Buscando a simplicidade no pólo-norte

Tiago conta para o Entrevistando Expatriado como é sua experiencia vivendo na Filândia.
O conteúdo dessa entrevista foi transferida para: http://www.mikix.com/buscando-simplicidade-no-polo-norte/

Advertisements

14 Respostas

  1. […] de ser entrevistado pelo site Entrevistando Expatriados. A entrevista saiu publicada neste domingo. Leia aqui. This entry was posted on Monday, April 14th, 2008 at 4:50 am and is filed under Events/Eventos. […]

  2. Muito boa a entrevista, bem detalhada. Eu estou no Norte de Ontario e vi algumas similaridades no seu texto, nao so’ climaticas… As pessoas aqui sao mais reservadas (nao tanto quanto a sua descricao dos filandeses), ha’ tambem uma diferenca bem menor entre as classes sociais e uma cultura de consumo de bebida e de drogas bem grande – mas eu moro em uma cidade pequena, o que influencia (e muito) esse ultimo quesito.

    Obrigada por dividir as suas experiencias!

  3. Gostei muito da sua entrevista, e acho que me daria muito bem com esse estilo de vida. Privacidade!!! Que maravilha! Ler, ouvir música,filmes, o aconchego da nossa casa… muito bom! O inverno violento é que seria um problema, mas acredito q. conseguiria me adaptar.
    O modo “alegre, descontraído” do brasileiro muitas vezes se confunde com FALTA DE EDUCAÇÃO, e acho q. cada vez mais é isso q. está se espalhando pelo pessoal…Saúde e educação, nossa senhora, um horror! O que adianta tanto sol e “cordialidade”, se nada funciona bem?
    Que bom q. vc. e sua família estão se adaptando bem e podendo vivenciar um dia a dia civilizado!
    Boa sorte!

  4. Gostaria de saber se existe a possibilidade de arruamr um emprego qualquer que ofereça moradia,tenho uma filha de 14 anos e gostaria muitissimo de viver, trabalhar e estudar aí,tenho 41 anos de idade e o segundo grau, fui professora primária no Brasil.

  5. Oi, seu Tiago! Como vai? Digo-lhe que AMO a Finlândia e sonho muito, há tempo, em morar eternamente aí… quero ir para trabalhar e viver, falar essa língua fantástica que, embora dificílima, é LINDA, mas tenho só 16 anos. Isto me chamou a atenção: “- Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país?
    * Positivos: segurança, estabilidade, educação pública excepcional, honestidade média das pessoas muito alta, profssionalismo nas relações profissionais, respeito aos outros, silêncio e facilidade de manter uma vida simples e sadia.
    * Negativos: frio – muito frio, dias praticamente sem sol no inverno, privacidade extrema das pessoas que atrapalha nos contatos sociais, gelo nas ruas que atrapalha a locomoção, cultura muito voltada ao consumo de bebida alcóolica.” – quanto à temperatura característica, creio que se o país não estivesse em tal local, não haveria muitos dos aspectos “positivos” que o senhor escreveu. Não estou a contestá-lo, mas acontece que amo muito esse país e essa cultura; eu já sabia que eram mais ou menos assim: dentro de casa, “frios”, conservadores, etc. No entanto, não gostei do fato qu’eles usm também o Inglês, idioma que me irrita, embora eu saiba traduzi-lo mentalmente durante determinada leitura, mas prefiro outras línguas… Se o senhor puder ajudar-me nalguma cousa, por favor, responda-me ao correio eletrônico <>. Até sua resposta!

    PS: o nome de meu correio eletrônico´vem do Islandês “liljuhvít”, que significa lírio (em Português), todavia encontrei sua tradução como “lírio branco”.

    Obrigado por postar e residir na Finlândia com tanta educação, já que, muitas vezes, os brasileiros fazem barbaridades noutros lugares… como vi no You Tube, um vídeo de dois, ou um pouco mais, brasileiros na França que saíram numa rua a gritar palavrões, mas fazermos o quê? Que bom que tendes (o senhor e sua família, uma sorte para sua mulher aprender uma das línguas oficiais finlandesas e de seu filho crescer neste lídimo lugar) tão bom gosto e educação para morardes neste magnífico país!!

  6. […] – Tiago [entrevista] [blog pessoal]: O efeito da crise está chegando na Finlândia devagar mas principalmente no […]

  7. Meu nome é josy e estou pensando em ir conhecer a Finlandia mas não falo a lingua local, Gostaria de manter contato com vocês porque é bom chegar num pais e ver alguem de nosso pais, por favor me ajudem, a casa onde eu vou eles não falam a minha lingua só falam a lingua local e um pouco do ingles então precisaria da ajuda de voces eu sou missionaria evangelica. meu msn é josylimanatal@hotmail.com

  8. Caro Tiago,
    Li a sua entrevista e alguns dos seus artigos no blog. Morei oito meses em Estocolmo na Suécia onde fiz parte de meu doutorado no KTH. Adorei o país e vivenciei muitas coisas que você descreveu. Também compartilho da tristeza que se tornou nosso país, e, sinceramente, gostaria de morar em outro lugar, tal como na escandinávia. Você teria alguns endereços de site de empregos para me indicar? Na Suécia é muito comum eles anunciarem os empregos na Internet.
    Boa sorte na sua vida aí.
    Grato,
    Nilton

  9. li sua entrevista e AMEI.tenho 20 anos moro em manaus,o calor aqui chega a ser insuportável tenho um sonho de conhecer este pais lindo que e a Finlândia,muitas vezes pelo clima e a cultura diferente que me atrai bastante e o sonho de morar,estudar,enfim viver neste pais magnífico!!!
    boa sorte para você e sua familia!!!

  10. Oi Tiago
    muito joia as informacoes q vc passou nessa entrevista, eu e meu marido moramos nos USA e estamos considerando mudanca para Finlandia . Vc continua morando ai ? E trabalho e estudo e facil para conseguir e se tem algum site disponivel de emprego?

    Muita sorte para vc e sua familia

    Patricia

  11. Discordo, o estoniano é parecido com finlandês, digamos que quem nasce na estônia não enfrenta muitas dificuldades pra entender um finlandês.

  12. olá amigo vi a sua historia e me encantei será que existe alguma forma de ir para um lugar tão maravilhoso como este.caso exista não se esqueça de mim. sou do tipo que consigo consertar de tudo.(mecanica/eletrica),se alguem ler este e souber de alguma oportunidade nas proximidade do polo estou dentro, pois poderia ser util num lugar como este. marcos são paulo marcossalmin@gmail.com

  13. gostaria de manter contatos sempre com voces bjus

  14. ola tiago saude e paz, a vc e todos os seus.aqui eu sou serralheiro tenho 55 anos sou bem disposto gracas a deus.vc acha que eu consigo trabalho ai.ja morei em portugal e ja fui passear 4 vezes em londres.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: