Vivendo em Milão

Luisa conta para o Entrevistando Expatriado como é sua experiencia vivendo na Itália.
O conteúdo dessa entrevista foi transferida para: http://www.mikix.com/vivendo-em-milao/

19 Respostas

  1. Morar no exterior de nossa terra é uma experiença que ninguem deveria deixar de ter, eu sou argentino, morei nos EUA e na Espanha. Escolhi Juiz de Fora para fixar minha recidencia. Acho que é tão importante para crecer como pessoas o fato de conhecer outras culturas, linguas e pessoas que até mudei o foco de minha carreira para ajudar a outros a viver esta experiença.
    Abraços, Ramiro

  2. Ótima entrevista!
    Concordo com Ramiro, achoq ue todos pelo menos 1 vez na vida deveriam ter a oportunidade de experimentar morar fora dos eu país…É um crescimento e tanto.
    Bjokas

  3. Oi,
    moro em roma a 04 meses e gostei muito da tua entrevista. E uma coisa que me impressiona, eh que em todos os depoimentos de brasileiros fora do pais um dos motivos che eh sempre comentado: a falta de seguranca do Brasil. Eu tinha carro, emprego bom, vida de classe media alta no Brasil. E quase morri num sequestro relampago. Na Italia, morando numa cidade grande, ando pra cima e pra baixo sem medo, a hora que for, de onibus, metro ou a peh. Eh claro que crimes acontecem mas nao chegam nem perto da situacao brasileira, que eh paranoica. O grande segredo eh ir se integrando, aos pouquinhos ao lugar em que tu vive. Falar a lingua, evitar o contato SOMENTE com brasileiros. Eh otimo ter amigos que falam a nossa lingua, que nos compreendem, que tem a mesma oridem. Mas noa pode se fechar em ghetos de brasileiros residindo no exterior. A italia, como bem disse a Luisa, eh um bom pais, porem com seus problemas economicos. De qualquer forma, brasileiros sao bem vistos por aqui, apesar da cultura geral do italiano em relacao ao brasileiro se resumir a samba-carnaval-futebol. De qualquer forma, na atual italia berlusconiana, nao ser do leste europeu, africano ou asiatico jah eh vantagem. O que eh triste, bem triste, se pensarmos que a Italia eh um pais que exportou milhares de migrantes no inicio do seculo por que nao tinha condicoes de sustenta-los aqui. E agora, acha que todos os problemas atuais do pais sao causados pelos estrangeiros.

    Abracos,
    Rogerio.

    • nestes 4 meses de mudança, vc acha que fez o certo?
      algum momento de arrependimento?

    • Olá Rogério. Gostei dos teus argumentos e muitas são as mesmas motivações que nós brasileiros resistimos a retornar ao Brasil. Vivo em Milão e ouvi já muitas coisas e preconceitos.
      Mas uma coisa que você falou é verdade!!!
      Foi os doius últimos discursos onde vc diz que é triste quando pensam que os problemas econômicos são causados pelos estrangeiros hj que vivem na italia.
      Grande abraço
      Anderson

  4. Gostei muito da entrevbista da colega. Desejo muita sorte e sucesso na vida que escolheu longe do Brasil. Eu também sou advogada, também fiz Mestrado em Direito na Universidade de Coimbra, casei com um frances que mora em Portugal há 15 anos e tanto quanto nós esta LOUCO DE VONTADE DE REGRESSAR AS TERRAS DE VERA CRUZ. Eu particularmente não troco o amor, a certeza da Pátria por esse PREconceito e RACISMO. Sorte.

  5. Oi
    Retornei a pouco de Firenze mas pretendo zer um mestrado em Milano, vc pode me infromar universidades, miha área é turismo.Grata
    Jaci

  6. […] – Luisa [entrevista] [blog pessoal]: Particularmente eu ainda não fui diretamente afetada pela crise, mas quando olho […]

  7. Luisa,

    Parabéns e boa sorte.
    Eu moro na Alemanha e no feriado da páscoa pretendo conhecer a Itália ( Verona, Milão e Veneza) , estou pensando em ficar no hotel em Verona. O que você acha, teria algum para me indicar, lembrando que tenho dois filhos pequenos (12 anos e 4 anos).

    Obrigada

  8. Olá Luisa moro no Brasil e sou casada com um francês, vc sabe se posso viver na Itália? Vc sabe de que documentos necessito? Se puder me informar lhe agradeço.
    Abraços

  9. Olá!
    Eu moro no Brazil e em novembro vou para França,mais pretendo ir viver em Portugal, vocês sabem se posso fazer isso? Eu sou casada com um francês.
    E como é Portugal, agora em especial nessa época de crise mundial, também aqui as coisas não vão bem para nós brasileiros.
    Qual a área de trabalho seria melhor para mim? Me formei em contabilidade, sei cozinhar, pois já tive meu restaurante.
    Meu email:
    WANDERLEIALINA@HOTMAIL.COM

  10. […] e o Christian já fizeram com figurinhas carimbadas da comunidade: a Maria Lina em Paris, a Luisa em Milão, o Zé-Jet e a Débora em Burlington, a Marcie em Nova York e a Lucia Malla no […]

  11. Oi Luisa,muito legal teu comentario.
    Estou me formando em administração na puc, tenho 21 anos e quero fazer um pós de economia e finança na italia, saberia apoiar minha ideia? mandei email pra algumas faculdades e estão começando a responder mas todos muitos serios e me indicando sites para ler. Obrigado

  12. Adorei a entrevista. Essa visão que todo o resto do mundo tem do Brasil, carnaval – praia – futebol, fomos nós que criamos, assim como temos visões das outras pessoas do resto do mundo, como quando pensamos nos ingleses e falamos que eles são frios e mal educados. Cada povo transmite ao resto do mundo o que é. E se vamos a Portugal ou Espanha e as pessoas têm preconceitos com nós mulheres, não é culpa dele, mas sim do nosso povo, que se prostitui fora do país. Infelizmente os bons pagam pelos maus. Se fosse ao contrário, pensariamos do mesmo jeito. Acho que temos que acabar com a mentalidade de que somos vítimas e sofremos preconceito do resto do mundo. Todos os povos sofrem, baseado nas atitudes de alguns. Paciência, infelizmente, até conhecermos de verdade a outra pessoa, julgamos e somos preconceituosos. São Paulo não faz isso com o Nordeste?? O Sul não faz isso com o resto do país? Infelizmente é assim que as coisas funcionam… cabe a nós mudar isso.

  13. Já estive em Milão e gostei muito, sou graduando em História e, gostaria muito de retornar para poder estudar pós-graduação em alguma universidade de Milão. Porém, não possuo descendençia Européia,mesmo assim seria possível conseguir fixar residençia na cidade? Quando estive ai, morei num bairro chamado Quinto D’istampi, tenho fotos que comprovam a minha ida á Milão, gostaria de uma orientação nesse sentido, desde já, aguardo sua gentil resposta

  14. Ola sou andre costa estou no japao em Tokyo ja morei variuos anos na italia em varios lugares e tambem na englaterra .londres preocuro por novos amigos
    meu msn @neyous@live.jp abracos

  15. Olá Luisa, boa noite.
    Procurando me informar sobre a Itália, caí nas tuas páginas e neveguei bastante buscando informações.
    Pretendo fazer uma viagem, inclusive procurar pelos parentes da minha mulher que são italianos e gostaria de trocar umas idéias contigo.
    Caso você atue como agente de viagens, vamos conversar sobre sua assessoria que acho bem pertinente.
    Abs.
    José Eduardo

  16. Adorei saber um pouco mais de Milão ,onde breve irei morar e me casar com um italiano que conheci pela internet.

Deixe uma Resposta

