Na Terra dos Moinhos

Marcelo da HolandaMarcelo conta para o Entrevistando Expatriado como eh sua experiencia vivendo na Holanda.

O conteúdo dessa entrevista foi transferida para: http://www.mikix.com/vivendo-na-terra-dos-moinhos/

22 Respostas

  1. Caramba….Essa entrevista com Marcelo foi 10!
    Ele trabalha na mesma área que meu marido e depois de ler a entrevista voltei a pensar em morar fora( meu marido tem dupla nacionalidade tbm)

    Adorei!

  2. Adorei o site e a entrevista!!! Eh bom saber q nem tudo sao flores mas q mtas historias tem final feliz!!!
    Eu queria saber mais uma coisa… a mulher do Marcelo tb trabalha?!?! Ela conseguiu emprego facilmente tb?!?!
    Beijos, Dani

  3. RESPOSTA PARA DANI PONTES

    Oi Dani,

    Tudo bem??

    Respondendo a sua pergunta eu por enquanto nao estou trabalhando aqui em The Hague, pois estou atualmente estudando e aprimorando o ingles pois falo ainda mto errado e a partir desta semana comecarei um trabalho voluntario em uma escola americana na biblioteca, organizando algumas coisas e tambem podendo praticar mais o ingles.

    Eu ja tive varias oportunidades de trabalho, mas devido ao meu ingles ainda nao estar fluente nao pude aproveita-las.

    A Holanda eh um pais lindo e cheio de oportunidades pra quem fala ingles e tambem outras linguas (espanhol, portugues, italiano, etc), mas sempe tem q se falar fluente o ingles e se o profissional falar o dutch as oportunidades sao ainda melhores.

    Espero q tenha respondido a sua pergunta…

    Sucesso sempre…

    Abracos,

  4. Mirella, adoreiii a idéia do blog.
    Muito interessante e vai servir de incentivo pra muita gente.
    Parabéns!
    Ótima idéia!

  5. Adorei!!! estive na Holanda, Franca e belgica e sei muito bem do que o marcelo estah falando, comecei a estudar Dutch., pq estava pensando em me mudar para a Holanda, mas depois surgiu meu marido na minha vida que soprou os ventos para o meu do pacifico🙂 . Eu amei a Holanda pors er um pais menor que o Rio de Janeiro, totalmente estruturado, literalmente primeiro mundo. O que achei mais legal, foi q td mundo fala Dutch, mas se vc fizer um apergunta em ingles, automaticamente eles comecam a falar Ingles. E o ingles bem claro, explicadinho.
    Diferente do Ingles americano q tem muita giria, muita mistura.
    eu amo a Holanda e se um dia pintasse oportunidade de me mudar para lah com meu marido e filho, eu iria com certeza. A unica coisa de ruim eh o idioma, deus me livre q dah noh na lingua…rs
    Parabens Marcelo, muito sucesso com sua familia ai e que Deus deh o melhor para voces.
    Para sua esposa, estah certissima em pergar trabalhos voluntarios, pq soh assim saimos de casa para dar a cara p bater e aprendermos o idioma na pratica. Foi assim q eu fiz qdo cheguei no Hawaii.

  6. Adorei a entrevista!!! muito legal e informativo!! Parabéns para o Marcelo.

  7. Mirella,
    Parabens pela entrevista!
    E parabens tambem ao Marcelo, ele realemtne foi muito corajoso, mas mpelo que vejo valeu a pena.
    Bjs
    Meire

  8. Oi Mi,
    Parabens pelo site!
    As conchinhas estavam batendo forte no inicio do ano, so agora consegui parar pra escrever…

    As entrevistas estao muito legais.
    E’ muito bom ver a galera participando!
    Pessoal, obrigado pelos comentarios.

    PS: Mi, sua bike ja quebrou um galhao pra ir ao mercado aqui pertinho…
    Manda um abracao pro Kiko!

    Bjs,
    Marcelo.

  9. Olá Marcelo !

    Parabéns pela sua escolha e muito sucesso para vc e sua família !!!

    Tenho planos de morar em outro país onde meus filhos de 11 e 12 anos possam estudar em uma escola pública com certificação IB.
    Temos cidadania alemã.
    Pesquisei no site do IB e encontrei algumas escolas públicas na Holanda.
    Li em sua entrevista que as escolas internacionais são todas pagas, e fiquei em dúvida pois cheguei a contatar algumas escolas e obtive informação que são pagas apenas algumas taxas extras justamente referentes ao IB (International Baccalaureate), que podem chegar a 6500 euros/ano.
    Uma delas é a Rijnlands Lyceum Oegstgeest
    Apollolaan 1
    2341 BA Oegstgeest
    The Netherlands

    Vc poderia me orientar onde encontrar mais informação sobre as escolas ?

    Grata,
    Elisa Taubald Morelli
    S.Paulo – Brasil (por enquanto)

  10. Ola Marcelo..achei muito interessante de ler sua entrevista.Eu sou Brasileira, casada com holandes, assistente social e (quase) psicologa social , e to abrindo meu proprio negocio para fazer acompanhamento de expatriados ( e familias) que acabarao de chegar aqui.Me parece mesmo muito dificil, no comeco, de se entender como tudo funciona e de cuidar para que toda a sua vida volte a ter ritmo normal e o mais rapido possivel.Por isso quero dar inforamacao ou eu mesma organisar de tudo que for necessario: casa, baba, creche, aula de linguas, informacoes sobre cursos de linguas, onde fazer compras;sobre contatos socias;imposto etc..etc.,.alem de dar um apoio psyco social para aqueles que estejam tendo muita dificuldade com os primeiros baques da adaptacao.
    Bom…tudo isso pra falar que se voce precissar ou conhecer outros expatriados que queiram me contratar, e so entrar em contato.Um abraco, Flavia

    • Olá Flávia,

      Estou indo morar na Holanda, queria fazer algumas perguntas para você, é possivel?
      Segue meu email, obrigado.

      Att,

      Bruno Juppa Pedelhes

    • Ola Flavia, atualmente estou morando no norte da Africa e gostaria se possivel do teu e-mail ou msn para manter contato e tirar algumas duvidas em relacao a Holanda, pretendo fazer uma visita breve em Setembro e assim ficar mais interado desta nova cultura…desde ja agradeco ….abraco.

      • Ola Daniel,

        Obrigada pelo comentrio. Espero que a Flavia te responda, morei em Amsterdam 3 meses e gostei muito, no meu blog tem alguns posts que fiz enquanto estava l mikix.com e para dicas de viagem o blog do Ricardo Freire imperdivel viajenaviagem.com.

        Ah… vc escreveu que mora no Norte da Africa, ser que gostaria de ser nosso entrevistado e nos contar um pouco de sua experincia por a? Pode ser anonimamente se preferir🙂

        Abs, Mirella

  11. Marcelo,

    Excelente entrevista!!

    Tenho uma situação um pouco parecida com a sua. Estou sendo entrevistado por uma empresa da Holanda e acho que vai dar certo!
    Eu e meus filhos temos cidadania européia (Italiana), mas minha esposa nao tem. Você poderia me mandar mais detalhes sobre como conseguir um visto de permanência para ela?

    Obrigado!!!

    Celso

  12. Ola Celso,

    Obrigado pelos comentarios.

    Voce sendo cidadao Italiano, esta totalmente integrado na Comunidade Europeia e tem direito a todos os beneficios de um cidadao Europeu.
    Sua esposa pode acompanha-lo a qualquer dos paises da UE.
    As regras variam um pouco de pais para pais, mas em geral ela obtem o direito de acompanha-lo sempre.
    No caso da Holanda, sua esposa pode vir junto com voce e solicitar o visto aqui mesmo. Foi assim que fizemos e isso vale para a maioria dos paises com o qual o Brasil possui acordo no qual nao e’ necessario o visto de turista.
    A legislacao sofre pequenas correcoes de tempos em tempos, entao e’ importante obter sempre a informacao mais atualizada.
    Voce pode entrar no site da imigracao Holandesa (http://www.ind.nl .. tem opcao em Ingles) e verificar seu caso especifico.
    Tambem aconselho consultar o consulado da Holanda no Brasil para tirar duvidas.
    No nosso caso, aplicamos aqui, pois fomos inicialmente para Londres (tiramos o visto de residencia da minha esposa para Inglaterra ainda no Brasil) e depois e’ que decidimos vir para a Holanda.
    O procedimento e’ simples, basta ligar para o IND e marcar um appointment, que pode levar ate 30 dias, dependendo da demanda, mas geralmente o visto sai no mesmo dia na forma de um STAMP no passaporte dela. Algum tempo depois ela recebe uma carteira de identidade Holandesa. Voce deve fazer o seu registro (da mesma forma) ANTES de fazer o dela, NAO pode ser no mesmo dia e voce devera estar preparado para comprovar residencia (contrato de aluguel, etc) e contrato de trabalho.

    Esta resposta esta ficando um pouco longa, entao estou respondendo seu e-mail com mais detalhes sobre estudo e outras coisas mais.

    Abracos,

    Marcelo.

  13. Nossa, amei sua entrevista!!! Sempre fui apaixonada pela idéia de morar no exterior, conhecer uma cultura diferent,e aprender outra lingua, quero muito encarar esse desafio. Ano que vem vou como au pair para Haia ^^ Estou felicissima!!! Nem acredito que você e sua família moram lá! Foi ótimo mesmo ler sua entrevista! Não sei se voc~e verá meu comentário, visto que faz tempo que sua entrevista foi realizada, mas eu gostaria muito de manter mais contato com você e sua família !!!

    Sorte pra vcs
    Beijos

  14. Ola Nadja,
    Eu sou a Vivian esposa do Marcelo, nos ficamos muito felizes em saber q a entevista pode ser util a outras pessoas que pensam em vir para a Holanda.
    Realmente a experiencia de morar fora do Brasil eh mto gratificante.
    Desejamos muita boa sorte e sucesso e caso necessite de alguma informacao nos escrereva q sera um prazer em ajuda-la.
    Abracos,

  15. Olá, após uma pesquisa sobre brasileiros na Europa encontrei pessoas comentando sobre terem ido ou conhecerem alguém daquele Continente.
    Temos uma comunidade que se reúne em Birmingham (Inglaterra) e outras no Brasil e Moçambique. Nosso trabalho é missionário, ou seja, a finalidade precípua é a pregação do Evangelho, assistência aos obreiros que levam a Mensagem para outros países, auxílio aos órfãos, viúvas e a todos que carecem de algum tipo de ajuda. Portanto, solicito informações sobre como contatar os brasileiros que moram na Europa e desejam participar da nossa comunidade para analisar a possibilidade de fazermos mais uma congregação no país onde estiverem, conforme as condições locais. Se tiver um blog ou endereços eletrônicos como meio de contato e puder informar, agradecemos antecipadamente. Se precisar de mais informações, não hesite em contatar-nos.
    Anderson – ideresgate@hotmail.com SKYPE: anderson.figueiredo1977

  16. […] – Marcelo [entrevista]: Acredito que a crise seja realmente mundial, porem ate o momento os efeitos tem sido mais […]

  17. Oi Marcelo, otima entrevista ! Logo logo estarei por aqui com uma entrevista tambem, pois moro na Holanda desde 1999 casada com um holandes. Tirei carteria de motorista aqui, aprendia alingua, trabalho, tive meus filhos. A todos expatriados e turistas que desejam saber mais sobre o pais visitem meu blog: o Saudacoes da Holanda (Greetingsf rom Holland). Tem muitas fotos e dicas do que se fazer e o que visitar. Abracos a todos !

  18. Olá, Marcelo! A sua entrevista deu-me luzes sobre a ida para Holanda, pois estou a pensar em ir para lá no próximo ano estudar numa universidade e depois trabalhar. Eu vivo em Portugal e tirei curso de programação durante 3 anos. Estou a pensar em dar continuidade numa universidade da Holanda mas gostaria que me dê-se alguns conselhos uma vez que é da mesma que eu quero seguir. Eu ainda sou jovem, tenho 19 anos e tenho o 12º ano. Estou a pensar em tirar curso de inglês para aperfeiçoá-lo e tirar curso de dutch para facilitar-me a comunicação. O meu email é carla_augusto@sapo.pt

    Obrigada,

    Carla

Deixe uma Resposta

