Finlandia??? Voce so pode estar maluco.

Ricardo Wenzel na FinlandiaRicardo conta para o Entrevistando Expatriado como é sua experiencia vivendo na Finlândia.
O conteúdo dessa entrevista foi transferida para: http://www.mikix.com/morar-na-finlandia/

19 Respostas

  1. Ricardo !

    Bela história, bela experiência !
    Você tem razão: vir para o exterior com tudo legalizado é bem mais seguro e a certeza de que pode dar certo.
    Só discordo onde você diz:”Ao contrario de outros paises da europa…” Na verdade, a Europa inteira está fechando portas e, a Holanda, onde moro, é conhecida por ser um dos países com regras de maior rigor na imigracão. Não só na Finlândia, mas, na Europa inteira fica muito difícil viver ilegal.
    Acredito que as pessoas devam ser alertadas antes de vir, para esse ponto.

    Sucesso !

    Susana

    • Legal a sua história Ricardo , eu também vim do Brasil e estou atualmente morando em Lisboa com meu marido , mas, meu grande sonho é morar em França apesar de eu não dominar a língua francesa , mas, eu sou persistente e vou paralá de qualquer jeito, ainda mas que saiu a minha nacionalidade portuguesa. Quero ir mas tudo legalizado , ir ilegal para qualquer parte do mundo é fria. Abraços!

      • Sou eu de novo a Valdeci , será que você poderia me informar quanto ganha uma faxineira na Finlândia e como anda o mercado por aí. Desde já agradeço. Obrigada

  2. Oi Ricardo!

    Adorei sua entrevista e a saudade da bala “7 belo”, eu tbm adoro 🙂

    Acho que com esse espiríto que vc demostrou ter, vc ainda voa mais longe 🙂
    Um abração e boa sorte!

  3. Ricardo, voce deve ter sentido bastante a diferenca entre UK e Finlandia, ne?
    Mas o importante eh ser feliz.
    Isso a gente ve na sua entrevista.
    Concordo com vc quando diz que eh quase impossivel viver como ilegal na Europa.
    Ja eh dificil adaptar-se com tudo certinho, como ‘todos os direitos’ que nos cabem, imagine sendo ilegal?
    Sim, desejo a voce sucesso nessa sua nova jornada.
    E espero que o Finlandes seja mais facil pra voce do que o Holandes foi pra mim.

  4. Olá Ricardo,
    Adorei a matéria. Parabéns e toda a sorte do mundo pra vc e sua esposa!
    Em breve eu tb serei mais uma brasileira expatriada na Finlândia. Minha família tá super ansiosa. Por questões de trabalho eu vou uma vez por mês pra Helsinki. Me avisa se vc realmente quiser matar saudade da bala “7 belo”. Será um prazer levar algumas pra vc! risos …
    Catia.

  5. Ai queria que vcs fizessem essa reportagen com ele depois de dois anos de finlandia para ver se ele vai falar a mesma coisa, morei dois anos ai e quase fiquei louco… foi dificil. Cuidado com os marro, tem muito gente fina, mais tem uns que vao te comer vivo se vc deixar.

  6. como faço para falar com o Felipe que morou na Finlandia por dois anos?

  7. Gostaria de saber se tem algum site de relacionamentona Finlandia pois quero me casar com um finlandes. E felicidades para voces.

    • Olá gostaria de saber o email de Selma Talha,pois tenho o mesmo objetivo que ela.

      Parabéns Ricardo para você e sua esposa.

  8. Adorei sua entrevista, está de parabéns!!! espero que tudo continue dando certo pra vocês dois!!! ^^
    Minha amiga( argentina) está namorando um finlandês, ams primeiro eles pretendem morar na argentina ate que ela termine a faculdade pelo menos, mas se não me engano, eles não pretendem ficar na finlandia, ele acha muito frio e quer um local mais caliente hahaha acho que ela gostaria só de ir visitar… hehehehe Mas ela nunca saiu do seu país ainda… ler sua matéria, me fez lembrar muito deles hehehe ^^ (saudades)

  9. Mais uma bela entrevista!

    “A Filandia não é só Heavy Metal”. Essa foi boa!!!

    Parabens pela vitória!!!

    Espero um dia (sonho com isso e desejo do fundo da minha alma) poder estar em um país descente e casado com uma mulher local!!

  10. Eu amei sua entrevista .me esclareceu muito.beijos seja feliz

  11. Olá,
    escperimentei também Finlândia, mas saí porque o desdemprego na Finlândia é muito elevado e um estrangeiro não tem hipótese nem para chegar a uma entrevista. Por isso não aconselho ninguém aventurar para Finlândia. A língua finlandesa também é extremamente difícil. Viicendo 8 meses na Finlândia só aprendi bom dia e pouco mais. Assim uma pessoa não pode viver…

  12. Ola,

    Acabo de me mudar para Finlandia, estou trabalhando para Areva em Olkiluoto. Se tiver algum brasileiro por perto de Satakunta entre em contato.

    meu email e: ef06238@qmul.ac.uk

    Abracos,
    Jr

  13. Fiquei meio decepcionada ” a Finlândia não é só havy metal”, mas não importa a Finlândia ainda continua sendo a minha futura nação. Adoro este país e o que me chama mais a atenção nele é exatamente o senso de individualidade que eles tem, o brasileiro é meio intrometido, cheio de ficar pegando, abraçando, beijando, e eu não gosto disto, sem falar na qualidade da nossa educação e a corrupção. Tenho certeza que vou me acostumar muito rápido com a Finlândia.

  14. Olá! Moro na Bélgica, e gostaria de saber (somente por curiosidade mesmo):

    Na Finlandia existe alguma lanchonete, mercearia ou outro tipo de comércio de produtos ou serviços brasileiros? O que tem de especial para que os brasileiros que vivem aí possam matar as saudades (pelo menos em parte) do Brasil?

    Pois aqui na Bélgica, especificamente na cidade de Bruxelas temos uma infinidade de cafés brasileiros e portugueses (bar e lanchonete) onde se pode comer coxinhas, pao de queijo, pastel de feira e por aí vai,; Restaurantes,; açougues; lojas de artigos brasileiros (roupas, etc); igrejas; cabelereiros (nesta área há muitos ilegais que trabalham em seu próprio apartamento,mas são ótimos profissionais); Enfim se eu for citar tudo, vai dar uma lista enorme, pois tem tanto brasileiro por aqui, que as vezes só me lembro que estou na europa por causa do frio e da neve rrss!

    “Deus abençoe todos os brasileiros que estão na Finlandia, Bélgica e em tantos outros lugares por esse mundão a fora!”

    Lógico que existem vários blogs, sites, etc a respeito dos brasileiros aqui na Bélgica, inclusive uma revista criada por uma brasileira, a ABC classificados, mas selecionei este blog para que todos possam ter uma pequena noção de como as coisas funcionam por aqui! Abraços!

    http://a-vida-na-belgica.blogspot.com/2008/02/curiosidades-sobre-os-brasileiros-na.html

  15. Olá Ricardo! adoravel a sua história. eu seui que na filandia eles nao sao amantes de tecnologia, mas vc tem nossão de quanto ganha um proficional de TI ai? Obrigdo!

Deixe uma Resposta

