas por exemplo, a nao ser que voce seja intimo. Happy-hour depois do trabalho nao existe, deu a hora de ir embora todo mundo fecha o computer e vao ficar com os filhos. Apesar de eu ter alguns amigos muito queridos aqui, talvez por causa dessas diferencas culturais e tambem por eu ter vinda para cah adulta, ainda acho um pouco dificil fazer amizades com os Canadians.
– Você tem planos para o futuro? Pretende viver nesse país para sempre?
YES! Vim para o Canada para ficar e a nao ser que eu TENHA que sair daqui por algum motivo (ninguem sabe o dia de amanha), eh aqui que eu vou morrer.

Ivi no Canada

– Você comprou ou alugou o local que reside? Quanto pagou ou paga por isso? Comprar imóveis é algo comum nesse país?
No meu primeiro ano aqui no Canada, aluguei um quarto na casa de uma familia indiana, pagava $500/mes. Depois, por 3 anos aluguei um apartamento de 1 quarto em uma regiao muito boa, e eu pagava $1,100/mes. Seis meses atras eu finalmente comprei um apartamento para mim, no mesmo predio que jah estava morando, mas um pouco maior, com 2 quartos.
A prestacao de um imovel aqui depende de um monte de coisas, quanto voce deu de entrada (down payment), quantos anos eh sua amortizacao (15, 20, 25…40) e qual eh sua interest rate (juros). No meu caso, eu tenho pago por volta de $1200/mes, o que nao eh muito diferente do meu ultimo aluguel. Mas existe uma diferenca, no meu aluguel era tudo incluido, ou seja, eu nao pagava absolutamente mais nada, heating/ AC, agua, eletricidade, tudo estava incluido. Agora eu sou responsavel por todas minhas bills, mais a condo fee (manutencao do predio).
Mesmo assim comprar um imovel aqui eh um excelente negocio, eh algo muito comum e muito incentivado. Alias, isso foi algo que me surpreendeu bastante, a facilidade com que os bancos emprestam dinheiro aqui (claro, cobrando juros, mas nada comparado com o absurdo que eh no Brasil).

– Qual o custo de vida?
Como eu sou sozinha, vou ter que chutar esta questao… mas eu diria que uma renda de around $40,000/ano (before taxes) seria o minimo para uma familia viver sem luxos, talvez um pouco mais? Acho que varia muito dependendo se a familia estah alugando ou pagando mortgage, se tem carro ou usa transporte publico, se cozinha em casa ou come fora, etc.

– Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país?
Positivos: eh friozinho boa parte do ano (mas nao eh gelado como muitos brasileiros pensam!) e eu adoro inverno, neve e gelo… as pessoas sao muito educadas e respeitam culturas diferentes… empresas profissionais e impecaveis no tratamento de empregados (pelo menos essa foi minha experiencia ateh agora)… saude e educacao free e de altissimo padrao (well, na verdade pago com nossas taxes, mas mesmo assim)… MUITA seguranca, MUITA qualidade vida, MUITA paz!!!

Negativos: me sinto um pouco sozinha aqui, sem familia e sem muitos amigos… ainda nao encontrei aqui laranja-lima, minha fruta preferida… as pessoas sao muito reservadas, um pouco demais talvez.

– Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?
Oportunidade de empregos e mudança de carreira mesmo em idades mais avançadas
Algo que me chamou muito a atencao aqui foi a oportunidade de se conseguir e mudar de emprego em qualquer idade. Para quem vem de um pais onde 30 anos eh considerado uma idade limite para se subir na carreira, eh maravilhoso ver pessoas mais velhas competindo de igual para igual com jovens. Experiencia e conhecimento sao extremamente valorizados, e ninguem precisa lutar por uma promocao para avancar na carreira. No meu laboratorio mesmo, temos um senhor de mais de 50 anos que eh ANALISTA DE LABORATORIO, altamente qualificado e altamente valorizado, tanto profissionalmente como financeiramente. Isso seria impensavel no Brasil, na minha ultima empresa havia um limite de 27 anos para se contratar um analista! Ou seja, aqui eh possivel se especializar em profissoes tecnicas e ser reconhecido por seu trabalho, independente do “nome“ do cargo que voce ocupa. MARAVILHOSO!

– Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?
1- Venham com a cabeca aberta. O Canada eh um outro pais, nao eh um Brasil melhorado, eh outra cultura, outro povo. Quanto mais rapido vc aceitar isso, mais facil vai ser sua adaptacao. Aqui as oportunidades sao unicas, fico feliz quando vejo meus amigos criando os filhos aqui, estas criancas vao ter o mundo nas maos, vao poder ser e fazer literalmente o que quiserem na vida e contando com um excelente ponto de partida que eh estar no Canada. Tenho certeza que brasileiros podem ser felizes aqui, o pais ajuda bastante!

2- Aprendam ingles. O maximo que puderem. Quando chegarem aqui, aproveitem as escolas gratuitas do governo e estudem mais. Dominando a lingua, voce melhora muito sua condicao de vida, vai avancar profissionalmente na sua area, e pode fazer amigos aqui, Canadians e de outros paises. Eh legal estar no meio de brasileiros, eu mesmo tenho varios amigos aqui, mas eh importante que seja uma OPCAO e nao porque a pessoa nao consegue se comunicar com mais ninguem em ingles.

3- Isso eh muito importante: pesquise os requirements de sua profissao para nao ser pego de surpresa quando chegar aqui (confiram o website CICIC do governo, eh excelente!). A maioria das profissoes exige licensa no Canada e sem licensa voce NAO pode trabalhar na sua area. Alguns processos de licensa sao faceis, faz uma prova e acabou, outros exigem que se volte a escola, estagios em empresas e por ai vai. Profissoes da area de saude (medicos, dentistas, farmaceuticos, enfermeiras, etc) sao MUITO valorizados, ganham MUITO bem, mas tem os processos mais dificeis, voce vai precisar de um backup (emprego temporario, etc) para se virar ateh conseguir sua licensa. Mas saiba que, uma vez aprovado, o ceu eh o limite!

– Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?
Coloquei a maioria dos websites de informacoes nas repostas acimas, mas alem deles, posso recomendar mais tres:

** Welcome to Ontario Settlement.Org
Tem basicamente todas as informacoes que voce pode precisar sobre todas as cidades e towns de Ontario, muito bom!

Neste mesmo webiste, existe um guia (PDF) com varias informacoes para recem-chegados em Ontario, escrito em 24 linguas (a versao em portugues eh de Portugal). O endereco eh: http://www.settlement.org/site/FIRSTDAYS/

** PEBC – Exclusivamente para meus amigos farmaceuticos que pensam em tirar a licensa aqui, este eh o orgao official que governa o processo de aplicacao – todas as informacoes estao aqui!

** Vida no Canada – Este eh meu baby blog que tento manter atualizado e onde descrevo minhas experiencias aqui, descobertas, frustacoes, novidades e aventuras… gosto da experiencia de escrever na internet, conheci muita gente atraves dele e hoje tenho grandes amigos virtuais, do mundo inteiro!

Antes de dar meu tchau, umas palavrinhas finais. Eu acredito de verdade, que imigrar nao eh para qualquer um, eh uma decisao que vai mudar sua vida (e de sua familia) completamente e por isso, tem que ser pensada, discutida, avaliada e pensada de novo.
Mas para quem toma esta decisao, tenham certeza que o Canada eh uma excelente opcao. Nem tudo eh facil, nem tudo eh um mar de rosas, mas eu nao consigo enxergar nenhum outro pais que receba os imigrantes com tantos recursos. Minha opiniao sobre o Canada eh baseada exclusivamente nas minhas experiencias que foram, e ainda sao, muito boas. Desejo para todos que estejam embarcando nesta aventura, o mesmo tipo de satisfacao e felicidade que eu tive aqui.

GOOD LUCK!!!

Participe… Deixe seu cometário!

64 Respostas

  1. Ive vc é demais, uma inteligencia incrivel, tem futuro brilhante pela frente, é um orgulho ter uma amiga brasileira que agora é amiga Canadians rss…Deus te conceda braço forte neste lugar e firme teus pés nos melhores caminhos, saudades de montão.Bjs.

    • OI Sueli. Estou no Canadá e gostaria de manter contato com a Ive. Por favor me passa o e-mail dela ou nome completo rsrsrs.
      Obrigado!
      Anderson Lopes… (lopes_andersonm@hotmail.com)

  2. Adorei a entrevista!!!!!!
    A Ivelise mostrou que todos, quando bem preparados, podem alcançar os seus objtivos em relação as oportunidades em países do chamado primeiro mundo.
    Ela é uma pessoa maravilhosa e merece esta “tão esperada conquista”.

    Parabéns!!!!!!!!

    Edosn Avelino – São Paulo – Brasil

  3. Ivi!!! Arrasando hein? Até ficando famosa em terras Canadenses??? Chiquetérrima!!!
    Beijos

  4. Adorei a opiniao sincera e madura da Ive. Tenho ela no coracao como uma amiga de velhos tempos “pre-farmaceuticos” e divido com ela a opiniao de que viver no Exterior, em muitos pontos, tem sido mais valorizado e compensado. Adorei a materia!

  5. Ivie,

    Depoimento muito bom e realístico, muito bom de ser lido para os que começam suas pesquisas sobre a imigração para o Canadá.

    Bjs.,

    Fabio

  6. Ive,

    A-M-E-I sua entrevista e concordo com você: é ótimo sentir-se segura, valorizada profissionalmente, e, principalmente, se encontrar !!!! Te desejo tudo de bom na sua vida canadense e espero que você sempre continue mandando notícias !!!!!

    Beijo enorme,
    da Gi…….

  7. Aí, Ivelise….. sempre soube que vc iria para ficar. Também, né, vá gostar de frio lá longe …… Lembra quando vc removia a grade da saída de ar condicionado do lab, para gelar mais e as outras meninas ficavam bravas, pois era muito frio para elas ? (até para mim, né? hehehe). É isso aí! Felicidades para vc. Vc é um exemplo. Tem mesmo que ir atrás do seu sonho!!!
    Um abraço.
    Jair

  8. Está ficando chique em amiga, adorei a entrevista e acho que vai ajudar muita gente que está em dúvida quanto à sair do Brasil. Eu, já estou com um pé lá fora, só falta o outro. Nos veremos em breve.
    Um beijão e parabéns por ser tão querida.
    Cris – Londrina – Paraná

    • Oi Cris,
      Estou morando no Canadá e gostaria de ter os contatos da Ive. Por gentileza, me passa o e-mail, face ou qualquer outro meio de comunicação.
      Obrigado!
      Anderson Lopes (lopes_andersonm@hotmail.com)

  9. Boa demais essa entrevista 🙂

  10. ivi

    Minha querida vc é simplismente THE BEST, sei que elogio de tia baba ovo não vale, mas é o que tenho pra hoje… porém espero que esta estrevista sirva de motivação pra outros brasileiros.
    beijo no seu coração.
    te amo e sucesso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. […] fig., descomedimento; desregramento, vida dissoluta; insubordinação. Variações erradas: licensa,  lisença. Posted by dscosta Filed in […]

  12. Muito boa a entrevista…já acompanhava teu blog a tempo…e sempre gostei do jeito q vc escreve.
    Parabéns pelo teu sucesso…
    Hugs
    Silney

  13. Querida Ivi,
    simplesmente adorei a entrevista (não eh soh pra te agradar q estou dizendo isso!). Vc foi atras do seu sonho, lutou bastante e agora estah relizada. Parabéns e muitíssimo sucesso,
    Beijos

  14. Oi, Bi,
    Eh isso aih Kanuck Polanda! Arrasando… Muito legal sua entrevista.
    Ma, Pa e eu estamos muito felizes com seu sucesso apesar da saudade bater forte. Mas sua qualidade de vida e felicidade sao o mais importante!
    Beijao da ma, do pa e eu!

  15. Muito bacana a entrevista da Ivi…cabeca aberta e realmente fundamental quando o assunto e viver no exterior..Ivi e madura e sabe oque quer, com certeza ira alcancar muito mais alem do que ja obteve…Parabens!!e felicidades sempre!!

  16. Ivi, ola…sou brasileita e desde 1997 vivo em Santiago..sou de Sao Paulo, sai de Sampa procurando uma vida melhor..ate pouco tempo atraz pensei que havia encontrado mas aqui as coisas estao ficando como em Sao Paulo, muita violencia, muita pressao para tudo. Com meu marido que es chilenos, estamos comecando os tramites para emigrar ao Canada..pensamos que em 1 ano ou 1 ano e meio mais ja estariamos em condicoes…gostei muito da sua entrevista…quem sabe nos vemos por ahi?

  17. Ivi, desculpe a liberdade do apelido, tá?

    Preciso da sua ajuda! Não é $$ não, ok?! eheheh
    Vou apelar para classe farmacêutica!
    Sou farmacêutico tb! Gostaria de uma infos sobre Farma no Canadá….
    será que podemos tc por msn?!
    Estou pensando muito no que vc fez e bem hj que publicaram sua entrevista eu procurei pelo assunto! Mta sorte!

  18. Olá Ive,

    Sou colega de trabalho da Mayra (não sou farmacêutico) e ela repassou esse link. Aliás a Mayra é minha grande parceira e tenho aprendido muito dessa indústria graças a ela.

    Simplesmente adorei o seu depoimento!

    Sempre vi aqui algumas empresas que teoricamente auxiliam no processo para retirada de visto, porém nunca acreditei muito nos depoimentos, pois sempre desconfiei que fosse como uma matéria comprada ou algo parecido.

    Tenho alguns amigos que moraram no Canadá e elogiam o país tanto quanto você ou mais e sempre recomendaram que se eu quisesse ir para algum lugar fora do Brasil fosse para o Canadá.

    Morei na Inglaterra em Londres por três anos e tudo o que você descrevou acima é verdade e parecido na Inglaterra, saúde, segurança, respeito as pessoas etc etc e etc.

    Tive uma experiência maravilhosa, minha comunicação em Inglês melhorou infinitamente, pois temos a impressão que sabemos alguma coisa quando estudamos aqui no Brasil e na realidade só uma experiência fora é que realmente faz aprender a lingua. Hoje felizmente digo que sou fluente em Inglês, é obvio que sempre vai existir vocabulário que você vai aprendendo ao longo do tempo, assim como português. Tenho um sotaque bom e me sinto feliz quando as pessoas dizem isso, sinal que meu esforça valeu apena e mais que a língua aprendí bastante sobre a cultura inglesa. Conheci pessoas do mundo todo e foi uma experiência sem igual, não há como descrever.

    Adorei os Canadians, tive um chefe canadian e uma colega de trabalho achei ambos pessoas muito serias, simpaticas etc.

    Depois de ter morado fora definitivamente quero mudar desse país. Não pretendo ir para a Inglaterra apesar de admirar muito aquele país. Tenho visto outros lugares e um deles é o Canadá, porem ainda não tive a oportunidade ainda de conhecer.

    Tenho muitas informações e estou recolhendo documentos para dar entrada e solicitar visto de High Skill.

    Sou da área de marketing e acredito que posso encontrar boas oportunidades fora em empresas sérias, que ofereçam boas oportunidades e também oportunidades de crescimento. Acho que se aptar é mais que necessário é questão de sobrevivência e isso não pode ser um problema. Os pré-conceitos devem ser deixado de lado e afinal você está em outro país. O que de fato mais incomoda é a solidão principalmente para as pessoas que não são casadas ou estão com a família.

    Uma outra coisa que gostei é sobre a oportunidade de se atualizar ou estudar. Uma das coisas que pretendo é realmente estudar, fazer um MBA e outras especializações isso é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas e abre portas. Considerei fazer aqui no Brasil, porém acho que não vale a pena tanto pelo aspecto financeiro como pela qualidade além de tudo estudar é uma excelente oportunidade para melhorar na língua.

    Ive, gostaria de saber se você se incomoda em me ajudar a responder algumas perguntas, seja indicando sites ou se você tiver experiência e puder responder diretamente ótimo. Se tudo bem para você vou pedir para a Mayra seu e-mail e mantemos contato. Sei que é chato um monte de pessoas escrevendo para você perguntanto sobre várias coisas sendo que as vezes essas informações estão disponívei na net etc.

    Desejo cada vez mais sucesso e felicidade para você fora do Brasil. Muitas pessoas por falta de informação acham essa mudança impossível ou muito difícil, porém eu endosso e digo que não é.

    Forte abraço

    Take care

    Hélio

  19. Materia brilhante!
    Muita esclarecedora e sincera!
    Vivendo no Canada ha 10 anos, tive experiencias boas e mas, mas o resultado final e compensador eh ver seus filhos tendo oportunidades que eles jamais teriam na nossa terrinha. Morro de saudades de minha familia, de amigos, de comidas brasileiras (coxinha de galinha, huh?), mas tudo vale a pena quando olho pra meus filhos e os vejo felizes, integrados, respeitados e aceitos – o mais importante de tudo!! Concordo com Ivy (que conheci aqui no Canada), sobre o respeito dos Canadense por outras culturas, crencas e opinioes.
    Enfrentei enormes obstaculos no inicio, por questoes pessoais, mas agora, 10 anos depois, me sinto como se tivesse vivido minha vida inteira aqui…. Lar Doce Lar!!
    Meu filhos se adaptaram rapidissimo e ate aprenderam a lingua em EXATOS 30 dias – tendo “aulas” com nossa querida vizinha Kimberlee – Que Deus a abencoe rsrsrs!
    Ao tomar minha decisao em vir pro Canada — mae solteira, com duas criancas abaixo de 12 anos (minha filha tinha 11 e meu filho tinha acabado de fazer 10), sem saber falar uma palavra em ingles, eu estava ciente das dificuldades que encontrariamos e, como se diz ai, meti os peitos e encarei a oportunidade sem pensar muito….. pois se eu parasse e pensasse em familia, amigos, etc. etc…. jamais teria a coragem que tive em largar tudo e me arriscar (com meus filhos) nessa aventura maravilhosa!
    Como Secretaria Executiva Bilingue ai no Brazil e tendo trabalhado em varias empresas multinacionais, eu ja falava ingles fluente ( com nocoes de frances), mas nao contava com o obstaculo mais comum aqui para se arrumar empregos (experiencia canadense).. essa eh dificil viu?! Ainda hoje tenho dificuldade de achar emprego na area Gerencial/Administrativa…. mas como Ivy disse antes acima, se nos dedicarmos, e aceitarmos empregos temporarios aqui e ali, adquirimos a experiencia desejada e nossas oportunidades se ampliam!
    Meu conselho pra quem esta pensando em mudar pra ca eh igual ao da Ivy, pense, pense e re-pense – pois eh uma decisao que mudara sua vida por completo – ainda mais com filhos! As cobrancas nao terminam – afinal os amiguinhos deles (assim como parentes) tambem ficaram pra traz nao?!
    Mas com o tempo eles aprendem a aceitar as limitacoes de se morar no exterior e, assim como meus filhos hoje, eles podem ir visitar o Brazil quantas vezes quiserem!!
    Quanto a mim nao sei se teria coragem de voltar ao Brazil, nem que seja pra visitar…. presenciei e fui vitima da violencia que assola o nosso querido Pais, sofri muito, portanto estou ainda muito traumatizada…. quem sabe um dia nao?!
    Mas procuro manter e passar para meus filhos nossos habitos e cultura brasileira, principalmente nossa lingua!! Infelizmente, muitas das vezes, fala com eles em portugues e eles me respondem em ingles!! Mas eles falam um pouco do Portugues ainda, minha filha bem melhor do que meu filho – e sem nenhum sotaque! Quanto a mim, todos perguntam se sou francesa!! Quando digo nao, sou do Rio de Janeiro/BRAZIL, eles ficam super-admirados!!
    Mas eu e meus filhos estamos todos muito felizes aqui no Canada e bem integrados nessa sociedade tao multicultural e colorida quanto a nossa ai no Brazil!
    No inicio da medo – medo do desconhecido, medo do futuro – mas enfim, eh isso o que a vida significa nao?!
    Um Misterio, Uma aventura que tem que ser vivida!
    So tenho palavras de encorajamento a todos voces que pensam em sair do Brazil um dia! Lembrem-se, nunca eh tarde pra realizar um sonho! Eu acalentei o meu, de morar no exterior, por 40 anos!!
    Hoje estou casada com um Canadense, rodeada por amigos Canadenses e uma familia Canadense que eu nao trocaria por nada nesse mundo!!
    Por isso eu meu lema predileto: Nao desistam, jamais! UM ABRACO E BOA SORTE A TODOS VOCES!!
    LUIZA MULLEN
    PS: Caso queiram me contactar, teria o maior prazer em partilhar minha experiencia canadense….

    • Prezada Luiza,

      Li seu comentário sobre a entrevista da Ivi, assim como a respeito de sua própria experiência. Muito bacana seu relato e sua história de vida. Parabéns! Gostaria de te perguntar a respeito do sistema de educação canadense, mais especificamente sobre os níveis escolares, pois pretendemos imigrar para o Canadá e temos um filho que está cursando o 2º ano do Ensino Médio. Assim, temos muitas dúvidas a cerca de seu futuro acadêmico no Canadá. Ou seja, ano que vem ele fará dezessete anos e estaria cursando o 3º ano do EM no Brasil, como seria no Canadá, ressaltando que ele gostaria de cursar medicina?
      Você se incomodaria de me responder, enviando uma mensagem para o e-mail (alcirasa@ig.com.br), como foi sua experiência e com seus filhos? Desde já, obrigada. Saudações, Alcira.

    • Olá Luiza.
      Me senti tão feliz com o seu depoimento, é como se o meu sonho estivesse recebendo uma injeção de ânimo.
      Tenho um sonho de me mudar do Brasil. Canadá é uma país que me chama muito atenção. Seria possível trocarmos e-mails?
      Um enorme abraço.

    • show de bola,Luíza.
      Eu quero tirar mais dúvidas a respeito do canadá.
      O meu e-mail é:jarson43@hotmail.com.
      Eu trabalho no Corpo de Bombeiros de natal-rn faz 20 anos. Um grande abraço e que Deus te abençõe.

  20. Nossa… que lição de vida acima de qualquer coisa, uma experiencia única para qualquer brasileiro.
    Fico impressionada com a segurança que ela tem, mesmo indo sozinha para um outro País não conhecendo ninguém. Está de parabens!!!

    Eu sempre tive vontade de morar no Canadá, sou formada em farmácia aqui em Minas Gerais; trabalhei no hospital do Pronto Socorro e amo o que faço, lidar com pessoas é sempre muito bom.
    Se não for pedir muito Ive, tem como voce me passar algum email seu para eu sempre que tiver duvidas mandar perguntando a voce???
    Estarei esperando!!!

    Boa sorte ai sempre tá… voce merece muito pelo todo esforço que passou.

    Beijo!!

    Thalita

  21. Hello Prima!
    Li sua entrevista e achei d+!
    Deu vontade de passar por ai e mandar um olá bem brasileiro com aquele churrasco num domingão!!!
    Boa sorte e Sucesso prima!
    Beijão!

    Yours,
    Kauam

    Ps: Porfavor, tire muitas fotos quando o inverno chegar!

  22. OI sempre fico muito contente com possoas que lutam e consegem vencer parabens e felicidades espero um retorno seu beijos de todos os brasileiros. douglas-araraquara-sp-BRASIL

    • Nossa Douglas, soh agora vi esta sua mensagem, nao checo minha entrevista aqui ha muito tempo, sorry! Vc queria me preguntar alguma coisa? Keep in touch!

  23. […] – Ivi [entrevista] [blog pessoal]: O Canada com certeza eh afetado A LOT pelos problemas que nosso vizinho do sul […]

  24. ola lve tudo bommm eu sou brasileiro e moro em Lisboa POrtugal eu moro aqui tem 3 anos ja eu tenho hoje 23 anos e tenho uma tia que mora ai no canada em ontario e eu fiz amizzade com um canadense tbm de ontario e ele me chama para ir viver aiii ele e muito meu amigo hoje. o que vc axa___ eu li a tua historia e gostei muito me da umas dicas pois eu nao sei oque fazer beijossssssssssssss

  25. Olá Ivi!

    Primeiramente, adorei sua entrevista.
    Sou farmacêutica industrial, trabalho numa Industria Farmacêutica no Paraná e gostaria de saber mais detalhes de como tirar a licensa para exercer a profissão ai? Você poderia me passar seu email para conversarmos.
    Muito obrigada!

  26. Ei, Ive!! Tudo bem??
    Meu nome é Adriana, tenho 24 anos e sou farmacêutica recém formada. Li a sua entrevista e gostei muito e gostaria de saber mais a respeito de como trabalhar como farmacêutico aí no Canadá. Esse início de carreira é muito difícil… será q vc poderia me ajudar me passando algumas informações??
    Obrigada…

    Aguardo resposta!!!

    • Qual o seu e-mail Adriana?

      • Ei, Ivi!!! Que bom ver sua resposta…
        Meu e-mail é adriana-meira@hotmail.com
        Obrigada !!

      • Oi Ive (Evie), td bem?
        Muito legal saber que uma colega de profissão brasileira se deu bem lá no exterior…..Meus professores falam mt bem do Canadá. Já trabalhei em Radiofarmácia na USP (IPEN – USP) – Vc deve conhecer….Nos importávamos Molibdênio aí do canadá para fazer Radiofármacos………..
        Sou Farmacêutico recém-formado aqui em São Paulo (tenho 23 anos), atualmente procuro um bom emprego e principalmente RESPEITO profissional e pessoal…O que infelizmente não ocorre aqui…e qualidade de vida…..longe principalmente da desigualdade social e violência do nosso país……..
        enfim, estava olhando algumas coisas na Australia, mas achei mt caro, e o canadá para ser um opção até melhor na nossa profissão…………….
        Se você pode entrar em contato comigo, ficaria mt grato..para obter mais informações..principalmente do processo de EQUIVALÊNCIA na profissão, como o governo encara isso, etc………Meu email é: lucasarodrigues@hotmail.com
        Ficaria muito grato se me esclarecesse algumas duvidas… Grande Abraço

  27. Bem ,estou me formando em farmaceutica e sou biologa,e estou pretendendo ir p o Canada,mais tenho 35 anos e dificil p que tem uma certa idade, se que me acostumo c as diferença rapidas e curto isso e novas esperiencias de vida…

  28. Oi Ive, me identifiquei com sua história. Sou farmacêutico tbem, 40 anos, casado com uma farmaceutica, 2 filhos e estamos loucos para trabalhar no Canadá. Como posso fazer para conseguir um emprego na nossa área tbem.? temos muita experiência em lab de analises clinicas e tbem em controle de qualidade de insumos farmaceuticos. Hoje temos uma farmacia de manipulação, não sei se ai eles tem isso, mas queremos muito ir embora e Canada seria nossa 1ª opção.
    Na industria onde vc trabalha, eles nao estão precisando contratar mais pessoas? Teria como vc me passar alguns canais para conseguir pelo menos um contato, uma possível entrevista?? Aguardo seu contato pelo meu e-mail, se possível.
    Obrigado e tudo de bom ai no Canada, sucesso!!!

  29. Olá, meu nome é Priscilla, sou estudante de farmácia e concluo em 2011!!! Gostaria de saber mais indormações sobre Farmaceuticos Hospitalares aí no Canadá!!!
    Queria informações em meu e-mail.

    Certa de sua ajuda

  30. Olá Ivi, tudo bem?
    Meu nome é Paula, tenho 22 anos e sou farmacêutica generalista formada há 1 ano e meio . Estava procurando por informações acerca deste assunto quando me deparei com o seu depoimento e achei bastante interessante.Gostaria que você me enviasse mais informações,se possível, sobre todo o processo envolvido para se conseguir ir para o Canadá trabalhar, além dos pré-requisitos exigidos pelos país para os farmacêuticos que se formaram em outro país.Fico aguardando seu contato.Desde já agradeço Paula

  31. Ive, tbm gostaria de receber informações sobre Farmacia no Canadá, gostaria de saber algo sobre reconhecimento do meu curso (estudo na UFOP) e sobre assistencia farmacêutica e analises clinicas.

    bjos e até mais.

  32. Olá Ive!
    Parabéns pela sua conquista!
    Também sou farmacêutica e pretendo aplicar para o visto de imigrante permanente ainda este ano. Será que poderíamos manter contato por e-mail? Gostaria de saber mais informações a respeito dos trâmites e do trabalho para farmacêuticos aí no Canadá!
    Fico no aguardo de sua resposta.

    beijos, Fernanda

  33. Olá,Gostaria de saber se vc conhece área de atuação em prótese odontológica eu e meu marido trabalhamos juntos, gostaria de saber se vc conhece laborátorio de prótese no Canadá e se essa profissão e reconhecida no país.

  34. Ola… gostei muito de sua entrevista

    Poxa… pra variar estarei me formando em farmácia no ano que vem e meu sonho é para o canadá, mas acho meio dificil ir sem algo certo para trabalhar.

    Tudo de bom pra vc e que encontre sua laranja lima.

    Bjus

  35. Olá Ive! Nossa! Será que tem um tempinho pra mim, pois vejo acima que são mtas perguntas não é mesmo? Vai ter que arrumar uma secretária pra responder tudo isso rsrs. Bom, adorei sua entrevista! Sou farmacêutico formado na Universidade Federal de Ouro Preto. Formei em 2007 mas nao estou me adaptando mto bem! Estou desempregado! Estava pensando em trabalhar no Canadá; tenho primos que moram em Toronto, Ontário. Voltei a estudar inglês com um americano e daqui há um ano ou dois que eu estiver bem afiado no idioma, pretendo mesmo morar aí. Tenho uma prima que trabalha em farmácia, parece que trabalha vendendo. Ela disse que farmacêutico aí é mto valorizado, ganha-se bem!!!
    Sera´que poderíamos manter contato por msn? Meu msn é: adrisio@yahoo.com.br (se eu nao for incomodar claro)
    Abraço

  36. OI Ivi, Parabens pela história de sucesso em primeiro lugar, sou farmacêutico bioquimico e tenho mta vontade de ir para o canada… teria como vc me passar seu e-mail?

    obrigado

  37. Ivi!!!
    Também sou farmacêutica -Bioquímica e fiquei feliz em saber do seu sucesso ai no canada. Voc~e é um exemplo de determinação.Parabéns.
    Estou querendo também tentar a sorte aí, espero q tudo dê certo
    Um forte abraço
    Naya

  38. Nunca vi nada mais completo e positivo. Parabens!!!!

  39. Olá,
    Sou farmacêutica de 32 anos e formada ha 1 ano e meio com MUITA vontade de imigrar para o Québec ou outra cidade que me dê boas oportunidades.
    Para tanto, preciso fazer muitas pesquisas….e mais pesquisas! Numa delas, encontrei sua entrevista e achei MUITO boa, parece que voocê está conversando aqui perto de mim hehe.

    Bom, no momento estou só na fase de pesquisas ( e diga-se de passagem, muito cansativa,pois tem que filtrar muitas informações ). Mas, estou animada e não quero deixar nada me fazer desistir. Apenas estou preocupada com a validação de meu diploma aí no Canadá. Gostaria de ter um amigo farmacêutico por aí para me ajudar com as orientações.Parece-me que no Québec não precisa, ms já em outras províncias precisa e dá muito trabalho (coisa que espero no processo todo rs). Talvez fosse melhor ficar um período aí e analisar qual melhor escolha.
    Estou trabalhando atualmnete numa farmácia de uma grande rede daqui, mas meu foco é indústria farmacêutica ou farmácia hspitalar mesmo. Análises clínicas ainda não.
    Muito obrigada pela sua entrevista, é muito enriquecedora.
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!

    ps.: Se você puder, me adiciona no skype, cintiaba1803, para você (se tiver tempo, claro!) conversar comigo e tirar algumas dúvidas, se não for incômodo.
    Abraços

  40. Ola Ivi!
    Tbm sou farmaceutico, me formei na faculdade Oswaldo Cruz em Sao Paulo no final do ano passado (2010).
    Estou a ideia de ir para o Canada aprimorar meu ingles e procurar boas oportunidades na area da Pesquisa clinica, ou a chamada clinical research rs. Minha experiência foi de 6 meses num hospital na cidade de Santo André. Depois disso fiquei 1 ano e meio numa Home Care de Sao Paulo, prestavamos assistencia hospitalar domiciliar. Porém, só o nome é bonito…as expectativas na empresa nâo me satisfizeram em nada, por isso, pedi as contas rsrs.
    Comecei um curso em um grande centro de pesquisa de Sao Paulo, o CEPIC, o que abriu minha cabeça pra área da pesquisa clínica! Bom, adorei seu depoimento, era tudo o que eu estava procurando sobre algum farmaceutico que mora no Canada rsrs. Gostaria de mais informaçoes de como conseguiu a transferencia do CRF brasileiro para o canadense.
    Nao tenho experiencia em multinacionais, mas meu intuito será o de ingressar na area da pesquisa clinica em alguma multinacional instalada no Canada.
    A principio, estou para fechar um contrato com a STB e ficar 6 meses no canada. Por 3 meses ficarei em casa de familia e estudando ingles das 9 as 16 hrs, os outros 3 meses restantes ficarei trabalhando em sub-emprego em tempo integral. Meu ingles considero avançado, fiz 6 anos de ingles numa das melhores escolas do pais, porem, tenho a sensacao de que nao sei nada….e essa sensacao com certeza vai piorar um pouco quando eu chegar no Canada…huahuahua…enfim…caso a oportunidade me aparecer, posso ate voltar para o Brasil, mas será para pegar minhas coisas e voltar para o Canada…rsrs
    Ficarei em Toronto, acredito que o clima de cidade grande e as coisas para se fazer me ajudem no começo da aventura!rs
    espero poder manter contato contigo e ser, quem sabe no futuro, um cidadao canadense!!

    meu email é jessefarmafoc@yahoo.com.br
    tbm estou no facebook e skype

  41. olá, sou estudante de pharmacy e quero ir passar um tempo no canada antes de me formar!
    adoro Analises clinicas faço estágio em um laboratório de biologia molecular, como fica a situação das analises para o farmaceutico brasileiro, peno menos com o diploma é possivel trabalhar como tecnico de lab?

  42. Olá Ivi !tudo bem?sou acadêmica de farmácia,sou apaixonada pelo meu curso.Estou querendo muito fazer um intercambio para aprimorar o meu inglês e também estudar mais sobre o meu curso !Quero muito morar fora do Brasil,sempre sonhei.Gostaria se possível,saber mais informações sobre a profissão ai no Canadá,se tem alguma melhor “cidade específica”?.Meu email é mariatherezaab@hotmail.com !Obrigada

  43. Olá, tudo bem? Vou me formar no fim de 2012 em farmacia bioquimica, gostaria de saber quais são os primeiros passos para eu morar no canada, saberia me dizer se atualmente vou precisar fazer alguma provinha para ter meu CRF valido no Canada? agradeço muito pelas informações, gostaria muito de sua ajuda para me informar sobre o Canada, tenho um amigo que mora em Toronto e ele me chamou para ir morar com ele, ele é formado em Administração e disse que esta ganhando muito bem, não sei falar muito em ingles, mas consigo entender bem, entendo um pouco de japones tambem, vou deixar meu email aqui, espero um retorno seu Ivelise, muito obrigado pelas informações, boa sorte, abraços. rodrigotfsp@hotmail.com

  44. Ivi vc é muito legal, gostei de vc! E penso em ir ao Canadá mas penso que já estou muito velha (32 anos), e tenho dois filhos a julia (12 anos) e o davi (03 anos)… Sei lá.
    mas eu gostaria que vc me ajudasse se pudesse, estou cursando farmácia e bioquimica em SP, e preciso fazer um trabalho pra próxima semana sobre as legislações nas farmácias ai no Canadá e gostaria que vc me ajudasse, seria possível????

    Um beijo e aguardo contato!

    Daniela R.de O. Gonzaga
    dane.oliver@hotmail.com

  45. Ivi adorie a reportagem sou farmaceutica-bioqiuimica só que me dediquei a laboratório de analises clínicas e drogarias e já tnho 46 anos será que ainda dá para conseguir um visto de residencia ai? Quais são as perspectivas para a minha area de atuação tenho dois filhos de 17 e 12 anos isso ajuda ou complica meu e-mail é ilzaccardoso@hotmail.com. Desde já agradeço. Aguardo contato.Bjssssss

  46. Bom dia pessoal, sou farmacêutico generalista, formado desde 2008, moro em Maceió, Alagoas e desde que comecei a faculdade meu grande sonho é ir embora.para o , Canadá, penso em Vancouver ou Otawa, minhas férias serão em agosto, alguém me propõe alguma idéia ? Sei que preciso melhorar meu inglês !

  47. Olá, tudo bem?sou farmacêutica e pretendo ir para Canadá ficar alguns meses para estudar inglês, queria saber se consigo fazer uma pós ou algum curso para voltar com um currículo mais completo, preciso de ajuda para começar a procurar, desde já agradeço..cristinahakime@hotmail.com

  48. Olá Ivelise,

    Tudo bem? Tb sou farmaceutica industrial e queria ir para o Canada trabalhar lá. Soube que o governo está ajudando, mas não sei detalhes. Por favor, poderia me enviar seu email para conversarmos! indira.alves@hotmail.com
    abraços,

  49. Querida amei sua história
    Poderia me mandar email ? Estou querendo imigrar. Aguardo sua resposta beijos

  50. Bom dia, eu me formo em farmácia generalista final do ano que vem e quero muito imigrar para o Canadá sou apaixonado por indústria, estou no ramo já.
    A pergunta é a seguinte: seria melhor eu fazer uma pós antes de ir ou me qualifico por ai mesmo?? penso em fazer pós em gestão industrial.
    – Quanto custa o inicio da imigração? Quanto tenho que deixar reservado?
    Preciso fazer todo aquele processo do PEBC ou consigo emprego sem ele?

    Alguém pode responder por favor??
    Muito Obrigado!

  51. Olá Ivi,

    Tudo bem?
    Adorei seu depoimento! Sou da mesma área que você e estou com planos de em breve ir para o Canadá.
    Poderíamos trocar e-mails? Estou precisando de conversar com alguem como vc.
    Meu e-mail larissacotrimfgama@yahoo.com.br

  52. Olá Ivi, adorei a matéria e gostaria da sua ajuda nas questões do profissional farmacêutico no país. Meu email é camilaaraujop@gmail.com

Deixe uma Resposta

