Vidinha na Suécia

Celia e marido - Suecia Célia conta para o Entrevistando Expatriado como eh sua experiencia vivendo na Suecia.

O conteúdo dessa entrevista foi transferida para http://www.mikix.com/vida-na-suecia/

74 Respostas

  1. Celia !

    Foi um prazer imenso ler sua entrevista !
    Nos costumavamos trocar visitas quando eu tinha o blog, lembra ?
    Percebo muita semelhanca entre Holanda e Suecia nos beneficios sociais, pela sua descricao.
    E’ possivel perceber atraves de sua entrevista, uma adaptacao serena e uma felicidade conquistada junto com a familia. Parabens ! Tudo de bom !

    Abraco,

    Susana

  2. Celia, parece incrivel que, apesar de eu so morar aqui ha 5 anos, tive as mesmas sensacoes que voce.
    Sim, a importancia da lingua. Parece uma gravacao, mas todos os entrevistados dizem a mesma coisa.
    O que voce falou sobre o medico e a primeira consulta: a mesma coisa na Holanda, nao escrevi este detalhe na minha entrevista mas senti o mesmo que voce. Parece que moramos no mesmo pais!🙂
    Desejo sucesso!
    Parabens pela entrevista. Valeu a pena passar por aqui novamente!

  3. Realmente o idioma faz muita diferença amiga.
    Tenho uma amiga que tá indo morar aí e ela fala inglês fluente e espanhol, mas já tá começando a estudar suéco. O marido dela é suéco e tá ajudando.
    Adorei a entrevista amiga!!!
    Bjokas

  4. Pois as vezes a vida nos prega uma peça !!
    Alguém que se interessar pela minha história e ajudar me a encotrar um emprego na Suécia eu agradeceria imensamente, se alguém se dispusesse em ajudar me neste sentido.
    Meu noivo já mora em Estocolmo e eu irei de mudança para lá

  5. […] Vidinha na Suécia (Célia) – Brasil na Itália – Uma brasileira na terra dos kiwis (Cris) – A Carioca que se tornou […]

  6. Celia… gostei muito da sua entrevista…!!! gostaria de saber se tem alguma ong.. ou alguem que de suporte ou ajuda brasileiros chegando ai… preciso encontrar um lugar para morar e nao encontro nenhuma informaçao sobre isso.. se puder me ajudar com informaçoes. agradeço!

    • Faço minhas as palavras de Marlos,”gostaria de saber se tem alguma ong.. ou alguem que de suporte ou ajuda brasileiros chegando ai… preciso encontrar um lugar para morar e nao encontro nenhuma informaçao sobre isso.. se puder me ajudar com informaçoes. ” pois vi uma reportagem sobre a Suécia e muito me intessou pois me parece que é maravilhoso este pais; pensei logo em meus filhos pois seria um ótimo futuro para eles…

  7. Ah, Celia e um doce de pessoa…alguem que como, a maioria de nos, encontrou seu porto seguro em terras distantes…ao contrario do que muitos dizem, que e impossivel ser feliz fora do seu pais de origem, ai esta a prova: Celia e sua bela familia..felizes, realizados, positivos e com todo um futuro pela frente…
    beijos Celia..cada vez te admiro mais, pela sua simplicidade e honestidade…

  8. Olá, Célia.

    Fico muito feliz em ver uma cearense ” nordestina “, vencendo e lutando a cada dia pela vida. Tive o prazer de morar por um período em Portugal, ” Porto e Braga “, e achei fantástico. O nosso Brasil, é um país muito querido por todas as nações, mas precisamos caminhar bastante para chegar ao nosso ideal ( primeiro mundo ).
    Não quero falar de aspectos sociais e econômicos, queria apenas parabenizá-la por tudo que aconteceu em sua vida. Moro na Bahia em Lauro de Freitas e também luto diariamente pela vida. Sucesso para ti , sua filhota e seu marido.
    Deus, continua olhando para ti.

  9. Adorei a sua entrevista, estou indo morar na suécia e como de chegada quero logo aprender o idioma , falo ingles mas sei que o idioma local é taxativo a uma mudança de vida, estou indo com visto de residencia mas com o objetivo de casamento, nos conhecemos á 2 anos e somos noivos à 1 ano e meio, te desejo tda sorte e continue asim , abraços de katiane….

  10. Achei interessante o que a Célia disse, principalmente por não denegrir a imagem do Brasil só por estar morando num país de primeiro mundo, como a Suécia. A maioria das pessoas quando estão morando em outros paises, costumam pintar o Brasil como terra de desocupados e ignorantes. É claro que temos muitos problemas por aqui, mas qual país não tem problemas?

  11. Foi realmente um prazer ler o que voce escreveu !Espero que você continue muuuuito feliz ^^

  12. Célia fico feliz com sua entrevista, centrada e que reflete á verdade, sou duplo cidadão, brasileiro e italiano e estou indo mora na Itália com minha esposa até o fim do ano, se não gostar da Itália estou pensando na Suécia.

  13. Amiga, foi com muita alegria que descobri esta sua entrevista! Parabéns.

  14. Olá!!!
    Õtimo o teu blog!
    Lindona, todos os anos eu viajo em Fevereiro para um país. Estão todos dentro de uma lata e são sorteasdos. Em 2009 vou para a Suécia. E eu queria saber de você, se puder me ajudar, quais as cidades são imperdíveis.

    Aguardo seu contato!
    Abraços cariocas!

  15. Parabéns celia pela materia.Tudo bém com você?Olha gostaria muito de algumas dicas e onde eu posso encontrar as informações necessarias, sobre trabalhos, legalização,comunidades brasileiras à qual poderia ter contatos com nossa comunidade na suécia.Sou de recife e já vive no Canada anteriomente,mas não consigo me acústumar com o brasil mas.Ficarei esperando tua resposta ok?Obrigado!

  16. Olá, meu nome é Diana e tenho 24 anos. Adorei sua entrevista!!! Estou pesquisando mto sobre a vida na Suécia já que vou mudar para ai agora em janeiro. Meu marido já está ai ele é Joquéi e foi contratado…
    Gostaria de fazer mais contato com vc e saber sobre a rotina suéca. Aguardo contato. Beijos

  17. Hola bom dia !! parabems Celia.!!!!!.meu filho mora na Suecia..ums 11 anos acho eu..aqui no Brasil estou só pq trabalho, só vou pra Suecia quando a Empresa que trabalho mudar de cidade..pq trabalho em uma Empresa de Terra Planagen……Emtão dai irei para Suecia..Até pq só temho ele de filho..temho saudades.
    dele é óbivil…para qualquer uma mãe..rsrsrsr mais de qualquer maneira felicidades a vc e sua Familia ..Bjozzzzzz Adna

  18. Olá querida!
    Adorei seu comentário sobre sua vida na Suécia. Fui casada por 3 anos com um suéco, por isso meu sobrenome Svensson; nos últimos tempos tenho muita vontade de ir mora aí mas não falo a lingua, você acha que existe alguma chance? Sou cabeleireira e poderia comprar um salão aí.
    Por favor me dê sua opinião. bjs
    Lu

  19. Ola Célia,
    O que mais me despertou na sua entrevista foi o sentido de maturidade em adaptar-se a uma situação que já estava criada, a responsabilidade de assumir o país que iria viver e saber viver dentro dela, isso é muito importante, não adianta viver num País com a cabeça noutro é uma frustração enorme. Tenho 43 anos e finalmente decidi ir viver para suécia que já conheço desde 1985, mas por razões pessoais não consegui ir viver para aí. Esta entrevista me ajudou e é da mesma forma que eu vou me comportar quando mudar, estou em Portugal mas amo a suécia. agradeço ter posto a entrevista na internet. desejo muitas felicidades e quem sabe um dia nós nos encontramos, vou para Goteborg.
    beijinhos

  20. Olá, Célia

    Muito legal sua história, sou de fortaleza tbm, passo sempre na sua cidade natal(pindoretama), vc falou que gostava muito de futebol, aqui em fortaleza joguei nas categorias infantil no Ceará, gostaria de saber de vc se vc consegue um teste de futebol ai na Suecia,em algum time ai, ou até mesmo pedir para sua filha perguntar onde ela joga se exista possibilidade do Clube me receber para testes , MUITO OBRIGADO E FORTE ABRAÇO

    Meu email é suica9@hotmail.com POR FAVOR RESPONDA OBRIGADO Mais uma VEZ

  21. Célia,

    Adorei sua entrevista. Obrigada por compartilhar conosco sua opinião.

    A empresa que meu marido trabalha, quer levá-lo para treinamento na Estocolmo por 6 meses, e eu estou estudando a possibilidade de ir junto com meu filho de 3 anos.
    Queria ter uma noção do custo de vida ai, para ver se conseguiremos bancar. $$

    Muito Obrigada,

  22. Adorei sua entrevista. Meus parabéns por sua luta e perseverança. Adoraria me corresponder com alguma pessoa desse maravilhoso país. Sou formado em Ciências Contábeis, moro em João Pessoa -Capital da Paraíba, onde as praias são belíssimas.
    Deus esteja sempre com você e família.

  23. Adorei ler sua entrevista tambem:) acho importante a igualdade entre homens e mulheres..
    muitas brasileiras ou devo dizer ,latinas em geral,pela cultura machista destes paises, tem este costume de achar que o homem tem que bancar tudo e acho que nao e meio assim..isto tambem colabora com a nossa imagem meio degradada pelo mundo,especialmente Europa.Mulher tem que ser independente,vamos dar bom exemplo meu Brasil!!!!!🙂

  24. Estarei indo para suécia em abril. estou apreensiva. terei que ficar longe de minha família. isto me deixa angustiada. como encarar este momento?
    abraçoss

  25. Daisy, é possível que eu também vá em abril.
    Estou apreensiva com medo que a empresa que meu marido trabalha mude os plano. Eu gostaria de ir em janeiro, (he,he,he).
    Eu sou do RS e há 10 anos mudei para o PR, claro que senti muita falta da família e dos amigos. No início doí um pouquinho, mas temos que levantar a cabeça e pensar que nossa experiências são nossas escolhas.
    Por que vc vai?
    Quem sabe podemos nos encontrar por lá.

  26. Saudaçoes

    Foi defacto uma entrevista interessante,conheço o seu pais,e uma maravilha pais quente e alegre,trocar por um pais frio,tambem bonito mais com gente fria ,tristes e preciso muita coragem e força de vontade, ^parabens

  27. Olá Célia! Eu fico muito feliz em saber que tem uma conterrânea minha feliz em um país tão diferente em sua língua e cultura.
    Mas Gostei da humildade, você mostrou ser uma mulher de caráter e garra.
    Parabéns, você é mais um cearense que deixa sua marca em terras estrangeiras.
    Sou de Fortaleza e abraço para toda a sua família.
    Allan

  28. Boa noite Célia,
    Muito boa sua entrevista, esclareceu muito, eu e minha filha estamos pensando em morar na Suécia daqui a alguns anos, sou Enfermeira graduada e faço faculdade de Ciencias Contábeis, minha filha pretende fazer faculdade aqui ou em outro País. Vamos resolver tudo quando eu terminar minha faculdade e conseguir juntar um pé de meia para poder iniciar a vida em outro País sem depender de terceiros.
    Obrigada

  29. Oi Celia, legal sua entrevista..possivelmente eu e meu marido vamos morar ai, ele tem um emprego já, mas eu não tenho ..to tão nervosa com essa questão de arrumar um emprego, pq em um país frio como a suecia trabalhar é fundamental… bjss

  30. amei o seu comentario celia! DEUS. ouvio suas oracoes e lhe concedeu ,tudo o que voce sempre pedia so ele poderia lhe dar e tao longe . tambem moro em fortaleza/ce e estou tentando ver se concigo emprego na suecia.minha esposa me da forcas para eu ir ela e evangelica. thal celia continuen assim, humilde. e felizes .vcs meresem………ok;;

  31. Olá Célia !
    Muito legal sua entrevista, o que me diz sobre a Suécia de hoje fev/2011, com esta crise européia?Vc acha que ainda vale a pena imigrar ?E empregos aí ?
    Eu gostaria de residir na Suécia qual conselho vc me daria para achar colocação como babá, acompanhante de idosos?Os salários destas funções são suficientes para manter aluguel, alimentação, etc? Agradeço se me rsponder via e-mail.
    Atenciosamente
    Máarcia

  32. Olá Dona Célia, tudo bem com á Sra ?
    Gostaria de conversar com á Sra, Sou cidadao Suéco, mas atualmente moro no brasil, Li seus relatos, á Sra esta de parabens,
    à Sra poderia me passar seu e-meil para nós conversar ?.. meu e-meil é magno33sc@hotmail.com.

    Fico grato.
    Um bom dia pra Sra .

    Antonio Magnus

  33. ola dona celia
    gostei muito da sua entrevista. sou de origen angolana mais tenho cidadania portuguesa pretendo emigrar com minha familia para suecia que voçe pode me dizer da suecia actual? sera que ainda a espaço para emigração? eu não tenho problema em trabalhar seja em que for necessario.

  34. Nossa adorei todos os comentários, inclusive da Célia. Obrigada!
    Namoro há um ano meu amor que é sueco e mora na suécia e no qual ele quer que eu vá morar com ele na suécia e eu moro no RJ.
    Não sei o que é melhor para a resolução rápida dos meus papéis para ir viver com ele??? Será que alguém pode me responder????
    É Melhor nós casarmos no Brasil primeiro para que eu possa ir definitivamente para a suécia ou casar na Suécia e retornar ao Brasil para dar entrada nos meus papéis????
    Atualmente namoramos todos os dias por skype, msn, e-mail…(internet!). E queremos muito ficarmos logo juntos!!!
    O que devo fazer e como proceder primeiramente??

    Fico no aguardo da ajuda e conselhos de vocês!!!

    Obrigadaaaaaa…Lalá

  35. Meu sonho é conhecer a Suécia. Sou “doente” por uma banda Sueco que se chama Roxette. Viajei de Fortaleza [Minha Terra Natal] para Porto Alegre, pois eles vieram fazer uma Turnê Mundial aqui. Adoro tudo o que diz respeito a esse País. Parabéns por compartilhar um pouco de sua história.

  36. Oi Celia, legal sua entrevista. Sou brasileira, paranaense mas sou fascinada por este pais, ainda quero conhece-lo. Sempre estou na internet e leio tudo sobre a Suecia, leio ate jornais, enfim tudo que consiga pra saber o que esta acontecendo ai. Tambem sou fa do Abba eles não cantam mais, mas suas musicas são maravilhosas e ouço sempre. Voce tem e-mail? Se quiser se corresponder comigo me deixe recado.
    Um grande abraço a voce e sua familia.
    Isabel.

  37. Puxa, que legal Cecília! Estou planejando uma viagem à Suécia para visitar amigos em Janeiro de 2012 e desde já estou me apaixonando por este país!! Foi muito bom ler a sua entrevista, é sempre bom ter o ponto de vista de uma pessoa equilibrada a respeito de como é a vida no exterior🙂 Foi uma visão bem realista, não aquela visão deslumbrada de aventureiros! Obrigado por compartilhar!!!

  38. Olá Celia, sou cidadão português e quero ir para Suécia trabalhar. Aqui não está facil a crise nos abalou e derrubou. Como está o mercado, tenho tantas contas para pagar..

  39. Olá Celia gostei muito da sua entrevista, eu vivo na españa y trabalho em IKEA sou uma apaixonada da cultura suéca estou esperando minha nacionalide , creio que proximo ano sai, eu e minha familia nos vamos viver em suecia isso tenho claro falo ingles e español espero um dia podermos nos falar de preferencia cara a cara, tenha muita sorte ai y que Deus te abençoe.

  40. Adorei sua entrevista… tenho planos de ir morar na Suecia. Mas nao tenho namorado sueco ou um trabalho com sede aí…
    Estou indo na cara e coragem!Se nao for muito incomodo,voce pode me dar algumas dicas para moradia e trabalho?
    Eu ja estou estudando sueco, entao ja falo timidamente. e ingles tbm… acho que isso ja ajuda, né?

    beijinhos

    • Morei um tempo em gotemburgo, posso te dizer que entendem ingles,
      eu aprendi sueco com meus amigos mesmo, mais usava o ingles quando ficava perdido

      abraços

  41. Oi, sou médica e quero sair do país, gostaria de saber se você tem informações sobre revalidação de diplomas médicos e como é a vida de médico por aí. Bjs!!
    Meu e-mail é mhsf_2@hotmail.com

    • Ola Maria Helena.Eu e minha esposa somos enfermeiros e iremos morar na Suécia em breve.Entre em contato com a embaixada da Suécia.Eles podem ajudar voce com informaçoes bem detalhadas.Conosco foram muito prestativos.Espero ter ajudado.

      Blog verdadeiraitalia

  42. Como faço para encontrar tratutores suecos?

  43. É Celia, no começo deve ser muito dificil a adaptação, mas depois fica uma coisa normal, ja li e vi documentários sobre Estocolmo, é uma cidade de muitos lagos, com vistas maravilhosas, outra coisa incrível que tem ai, e a aurora boreal, deve ser muito lindo de ver.
    Se você poder me forneça alguns sites de bate papo que existe ai.
    meu email e´ joseluisdecastrofilho@yahoo.com.br

  44. Morei por quase dois anos em Malmo. Fui com meu esposo e dois filhos. Foi um tempo maravilhoso !! Meu filho menor estudou no colegio internacional e aprendeu ingles fluente. Suecia e um pais nota 10. Meu esposo foi fazer mestrado na WMU pela marinha do Brasil. Moraria para sempre por la. Fizemos muitos amigos. Agradeco a Deus pela oportunidade que Ele nos deu.
    Felicidades a todos vcs.

  45. Ola estou a pensar ir viver para a Suecia gostaria de saber qual sera a melhor cidade para viver e procurar trabalho.
    Obrigado
    Ricardo
    delta72@iol.pt

  46. Célia,
    gostei da entrevista. Tenho um fascínio pela Suécia desde pequeno.
    É possível ir sem falar o inglês e aprender por aí? Existem escolas que ensinam inglês também? E alguma entidade que dê suporte a brasileiros?
    Estou muito desiludido com o Brasil, gostaria de saber mais sobre a vida na Suécia!
    Felicidades!

  47. Olá Meu nome é Petrônio Sena,tenho 33 anos sou solteiro sou formado em admistração de empresas,Pós em finanças e contabeis e atualmente estou fazendo um Master da FEA-USP em IFRS, falo três linguas fluente Inglês,Espanhol e português.
    Assim que acabar essa especialização quero morar na Suêcia e gostaria que as pessaos que tem experiência me enviasse email e contassem um pouco da sua experiência.
    Como faço no Brasil para dar entrada no visto de trabalho se alguém me dar algumas dicas com relação a visto.

    Email:teosena@hotmail.com

  48. http://bosquesonhador.wordpress.com/category/oficina-do-aprendiz-de-escritor-exercite-a-linguagem-poetica-deste-bosque/aulas-de-criacao-literaria-em-poesia-e-prosa/oficina-de-criacao-literaria-online/. Olá, quero conhecer mais vocês, brasileiros-suecos. Sou poeta, escritora de lovros para crianças, e tenho uma oficina de criação literária que se passa online, via Skype. Tenho um namorado sueco, e espero aprofundar esses contatos. Regina Gulla (vide google), http://bosquesonhador.wordpress.com, e-mail: gato-de-mascara@uol.com.br. Grata pela sua atenção. Aceite minha admiração.

  49. eu quis dizer que sou escritora de livros para crianças: O Zelador de Sonhos, A Pele dos Livros, Diário de um Neto, A Bala Perdida e o Violino, Manifesto do Sonhador (em Amazon, Submarino). E quero ter contato com vocês. Skype: Regina Gulla, e-mail: gato-de-mascara@uol.com.br, Facebook: Regina Gulla, http:www.oficinadeescrita.wordpress.com
    Abraços e boa sorte a todos.

  50. Aqui segue uma exposição de aquarelas, desejo que me conheçam. Aceitem meu abraço, Regina Gulla (verifique meu nome no google) http://www.flickr.com/photos/gatodeseda/

  51. Cara Célia
    Gostei muito de sua entrevista. Parabenizo também o entrevistador pela objetividade das perguntas que foram excelentes.
    Que sua vida continue a ser abençoadíssima. Paz, serenidade e muita prosperidade.
    Denise

  52. Sinceramente gostei do seu interesse de morar em outro país, tendo que lidar com outra cultura, outro idioma, etc, mas avaliando bem no meu ponto de vista, achei meio estranho por você no brasil ser secretária, e na suécia carteira. Caramba acho que uma pessoa deve imigrar a outro país para progredir e não para diminuir a carreira profissional.
    Desculpe-me se disse algo que não gostou, mas só disse o que penso.

  53. Célia, meu nome é Claudia, moro em São Paulo.
    Tenho um filho de 17 anos que já foi para a Suécia 3 vezes para jogar no Partille, um campeonato de Handeibol. E agora ele está querendo ir morar aí, pois adorou a Suécia, não fla em outra coisa. fico preocupada, pois tenho muito receio de que ele tenha dificuldades aí.
    A vointade dele é jogar em um time de handei. O que voce me diz disso?
    Um aBRAÇO.

  54. Ola Celia como vai?
    Bem primeiramente quero te dizer que foi de grande importacia ler a sua reportagem.Me chamo Keiliane e sou casada com um sueco a 3 anos nos conhecemos em Londres e nos casamos na Suecia.Entao depois de 1 ano casados resolvemos mora em Estocolmo o problema e que nao consegui me adaptar a Suecia entao voltei para o Brasil.
    Hoje sei que nao fiz a coisa certa mas pretendo retorna ainda esse ano a pergunta e?Como posso me adapta melhor? De ja muito obrigado

  55. Estou querendo morar, na Suécia com minhas filhas, não falo ingles ainda, o que devo fazer

  56. Em julho passado estive de férias na Europa e tive o privilégio de conhecer a Dinamarca e um pouco da Suécia. Honestamente, voltei determinado a mudar para essa região tão logo consiga a minha a posentadoria como Servidor público Federal e Professor. Conheci Lunds (acho que é isso) e Malmo. Adorei essa região. Pessoas com aspecto sério, mas educadas, afaveis. Sinceramente, me identifiquei muito e pretendo retornar em breve. Foi um momento muito feliz. A escandinávia evidencia uma atmosfera amigavel, diferentemente do clima de “camisa de força” que a gente sente em Londres..As pessoas que me acolheram estão no meu coração. que Deus as abençoe sempre..

  57. Sou de Portugal, tenho 38 anos e 1 filho com 11 anos, está muito dificil aqui. Gostaria de trabalhar na Suécia, o que acham? será possivel, falo um pouco de inglês e faço qualquer trabalho honesto.
    Quem me poder ajudar ou dar-me alguma dica agradecia

  58. Tenho experiencia profissional em condutor de equipamentos em obras publicas, motorista de camiões pesados de mercadorias e um curso de soldodor a eletro revestido mas não me importo de trabalhar em outra aria. Gostava de saber de oportunidades de trabalho na Suecia. Obrigado e aguardo resposta. rmano78@gmail.com

  59. Gostaria de saber qual o salario minimo ou médio para se viver na suecia?

  60. Olá foi ótimo ler esta entrevista. Antes queria ir para os EUA mais vi que os EUA é mais propaganda que realidade a vida lá é boa mais nem tanto. então estou em busca do país perfeito… tenho 3 anos para acha-lo e acho que este país pode ser a Suécia ou o Reino Unido mas como o post é só sobre a suécia queria perguntar como é os salários ai e quais os empregos que dão mais salário e se é ,melhor estudar ai ou legalizar meu diploma brasileiro ai? e se o idioma sueco é tão dificil quanto parece..

  61. Salete,em 30 Dezembro/2012 disse:

    Admiro muito a coragem de alguém que saiu de sua Pátria para outra totalmente estranha! Eu não teria essa vontade, muito menos agora…Mas como nessa vida tudo é possível!…Que há de mal?
    Seja,portanto,Feliz e viva em paz.!

  62. obrigada você me ajudou muito com a sua entrevista!meu amor mora na suécia eu vou acabar indo morar la também tenho medo mais estou mais confiante beijos obrigada

  63. Adorei esta entrevista.muito esclarecedora para quem esta a procura de melhor qualidade de vida,como é o meu caso.Ja trabalhei em varios setores como: comercio,admnistraçao,industria(onde trabalho actualmente), e nao tenho medo de trabalhar.estava a pensar procurar precisamente um pais cujo clima fosse solarento,mas atraves dessa entrevista pude esclarecer que podemos transformar as nuvens mais cinzentas num sol radiante.quem nao presa uma vida estavel.vivo em portugal e estou pronta para procurar outro destino.obrigada

  64. Não vale a pena migrar para os países europeu, a xenofobia vem aumentando cada vez mais a cada ano que os países super desenvolvidos como suécia noruega holanda e dinamarca recebem imigrantes.

  65. sonhei agora! fiquei com os olhos chieos d´água…. eu moro na alemnah, mas tenho uma queda pela Escandinávia…. um dia vou lá!
    Se Deus quiser! Sucessos!
    Leda Maria

  66. Fico extremamente feliz comesses relatos. Sou um grande adimirador dos países nórdicos, e acredito que o Brasil tem muito o que aprender com eles. Moro no Rio deJaneiro e fui a Rio+20 com a minha familia, onde visitei os espaços da Suécia, Dinamarca, Noruega e Filândia. Recebi uma aula de respeito ao proximo e aos recursos naturais.Estarei visitando esses paises com a minha familia no próximo verão. Sucesso á todos!!!
    Paulo Pinto.

  67. Obrigado pelas informações muito claras.Sou aposentado e minha esposa se aposenta em 2014. temos uma renda familiar de US$ 6.000,00 será que conseguiremos sobreviver. Temos 2 filhas, uma de 16 anos e a outra de 18 anos que terminou o ensino médio.

    Jorge Possi Said
    Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo

  68. olá meu nome é rita meu namorado é da suecia pretendemos nos casar ,ele quer que eu more com le na suecia ,falo um pouco de ingles e minha prosfisão é cabeleriera e manicure,,será que é facil eu encontrar clientes pra meu negocio? porque eu pretendo er meu proprio negocio de atendimento domiciliar ,será que funciona na sucia?

Deixe uma Resposta

