A Carioca que se tornou Americana!

Lana - carioca que se tornou americanaOs Estados Unidos é um país enorme, que acolhe imigrantes de todas as partes do mundo. E se existe uma região americana, onde Brasileiros se sentem em “casa”, esse lugar é a Flórida… e foi lá, que Lana escolheu para residir.
Apesar de sentir falta da alegria do povo brasileiro, ela se diz “americanizada” e totalmente adaptada…
Conheça mais de sua história….

– Nome:
Lana

– Onde nasceu e cresceu?
Nasci No Rio De Janeiro – Brasil

– Em que país e cidade você mora?
Moro nos Estados Unidos na Florida.

– Você mora sozinho ou com sua família?
Moro sozinha, mas minha familia mora nos EUA, na California.

– Há quanto tempo você reside nesse local?
Moro nos EUA há 12 anos, 11 anos na Florida e 01 ano no Sul da California.

– Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiência?
Nunca.

– Qual sua idade?
Tenho 44 anos.

– Quando surgiu a idéia de residir no exterior?
Bem, fui a ultima da minha familia a imigrar para os EUA. Primeiro os meus avos, depois minha mae e irmao, e todos os primos e tios. Eu e o meu filho fomos os ultimos, uma pena para mim que nao tive a oportunidade de estudar num colegio americano e dominar o ingles como os imigrantes jovens.

– Foi difícil conseguir o visto de residência ou o visto de trabalho?
Para mim foi automatico pois vim de uma familia com cidadania americana, contudo, tive que esperar no brasil 5 anos para receber todos os documentos legais. 5 anos que nao chegavam nunca. Mas chegou!!!!!!!!!!!

– Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?
Seguro de saude somente trabalhando em uma empresa que fornece beneficios, pois custa muito caro pagar por um plano de saude por mes. Fiz uma cirurgia no joelho que custou 20 mil dollares e gracas a deus tive seguro de saude para pagar o prejuizo!!!

– Você trabalha? Como a renda familiar é obtida?
A principio, voce comeca trabalhando somente para brasileiros pela dificuldade da lingua inglesa. Logo vi a necessidade e urgencia de um curso de ingles a noite enquanto trabalhava de dia. Com o ingles, o seu salario aumenta e com isso a sua qualidade de vida tambem. O ingles eh muito importante! Trabalho ha 10 anos no mesmo ramo de componentes eletronicos e preciso do ingles para trabalhar. Convivo com americanos e para comprar as pecas necessarias para o meu trabalho, somente com o ingles mesmo. Nem o espanhol resolve o problema hahaha.

– Se a resposta anterior foi sim, você mudou de área depois da saída do Brasil ou continua no mesmo setor?
No brasil trabalhava como secretaria e pensava que sabia falar ingles hahahah… quando voce chega aqui, eh tudo diferente, nao entendia absolutamente nada! Jornal na tv? Nem pensar….os reporteres falam muito rapido, pensava na epoca!

– Você fala a língua local? Você acredita que é importante aprender a língua local?
Poucos estrangeiros se misturam com os americanos principalmente pelo ingles. A maioria dos brasileiros que estao aqui nao falam ingles, por falta de tempo, falta de dinheiro ou qualquer outro motivo…..os brasileiros continuam com os mesmos costumes do brasil, escutam somente musica brasileira, vao a pagodes e dacam forro!!!

– O que você pensa sobre seu novo país e o local onde mora (e/ou onde morou)?
Eles respeitam os Brasileiros e outros expatriados vivendo nesse país? Todos aqui nos EUA são respeitados. As leis dos eua são fantasticas!!! Amo os Estados Unidos, tenho orgulho de morar aqui e me sinto uma mulher de muita sorte! Tenho namorado americano, amigos americanos e todos são otimos! Pessoas amigas e simpaticas e aparentemente felizes. Os americanos pouco sabem da cultura brasileira….ou praticamente nada. Sabem somente da fama da mulher brasileira que eh bonita……muitos querem ter a sorte de se casar com uma. Ah! Americano adora casar!!!!!

– Você tem filhos? Se sim, eles se adaptaram ao novo país?
Estudam e têm amigos locais? Tenho um filho sim. Veio comigo, estudou aqui do elementary school ate o high school. Fala ingles, espanhol e claro, o portugues fluentemente!!!! Tudo que uma mae gostaria não eh verdade? Os amigos do meu filho na escola sempre foram os imigrantes, no qual eles se unem para não sofrer nenhum tipo de descriminacao ou coisa parecida, alem do mais, falam a mesma lingua e escutam a mesma musica. Acho natural, depois crescem e se misturam com os americanos.

– Sente saudades da família no Brasil? Sente falta de produtos, alimentos e outras peculiaridades?
Não sinto falta do brasil. Sinto falta dos meus amigos de infancia maravilhosos, no qual tenho contato por e-mail.
Quanto a alimentacao aqui temos de tudo, restaurante brasileiros e padarias em cada esquina, ate rede globo internacional nos temos. A brasileirada esta assistindo o carnaval direto! Todos são noveleiros!!!! Ninguem perdeu o ultimo capitulo da novela Paraiso Tropical!!!! Nem eu. Imagine que colocaram telao nos restaurantes brasileiros para os ultimos capitulos!!!! Foi uma festa! Todos queriam ver a Bebel hahahaha

– O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
Claro que aqui na florida, temos uma praia paradisiaca a poucos minutos de casa, limpa, sem arrastao hahahah e ou ambulantes. Frequento academia de ginastica todos os dias, no qual escuto portugues na academia direto. O pessoal joga pelada nos campos de futebol, temos times de volei na praia. Praticamente fazemos a mesma coisa que no brasil, mas num pais muito organizado e aberto para todas as nacoes. Tambem rola churrasco brasileiro, uma vez que temos acougues brasileiros vendendo picanha, fraldinha, linguica e ate carne seca para a famosa feijoada!!!

– Você tem planos para o futuro? Pretende viver nesse país para sempre? Sim, pretendo morar aqui para sempre. Me tornei cidada americana, sem precisar descartar a minha cidadania brasileira. Nao tenho planos de voltar. Os EUA se tornou a minha casa.

– Você comprou ou alugou o local que reside? Quanto pagou ou paga por isso? Comprar imóveis é algo comum nesse país?
A vida aqui na Florida nao eh barata nao. Um aluguel numa cidade (que no Brasil seria bairro), custa em torno de mil dolares por mes, isto numa cidade perto da praia, fora as contas de luz, agua e etc… Muitos brasileiros moram juntos para dividir as despesas.

– Qual o custo de vida?
Custa caro, mas acredito que uma vida descente no Brasil tambem nao eh nada baratinho. Eu diria que aqui nos EUA, uma vida confortavel para 4 pessoas, isto eh 4 carros, seria em torno de uns 6 a 8 mil por mes…..ou mais…..depende da idade das pessoas….se 2 forem criancas custa bem mais barato por causa do carro , sendo que os colegios sao de graca!

– Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país?
Os positivos seriam a seguranca. Como mulher me sinto mais segura aqui. Nao temos pivetes na rua, mas temos que seguir as regras e leis do pais. Quanto ao Brasil, morro de saudade daquela alegria que nem sei daonde vem!!!!!! Sempre gostei de carnaval, sempre gostei de blocos e bandas…a musica da muita saudade. Mas soh. Nao gosto mais de bagunca e desorganizacao….me americanizei!!!!!

– Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?
Sim. Aprenda o ingles o mais rapido possivel!

– Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?
Nao conheco nenhum blog para recomendar, apenas que se mudar para um pais diferente nunca eh uma tarefa muito facil, porem, nos brasileiros temos muita coisa em comum com os americanos, como por exemplo: a musica, os filmes, a moda e por ai vai…..nao seria tao dificil como acredito ir morar na china!!!!!
Muito obrigada e boa sorte a todos!!!!!
Kisses, Lana – Carioca da Gema 🙂

Leia todas as entrevistas do Entrevistando Expatriado

Anúncios

5 Respostas

  1. Lana,

    Foi bacana ler sua entrevista e perceber que voce foi para o exterior com os pes no chao, segura e com suporte.
    O reflexo e’ obvio : uma pessoa realizada e satisfeita.
    Fico impressionada em ler todas as entrevistas e observar que todos salientam o mesmo ponto de partida para uma adaptacao: o idioma.
    Eu, sinceramente, relutei muito no comeco aqui fora para admitir isso. Hoje, concordo plenamente.
    Falar o idioma local abriu-me muitas portas.

    Desejo a voce sucesso e felicidade nesse caminho !!!

    Susana jas

  2. Uma carioca 🙂 Que legal!

    Adorei sua entrevista Lana e espero que vc seja cada dia mais feliz 😉
    Ah! Seu filho mora com vc?
    Bjokas

  3. Lana, parabéns pela entrevista. Você é uma vitoriosa.
    A gente sempre pensa que sabe Inglês até conviver com os americanos hehe
    Moro na Holanda mas trabalho em empresa americana. Depois de anos fora, meu Inglês foi elogiado por eles. Me senti super feliz. Agora só falta falar Holandês do mesmo jeito hehe

  4. valeu! sua entrevista me serviu muito .fiz meu trabalho escolar.
    bjsssssss.

  5. Parabéns pela entrevista.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s