Encontrando paz no Velho Oeste

Ellie em Utah, Estados UnidosÉ difícil acreditar uma brasileira em Utah, um dos estados mais conservadores dos Estados Unidos.
E nesse local foi que Ellie terminou seus estudos como Engenheira, encontrou sua cara metade e curte a vida de interior e suas grandes paisagens. E é também em Utah que ela e sua família pretendem ficar e criar raízes…

– Nome:
Ellie

– Onde nasceu e cresceu?
Fui nascida e criada na cidade de Sao Paulo.

– Em que país e cidade você mora?
Atualmente moro em Salt Lake City, Utah, que fica no meio oeste dos Estados Unidos.
Ellie em Utah, Estados Unidos

– Você mora sozinho ou com sua família?
Moro com meu marido.

– Há quanto tempo você reside nesse local?
Faz nove anos que me mudei pra Salt Lake City.

– Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiência?
Nao.

– Qual sua idade?
Tenho 30 anos de idade.

– Quando surgiu a idéia de residir no exterior?
A ideia surgiu em 1999 quando uma grande amiga minha me convidou pra estudar no exterior. Acabei aceitando porque achei que iria enriquecer bastante o meu curriculo ter um diploma de outro país, principalmente os Estados Unidos. Tambem seria uma oportunidade incrivel pra aperfeicoar o meu ingles e conhecer outra cultura.

– Foi difícil conseguir o visto de residência ou o visto de trabalho?
O visto de estudante foi o mais facil. O dificil foi preparar toda a papelada e enfrentar a burocracia exigida pela faculdade pra ser aceita como estudante. Tive que correr atras de historico escolar, traducao juramentada, fazer o Toefl em questao de semanas daqui mesmo dos EUA. Depois de ser aceita pela faculdade, eles te dao um documento chamado I-20 e com esse papel voce vai na embaixada do EUA no Brasil ou no escritorio de imigracao e consegue o F-1 visto de estudante sem problemas. Dizem que eh melhor vir do Brasil com esse visto e que mudar o visto aqui de turista pra estudante pode criar problemas, mas nao sei se eh verdade.

– Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?
Sim. Quando estava na faculdade e era estudante full-time, a universidade oferecia seguro bem baratinho que era pago por semestre. Alias, seguro-saude pra estudante internacional eh obrigatorio e voce precisa provar que tem outro pra nao precisar pagar o da universidade. Hoje em dia, recebo seguro atraves do meu emprego.
Ellie em Utah, Estados Unidos

– Você trabalha? Como a renda familiar é obtida?
Quando cheguei aqui como estudante, nao era permitido que eu trabalhasse fora do campus da faculdade e mesmo assim so podia trabalhar 20 horas semanais. Entao trabalhei duro na cafeteria, na area janitorial, e na biblioteca da universidade por um pouquinho mais do que o salario minimo. Tinha que economizar muito pra pagar tuition, comprar livros, aluguel, comer e viver. Foi dificil, mas foi muito bom tambem. Aprendi muito sobre financas e como sobreviver com muito pouco.
Ainda como estudante, conheci meu marido. Casamos no ano 2000, e desde entao recebi o work permit, green card, e cidadania em 2006. Hoje em dia, ambos trabalhamos. Eu na area de engenharia e ele na area de IT.

– Se a resposta anterior foi sim, você mudou de área depois da saída do Brasil ou continua no mesmo setor?
No Brasil, eu estudava arquitetura e urbanismo e trabalhava como professora de ingles em uma rede de escolas em Sao Paulo. Hoje em dia trabalho com engenharia. Entao, a area mudou um pouco, mas nao muito.

– Você fala a língua local? Você acredita que é importante aprender a língua local?
Sim, acho muito importante falar a lingua local. Eh importante pra se comunicar no ambiente de trabalho, aprender a cultura, e fazer amizades locais. Nao saber a lingua local impede que voce siga em frente, abra novas portas, e tenha mais chances. Isso sem falar que voce vai se sentir isolado, nao vai aprender muito, e vai se sentir desanimado e desistir dos seus objetivos.

– O que você pensa sobre seu novo país e o local onde mora (e/ou onde morou)? Eles respeitam os Brasileiros e outros expatriados vivendo nesse país?
Ellie em Utah, Estados UnidosUtah eh um lugar a parte, nada parecido com nenhuma outra cidade dos EUA. Aqui 90% da populacao eh branca e 70% sao LDS (mormons), entao diversidade nao existe muito por aqui. Isso afeta um pouco quem eh diferente e existe um pouco de preconceito.

Se voce nao eh membro da igreja LDS aconselho nunca a vir morar aqui em Utah, porque voce nao vai se acostumar com a cultura local ou gostar de morar aqui. Aqui nao vende bebidas alcoolicas ou revistas semi-porno nos supermercados ou lugar nenhum frequentado Tambem existem varias liquor laws (leis que regulamentam a venda de bebidas alcoolicas) por familias. que ninguem entende, e papo de igreja eh frequente na televisao, radio, jornal e etc. Isso sem falar na arquitetura da cidade onde existem varios templos e capelas em cada esquina.
Apesar de tudo isso, eu amo morar em Utah. Acho a cultura daqui muito legal e as pessoas muito genuinas e caridosas. Alem do mais, eu adoro viver no “interior” porque eu amo o great outdoors, ir passear de bicicleta, fazer trilhas nas montanhas, respirar ar puro, ver vacas da janela da minha casa, andar ate a fazendinha aqui perto e comprar aboboras, milho, zucchini. Enfim, eh o lifestyle que eu sempre quis.

– Você tem filhos? Se sim, eles se adaptaram ao novo país? Estudam e têm amigos locais?
Nao tenho filhos.

– Sente saudades da família no Brasil? Sente falta de produtos, alimentos e outras peculiaridades?
Sinto muita falta dos meus pai e meu irmao. Tambem sinto falta da comida, do arroz com feijao, do requeijao, do panetone, do ovo de pascoa, dos churrascos, de catupiry, etc.. Nao sinto a menor falta de Sao Paulo porque descobri que odeio viver em cidade grande.

– O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
No inverno tem bastante ski, snowshoeing, cross country skiing, snowboarding, ice-skating. Na primavera tem o show de tulipas na praca do Templo que fica em Downtown Salt Lake. Tem bastante turismo ligado a igreja como a biblioteca de Genealogia, dos pioneiros que vieram em wagons em 1800 e bolinhas, o museu de historia da igreja, o tabernacle, o centro de conferencia. Tem tambem muitas trilhas, montanhas, caca, pesca, parques, zoologico, etc. Mas Utah eh bem ruinzinho de opcoes culturais quando comparado com cidades maiores. O negocio aqui eh o “great outdoors”.

– Você tem planos para o futuro? Pretende viver nesse país para sempre?
Sim, quero ficar aqui pra sempre. Meu marido eh daqui, meus filhos serao daqui, e eh aqui mesmo que eu vou criar raizes.

– Você comprou ou alugou o local que reside? Quanto pagou ou paga por isso? Comprar imóveis é algo comum nesse país?
Compramos nossa casa em 2003, antes da metade da California se mudar pra ca. Naquela epoca conseguia-se comprar um imovel na faixa de $160K a $190K, mas hoje em dia os imoveis estao na faixa de $290K a $350k. Um absurdo!

– Qual o custo de vida?
Acredito que seria necessario pelo menos $60 mil por ano.

– Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país?
Positivos: Eu amo as quatro estacoes que sao bem definidas por aqui, custo de vida eh relativamente baixo, seguranca, tem bastante espaco rural, fazendas, vacas, etc. Tambem amo que tem montanhas, trilhas e opcoes de lazer no great outdoors em menos de 30 minutos de onde moro.
Negativo: Minha familia mora longe, pra ir pro Brasil sao pelo menos dois voos, e tem crescido muito rapido nos ultimos anos.
Ellie em Utah, Estados Unidos

– Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?
Nunca ficar ilegal, porque suas chances diminuem muito. Trabalhe duro e aprenda a lingua local.

– Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?
Links sobre estudar nos EUA.
http://www.edupass.org/
http://educationusa.state.gov/

Continue lendo todas as entrevistas do Entrevistando Expatriados!

Anúncios

6 Respostas

  1. Utah não é a terra daquelas grupo…Hanson?

    Olha, eu amei as fotos locais, só paisagem linda e de tirar o fôlego 🙂

    Sua entrevista foi muito boa, vc mostrou que não precisa tá nos grandes centros, em volta de muita tecnologia para ser feliz 🙂

    Um bjão!

  2. Ellie parabéns pela linda entrevista.
    Desejo toda a felicidade para vc e sua familia.
    Bjs mil!

  3. Oi Vivi, O grupo Hanson nao eh daqui de Utah. Aqui eh a terra do Sundance Film Festival, do Donny Osmond, e outros.
    Valeu pelo comment.

    Naldy, obrigada pelos votos de felicidade. Tudo de bom pra voce tambem.

  4. Eu gostei muito dessa entrevista pois mostra um pouco das diferentes culturas, e mostra que esse estado é bem regido… proibindo essas coisas devido a grande fiscalização de minha igreja..acredito que a violência deve ser bem baixa em relação aos outros estados…por isso adoraria morar aí..tranquilo e com minha religião….bjus laysa paloma

  5. Ola Ellie,

    Gostei muito de saber um pouquinho sobre a sua vida em Salt Lake City. Meu marido e engenheiro e foi transferido para ca em marco do ano passado. Somos originalmente de Sao Paulo e tambem viviamos naquela loucura de cidade grande, mas estamos gostando muito da vida aqui, apreciando as 4 estacoes do ano e aproveitando os outdoors. Nao existe muita vida cultural, mas por outro lado conseguimos fazer coisas que com certeza nao sao tao acessiveis em SP, como respirar o ar puro das montanhas e sentir o prazer de explora-las nos finais de semana, sendo com um par de tenis ou skis. Meu nome e Giuliana Costa Braga e meu email e giulianafcosta@yahoo.com.br

  6. Oi Ellie, li sua matéria e isso só fez aumentar minha decisão em ir para SLC. Moro em São Paulo e tenho esta vontade de ir para Utah já a alguns anos. Porém somente neste ano é que decidi que estarei partindo em junho de 2010. Fico feliz em saber que está bem…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: