Vivendo em Portugal

Maira em PortugalMaira conta para o Entrevistando Expatriado como eh sua experiencia vivendo em Portugal.
O conteúdo dessa entrevista foi transferida para: http://www.mikix.com/vivendo-em-portugal/

50 Respostas

  1. […] terra dos kiwis (Cris) – A Carioca que se tornou Americana! (Lana) – Brasileira Mexicana (Andrea) – Vivendo em Portugal […]

  2. Legal tua entrevista Maíra!!!!
    realmente essa coisa de morar em cidade pequena você foge das pessoas mal humoradas de cidade grande e conhece o verdadeiro português.
    beijos pra você

  3. May vc arrebentou amiga🙂

    Adorei saber mais coisas da terrinha🙂
    Bjokas e parabéns!

  4. May,
    Aqui temos o mesmo acordo que Portugal tem com O Brasil, nao preciso pagar convenio saude. Isso é otimo.
    Parabens Mayra e Mirella.
    Bjs
    Meire

  5. Maíra,
    adorei seu relato. Sabe como é… eu sou brasileira mas casada com outro brasileiro. Já você é casada com um português e, mesmo assim, não fala com aquele deslumbre de algumas pessoas que dizem que aqui não há preconceito…
    Adorei o “Mas lembro, não são todos e nem a maioria que discrimina e você, com certeza, vai encontrar pessoas muito legais na sua estadia nesse país, embora não saia daqui sem ter visto ou sofrido nenhum caso de discriminação.”
    Meus amigos que o digam!!!!
    Mas acho que os jovens portugueses têm uma cabeça mais aberta e tenho ótimos amigos e divirto-me muito com eles.
    Beijos, Marcita

  6. fico feliz em saber que vc esta se dando ben ai felicidades edu

  7. Amei a entrevista, Maíra!
    Nada como uma brasileira morando em Portugal para nos dar dicas da cidade e de como viver aí.
    Sucesso!

  8. Maira, adorei o seu depoimento.
    Tenho interesse em fazer mestrado em Portugal, e gostaria se possível, da sua ajuda.
    Não tenho interesse em viver em Portugal , exceto, temporariamente. Trabalho em um escritório no RJ, e como tenho recebido alguns clientes portugues com heranças no Brasil e emPortugal, me interessei por conhecer o Direito português. Existe algum curso de mestrado que eu possa fazer no Brasil e em Portugal ao mesmo tempo? Eu gostaria de fazer algo que pudesse ser feito no Brasil e por algumas vezes ir à Portugal. Infelizmente não posso me ausentar do Brasil por longo período.Será que existe algum convênio de alguma universidade brasileira com alguma universidade portuguesa nesse sentido? e na minha área de interesse que é de d. família e/ou órfãos e sucessões?
    Obrigada,
    Carina

  9. Maíra, amei sua entrevista! E ela me fez rever meus horizontes!
    Bom, eu sou formada e sempre prentendi fazer minha pós e mestrado em Portugal. Gostaria de saber mais sobre as universidades aí! Você pode me recomendar algum site? Sou formada em Serviço Social, e será que teria condições de exercê-la?
    abraços,
    Kelly

  10. Olá Maíra, muito legal tua entrevista, ao ler seus comentários pensei se você poderia me ajudar. Quero fazer um mestrado em Portugal, só conheço um pouquinho de Lisboa, e adorei essa cidade…enfim, você pode me indicar instituições de ensino que atendam a esse anseio??

  11. 🙂 Gostei da sua entrevista Maira.

    beijoca.

  12. maira
    obrigada pelas dicas….
    casei há 24 dias com português que namorei 4anos,e estou residindo em sintra,a adaptação não é facil,visto que antes vinha a passeio.Sou assistente social ,e licenciada em letras e agora estou comecando a organizar me para trabalhar e voltar a vida academica……no brasil já sou funcionária publica,trabalhava com pessoas com deficiências em Salvador,mas pedi licença sem vencimento
    abraços boa sorte
    Rose

    • Nossa vc era funcionária pública? mas aí vc ainda não trabalha então…Ele te sustenta?…pq o meu namorado é portugues…se eu me casar ele não pode me sustentar…eu teria q trabalhar , mas lá eu não arrumaria nada melhor…do faxineira, ou garçonete..sua sorte é q tem faculdade,,,mas mesmo assim se eu fosse funcionária pública…eu não largava,,,eu já fui à Portugal…mas é bom quando o conjugê tem condições como no caso dessa moça q mora em Aveiro…para ela estudar quem banca a casa é ele…eu jamais poderia…ainda tenho dois filhos…não sei se devo sair daqui…ele quer,,mas eu não sei…minha vida ia ser tão dificil quanto aki…ele tbm não ganha bem…

  13. nao fiquei muito feliz da maneira que vc fala de portugal , fiquei pouco triste mais tudo bem a vida quem ta vivendo ai e vc . tchau tchau e fica com deus

  14. Olá Maíra
    Estou pensando em Portugal para viver. Suas dicas foram ótimas, grata.
    Como é a questão da segurança ? Leis e violência?
    Poderia escrever mais sobre o dia a dia?
    Como é a escola pública, matricularia seu filho?
    Como deve ser nossa postura ao chegar?
    Como eles nos recebem se o casal de brasileiros é mais idoso (45 anos)?
    Atenciosamente,

    • Cristina eu já estive em Portugal e tbm tenho filhos…dizem q a escola pública anda de mal a pior…minha cunhada tem os filhos em uma lá…e as particulares são muito caras,,,realmente Aveiro é lindo.. e concordo com tudo q ela disse mas existem mais dificuldades para quem tem filhos e não tem faculdade…meu namorado mora em Pardilhó e trabalha em Estarreja,,,tudo no distrito de Aveiro…amei Portugal…e as pessoas…principalmente da família dele mas para viver eu não sei…quanto a violência q vc perguntou…nessas cidades pequenas ainda não tem nada…o dia a a dia deles é mais fechado q o nosso principalmente no inverno…a sua postura deve ser o q vc é…não adianta tentar fingir oq não se é…eu dei sorte com a família, mas sempre seja vc, respeitando os limites dele…vai achar graça pq quando dziem q eles são grossos é q eles parecem sempre estar bravos e são curtos nas frases..sempre terminam em Pronto…qualquer coisa…tipo…vc gosta de tal comida? aí vc demora pra responder…eles vou fazer isso pronto..!ou é oq tem pronto,.,mas depois q vc se acostuma..não tem nada…nós q somos dengosos,,,se esse casal q vc diz, for bem atualizado e gostar de brasileiros..vai ser uma boa…mas uma coisa…vc vai vir só…? ou é casada? pq acho q sozinha e com filhos é barra…

      • Olha meninas as escolas públicas são como no Brasil, sorte !! Sim existem as boas mas vagas nunca se consegue.Eu tenho duas meninas de 6 anos e este ano vou pagar 400 euros para cada uma em escola particular pois não suporto mais que no 1a. ano elas ainda nem sabem ler e mais os pais não tem tempo para educar os filhos e muitos esperam isto das escolas assim os professores passam muita dificuldades em lecionar. Entendem que é como no Brasil educação boa tem que ser paga INFELISMENTE!!
        Bjs

  15. Concordo em parte com algumas coisas que a Maira disse.
    Acho que para um casal jovem sem filhos, morando no Porto, 2mil euros por mês é muito mais do que o necessário pra sobreviver.
    Não concordo com a questão do preconceito. Existe sim, mas é uma minoria que ainda o tem.
    Eu vivo em Lisboa há 4 meses e todos os portugueses são muito simpáticos comigo e com o meu marido, nunca fui maltratada, ou tratada com grosseria.
    Infelizmente eu vejo alguns brasileiros que vivem aqui fazer vergonha: urinam na rua, jogam lixo pelo chão, andam de carro com música muito alta, principalmente à noite, e não sabem o que é o conceito de civilidade. Abrir a porta para idosos? Ceder lugar para gestantes? Dizer obrigado e por favor? São raras as vezes que isso acontece.
    Talvez seja esse o motivo que um pouco de preconceito ainda exista.
    Acho que se é dado ao trabalho de atravessar o oceano e viver numa sociedade diferente, deve-se tentar adaptar aos costumes dessa sociedade, deixando os maus hábitos lá no território de embarque.

    A melhor parte de viver aqui? Viver.
    Voltar para a vida de terror e medo de violência que eu tinha no Rio? Não, obrigada.

  16. pois e maira voces falam em preconceito dos portugueses ? e muito bem mas sabe pq? porque alguns brasileiros se comportam muito mal e esses sim deveriam ficar na terra deles pq sao uns incivilizados e desordeiros ,nao tem principios depois por uns pagam todos .

    • Concordo com a Maria Rosa..as pessoas esquecem q aki mesmo temos problemas com essas pessoas…se nós q somos brasileiros de bem as vezes reclamamos de outros brasileiros sem educação pq eles tem q nos aguentar?Pa colonizaram o Brasil? isso é furada…temos q ter respeito querendo ou não, mesmo sendo pais irmão..não se falta com respeito na casa dos outros..ou vc cospe no chão, faz baderna, cada vez q vai à casa de do(a) seu irmão?ou pior…se tivesse q morar na casa de uma irmão…como agiria?
      Amo Portugal…tenho medo de procenceito..um pouco..afinal como disse a Maria..não quero pagar por outros…mas meu medo seria mesmo não conseguir trabalho..já tá dificil para os portugueses…imagina pra nós?

    • Fazem 7 meses desde o meu comentário anterior. Eu relendo o que escrevi me dá até tristeza. Eu ainda não tinha passado por situações em que “entraria” no espaço de um português.
      Recebi minha carta de residente, que me dá praticamente todos os direitos e deveres de um português.
      Procuro emprego desde então. Só consegui mesmo no call center de vendas de uma tv a cabo, com uma remuneração injusta e exploratória. Além disso, já fui a algumas entrevistas e já me disseram “o nosso cliente não contrata imigrantes”, ou “nao contratamos imigrantes sem experiência em Portugal”.
      Além disso, eu fui solicitar a minha nacionalidade por já ter 3 anos de casada, e… fui tratada como se fosse uma oportunista que casou por interesse. Se o indivíduo que me atendeu na conservatória tivesse ao menos visto que eu casei com um brasileiro, e que dois anos depois virou português… enfim…
      Eu me sinto um lixo porque existem pessoas que vem pra cá pra se aproveitar, pra roubar, pra se prostituir. E eu, que me planejei pra mudar para um lugar menos violente, estou sofrendo como se fosse uma oportunista.
      Queria muito que a tv ou o jornal aqui fizesse uma reportagem sobre as pessoas que sofrem com esse estigma. Porque muita gente não faz idéia de como é duro e como magoa ser tratada dessa forma.
      Ainda não consegui emprego. Dizem que eu não tenho experiência em Portugal, mas se ninguém me der uma chance… não vou conseguir nunca.

      Infelizmente, Maria Rosa, eu estou pagando pelos erros de outras pessoas. Recomeçar a vida aqui está sendo muito difícil. E como sou perseverante, tenho a certeza que isso vai mudar.

      • Boa noite. Vim parar a este website por acaso e acabei por ler os comentários. Espero que, passado todo este tempo tudo se tenha recomposto. Nem imagino o que seja ter de mudar de país por causa da violência e só é pena ter chegado numa altura em que a economia se degradou. Felicidades. Cumprimentos

  17. Maíra, sou uma concluinte do curso de turismo na Universidade Federal do Pará, e preciso ir embora para Portugal (Porto), pois tenho planos de fazer uma pós – graduação, a princípio, e depois o que rolar… eu e meu namorado, que é português e reside no Porto, pensamos em morar juntos, e ajudaria muito ter mais dicas para um casal viver aí…já sei onde eu poderia estudar (ISCET ou Escola de Turismo e Hotelaria do Porto) mas não consegui saber os valores…estou tentando bolsa de estudos, porque não tenho como me sustentar aí, e meu namorado não ganha o suficiente para nós dois…agradeço qualquer dica, ok? Meu msn é idasusie@hotmail.com BEIJOS !

  18. Parabéns pelo sucesso.Gostaria que me desse mais informações sobre como você conseguiu fazer seu mestrado aí.Se ganhou alguma bolsa ou se teve que pagar tudo sozinha e como devo fazer para conseguir uma bolsa para mestrado na área de educação em Portugal.De já agradeço.Aguardo resposta.

  19. Cara Maíra!
    Parabéns pela excelente descrição sobre prós e dificuldades em viver em Portugal. Moro em Campinas e obtive a nacionalidade portuguesa faz um ano, com o objetivo maior de transmití-la para minhas filhas (18a e 14a), pois gostaria que tivessem experiência na Comunidade Européia. Minha filha estuda Direito e está interessada em fazer um curso de aperfeiçoamento em Portugal, mas fico em dúvida, pois smpre trabalhei em multinacional e conheço vários países (23) e culturas; e a conclusão que pude opter quanto à formação acadêmica é de que o Brasil tem excelentes universidades, e na maioria, com cursos mais objetivos e formativos ( meu background vem de UNICAMP e FGV. Gostaria de ter sua visão quanto a isso. Como formação acadêmica, ai consegue ser melhor que UNICAMP ou USP, São Carlos?
    Os exemplos que tive, pois já fui a Portugal e toda Europa várias vezes, foi de pessoal com pouco conhecimento objetivo-específico, principalmente em Portugal e Espanha.
    Gostaria de sua opinião comparativa entre Formação – Pós em Portugal e em Campinas. Quais cursos voce tem conhecimento que podem ser melhores em Porto ou Lisboa em comparação com Campinas?
    Como tenho nacionalidade portuguesa e bastante experiência induastrial, estou pensando em abrir uma consultoria em Portugal em processos industriais. Voce acredita ser viável? Como voce vê o crescimento de Portugal no momento?
    Aguardo sua opinião.
    Um grande abraço e se precisar de informações, pode me contactar
    Grato, mauro

  20. Acho que se quiser fazer uma pós graduação não venha pra Portugal , se tiver condição vá para Londres , Espanha é muito mais reconhecido e muito melhor. Aqui em Portugal eu fiz um mestrado e consegui terminar mas nos outros países da união européia eles não dão muito valor , só se for no Brasil para dar valor pois na Europa não adianta. Portugal é mal visto na Europa e os portugueses em grande parte pensam que são os donos do mundo em todos os sentidos. Por exemplo por ter Cristiano Ronaldo acham que são os Melhores sendo que nem sequer são campeões mundiais uma única vez e são capazes de dizer que “aqui é que se joga bola não é naquela seleção do Brasil de barrelas” já ouvi isso de mais de um português. Eles muitas vezes apresentam num primeiro momento como sendo extremamente educados mas não é nada disso. a Realidade é outra. minha experiência em portugal durante 3 anos que vivi lá me ajudou a compreender que nem tudo que é doce é pra comer e hoje vivo em londres e me sinto uma pessoa normal e capaz de me interar e não sendo discriminado aqui em londres eles são cordeais e pode até ser que tenha discriminação mas é bem mais discreto, em portugal isso é aberto a todos .e a frase é conhecida é sempre assim. Desculpa lá mas aquele brasileiro não vale nada ou assim gosto muito do povo brasileiro mas essas brasileiras são todas iguais. sem mais para o momento obrigado.obrigado.

  21. nossa mto legal maira eu tbm sou de teresina – PI e esse ano vou tentar conseguir um visto pra ir a portugal.
    essa materia da mtas dicas mas ainda assim to meio perdida precisando de ajuda.
    bjos

  22. Caros,

    Estou na fase final do meu Mestrado em Gestão de Recursos Humanos na FEP e vou focar a minha dissertação nos Expatraidos brasileros em Portugal, Gostava de saber se algum de vocês conhece algum expatriado, (no sentido académico da palavra) ou seja, alguém que tenha sido convidado a assumir um projecto por um determinado período de tempo em Portugal.
    Estou com alguma dificuldades em contactar com estes profissionais, pelo que agradeço que facultem os meus contactos caso conheçam alguém.
    Desde já o meu muito obrigada,

    Fernanda Mazzetto – brasileríssima!

    • Olá, Fernanda.

      Conhecer pessoalmente não, mas ocasionalmente eu acompanho o blog de uma pessoa que veio pra Portugal pra assumir um projeto (não tenho certeza de quê, mas veio pelo Jornal O Globo).
      O blog está dentro dos blogs do globo (oglobo.globo.com) e o nome do blog é Sob o Céu de Lisboa.

      Não sei se a autora já voltou pro Brasil, ou se tenciona fazer, mas caso ela não se adeque ao perfil que você procura, com certeza ela conhecerá alguém que se adeque.

      Abraços e boa sorte com a dissertação!

  23. Olá Maira
    gostei muito da sua entrevista , nos deu uma aulinha
    muito boa brigado, agora goataria de saber como eu fasso pra ligar na Cidade de Porto daqui do Brasil, se vc sabe me diga tenho uma amiga q mora ai e não sei como ligar bjs……

    • Marilda vi seu pedido e resolvi ajudar, para ligar do Brasil para qualquer cidade de Portugal vc deve proceder da seguinte maneira:
      Ligue 00 31 351 e o número desejado, lembrando que em portugal o número do telefone tem 9 dígitos. Conheci tambem a Maira e estou frequentando mestrado na universidade de Coimbra, fico até agosto de 2011, espero ter ajudado. Um abraço.

  24. Excelente informações Mayra. Estou de partida em janeiro. Vou me casar com um português e me preocupo muito com a adaptação, mas creio que, em relação ao preconceito, depende muito da postura da mulher. Bem, prefiro chegar de coração aberto e pensando positivo.
    Um grande abraço.
    Vanessa Pena

    • Olá, Vanessa.
      Desculpa, mas vc está totalmente enganada. Não depende absolutamente nada da postura da mulher. Depende apenas do sotaque.
      Volto a dizer, sofri com xenofobia poucas vezes, mas essas vezes… doeram muito.
      E eu não me visto com roupas decotadas, nem transparentes, nem curtas, não uso acessórios espalhafatosos (pelo contrário, uso somente acessórios clássicos), falo baixo, não uso gírias, minha maquiagem é sóbrea e já perdi a conta das vezes que pessoas me olharam arregaladas quando me ouviram falar. Passo por uma autêntica portuguesa, de boca fechada. Ouvem o meu sotaque brazuca e pensam qualquer coisa. A maioria das vezes, pelo olhar, acho que pensam “que fixe, uma brasileira com classe!” e eu sinceramente não me orgulho disso.

      Para te provar que não adianta ter a melhor postura do mundo, a capa da Focus da semana passada falava sobre os segredos das brasileiras para conquistar homens.
      Minha revolta foi tanta que eu comprei a revista e digitalizei toda a matéria e coloquei no meu blog. A matéria não é exatamente como eu achei que fosse ser, de acordo com a capa… Mas quem não comprou a revista para ler e ficou mesmo só com a imagem da capa… tenho certeza que a caímos ainda mais no conceito de muitas portuguesas e portugueses.
      Gostaria que vc lesse a matéria. Procure por banhodechuva no wordpress.

      Não quero te desanimar, muito pelo contrário. Espero que mais pessoas venham pra cá com coração aberto e com pensamento positivo, e que agreguem positivamente para a nossa imagem. Só que é importante vc entender a realidade do lado de cá e vir preparada para enfrentar certas “bocas”.
      Volto a dizer. Não é a maioria das pessoas que tem preconceito. É uma minoria muuuito ínfima. Mas as 5 experiências negativas que eu tive aqui em quase dois anos de Portugal, doeram, me magoaram de uma forma que eu achava impossível me atingir.

      • Olá!!
        li e reli seus comentários acerca da xenofobia dos portugueses em relação as brasileiras, confesso que me deixou com um certo receio.

        Meu sonho é morar em Lisboa, procurar um trabalho honesto na minha area, (finalizei minha faculdade de enfermagem em dezembro/10) e realizar uma pós graduação em Portugal, então estou correndo atrás das questões burocraticas como visto, passaporte, etc…

        Você sabe me informar como são acolhidas as pessoas dispostas à trabalhar na area da saúde em Lisboa?? existe campo de trabalho para brasileiros nesse area?

        estou tentando entrar com um visto de trabalho no país, mas descobri que é quase impossível adquirir um contrato de trabalho antes… isso tem me desanimado um pouco, pq ae me resta a opção de entrar como turista, e não gostaria de permancer ilegal no país.

        aguardo um retorno, qualquer informação seria muito útlil pra mim.

        Abraço
        Taíse

      • Puxa Banho de chuva, gostaria de manter contao com você. Sou casada com um lusitano e tenho um filho. Já vivi em Portugal com meu marido e quando engravidei, vim para o Brasil. Posso dizer que meu marido foi e é alvo de xenofobia. Muitas vezes tem que engolir sapos e isso para um Português é horrível. Quero voltar para Aveiro e criar meu filho. Sou esteticista e quero encontrar emprego logo. Será que tem campo para essa profissão aí? Meu e-mail é nai.conde@gmail.com. Esperarei o seu e-mail. Beijos.

  25. Querida Mayra,
    Fico feliz que tenha me alertado. Sua história, apesar de algumas decepções como você mesma disse, é linda. Foi muito difícil pra mim tomar essa decisão, mas vou tentar enfrentar o que me espera com firmeza.
    Obrigada pela atenção.
    Que seus dias sejam de Luz com a presença de Deus.
    Abraços

  26. NECESSITO DO E-MAIL OU´BLOG DA MAÍRA. GOSTARIA DE TIRAR UMAS DÚVIDAS A RESPEITO DE MESTRADO. COMO ESTE POST É BEM ANTIGO (2008) E JÁ ESTAMOS EM 2011 GOSTARIA DE CONVERSAR COM ELA. POR FAVOR, AGUARDO RESPOSTAS. E-MAIL: daia_bio@yahoo.com.br

  27. OLÁ DIANE, NO MOMENTO ESTOU EM PORTUGAL FREQUENTANDO MESTRADO 2010/2011, NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. CASO NECESSITE DE ALGUMA AJUDA E SE ESTIVER AO MEU ALCANCE ESTAREI AQUI ATÉ AGOSTO DE 2011.

    • .
      Olá Moises, também vou fazer mestrado em Portugal, e gostaria de tirar algumas duvidas.
      É preciso ter equivalência no ensino médio Português para poder ingressar no mestrado ?
      Posso fazer todos os tramites de inscrição, estando no Brasil?
      Meu email: liz1welling@yahoo.com.br
      Desde ja agradeça a atençao.

  28. Olá Maíra!
    Também sou de Teresina, ainda moro aqui, mas pretendo estudar fora. Muito importante a partilha da sua experiência, me motivou ainda mais. É sempre bom sabermos de quem vive(viveu) na pela essa situação. Gostaria de obter mais informações suas, se for possível!
    Abraços e muito sucesso pra vc!

  29. @TAISE – April 13, 2011

    Olá Taíse, a xenofobia e preconceito existe em qualquer lado – o problema é que em Portugal, como se fala a ‘mesma’ língua é mais perceptível. Qualquer pequena coisa irá entender. Também não ache que tudo é xenofobia. Poderá às vezes ser apenas falha de comunicação – irá entender o que não é.
    As pessoas são na generalidade boas e há muita solidariedade – terá é que contar com uma carapaça.
    Eu aconselho que se procure integrar, que se relacione com portugueses e não se feche em grupos só de brasileiros. A xenofobia está sobretudo nas classes sociais mais baixas.
    O mercado de trabalho é que não está muito bom…o país está em crise mas tudo se resolve. Está muito difícil para toda, toda a gente. Mas os portugueses são fortes e irão superar! Mas considere as dificuldades.
    Boa sorte.

  30. Olá
    Maíra, preciso saber se voce conhece escolas particulares na Cidade do Faro em Portugal…muito obrigada…Liz

  31. oi maira queria muito saber como é o processo para fazer mestrado ai em portugal…ja tenho dupla nacionalidade e tda a minha familia é daí…
    estou pensando em fazer mestrado em genetica e queria saber se a lingua inglesa é um criterio de eliminação e se é muito dificil passar para um mestrado.
    obrigada

  32. meu maior desejo e morar em portogal. moro no brasil quero muinto ir para porto eu vivo sonhando com esta cidade maravilhosa. eu a de i mora la tenho muinta fer en Deus que i rei! eu espero ter augem que mi ajude eu ir…..erte e meu maior desejo….

  33. Estive em Porto ano passado a passeio e gostei muito da cidade. Me formei em odontologia no Brasil e gostaria de trabalhar seja na minha área ou em outra, pois não sou habilitado legalmente para atuar na medicina dentária em Portugal.

    Gostaria de saber como está a cidade do porto nessa época de crise.

    Se alguem que moraem Porto quiser entrar em contato comigo, me madne um email, feliplf@gmail.com
    ficarei muito grato com o contato.

    Obrigado.

  34. Olá Maíra! Adorei sua entrevista. Provavelmente a partir de agosto estarei indo para o Porto para um doutorado sanduiche de 8 meses na Fac. de Psicologia da Univ. do Porto e a minha filha c/20 anos deve ir comigo e ela ta fazendo nutrição aqui. Qual é o melhor bairro p/ morar nessa condição? Quais dicas você me daria?

  35. eu conheci um portugues mais ainda nao o vi só pelo o face. Nos gostams muito um d outro mais já recebi preconceito cm a avó dele. Imagino como sao eles. agent se gost muito eu o amo e vai sr dificil d separar agente.

  36. Mayra, temos uma história muito parecida, vim fazer Mestrado em Portugal e também me casei, do resto a história é muito parecida, sou Cearence e vivo em Viana do Castelo, adorei ver seu depoimento me ví na sua pele, parabéns!

  37. É impressionante como Nordestinos andam… xD

    Brincadeiras a parte, obrigado pela matéria. Ajudou muito.

Deixe uma Resposta

