Brasil na Italia

Brasil na Italia - Firenze/Florenca[Entrevistando Expatriados] Como já dizia o ditado italiano; “Piano piano si va lontano…”. E é essa a dica que nosso entrevistado(a) nos deixa para quem pretende mudar-se para “La Bella Italia“. Aos poucos ,as coisas vão acontecendo e você vai se integrando a sociedade e ao novo país que escolheu como casa…
Para isso, é necessário aprender a lingua, respeitar os valores e o dançar conforme ritmo, pois cada país tem o seu e ser imigrante ou “recém-cidadão” é se mesclar a tudo isso…

– Nome:
BRASIL NA ITALIA

– Onde nasceu e cresceu?
São Paulo, Brasil

– Em que país e cidade você mora?
Italia, Firenze
Ponte Vecchio - Firenze/Florenca

– Há quanto tempo você reside nesse local?
Há 3 anos

– Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiência?
Não por longo tempo.

– Quando surgiu a idéia de residir no exterior?
Quando fiz uma viagem de férias para Paris e descobri que existia um outro modo de viver. Voltei da viagem com vontade de morar na Europa, mas não sabia exatamente onde, como ou para fazer o quê.

– Foi difícil conseguir o visto de residência ou o visto de trabalho?
Eu tinha direito a cidadania italiana e a minha papelada já estava pronta para dar entrada via consulado brasileiro. Mudei os planos e dei entrada na cidadania aqui na Italia, com a cidadania em mãos a vida fica bem mais fácil porque se conquista todos os direitos (e deveres) de um cidadão italiano e europeu.

– Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?
Não porque na Italia o sistema de saúde público é eficiente e um dos melhores do mundo, tenho simplesmente a Tessera Sanitaria como qualquer outro residente em solo italiano. Nao foi dificil obte-la, basta ir ate o posto de saúde mais próximo a sua casa e fazer o requerimento.

– Você fala a língua local? Você acredita que é importante aprender a língua local?
Falar a língua local é fundamental: gera confiança com o seu interlocutor, faz você entender (realmente) e ser entendido e respeitado. Muito brasileiro acha que o italiano é facilíssimo e é aí que acontecem os mal-entendidos, que podem levar a perda de tempo e dinheiro.
Escrevi um post sobre isso com mais detalhes: http://brasilnaitalia.blogspot.com/2007/12/trabalhar-na-italia-sem-falar-italiano.html
San Giovanni- Firenze/Florenca

– O que você pensa sobre seu novo país e o local onde mora (e/ou onde morou)? Eles respeitam os Brasileiros e outros expatriados vivendo nesse país?
Eu adoro a Italia e a sua filosofia de vida. Estava em busca exatamente de um país que soubesse valorizar cada indivíduo, independente de ser rico ou pobre. Na Italia, ainda é possível valorizar as pequenas coisas, que na correria do dia-a-dia em uma metrópole como São Paulo viram simples detalhes (como comer, por exemplo).
Os brasileiros são muito queridos pelos italianos porque são tidos como um povo alegre (solare), feliz, trabalhador.
Os problemas muitas vezes nascem porque os brasileiros não entendem o funcionamento das coisas na Italia. Algo que um italiano considera óbvio, não será tão claro para um brasileiro – e vice-versa. É por isso que eu sempre recomendo estudar a língua: porque além da língua se aprende a cultura.
Outra coisa: como Firenze é uma cidade muito turistica e com muito giro de pessoas, os lojistas, por exemplo, tendem a tratar melhor aqueles que são clientes. Então, é melhor que você frequente sempre a mesma padaria, o mesmo açougue, a mesma loja de cosméticos do que ir em busca sempre da mais barata. Até porque, frequentando sempre o mesmo lugar, acabarão te fazendo maior desconto por ser cliente.
Na Italia, as coisas se conquistam com o passar do tempo. “Piano piano si va lontano…”

– Sente saudades da família no Brasil? Sente falta de produtos, alimentos e outras peculiaridades?
Sinto falta sim da família e dos amigos, mas não de coisas. Sejamos sinceros: a culinária italiana é uma das melhores do mundo! Talvez um rodizío de sushi de vez enquando (aqui existem somente restaurantes japonês que custam uma fortuna), um pão de queijo, uma eventual feijoada ou um brigadeiro poderiam cair bem, mas existem mil outras coisas que compensam. Uma vez uma amiga brasileira me disse: ah, eu não poderia morar na Italia: não tem mamão papaia… Oras, mas você pode comer outras coisas que também são incríveis aqui e não existem no Brasil. A vida é uma escolha, não se pode ter tudo.

– O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
Eu não frequento ex-patriados, que isso fique claro. Não me fecho em grupos étnicos. Se achasse que o Brasil era o melhor lugar do mundo para morar, continuaria morando no Brasil.
Fazer amizades em Firenze não é tão fácil. Enquanto um italiano tem em média 3,4 bons amigos (se tiver tantos assim…), o brasileiro tem 20 melhores amigos e todos juram que se amam. Em Firenze, você pode ter muitos conhecidos (conoscente), colegas de trabalho, mas poucos amigos especiais e que valem muito.
Em especial, o que gosto de fazer em Firenze, é uma sauna durante o inverno. No Brasil achava insuportável, talvez porque é um país tropical. Durante o inverno, com entra e sai de lugares aquecidos e não aquecidos, temos a tendência de contrair todos os músculos por causa do frio. Fazer uma sauna é uma maravilha porque os músculos relaxam de uma maneira incrível!
Firenze é a cidade da arte: existem museus, exposições, cursos mil, possibilidade de se perder em uma estradinha em Chianti (de carro), ou simplesmente viver o “dolce far niente”…
Brasil na Italia - Firenze/Florenca

– Você tem planos para o futuro? Pretende viver nesse país para sempre?
Para sempre só Deus sabe, mas estou muito bem aqui.

– Você comprou ou alugou o local que reside? Quanto pagou ou paga por isso? Comprar imóveis é algo comum nesse país?
Comprar imóveis não depende do país, depende da conta bancária. Sim, na Italia existe a opção para fazer um financiamento e pagar prestações em 30-40 anos (a taxas em torno aos 6% ao ano). O valor dos imóveis no entanto está nas alturas neste momento. Uma casa de 70m2 pode custar mais de Euro 350 mil. (Quase 1 milhão de reais!)

– Qual o custo de vida?
Dá para viver já com Euro 2000 (o equivalente a dois salários com um contrato de trabalho regular a tempo determinado/indeterminado)…

– Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país?
O ponto negativo de morar na Italia é que não tem mamão papaia? rs… Honestamente neste momento o último lugar do mundo que eu gostaria de morar é no Brasil: em 1 mês, três pessoas próximas do Brasil foram assaltadas em lugares e circunstâncias diferentes! Dá para entender que você não sabe se chega em casa vivo por uns trocados? A vida não vale nada no Brasil! Os brasileiros se vangloriam de ter a capital (São Paulo) com a maior frota de helicópteros do mundo, mas isso só reflete a desigualdade social.
Sem falar que não existe estabilidade no Brasil: pode ser que entre um político que mude todas as regras do jogo. Um favorece a exportação o outro bloqueia. Um cria um plano para a saúde, o outro corta. Não existe continuação. Se você não trabalhar muito, viverá com o constante medo de acabar na sarjeta porque é possível fazer muito dinheiro rapidamente, mas também é possível perdê-lo em um piscar de olhos. A consequência é que os profissionais além de trabalhar 10-12 horas por dia, ainda tem que gastar tempo fazendo especializações. Isso porque se eles saírem do emprego, existem outros milhares mais qualificados que aceitam trabalhar por metade do salário. É matar um leão por dia mesmo! Família, vida pessoal e saúde viram segundo plano no Brasil…. E depois de dar a vida por uma empresa por mais de 20 anos, pode ser que entre um novo chefe que não vá com a sua cara e te demita, sem nenhuma razão em especial.

– Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?
Aprendam a língua, informem-se sobre seus direitos e deveres, se integrem.

– Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?
http://brasilnaitalia.blogspot.com : Blog para quem está pensando em vir para a Italia seja para passar 10 dias ou 10 anos. Dicas sobre cultura italiana, brasileiros na mídia da Italia, transporte, viagens e muito mais.

Participe… Deixe seu comentário!

Todas as entrevistas estão nesse link

Anúncios

18 Respostas

  1. Perfeita sua visao do Brasil e da forma como as coisas podem ser vistas, morando aqui fora !
    De fato, ha’ muitas coisas das quais podemos nos orgulhar do Brasil, mas, infelizmente, elas sao coisas que , quase sempre, beneficiam os mesmos poucos.
    Gosto da estabilidade e justica social que se tem aqui fora. Como voce, no momento, estou muito satiseita por aqui.

    Entrevista madura e consciente, parabens !

    Susana Jas

  2. Parabens, vc soube com inteligencia, comparar os dois lados, do viajante e do imigrante. Moro fora do Brasil fazem dois anos, gosto do meu pais, mas nao deu ainda para sentir saudade. Aqui onde moro Hawaii, tem mamao papaia, rsrsrs.

    Parabens,
    Suely

  3. Eu tinha certeza que esta entrevista seria demais…
    Simplesmente “ADOREI”

  4. Bem legal, mas acho que faltam detalhes de com o que a entrevistada trabalha, que padrão de vida ela considera que 2000 euros por mês suportam. O valor do aluguel também não foi mencionado..

    Mas enfim.. bem legal

    —x—
    Resposta do moderador: Kosaka, obrigado pela mensagem. Para maior informação, esse website de entrevista foi criado sem a intenção de suprir todas as respostas e detalhes de como é a vida dos expatriados. Os entrevistados nos ajudam nesse processo voluntariamente, dando o máximo de seu tempo e informações que podem ou querem dividir ou até mesmo que estão dentro do conhecimento deles.
    Acredito que uma forma de obter mais informações, não é dizendo o que faltou, mas sim, fazendo perguntas, os entrevistados costumam estar sempre a disposição para respondê-las.

  5. Concordo com você no que diz respeito ao Brasil. Amo o meu pais porem esta dificil morar ali com a violencia ficando cada dia mais proximo de todos.
    Antes era apenas laaaaa longe… hoje esta em qualquer lugar, qualquer momento.

  6. Realmente o Brasil na Itália é o melhor blog que já li para se informar como é a vida na Itália.
    Parabéns a entrevista está 10!!!

  7. Adorei mais essa 🙂
    Realmente o BR tá complicado de viver, aqui no RJ tbm tá complicado de viver.
    Um bjão

  8. […] Vidinha na Suécia (Célia) – Brasil na Itália – Uma brasileira na terra dos kiwis (Cris) – A Carioca que se tornou Americana! (Lana) – Brasileira […]

  9. Prezada Mirella,

    Li o seu texto com muito entusiasmo, pois tenho muita vontade de morar na Itália. Já estive nesse belo país por duas vezes, a turismo, o que entendo ser muito diferente de estar aí morando e subsistindo.Peço-lhe a gentileza de enviar-me informações, as quais obteve pela sua experiência de vida, vivência nesse país. Sou formado em direito, possuo ciadania italiana e faço um curso de italiano. Sei que a concorrência nessa área é acirrada e além do mais, exige conhecimentos específicos da legislação do país, e por isso me contentaria em conseguir emprego em outra área, como hotelaria ou turismo. Como funcionam as agências de emprego na Itália? Ser-lhe-ei muito grato pelas informações que puder me fornecer. Um grande abraço.
    Carlos

  10. Aqui em Genova tem mamao papaia,abacaxi,abacate,coco etc….. tudo made in Brazil off course!

  11. Que bom ver uma entrevista tao positiva…
    Pensar que o sul da italia nao é igual a Firenze ou Norte…
    Estudando diretamente a educaçao e as questoes sociais… é possivel ver uma Italia menos colorida….
    Uma Italia onde a Mulher deve optar pelo aborto, porque ela e o marido nao consegue chegar ao final do mes… isso é a realidade da italia….
    Claro que como ja foi comentado… tem muita coisa positiva….

  12. gostei muito, para quem ama a Itália, talvez esse seja o lugar ideal, para postarmos algo, pessoal estive na itália em 2005, por 22 dias, foi sensacional, pena que na epóca levei apenas 690 euros, não deu para andar muito, mas conheci lugares como, pisa ,lucca, viarregio, bagni di lucca, montefegatesi, cesena, rovigo, veneza, bassano del grappa, e algumas outras, por favor pessoal, se alguem tem alguma dica a respeito de lavoro in itália, passa pra mim, pois tenho todas as certidões legalizadas para tirar a cidadania lá.

  13. Gostei da entrevista,boa e esclarecida ou quase. Gostaria de saber com que trabalha para ter salario 2000 euros? Isa

  14. Bom, o meu coment na verdade, é uma pergunta:
    Pretendo trabalhar em Parma, em 2009. Como posso obter êxito ? Minha esposa, foi lá pra a chamado do meu cunhado, está lá a um mês, legalmente trabalhando, e me pede que eu vá. Alguém me orientar quanto a isso ?

  15. Muito legal as suas palavras sobre Brasil, concordo em quase tudo, mas sobre o custo de vida “Da pra viver com 2000 euros por mes” hahaha sem comentários.

    Abraços!

  16. Hola pessoal, moro na españa a 8 anos, considero que realamente ha violencia no Brasil, porén fui assaltada em Roma, ademas com dois mil euros ñ se vive na europa principalmente de aluguel, onde encotras aluguel apartir de de 700 euros se vc encontrar,Ou a opçäo é compartir ap com outras pessoa, o que faz todos o Brasucas, bom quase todos. na italia pior ainda, sabemos perfeitamente sobre o gov que tem, mais como todo Brasiliero é bem italiano, principalmente os homens, entäo td mundo gosta, aqui esta cheio de Italianos, se torna insuportavel tenho 5 companheiros de trabalhos de italia. Así que existe crise mundial e onde existe uma crise, existe roubo e tudo o demas, amo o Brasil e se Deus quiser um dia eu volto pra lá. Adorei o cite muito.

  17. estou precisando de informaçao.querem deportar minha fllha da italia para o Brasil mais estao me pedindo dinheiro pr passagem dela .Existe isto ,me comunique.

  18. Adoreei, muito interessante! Eu conheci Firenze em 2012 e amei muito, sonhei em voltar e morar nessa cidade mas não sei oque posso fazer pra que isso seja possível..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: