A vida no Japão

Neusa Emiko conta para o Entrevistando Expatriado como eh sua experiencia vivendo no Japao.

O conteúdo dessa entrevista foi transferida para: http://www.mikix.com/vida-no-japao/

15 Respostas

  1. Neusa !

    A entrevista ficou bem clara e deixa transparecer bem sua felicidade e realizacao. Acho importante que tambem pessoas maduras, com os pes no chao, contem suas experiencias da vida no exterior. Eu vim para a Holanda ja’ perto dos 40 anos e, as nossas impressoes e dificuldades sao diferentes dos bem mais jovens que se aventuram.
    Gostei de voce ter deixado bem calro o quanto o conhecimento do idioma local faz diferenca nas oportunidades.
    Sucesso !

    Susana

  2. Sim, Neusa você tem toda razao.
    Saber o idioma faz toda a diferença em nossa adaptaçao em um novo país. Poder ligar a TV e entender o que se passa `a nossa volta parece tao simples, mas quando estamos em um novo país, nao é.
    Fico feliz em ver como você conseguiu o seu lugar no Japao.
    E sim, mais uma vez para o calor humano do nosso povo brasileiro. Nossa ‘marca’ nao acha?
    E desejo a você – como os holandeses sempre dizem por aqui – Sucesso!

  3. Susana e Naldy, obrigada de coracao pelos comentarios. Acho que para a gente viver bem fora da nossa terrinha, eh fundamental aprendermos o idioma. Com isso fica mais facil compreendermos melhor a cultura e as diferencas, nao eh mesmo?
    O Japao eh um pais lindo e espero que voces venham conhecer! Terei o maior prazer em passar mil dicas legais!
    Beijos orientais para as minhas novas amigas da Holanda!

  4. Primeiramente digo olá para as 3,Neusa,Suzane,Naldy.Sou descendente de japoneses( sansei) e estou no japão desde 1991.Desde essa data voltei cerca de 4 vezes ao Brasil ficando no total cerca de 4 anos por lá.já estive na Holanda e vários países tb a passeio.Adoro o japão mas se tivesse as facilidades e oportunidades que consigo aqui gostaria de tentar viver na europa tb.Retornei do Brasil recentemente onde apesar de ter conhecido poucas pessoas maravilhosas,senti tristeza ao ver à situação em que as pessoas deixam o país.Com certeza é muito mais prático ir para algum país sabendo à língua local. No meu caso foi diferente, mas não passei muito apuro por isso.Adoro e respeito a organização e educação dos japs,além de ser um país avançado mas que mantem muito do seu passado preservado.se vcs 3 desejarem entrem em contato para trocarmos experiências de vida.Tudo de bom e boa sorte. rajrla@hotmail.com

  5. Adorei a entrevistas e queria saber mais sobre a vida japonesa

  6. Olá, sou brasileira não descendente e gostaría de saber como conseguir conquistar um espaço, uma oportunidade de ir para o japão? Por favor, aguardo retorno da resposta pelo e-mail…bjs.

  7. Uma pergunta… é dificil acostumar com o jeito japonês… a cultura e outras coisas?

  8. sou apaixonada pelo japão,e tenho muita vontade de conhecer.o que e mais importante?

  9. Olá, gostaria de saber como é a vida no Japão, é uma vida muito apressada, agitada? É difícil de fazer amizade com alguns japoneses devido a falta de calor humano?
    Eu gostaria muito de conhecer o Japão, pois é o país dos meus sonhos…

  10. FINALMENTE =P para começar ja digo um muito obrigado só por existir xD eu ADORO a cultura japonesa adorava poder falar consigo pois eu gostava de um dia poder visitar o Japão

  11. eu queria visitar o seu país

  12. Olá a todos…eu finalmente consegui a autorização do meu pai para ir morar no japão, mas não sou descendente e não pretendo me casar para poder ir morar lá…
    o que eu faço??
    alguém poderia me ajudar??
    bjoos e obrigada

  13. irei fazer uma perg
    A vida no Japao e melhor do que aki no Brasil?
    Por que vcs comem de hashi em vz de talher
    foi dificil aprenter os constumes
    deles?

  14. eu fui para o japão com 20 anos eu era pobre mas conseguir ajuntar um dinheiro e fui eu sabia só um pouco japones só o basico como obrigado, como arrumar emprego e etc. quando fui la me senti perdido por que não entendia o que estava escritor nas paredes fiquei com muito medo e com frio na barriga la conseguir um emprego como garçone com um dinheiro que eu ganhava era para min manter eu fui para o japão para conseguir ser jogador de futball por que eu queria jogar na seleção japonesa e tambem conseguir uma vidar melhor. morei lar 6 anos e tambem ficava olhando as pessoas que eram muitos difentes uns com cabelos pra frente outros com os cabelos todos na cara parecendo aqueles desenhos japones com mangás. eu sonhava em ir para o japão por causa de sua tecnologia muito avançada e tambem por causas dos desenhos como dragon ball z, cavaleiros dos zodiacos e demas. e conseguir ajuntar um dinheiro e vim para o brasil mas se eu podesse ia viver la mas como vivia ilegalmenter não queria. e essa foi minha experiençia

Deixe uma Resposta

