Você é um expatriado?

Divida conosco sua experiência, sendo um de nossos entrevistados.

O “Entrevistando Expatriado” é um website destinado a expatriados, ex-expatriados e pessoas interessadas em residir no exterior. Dessa forma, seu relato será muito importante para nós.

Há muitas questões para serem discutidas e aprofudadas: emprego, moradia, escola, convivência com locais, língua, visto, seguro saúde, comportamento e assim por diante. Assuntos tão pertinentes na vida de um expatriado, e mais ainda na vida de um futuro expatriado.

Dividir vivências é essencial. Através desse website você pode ajudar e ser ajudado. Contribua, ajude-nos a criar um espaço rico em informações. Seja nosso futuro entrevistado.

Entre em contato deixando um comentário nessa página (com e-mail e/ou website) ou mande-nos um e-mail: expatriados.int@(retire_isso)gmail.com

Obrigado!

Equipe “Entrevistando Expatriados”

160 Respostas

  1. brasileira morando nos eua.

    • Oi Mirella,

      Nao sei como colocar meu comentario pra todo mundo ler…vou tentar…Quero falar sobre a Nova Zelandia…moro aqui ha 2 anos e gosto bastante…o lugar e lindo, as pessoas sao receptivas, mas nada se compara ao Brasil…Apesar de ser um pais rico, tem muita gente jovem que nao trabalha, por opcao, e recebe ajuda do governo…muitos desses jovens, gastam esse dinheiro em bebida e festa. O governo oferece sistema de saude pra todos residentes e educacao Para tirar a residencia aqui, nao e um processo simples, os estrangeiro precisam ser qualificado, tipo com algum diploma, e ter a saude em perfeitas condicoes, pois exigem uma serie de exames medicos. Tudo isso, o candidato a residencia, que tem que pagar….geralmente gasta uma graninha…Como ja disse antes, a Nova Zelandia tb tem desempregados, crimes, guangues, assaltos, mas em uma escala muito menor que do Brasil.. e a policia nao e corrupta, nem os politicos…E um pais super serio, que todo mundo leva tudo muito a serio…aqui nao tem nada de jeitinho brasileiro…se tentar uma malandragem..vai pra cadeia.
      Eles tem uma cultura britanica, bem europeus, misturado com os Maoris, que foram os primeiros habitantes da Ilha. Os maoris, sao mais alegres e adoram celebrar..sao super parecidos com brasileiros pela vivacidade e fisicamente, pois sao meio indigenas, morenos, grandes …infelizmente a nova geracao, dos maoris, tem envolvimento com guangues, alguns deles…existe meio que uma disputa, entre guangues por causa das drogas… o governo preucupado com o desaparecimento dos maoris, decidiu tentar permanecer essa cultura Maori, eles criaram um canal de tv, tv Maori, que fala tudo em Maori, eles ensinam a lingua na escola junto com o ingles, criaram a universidade Maori , radio Maori e metade dos atores de Tv sao Maoris…a Nova Zelandia e totalmente exotico, diferente, ao mesmo tempo que voce admira, vc fica em choque…porem um choque que vale a pena…pois o lugar e lindooooo…..Brasileiro nao precisa de visto, e e super facil conseguir trabalhar legalmente aqui, o minimo que se ganha sao 12.50 dolares NZD por hora, o maximo que se pode ganhar, as vezes 100 NZD por hora , depende da qualificacao da pessoa e do ingles. Eles o salario por semana, e o aluguel tb e pago por semana. Sempre tem dinheiro entrando na semana. Pra estudar tb. e muito facil e bem barato comparado com EUA e Europa.

      • Morei 6 anos na Nova Zelandia. tres anos em Auckland e tres anos em PAlmerston North.
        Amo esse pais e fiz questao de ter residencia permanente, quero que as minhas filhas tenham livre acesso a NZ quando crescerem. A educacao, a saude e a seguranca sao excelentes, na minha opiniao.
        E o kiwi e um povo muito acolhedor e carinhoso. Fomos muito bem recebidos.

        Quanto a imigracao, a NZ precisa de imigrantes qualificados e “ëmpregaveis”. Existem duas listas de profissoes que sao necessarias no pais e a Imigracao e mais facil para os profissionais dessa area.

        O site da imigracao e bem completo, claro e transparente. Se voce estiver interessado, de uma olhadinha nele:

        http://www.immigration.govt.nz

        Eu recomendo!!

      • Obrigado por repartir esta experiência conosco. Boa Sorte e muito sucesso.
        Quem sabe um dia eu apareça neste país lindo.
        Abs,
        Alexandre Silva

    • interessante a proposta do blog…uni-vos.

    • sou expatriada e vivo 11 anos longe do meu amado pais.

    • Oi, vivo na espanha ja faz 4 anos, encontrei a vocês por estar buscando opnioes para voltar ao Brasil, sobre mercado de trabalho e empresas de recolocaçao, a principio pensávamos ficar aqui por mais tempo, mais a crise finaceira afeta de forma bastante importante aos extrangeiros.
      Um abraço

      • Michel,voce ja voltou ?Estou com esse dilema.Termino um curso que estou fazendo na area de Gestao de Turismo e Hosteleria e nao vejo futuro aqui ja que eles sempre dao oportunidades para os patriotas deles…Afinalo fico pensando em voltar e tentar uma carreira no Brasil ou seguir aqui limpando casa.Ando perdida quase entrando em depressao—

    • Ol[a
      Sou Brasileira Natal RN.
      Sou nordestina com muito orgulho.
      Deixei meu Pais fazem somente 3 semanas.
      Estou resedindo em Plano. TX.
      Nao esta sendo facil rssss.
      Nao domino o idioma, Estou buscando uma escola para comecar estudar.
      Meu esposo passa o dia no trabalho, minha sogra mora conosco, uma senhora muito doce. mais que tambem so conhece o idioma dela e claro.
      Busco encontrar brasileiros aqui, para me dar dicas, informacoes que me ajudem em algunas coisas, mais e complicado. nao encontro ninguem.
      Assim comeca minha tragetoria aqui na terra do tio San.

      • Oi Francisca ,
        voce esta no texas? Pq se for estou indo em março. Nossa! Gostaria muito de saber sobre cursos, moradia……..acredito que hoje você ja tenha bastante informações.
        Me passe e-mail se possivel .

  2. Oi Mirella! Sempre dou uma passadinha la no Mikix, e curti essa idesia de um blog sobre brasileiros morando fora. Eu estou a sua disposiçao! :-)
    Atualmente morando em Madri, mas nos ultimos anos estive em 4 paises diferentes…. Beijos!

  3. Estou morando em Buenos Aires, pois meu marido foi expatriado pela companhia onde trabalha. Estranhei nâo ter ainda a ” bandeirinha” da Argentina no site pois o grupo aqui é bem grande

    • Bom dia, tudo bem?
      Estou fazendo um trabalho de faculdade sobre patriação e expatriação, gostaria se for possível de relatos, sobre essa mudança de cultura, como foi por trabalho gostaria de saber se possível também quais empresas trabalham com essa cultura de trabalho, buscando melhores práticas de outros paises entre outras coisas.
      desde já agradçeo muito

      atenciosamente

    • Sou Ademir , iniciei na Argentina este ano, minha família chega em Abril em BA.

  4. Sou brasileira e moro na Alemanha desde dezembro/06.

  5. Olá, moro na Suiça (Zurique) há 6 anos. Acho que meu caso é um pouco diferente dos demais, porque estou pensando seriamente em voltar ao Brasil! :-)
    Tenho 32 anos, trabalho na área de auditoria e consultoria de negócios.
    Tenho saudades boas do Brasil, um país que na minha opinião está no caminho certo para uma economia auto-suficiente… e que combina a alegria de um povo com a vontade de ser um país mais justo!
    Fabs.

  6. Moro ha’ 4 anos na Holanda. Ja’ li 2 entevistas sobre brasileiros que vivem na Holanda, mas, minha experiencia foi diferente e, dificil no comeco. Vim para ca’ porque reencontrei meu atual marido apos 22 anos do primeiro contato.
    Meu caminho agora e’ aqui.

    Sucesso nesse site !!!

    Susana

  7. Que interessante! Cheguei aqui pela entrevista concedida pela Mi, de Milwaukee.

    Moro nos EUA há 6 anos e aqui é a minha casa. Estou super adaptada!

    Sucesso pra vcs!

    Isabella

  8. Sou brasileirissima apesar de as vezes achar que perdi um pouco a minha identidade!
    Estou fora do Brasil ha 9 anos.
    Passei 8 anos na Nova Zelandia e agora estou na Australia a quase 1 ano.
    Algum de voces tambem se sentem meio sem identidade de vezem quando?
    Sei laparece que pertenco a todo lugar e alugar algum…
    Afe! Parece louca ne?!
    Beijos a todos osexpatriados e a Mirella pela iniciativa!

    • Eu me sinto assim o tempo todo…totalmente sem identidade..sem amigos de verdade , sem aquela alegria brasileira…beijosss

      • Nossa, a vida no exterior não é nada fácil …amigos de verdade são raros …os brasileiros são muito desunidos , querendo tirar proveito um do outro …eu nasci no Espírito Santo, vivi até 6 aninhs e fui criada em Belo Horizonte …achava os mineiros estranhos e arredios …com o tempo fui fazendo amizades …mas , em 2006 , vim p/ os Estados Unidos …novamente aquele baque…sem amigos , sofria muito a solidão …hj , tenho algumas conhecidas e só um que posso chamar de amigo…a sensação de não pertencer a lugar algum , é antiga …tendo nascida em um Estado e criada em outro …pois sempre fui 50 % capixaba e 50% mineira …

  9. Oi Bruna,

    Quanto ao fator “identidade” que você ressaltou no comentário… acho que eu me sinto assim também, pertenço a todos os lugares e a lugar nenhum… extamente como você falou… é meio estranho esse sentimento…
    Mas acho que é assim mesmo,né?! Depois que a gente abandona a “motherland” (risos)… a gente vive em qulquer canto, nós se tornamos mais adaptáveis e isso é bom… mas ao mesmo tempo, dá uma sensação de “não pertencer”… sei l’… acho que estou viajando!

    Eu também estou na Australia passando uma temporada!
    []s

  10. Oi,
    tb sou expatriada e a Bruna falou bem “Sei la parece que pertenco a todo lugar e a lugar algum…”, sem identidade de vez em qdo?!?!?! essa ai sou eu! morei 3 anos em londres e tem 3 anos q estou aki na NZ… sou brasileira e sempre vou ser mas de vez em qdo acho q sou Cidada do mundo,sem certeza de onde eu deveria morar e estabelecer a vida… parece q depois de um tempo o pe comeca a cossar e a vontade doida de viajar volta… hehehe…
    a vida ‘e tao complicada… ou sera q ‘e a gente q a complica?!

  11. Adorei o site e as reportagens! Parabéns!
    Em especial gostei muito da matéria que fala do expatriado na Finlândia. Em breve serei uma expatriada por lá! :)
    Catia.

  12. Ola, gostaria de participar da entrevista em poder compartilhar como e viver em uma cidade pq na Alemanha.

  13. Muito interessante este web site, nunca pensei em mim mesma como expatriada, mas e isso que sou. Nao pertenco mais ao Brasil, mas tbm estou me adaptando aqui. ja comeco a sentir a identidade de casa aqui nos USA, morando no interior do meio oeste americano.

    Marcia: Não estou conseguindo entrar em contato com você, seu e-mail volta.[]s

  14. brasileira morando no qatar

    • vc mora no Qatar? Estou muito mesmo querendo ir para la, mas gostaria de encontrar um emprego antes. O problema é que nao estou conseguindo achar nada. Eu sei um pouco de espanhol e me viro bem no ingles. Aprendo tudo bem rapido, mas acho que o que nao me ajuda muito é meu curriculo. Trabalhaei quase 10 anos em supermercados por aqui. Comecei como balconista de padaria ate virar auxiliar de paddeiro. Tambem ja trabalhei em escritorio , mas nao foi muito tempo e na area de frios do supermercado. Atualmente trabalho como operadora de produçao em uma empresa de produtos odontologicos. Opero maquinas de pequeno porte como solda e prensa. Gostaria da ajuda de algum brasileiro que vive em Qatar ( Doha), para saber como posso procurar um emprego por la. Desde ja agradeço sua atençao.

      • OI MARILIA JA CONSEGUIU ALGUM CONTATO? TAMBEM ESTOU TENTANDO HA ALGUM TEMPO SEM SUCESSO. ESTOU PENSANDO EM IR PARA LA E VER NO QUE DA. SE CONSEGUIR ME DA UMA DICA. DEIXO MEU EMAIL jclu@bol.com.br. OBRIGADO. JULIO

  15. Oi Mirella ! So agora descobri esse blog ! Adorei !

  16. Maes Brasileiras en Bs.As (Buenos Aires) se reunem.

    Gente já temos lugar, faça sol ou chuva.
    Será umn chá tipo Brasileiro; cada um leva algo para comer, para crianças levar lapis, folhas e algum briquedo que se possa compartir.
    Dia: domingo 27 as 16:00Hs
    Local: Bairro de Begrano, capital federal. depois dou o endereço.
    Se alguém tem termo grande, necessitamos 3, um de café, outro de agua quente e outro de leite.
    Quem tiver cafezinho do Brasil traga isso ao inves de trazer um bolo ou biscoito.
    Por favor reenvie essa mensagem aquelas que tem filhos.
    Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27589269

  17. Oi gente,
    Super contente de achar esse site e de ler a opiniao de brasileiros morando fora do Brasil.
    Moro em Paris eu gosto e lindo mais meu unico desejo e juntar dinheiro suficiente e voltar com meu filhinho de 4 anos e meu marido que e frances.
    Amo demais o Brasil com todos os lados negativos que ainda existem que nos todos conhecemos, so vindo morar aqui realizei uma coisa.
    Nao posso ficar sem meu Brasil muito tempo.
    Um abraco a todos vcs que Deus abencoe todos nos.
    Au revoir

  18. Cheguei aqui pela primeira vez, por um acaso…também sou expatriada. Aprendi todo dia a dor e a delícia de ser expatriada.

  19. Bom dia,

    Moro na Jamaica a quase dois anos, descobri o site pelo Google procurando orientacoes financeiras para expatriados. Acho que caberia aqui nesse site uma area de servicos e conselhos para expatriados.

    Estou a disposicao.

    Obrigado,
    Alexandre

    • oi alexandre, tudo bem?
      como foi a mudança praí em relação a emprego e a adaptação com moradia etc.
      aguardo resposta. obrigado

  20. Moro no Canada a 12 anos e tenho uma estoria bem interessante para contar alias muitas.

  21. Paulistana morando ha quase 3 anos em Dubai , Emirados Arabes Unidos.

    Bjs, sorte a todos os conterraneos que como eu sao gringos hoje!!

    Yaya

    • eu quero marar em dubai e quero saber como posso chegar la trabalho com custura sou proficional a 25 anos sepre trabalhei independete tenho minha pequena impresa mais tomei a decisao de sai e morar em dubai por isso quero saber mais detalhes sou styliste modeliste e criatrice de mode mora en uma ilha fracesa Martiniqui e me chamo Ziran Brito Ribeiro

  22. Moro há dois anos e meio na Andalucia, em Sevilla, sul da Espanha. Encontrei seu site por acaso e gostei bastante! Estou linkando nos meus favoritos, Abraço! :)

  23. Glenda, estou desenvolvendo um trabalho para um executivo que irá morar em Sevilha e tenho lido bastante, mas gostaria de observações pessoais de brasileiros ai!!! Costumes, cultura, dicas e tudo o que você achar interessante… desde já agradeço sua atenção.

    abs
    katia

    Resposta: Sua mensagem foi enviada a Glenda.

  24. Descobri esse blog por meio de um outro, e achei muito interessante. Moro há 4 anos em Madrid, percebi que nao há entrevistas de brasileiros que vivam nessa cidade. Também gostaria de ser entrevistada!
    Parabéns pela idéia, acho muito útil e bem bolada.

  25. Já faz algum tempo que acompanho as entrevistas – cheguei aqui através do blog Saia Justa.
    Gostaria de sugerir uma idéia para o site e, se possível, ser entrevistada também.

    Um abraço!

  26. Olá

    Sou brasileira e moro na Noruega há um ano. fiquei feliz em encontrar este site.Tb encontrei amigas com as quais fiz contato pela net contando suas experiências aqui. Tudo muito positivo,profissional e sincero. Adorei e estou divulgando. Em meu blog estou fazendo um diário da minha batalha para aprender norueguês e encontrar meu lugar na neve aqui em Tromsø.

    Abs

    Neide

  27. Sou brasileira e moro a 6 anos na Florida. Me sinto em casa, aqui, na verdade, sempre me senti “out of place” no Brasil. Acho que cumpri minha missao la e retornei ao lar aqui USA. Mas eh engracado, porque as raizes que tenho carregarei comigo e passarei pra minhas filhas. Amo o eu trouxe e aprendi no Brasil e esse eh um tesouro que divido com todos que passam pela minha vida. Sou feliz, muito feliz aqui nos EUA.
    Abs…Simone

  28. Oi. Vi que vcs nao tem entrevistas de brasileiros na Inglaterra, mas somos muitos aqui! Se quiserem estou a disposicao. Abracos

    Ent. Expa: mandei um e-mail te enviando as perguntas… se não recebeu, por favor entre em contato!
    Vai ser 10 ter uma entrevista sobre a Inglaterra! Abs

  29. Verdade, ainda nao vi entrevista sobre a Inglaterra, estou aqui ha 11 anos…. casada e com 2 filhos.

    Obrigada pelo comentário…
    Acredita que uma pessoa acabou d emandar uma entrevista sobre a Inglaterra? Já havia tentando convidar várias pessoas, mas ninguém me respondia (risos!).
    Então… será que vc também gostaria de ser nossa entrevistada e nos contar um pouquinho desses 11 anos de UK?
    Aguardo um retorno… espero que positivo :)

  30. Olá, moro na Índia desde julho de 2007 e meu irmão está na Dinamarca desde mais ou menos a mesma época. Mantemos um blog juntos no endereço http://www.laedevolta.com.br/blog/.

    Parabéns pelo trabalho,
    Ricardo

    Ola, Obrigada pelo comentario!
    Espero que possa uma dia serem nossos entrevistados!
    abs

  31. ola pessoal…morei por 5 anos na nova zelandia e 1 na australia….morrooooooooooo de saudades da nz e da calmaria que é viver na terrinha dos amaveis kiwis…..sem falar da saudade das uvas rs….tenho planos de voltar em fevereiro e gostaria de manter contato com alguem q esteja na nz,pois nao gostaria de chegar la sozinha…abraco a todos!

  32. aaaa
    meu email para contato é o priscilaperez31@hotmail.com

    ficarei mto feliz se entrarem em contato

    bjus

  33. Priscila,
    Tenta dar uma olhadinhas nos blogs que temos listado da Nova Zelandia aqui: http://expatriados.wordpress.com/expatriados-pelo-mundo/ .
    Normalmente procurar comunidades do Orkut de brasileiros residentes no país que você pretende ir e entrar em contato com blogs de expatriados, pode ser uma boa alternativa de ir se enturmando.
    Aproveita essas tecnologias que existem atualmente.
    Boa Sorte!
    Mirella

    • Antes de viajar para Nova Zelandia. descubra se realmente corresponde aquilo que vc quer..a realidade as vezes, e dura e crua.
      Cheers
      Kyle

      • Oi Kyle,
        Gostei de seu comentario pois no meio de tanta celebracoes e ansiedade por ir para outro pais,muitos de nos esquecemos que ir ate la eh sim uma aventura rica, e viver tambem pode ser, mas quando se trata de ir para ‘long term’, mudar a vida de cabeca pra baixo, esse eh um bom conselho mesmo! ‘descubra se corresponde aquilo que vc quer’…. Eu por exemplo no presente momento moro na Alemanha depois de morar na Irlanda, Franca e Inglaterra.
        A alemanha eh um pais muito bem organizado, limpo e nao se ve violencencia, mas isso tudo eh suficiente para ser feliz? Ouvi ja muito por aqui,,,acredite se quiser, alemao de dizendo que muitas vezes ate vale a pena ir para a Africa, Brazil ou outro pais semelhante e ter PELO MENOS a sensacao de que se pode viver livre. Pois aqui, as coisas funcionam muito bem mas tem um outro lado, esse lado social fechado que mesmo muitos alemaes que conheci consideram asfixiante.
        Investigar se o pais tem haver com seu proprio character eh demais demais importante: muitos paises sao interessantes para viajar, mas para morar, escolha muito cuidadosamente.

  34. Ola!
    Adorei esse blog, parabens!
    Gostaria de divulgar meu blog, ta no comecinho ainda, mas ja estou adorando o mundo dos blogs!
    Por enquanto moro na Escocia, estou mudando pra Inglaterra em um mes e se tudo der certo nos mudamos pra Australia no ano que vem.
    Dificil e’ saber em que pais eu me encaixo nessa fase de tantas mudancas. Hehehehe!
    Valeu, beijos!

  35. Eu acho que qdo se vive no exterior, não podemos
    viver com o pensamento na terra natal não.
    Eu já vivo há quase vinte anos na Europa e nem
    lembro mais do Brasil, ás vezes nem lembro.
    Minha família agora está aqui.

  36. Olá,

    Moro na Inglaterra a pouco mais de 1 ano (mas não em Londres, o que é um pouco diferente da maioria) e trabalho na área de telecom. Posso colocar minhas experiências aqui também caso seja interessante para vcs. É só fazer contato.

    Por enquanto, mais informações no meu blog: http://vidanoreinounido.santanna.info

  37. Oi Gente, todo mundo que entrou em contato foi convidado a participar e eu agradeço de coração a todos vocês que se disponibilizam a dar informações a outros expatriados ou futuros expatriados!!!
    Grande Abraço e continuem entrando em contato :)

  38. Olá a todos!!
    Moro na España há 4 anos, meu blog é como o próprio nome atual, um pouco muambeira a ideia principal era divulgar meu trabalho aqui na españa, venda de biojoyas ou seja colares e etc.. com sementes natuarais e outros. dps resolvir fazer um site para a loja, ai o blog se trasformou e passou a ser pessoal, onde comecei a dar dicas e escrever um pouco de tudo.
    Estudante de RRPP me considero uma pessoa que busca as oportuniadades, pq acredito q elas existem, + tb acredito que encontra-ás só depende de vc!
    E é muito bom trocar ideias com pessoas q tem + experiencia q agente, acredito q os blogs de brasileiros no exterior pode ser o melhor guia para quem pensa em algum dia sair do país, seja lá para turismo, estudos, trabalho ou mudança.
    Aguardo a visita de vcs no meu jardim Español.
    bjos
    Larissa Gil

    http://eljardindelamariposa.blogspot.com/

  39. Oi,

    Essa é a segunda vez que venho morar na Alemanha como expatriada. Na minha primeira vez vim com meu primeiro marido e passei aqui dois anos. Dois anos dos quais realmente não tenho saudades nenhuma. Porém desta vez, foi-me feito um convite através da empresa na qual trabalho no Brasil para residir novamente por um ano e meio aqui na Alemanha. As condições são outras, e não posso reclamar do que me foi oferecido e da enorme ajuda que tive aqui, porém, para isso deixei meu segundo marido no Brasil para agarrar esta oportunidade. Infelizmente não foi muito da forma que pensei. A empresa me dá um budget para que eu possa comprar as passagens para ir ao Brasil, e elas são mais do que suficientes para cada tres meses que vou para casa. Apesar de estar indo com uma frequencia a cada 1 mês e meio praticamente. Vou para casa, costumo passar duas semanas e volto para cá para continuar com meu trabalho aqui. Nisso já se passaram 5 meses que estou aqui, mas meu marido nunca aceitou isso. Um detalhe importante é que ele não quis de forma nenhuma vir comigo, apesar da empresa dar as condições para ele nisso. Agora vivo na pressão de terminar com esse contrato e voltar para o Brasil. Mas como todos sabem, terminar um contrato pela metade e voltar para casa, na empresa no Brasil, ficou bem claro que se eu fizer isso estarei me enterrando profissionalmente e a melhor coisa a fazer é procurar um novo emprego. Na verdade não sei, mas honestamente morro de saudades da minha terrinha, da minha família, amigos (coisa que nesse período que estou aqui não consegui fazer), enfim tudo o que o Brasil tem de bom nesse lado. Apesar dos problemas que temos no nosso país, lá sempre será nossa casa, e sempre seremos acolhidos de braços abertos, diferente daqui. Trabalhar fora do país não é fácil, pois somos vistos sempre como os estrangeiros, e as pessoas muitas vezes não nos dão muito crédito. Enfim, para mim as duas vezes que tive essa experiência não foram boas.

  40. oi! muito interessante o seu blog. eu sou brasileira criada nos eua e voltei para o brasil esse ano – então sou meio que uma… ex-ex-patriada :-)

    é muito interessante ver as experiências dos outros em países diferentes e ver que brasileiro no exterior é quase tudo igual, né?!

    beijoss e boa sorte com o blog!

  41. Brasileira por nascimento, texana por endereço, pronta para compartilhar experiência!
    Abraço.

  42. Sou Brasileiro-Nikkei (descendente de japoneses) morando no Japão.
    Essa é a quinta vez que venho para o Japão:
    – 1992: com os pais
    – 2003: como dekassegui por 1 ano
    – 2005: como dekassegui por 3 meses (arubaito)
    – 2007: em férias como turista
    – 2008: como Engenheiro de Sistemas

    Desta vez vim para ficar. Estou morando em Tokyo e trabalho na área de TI. Cheguei em setembro de 2008 e agora já estamos em 2009, dia primeiro.
    Estou gostando muito do serviço, apesar da dificuldade de comunicação no momento.
    Espero poder compartilhar experiências.

  43. Paulistana, ha 10 anos fora do Brasil, 6 anos em Londres, UK and ha 4 em Cape Town, Africa do Sul.
    Volto ao Brasil a cada 2 anos mais ou menos para visitar a familia e os amigos, passar as ferias e comer muita coxinha com guarana!
    Nao penso em voltar a morar no Brasil, mas tambem nao perdi minha identidade verde e amarela.

  44. Moro em Paris ha um ano e meio, com a minha familia. Vim a trabalho e vamos ficar pelo menos mais outro ano e meio por aqui.
    Parabens pelo blog, eh muito bom.
    Nelson

  45. Gostei muito das entrevistas.
    Moro nos Estados Unidos desde o ano 2000.
    Posso passar algumas informacoes para os interessados em morar nos Estados Unidos.
    Abracos,
    Rosangela

    • Olá! sou brasileiríssima, no coração + adoraria morar nos Estados Unidos, tenho esse sonho desde adolescente! só não tive oportunidades e gostaria de saber mais , se puder me ajudar…
      adoraria saber como consigo emprego se tem como já sair daqui empregada trabalho com cozinha será q tenho chances? e me viro bem no ingles.se puder me passe email. bjus.

  46. Sai da Ditadura, entra na Democracia. Minha experiencia como expatriado comeca no anos 80 exatamente em 1980 quando eu parti para Florianoplolis com mais 3 amigos para um fim de semana prolongado, era dia 25 de Janeiro de 1980, dia da cidade de Sao Paulo. O passeio que era para durar uns 5 dias durou mais de um mes. Ficamos acampados em Sambaqui na ilha de Floripa. O resto e historia. Depois disso vieram as Diretas Ja, os expatriados voltando para casa, o Brasil perdendo a copa na Espanha e as bandas de rock brasileiras botando pra quebrar no Circo Voador ou na Fabrica do Som. E foi nesse embalo que parti para a minha primeira viagem que abriu meus olhos para o mundo e me contaminou com a doenca de viajar, isso foi em 1988. A mimha primeira para da foi Londres a capital da musica. Bons tempos aqueles. Num tempo em que nao havia esse meio de comunicacao chamado internet onde tudo acontece numa velocidade acelerada e imediata. Aquele era o tempo das cartas, revistas, jornais estrangeiros que se comprava nas bancas da praca da Republica e o mais rapido meio de contato na epoca, o Telefone. Isso mesmo, o Telefone. Aquele aparelho te colocava em contato com tudo o que acontecia no mundo afora. Mas tinha um pequeno problema, era carissimo. Entao so usavamos na maior das nescessidades. Falando sobre isso agora pra quem tem a internet na mao nem faz mais sentido. Porque a pessoa pega uma webcam e olha pra onde ela quer ir e tudo bem. Se conecta na net e fala com diversas pessoas em qualquer parte do mundo e coleta informacoes e vai penso eu melhor preparada e com a maioria das duvidas tiradas. Mas vamos deixar isso para la que atras vem gente. Depois de um tempo de London volto para o Brasil para encontrar com o pais aberto para o mundo. Carros estrangeiros que ate entao so eram vistos em revistas transitavam pelas ruas de Sao Paulo. Parecia que era um tempo em que a econimia esta avancando com a abertura de mercado para as empresas estrangeiras e a venda sumaria das empresas estatais brasileiras para os gringos. Ai eu fui ficando e aproveitando a onda e surfando. Entao a mudanca que ja havia iniciado no inicio dos anos 80 se estruturou de uma maneira tao profissional que ficou dificil para viver no Brasil. Corrupcao e Violencia. A primeira foi a profissionalizacao dos crimes do colarinho branco. Esta entidade nao tem do’, tira o teu dinheiro numa boa e a unica coisa que te deixam e a vida. A segunda foi a solidificacao do crime organizado. Esta entidade nao tem do’, tira o teu dinheiro numa boa e as vezes ate a sua vida. E foi nessa onda de organizacoes que me organizei e em 1998 fui para a terra do Tio Sam. Eta lugarzinho onde as coisa ate que funcionam! Ao contrario de London onde participei de manifestacao para a libertacao de Nelson Mandela e o fim do Apartheid e da libertacao dos 4 de Gildford na terra do cowboy eu vi os Clinton deixarem o poder para os Bush invadirem o Iraque apos a queda das Torres Gemeas. O dia em que os EUA literalmente pararam para assistir o primeiro ataque dentro de solo americano. Muitas pessoas dizem que esse dia foi um divisor de aguas na liberdade dos cidadaos do mundo inteiro. Apos anos de EUA eis que me ponho a viajar outra vez. Em 2005 voltei para a europa desta vez a Irlanda. Como na primeira vez que estive aqui venho com muitas esperancas e pedindo que Deus possa estar com todos nos para os bons e dificeis momentos da nossa jornada. Se eu paro por aqui eu nao sei. Hoje sou casado e tenho uma filha que esta por terminar o colegial. Gostamos de viajar e o futuro a Deus pertence.
    Abracos,
    Paulo

  47. ola, estou morando no nordeste da inglaterra ha mais de 1 ano ja e resolvi abrir um blog pra contar um pouco das minhas experiencias como brasileira por aqui.
    Adoro o blog de vcs e as entrevistas, estou lendo muitos blogs que o site sugere, se alguem se interessar:
    glauincoldland.blogspot.com
    abracos.

  48. Sim, moro na França ha dez anos.
    Tenho um blog onde conta a vida cotidiana de uma brasileira em Paris.
    Ser expatriada é viver entre dois mundos entre a realidade do pais de adotaçao e a ilusao de voltar a patrai amanda.
    Abraços
    Vanessa

  49. Ola! Moro em Melbourne, Australia ha 1 ano e 4 meses. Sem previsao de volta ao Brasil por enqto, adoraria compartilhar minhas experiencias!!!

    Aproveito pra dizer que quem tem interesse em estudar ou trabalhar na sua area profissional, visite o site http://www.tribuslingua.com.au, la vc pode encontrar varias dicas importantes, deixar perguntas no blog e encontrar livros muito interessantes pra quem esta se aventurando pelo mercado Australiano.

    Boa sorte a tds!

    Joice.

  50. Sim ,sou paulista e vivo em uma cidade do interior do Japao desde abril de 2000. Vim como bolsiat, mas agora estou trabalahndo na area!!!
    Abracos
    Celina

  51. Oi,estou longe do nosso Brasil ja’ faz 2 anos e adorei esse site,adoraria dividir minha experiencia fora e de vida sendo “casada” com um Irlandes.

    X

  52. Ola! Estou indo morar na Inglaterra daqui a um mês com meu namorado inglês!

    adorei o site, gostaria bastante de participar :)

  53. Sou Brasileiro e moro em Doha no Qatar a um ano e meio. Nao ha muitos Brasileiros por aqui. A maioria eh jogador de futebol ou trabalha na empresa aerea estatal – a Qatar Airways.

    Eh um pais interessante. Uma versao menos Disneylandia de Dubai.

  54. Estou em Portugal a quase sete anos e gosto muito de ca estar, mas na verdade ser expatriado as vezes nao é muito facil. Estar fora de nossa terra as vezes sofremos um pouco de xenofobia, preconceitos e todos os expatriados podem nao falar, mas ja sofreram na pele as vezes uma certa indiferença por parte dos nativos da nova terra onde estamos ou estaremos morar. Aqui aprendi muito, aprendia a gostar e a ter meu espaço ao sol. A principio nao tenho planos de regressar ao Brasil, mas nunca o esqueço em hora alguma. Estou aqui pra conversar, trocar ideias, a todos que interessarem saber algo mais.

  55. quero muito muito mesmo conhecer o canada e gostaria de saber experiencias de quem esta por la e como consseguiu chegar. trata-se de um sonho. alguem pde me ajudar??????

    nevtonpereiradasilva@hotmail.com

    amigos e amigas serao muito bem-vindos

  56. Brasileira, ja morei na Belgica, no Kuwait, em Bahrain e atualmente no Qatar…

  57. Oi. Descobri esse blog pelo viajenaviagem. Moro em Santiago de Chile há 1 ano e 8 meses e estou adorando a experiência. Sempre gostei muito de viajar e sonhei em viver outra cultura, outra língua.

  58. Estou adorando esse blog ! Moro e trabalho na Holanda ha 10 anos. Sou casada com um holandes e temos dois filhos. Como trabalho na area de turismo ja conheci varios lugares no mundo. Tenho um blog recem-criado sobre a Holanda e gostaria de dar uma entrevista para o “Expatriados”. Voces estao fazendo um otimo trabalho ! Entrem em contato comigo e deem uma passadinha no meu blog para saber mais. Abracao !

  59. Oi!

    Legal a ideia de voces. Eu estou nas Ilhas Mauricio(Africa) ha quase 1 ano, realmente existem poucas informacoes sobre o pais que chegam ao Brasil e tambem nao encontrei nenhum brasileiro por aqui ainda. Estou a disposicao para contribuir como for possivel. Este e o meu blog: jalusalopes.blogspot.com

    • Olá Jalusa, eu e eminha esposa estamos querendo mudar para Ilhas Mauricio, pode dar maiores informações de como se vive lá (fora passeios). Pretendemos abrir um restaurante, o que acha?

      Até

  60. Achei super legal esse Blog de voces reunindo Brasileiros expatriados em diferentes paises…

    Parabens :D

    Tb mantenho um Blog contando nossas aventuras pelo mundo…

  61. Hola, também “estou” expatriada há 10 meses. Em função do trabalho do meu marido vim para Argentina. Difilculdades, alegrias, muitas novidades e no final de tudo um montão de experiência e muitos amigos, é isso que quero levar na minha bagagem!

  62. Ola!
    Nao yenho nenhum blog contando minha historia, mas gosto muito de visitar blogs de expatriados.
    Sou brasileira muculmana vivendo no Cairo/Egito, ja morei em Damasco/Siria tambem, vim para o outro lado do mundo para aprender mais sobre o Islam e lingua arabe.
    Estou a disposicao para ajudar com depoimentos.
    Ate mais!

  63. Olááá!!! Sou uma brasileira morando na Holanda há quase 3 semanas, enTão nada de muito interessante ainda para falar como expatriada!!! Mas no futuro, gostaria muito de compartilhar minha experiencia aqui :D:D:D
    Moro em Haia, onde mora ( morava ) a realeza do país.

    Doei (tchau)

  64. Oi! Sou expatriada há 9 anos, por vontade própria. Fui de mochila para a Inglaterra, fiquei 9 anos, passei um ano entrando e saindo da Itália estudando e fazendo processo de cidadania. Fiz de tudo, da bandeja-babysitting-faxina até conseguir meu emprego num banco de investimentos. Conheci meu marido americano quando planejava me mudar para a Franca. Hoje estou morando nos EUA. Isso tudo está em 3 blogs, que escrevo desde 2003: VickyMundoAfora, em portugues, Through Foggy London Town, em ingles e o mais novo World Lenses from New Mexico, de fotografias de viagens.

    Se precisar de mais voluntários para entrevistas, o que nao me falta é assunto!

  65. Oi, Mirella. Tudo bem??
    Gosto muito do site expatriados. Leio todas as entrevistas, assim, acabo por conhecer um pedacinho de cada canto do mundo.
    Atualmente moro em Roma hà 1 ano e 6 meses, tambèm morei em New York por 6 anos e 8 meses, atè dezembro de 2006. Tentei retornar a USA depois de 3 meses no Brasil. Infelizmente a imigraçao me parou no aeroporto e fiquei presa por 80 dias. Quando voltei ao Brasil cai em profunda depressao. Tinha meu orgulho e dignidade espatifadas. Entao decidi ir a Italia tentar minha cidadania. Porèm ainda assim me sentia muito revoltada pelo que eu havia passado. E aos pouco fui recuperando a minha alta estima.
    Resolvi que iria embora para Dublin, pois comecei a escrever um livro sobre a minha vida, queria mais experiencias. Estava praticamente de malas e cuias prontas para partir no começo de outubro quando em 29 de julho me senti mau e fui parar no pronto socorro
    com problema de valvula do coraçao. Fiquei em coma
    fiz duas cirurgias, a primeira de 10:30 de duraçao. Sem chances de sobreviver, os mèdicos disseram que era o fim, pois tive parada multiplas dos orgaos e varias outras complicaçoes. Resumindo, o milagre aconteceu e aqui estou.
    Mas tambem tenho coisas boas pra contar, aprendi muito com tudo e pude ver quem realmente è meu amigo.
    Aumentei mais um capitulo para o meu livro. rsrrsrsrs

    Se quizer saber detalhes estou a disposiçào.
    Bjs.

    • Oi tudo bem! Entao a sua mensagem enderecada a Mirella foi enviada pra mim. Por coincidencia eu morei por quase 7 anos nos EUA tambem e hoje vivo em Dublin. Novembro do ano passado estive em Roma por uns dias.
      Abracao!

    • Puts muito louca a sua historia, morei na irlanda. Hj vc mora onde?? Adoraria morar na Italia, alias falo italiano, mas nao possuo documentos

  66. Mais uma vez gostaria de convidar a todos para conhecer o meu BLOG, posto que lá vocês podem encontrar alguns links para ajuda-los na preparação da viagem ou para conhecer um pouco mais sobre a Thailandia. De quebra vocês ainda podem ler sobre assuntos do dia-a-dia de qualquer um de nós, expatriados ou não, brasileiros, ou não, mas assuntos do Cotidiano que atingem a todo mundo. Assim, pois, registrem o nosso link: http://umaesposaexpatriada.blogspot.com/

    PS.: Pessoal! Não vejo a hora de ver minha entrevista publicada! obrigada por me convidarem! meu abraço.

  67. Antes de tudo, gostaria de parabenizá-la pelo excelente expatriados, que só hoje tive o prazer de conhecer. Também gostaria de apresentar o Canallondres.tv, http://www.canallondres.tv , uma tv online criada por brasileiros em Londres, com mini-documentários contando histórias de brasileiros no Reino Unido e vídeos de destinos turísticos europeus.

    Caso você curta, fica a proposta para uma entrevista sobre o Canallondres bem como uma saudável troca de links.

    Com um abraço,

    Silvino Ferreira Jr.
    wwww.canallondres.tv
    +44 7984420792

  68. Sou uma expatriata que mora na Italia a 7 anos. Meu objetivo era um ano de pos graduaçao em design di interni em Milao. O tempo passou, nunca parei de trabalhar na minha area. Tenho um sonho!!!! Projetar para brasileiros. Acredito que o sucesso dos meus projetos seja muito ligado a alegria e conforto das casas brasileiras. A nossa alegria è contagiante, e isso reflete na arquitetura de uma casa.
    Um abraço a todos.
    carolina Van Ostaede.

  69. Sou um brasileiro que concluiu o doutorado na california, e mora nos Estados Unidos ha 10 anos, mas mantem fortes lacos com o Brasil. Por ser filho de imigrantes para o Brasil, eu pude viver os dois lados da imigracao, ser imigrante, e ser filho de imigrante. Sao experiencias marcantes. Adoro o Brasil, e sempre me considerei um filho de varias nacoes, porque o que marcam nossa vida sao as pessoas.

    Gostei do blog!

  70. Brasileira em Istambul desde agosto de 2006 :))))

    Amando esse site!!!

  71. Nossa, adorei esse blog, fiquei conhecendo através da Jarid e vou passar hoooooras aqui. Assim como ela, moro na Índia há um ano e meio, só que na parte Sul do país. Parabéns pela iniciativa, já estou visitando os blogs de todo mundo =D

  72. oii…adorei o site….boas ideias de onde ir!!

  73. Bravo pelo blog de vocês ! Muito legal. Estou fora do Brasil faz muito tempo, parece uma eternidade :) Moro na França desde 92 e adoro este pais e minha cidade, Paris. Ficaria feliz em contribuir com minha experiência.
    Abraços
    Laura

  74. Moro há quase dois anos em Cixi, distante 180 Km de Shanghai, na China. Vim por causa do trabalho do meu marido e moramos no interior com a nossa filha de 4 anos. A adaptação não foi dificil e aprendemos a gostar de morar aqui. Conhecemos muitas pessoas e aprendemos muitas curiosidades, além de apreciar a cultura e viajar por muitos lugares diferentes e bonitos da China. É muito interessante o contato com uma cultura e costumes tão diferentes dos nossos. Minha experiência em morar na China é muito positiva. Sinto saudades do meu país, mas aprendi a gostar e aproveitar o que tem de melhor no país que escolhemos pra viver.
    Gostei muito de conhecer este site e conhecer um pouco mais das experiências dos brasileiros que vivem pelo mundo.

  75. Muito legal o Blog de vcs.
    Eu Moro na África do Sul e se puder ajudar vocês em algo… estou aqui para ajudar.
    Eu li a entrevista com a Denise e achei muito legal. Porém, eu moro em Klerksdorp.. uma região muito diferente de Cape Town hehe
    abraços

  76. Olá brasileira morando na Irlanda, mas não em Dublin. Moro em Kilkenny, Cidade medieval, bem interessante.. e diferente de Dublin.

    abraçoss

  77. Sai do Brasil ha 10 anos, com marido brasileiro e duas brasileirinhas na mochila. Minhas filhas hoje tem 12 e 13 anos, e sao cidadas do mundo.
    JA moramos na Australia, Nova Zelandia, Emirados Arabes e agora estamos em BAhrain…

  78. Morei 5 anos na Suiça, voltei recentemente ao Brasil. Se houver interesse posso contribuir com minha experiência por lá.

  79. Olá!!

    Moro na França a alguns meses fazendo um estágio de Gastronomia..se houver interesse estou aberta para qualquer tipo de perguntas e dúvidas..

    Parabéns, mto bom o blog!!

  80. Desculpe na demora na resposta estive no Brasil por dois meses, mas já estou de volta à China. Estou à disposição para ser entrevistada. Um grande abraço, Luciana.

  81. Oi pessoal,

    Bom saber que temos um cantinho, especializado, para dividir toda essa experiencia de expatriação, que pode ser muito bacana, mas não necessariamente fácil.
    Estou na minha primeira expatriação. Tenho 26 anos.
    Como muitas, também vim enfrentar esse novo desafio com o meu amado, que foi trasferido pela sua empresa para a Venezuela. Depois de um longo tempo de namoro do Brasil, não dava para negar o convite e deixar de passar por essa etapa com ele.
    Estamos por aqui (em Maracaibo- Venezuela) a pouquissimo tempo, 2 meses, mas para mim, já parece tanto! =(
    Minha vida mudou radicalmente. Olhando alguns post´s dessa página, vi que pouquissimas de vocês falam desse fator: Largar seu trabalho, sua carreira, sua identidade profissional, sua independencia, seus objetivos pessoais no Brasil para chegar em um novo país e muitas vezes colocar isso em segundo plano, quando não abandonar completamente tudo isso. E convenhamos: ser uma mulher dependente de marido, nos dias de hoje, não é uma tarefa fácil.
    Sei que existem mil pontos positivos dessa nova experiencia de viver em um outro país. Não tenho tantos problemas em estar morando fora do Brasil, de estar longe da familia (claro, morro de saudades de todos os queridos e familiares no Brasil, sempre) mas como sou apaixonada por viagens, por conhecer outras culturas, pessoas e aventuras isso torna as coisas mais fáceis. Essa oportunidade nos proporciona tudo isso. Esse novo olhar, essa nova pespectiva de vida é muito fascinante. Fora que, na maioria das vezes, vida de expatriada possue algumas regalias e luxos que, no Brasil, talvez nao fosse possivel desfrutar. Mas acho que ainda estou um pouco assustada com as mudanças, um pouco insegura, um tanto quanto pensativa sobre quem é essa nova Roberta, quais são seus novos objetivos de vida e qual as vantagens e desvantagens dessa nova vida. Abdicar quase que totalmente de sua vida em pról dos objetivos e sonhos de uma outra pessoa, para mim é a maior prova de amor que alguém poderia dar.
    Claro que não quero que isso (esse momento de questionamento pessoal) refletisse no meu relacionamento, que é tão bacana e claro, que quero que se torne cada dia melhor. Afinal, sei que nao é nada facil para os esposos também. Como nao temos filhos ainda, somos só nós 2. Para viver todas as alegrias e as tristezas de tudo isso.
    Se alguem estiver passando por algo parecido, ou se ja teve essa mesma situação (acredito que muitas), por favor, entrem em contato comigo. Vou adorar conversar.
    beijos mil,

    • Olá Roberta, li seu depoimento e me identifiquei muito! Vivo a 5 anos em Portugal, meu marido é brasileiro e minha filha tb…Mas fiz exatamente isso que vc fez, larguei tudo pra estar ao lado do meu marido e tentar uma vida melhor…Digo uma coisa, me arrependi muito, não pelo meu marido, mas pela vida que levo aqui…sinto muita falta da minha familia que ficou lá e dos meus amigos…Aqui somos apenas um número…

  82. Pessoal. Eu sou um ex-patriado!

    http://www.marcelogoes.com

    aguardo o contato!

    abs

    Marcelo

  83. Sou brasileira, casada com um brasileiro, morando em Stuttgart na Alemanha desde 2007. Qdo cheguei nao falava nadica de alemao e agora já terminei um MBA e estou buscando oportunidades de estágio e escrevendo minha tese de mestrado. Pra contar um pouquinho de tudo uso meu blog http://retratoserelatos.com . Se tiver interesse, gostaria de colaborar aqui neste espaco tb! Bjks!

  84. Que site legal! Eu morei 7 anos na Argentina e agora estou há um ano na Espanha. Como dizem alguns colegas aqui em cima, também vivo em um limbo pátrio. Meu blog é http://www.flanancias.com Vou colocar o seu lá! Abraço.

  85. Ola!!

    Eu sou mais uma expatriada, morando na França ha dois anos. Vim com o meu marido que tb é brasileiro (e nosso gatinho!) para fazer um mestrado. Hj, estou no meio do doutorado e trabalho na area academica. Se puder ajudar com alguma coisa, estou disponivel!
    Boa noite a todos!

  86. Achei muito interessante a ideia desse site.
    Moro há 17 anos fora do Brasil ,sou casada com um brasileiro e tenho 2 filhos americanos.
    Morei 8 anos na Califórnia (Orange County) e atualmente moro em Cancun(Mexico) ha 9 anos, provavelmente voltando para os E.U. este ano(2010).
    Terei um grande prazer em ajudar no que for preciso. Vou dar mais uma olhada no site.
    Um abraço,
    Tatiana.

  87. Acabei de notar que não existe nenhum blog de brasileiros no Mexico, se precisar de qualquer informação a respeito, adorarei ajudar.
    Um abraço.

  88. Sou português da Ilha de Sta Maria, Açores. Vim para o Brasil em 22/06/2010 e estou em casa de minha noiva desde então. Quero casar-me e arrumar emprego no Brasil e vim com a idéia que ela também tinha de que legalização e naturalização era fácil entre Brasil e Portugal. Mas já fui a meu Consulado, a PF (que diz que tenho que agendar um dia para orientar-me), li com ela sites e leis, mas continuo com dúvidas e não é desejo nosso que fique ilegalmente aqui. Preciso saber como se tira documentos, quero arrumar emprego de forma correta e nessas buscas caímos nesse site que pode me dar as respostas de que preciso, os passos a percorrer para viver dignamente com minha noiva no Brasil. Agradeço a quem puder me ajudar socializando o que vivo agora com vocês. Aguardo grato uma resposta. Grande abraço.

  89. Muito bom este site!

    Vivo ha 13 anos no Japao, se caso interessar acho que tenho bastante coisa a comentar.

    Tudo de bom!!

  90. vai ocorrer um evento sobre vocês aqui no Rio de Janeiro. rsrsrsrsrsQuero divulgar para todos. Acho importante o tema.

    “Tema: Relevância do RH no processo de transferência de um expatriado ”

    mais informações http://www.abrh-rio.com.br/sigabweb/mostra_eventos.asp

  91. Moro em Luanda, Angola, África Austral, há 1 ano.
    Estava a procura um texto de/sobre expatriados na tentativa de compreender melhor meus sentimentos. Foi muito bom encontrar este sítio.

  92. Opa !!

    Morei na Inglaterra durante 3 anos e agora acabo de chegar na Nova Zelândia junto com meu irmão e amigos. Se quiser saber sobre o que vivemos e sentimos durante toda essa aventura é só entrar em contato.

    Abraços,

    Greg

  93. Oi Amigos Blogueiros, quando tiverem um tempinho venham me fazer uma visita no “Persa Brasileiro na Provence”, agora com visual e endereço novos: http://www.naprovence.com. Beijos!

  94. Carioca, moro em Perth, Western Australia ha tres anos. Trabalho como engenheiro ambientale adoro essa cidade. Tenho um blog, http://salutemplutem.blogspot.com/, de variedades, mas que de vez em quando falo um pouco de Perth. Bem bacana essa ideia de “reunir” os brasileiros expatriados. Abracos,
    Marcelo.

    • Marcelo,
      tb sou engenheiro expatriado!
      atualmente estou trabalhando no Haiti.
      mas tenho vontade de ir para Australia…
      alguma dica?

      Neiler

  95. Olá!!

    Boa tarde!!

    Eu estou acompanhando o blog e gostaria também de ser entrevistada.

    Se quiser saber maiores detalhes sobre mim, acesse o meu blog: lucianaosir.blogspot.com

    Estou morando na Irlanda há 2 meses, estou estudando inglês e tenho muitas experiências para contar, com a intenção de ajudar as pessoas, que assim como eu, estão sonhando com um intercâmbio.

    Até breve!!

  96. Ola,
    Sou expatriada morando no Chile desde Agosto 2010.
    Tenho um blog com quase todas as minhas experiencias aqui.. dieniser.wordpress.com…
    qualque coisa é so entrar em contato, gostaria de contribuir com o site…
    Obrigada
    Dieniser

  97. Oi.Sou expatriada ha 10 anos.5 na Italia e outros cinco aqui na Grecia.Amo ser expatriada…a oportunidade de conhecer outra cultura e aprender novas linguas e impagavel!! Em mundo globalizado nao se pode nascer e morrer no seu quarteirao.Se aparece oportunidade de trabalho ou estudo precisa agarrar!!meus filhos de 4 e 9 anos falam 4 linguas:ingles, portugues,italiano e grego!!! O Brasil eh lindo mas nunca sera um pais justo onde todos os cidadao sao respeitados independentemente da sua condicao social…http://wwwblogdagoreth.blogspot.com
    Espero voltar a viver no Brasil o mais tarde possivel.

  98. Sou brasileira e moro em Moçambique há 1,5 ano. Já morei também nos EUA por 4 anos. Adoraria contribuir, pois amei o blog! Expatriados do mundo todo têm muitos sentimentos em comum…parabéns!

    • olha eu tenho um convite de trabalho para moçanbique e não sei nada como funciona lá, moro em portugal a dez anos tambem sou brasileiro e como todos sempre tive as tristesas e as glorias. rsss… “faz parte da vida”. como funciona a documentação para brasileiro viver ai ? brigado.

  99. Muito bom esse blog, parabéns ! Legal ver que os expatriados muitas vezes tem o mesmo semtimento que tenho. Voltei ao Brasil depois de 5 anos morando na Australia em duas cidade… Brisbane e Perth. Hoje estou atras do meu passaporte espanhol e quero morar e fazer pós em Barcelona. Engraçado, quando estava na Australia morria de vontade de voltar pro Brasil e agora que estou aqui sinto saudades de lá, acho que também perdi “a identidade de pertencer a algum lugar” como o pessoal falou nos posts acima. Tenho muitas coisas pra repartir com vocês sobre esses 5 anos maravilhosos de Australia !
    Abs

  100. Olá,

    Já morei na Espanha e viajei por diversos países nos últimos anos.

    Dia 16/08/11 parto para uma viagem de volta ao mundo de 1 ano.

    Abraços

  101. Olá! Também sou expatriada e moro em Vancouver (Canadá) há dois anos e meio.
    Talvez os outros expatriados possam me ajudar com uma dúvida sobre seguro saúde: quando vocês voltam para visitar o Brasil, qual é o melhor seguro saúde/viagem para se fazer?
    Vou passar 3 meses no Brasil e não sei que tipo de seguro adquirir.
    Obrigada pela ajuda!
    Fabiana

  102. sou Rafael tenho 23 anos e moro ha 3 anos em Bucareste-Romenia e a maior dificuldade e a falta de emprego e oportunidades para o Brasileiro aqui nesse pais.Falo o idioma local perfeitamente,conheco a cidade de norte a sul e mesmo assim existe a dificuldade.

  103. ola sou brasileira e estou morando em dubai, meu marido eh egipcio e nos casamos aqui. gostei desse blog se quiser visitar meu blog brasilegito.blogspot.com

  104. Ola, sou brasileira e moro na INDONESIA! Ja morei na Argentina e México, mas sem sombra de dúvidas a Indonésia eh diferente de tudo que ja imaginei! Seria interessante ter uma entrevista sobre esse país pois quando vim pra cá, não encontrei nenhum bom site de informações em português…só ingles…Estou às ordens!

  105. sou brasileiro ,sou um policial militar aqui em salvador,tenho muita vontade ingresar na policia da noruega.
    como eu devo proceder?
    me ajudem por favor

  106. Brasileira, na Costa Rica, quando vim para ca, tentei achar algo de Brasileiros aqui e nao achei nadaaaa….. ou seja,…. seria bacana se quiserem q compartilho minha experiencia, quem precisar, flaviarec@hotmail.com ! abs

  107. Ola pessoal, sou brasileiro e moro na Costa do Marfim, é no inicio quando soube pelo meus pais que iria vir para ca nao gostei muito da ideia mas ja to aqui a dois meses e percebo que é totalmente diferente do que eu imaginava primeira coisa que senti a diferença é no clima apesar de nascer e morar na bahia onde se faz muito calor aqui supera e muito pois alem do calor é seco e da uma sensação de abafamento nos primeiros dias mais depois vc se acostuma como estou a pouco tempo aqui nao tenho muita coisa pra dizer mas se algum aventureiro ai se estiver com este destino estou a disposição para ajudar.

  108. muito bacana a proposta.
    Para a parte canadense, faltam os bravos que resolveram, assim como eu, viver na parte francesa desse imenso pais, nao é mesmo?
    O Québec é literalmente um mundo a parte ….

  109. oi pessoal moro na noruega a 25 anos min sintou triste sim por nao ver minha familia brasileira que ano tanto. Ano tanto o Brasil que ainda nao pedi o passaporte noruegues.Tenho 3 filhos sou casada a 26 anos.Nao tenho amigos ou amigas Brasileira apezar de eu saber que tem muitos basileiros na cidade que moro, mais e minha culpa eu sou estranha mesmo pois nao tento conhecelos.Trabalho como enfermeira no hospital e os noruegues so sao meus colegas de trabalhos.Nao e facio fazer amizade com noruegues sao pessoas muito fechados a pezar de seren muito onestos e tem uma maneira de ver o ser humano com respeito e direitos i guais.Bom e um pais rico mais sao pessoas solitarias gostao de ir para a motanihas sosinhos e falao que e maravilhosou, para min e depresao total senta sosinha nas motanihas. Gostou do calor humano senta na paia e ver gente na noruega nao da e um pais de neve muito frio. Uma veis por ano na minhas ferias viajonos para portugal e la eu sonho que estou um poquinho perto do meu Brasil.Tem 3 anos que nao viajo ao Brasil humm saudades

    • Oi Eva Maria
      Me chamo Marina e moro en Ås. Sei como se sente em relacao aos noruegueses pois eu tambem sinto isto em relacao a eles. Para min faz 2 anos que nao vou ao Brasil por causa que comecei a estudar.
      Eu falo com muitos brasileiros a este respeito e eles me dizem que se a gente tivesse aprendido noruegues quando criancas dai a gente teria mais facilidade de se enturmar com eles.
      Questao de ponto de vista de adolecentes brasileiros que nasceram aqui ou vieram quando criancas. Mais nao esquenta amiga que como a gente diz no Brasil “o que nao mata engorda”. Eu ja nem ligo mais para isso pra min eu so estou arrumando meu futuro mesmo. Afinal essa chance que a gente teve de construir uma vida num pais rico e cheio de oportunidades e unica aproveite ela ta. Um beijo

    • OLá!
      Estou querendo arrumar um emprego de enfermeira, pois aqui está dificil. Sou recem formada. Como ~sao oprtunidades nessse país! Obrigada. Roberta.

  110. OI GALERA, TDO BOM?
    ALGUEM AEW MORA NO CANADA NORTE?
    GOSTARIA DE UMA AJUDINHA BÁSICA P/ VER COMO TAH DE TRAMPO AEW, POIS TO AFIM DE ME MANDAR P/ CANADA. TAH BOM DE TRAMPO, OUVI DIZER….ABRAÇOS INTÉ +……

  111. Ola meu nome e Alecs, vivo fora do Brasil ha 10 anos. Sai do Brasil com meu marido e com um bebe de 8 meses. Primeiro moramos em Cascais(Portugal) por 3 anos, onde nasceu meu segundo filho, depois partimos para Hong Kong, onde vivemos 4 anos, o melhor lugar do mundo para se viver, opniao unanime da familia. Depois partimos para a a fria e molhada Inglaterra, por 1 ano e viemos secar e esquentar os ossos em Abu Dhabi e ja estamos aqui desde Julho de 2010. E achei este site por acaso procurando saber um pouco mais da Turquia, que parece ser o nosso proximo destino. Eu vou sentir muita saudades das amizades que fiz aqui em Abu Dhabi,enquanto nos outros paises,eu fugia dos contatos com brasieliros, pois queria me aprofundar na lingua inglesa. Aqui me cerquei de muitas brasileiras, depois de trabalhar por um tempo na Embaixada do Brasil.Sempre ha almocos, cafes, na casa de alguem, ou nos juntamos para fazer compras em Dubai. Abu Dhabi, um lugar facil para se viver, muito seguro qualidade de vida elevada para expatriados, com excecao para indianos e paquistaneses que vivem aqui como operarios, esses levam vida de escarvidao. Abu Dhabi e um dos emirados mais consevador, mas quem mora aqui muito tempo, consegue ver que eles ja estao abrindo as mentes e estao mais tolerantes. Aqui o que pega mais e o calor, ontem a temperatura chegava aos 48C, e ainda nem chegamos no verao, e logo com a chegada do verao, comeca a seguir o Ramada, ai e onde todos os expatriados fogem, pois alem da temperaturas altissimas, tudo fecha durante o dia, nao e nem permitido tomar agua na rua.
    Meus filhos vivem bem com as mudancas, mas sei que em breve precisaremos ficar raizes, Mas onde nao tenho ideia. Vivemos sem fronteiras.

  112. Bom dia, pessoal!!!!!!!!!!!

    Meu marido foi expatriado para Suíça – Vevey.

    Escrevo nossas viagens, novidades & bobagens…aqui:

    http://www.vidassuica.blogspot.ch

    Adoro ler sobre a vida dos outros expatriados…assim, não me sinto tão sozinha nesse mundãoo!

    Abs,

    PATRÍCIA AYROSA.
    pattyayrosa@hotmail.com

  113. Olá! sou brasileira e moro em Barcelona, depois de passar pela Africa do sul e Roma, e me mudando para Lisboa. Tenho um namorado na Suiça, e acho que posso dar algumas dicas sobre todos os detalhes importantes na vida de um estrangeiro.. apesar de que acredito que nenhum de nós tenha a regra exata de como se adaptar a nenhum lugar, cada um tem um caso e uma situaçao diferente! e é isso que me faz ser viciada e nao largar minha vida de expatriada!
    O blog é super bacana!

    • Oi Raquel, eu sou de Sao Paulo, atualmente moro em Roma e em janeiro mudaremos para a Africa do Sul (Durban)…Se vc tiver alguma dica eu agradeço muito! Tenho 3 filhas e estou buscando casa, escola, melhor bairro pra morar, dicas sobre os costumes, cultura, segurança, etc…

  114. Gostei do site!
    Sou paranaense e moro hà 3 anos em Veneza. Estou hà quase 5 anos na Italia, morei em Milao, Pescara e Bari.
    Estou à disposiçao! rsrsrs
    Abraços e parabens pela iniciativa!

  115. Super legal a iniciativa de criar esse blog com expatriados.
    Eu moro na Alemanha há 12 anos e acho interessante ouvir relatos dos brasileiros que também moram no exterior.
    Estou comecando um blog sobre minha vidinha e quem quiser fique a vontade para me fazer uma visitinha

    http://meine-lebenserfahrung.blogspot.de/

    Abracos!

  116. Boa tarde, sou Brasileira e estou indo viver em Porto pois meu noivo viver la. Estou indo em janeiro de 2013 casar e viver pois ele e portugues. Tenho muitas duvidas sobre quais documentos que preciso levar pra poder casar la em Porto, como devo ir como turista, ou como posso conseguir visto ……N sei por onde comerça. Oque preciso dizer quando chegar a imigraçao se vou pra passar ferias ou se vou casar me, pois ja vou levar a certidao de nascimento autorizada pelo consulado do Rio de Janeiro de Portugual. Se vcs poder me ajudar em dicas informaçaoes aguadeço muito. meu email. fernandalindinalva@hotmail.com

  117. Tbem estive em Porto de ferias do trabalho em maio de 2011 por vinte dias. E estive em junho de 2012 por vinte dias tbem ferias….Mais nunka passei mais tempo que isso… Aguardo ajudas de vcs. Obrigada

  118. Ola, sou brasileiro, e estou na alemanha a 2 meses (visum para 6 meses), minha estadia aqui eh por 6 meses…. vou embora pro Brasil em Fevereiro….
    Estou indo para a Inglaterra em duas semanas… nesse caso como eu faria, preciso de visto, passar por imigracao etc?

    grato

  119. a proposito o visto eh de negocios, estagio

  120. estou no canada a quase 4 anos esta sendo dificil pois nao posso trabalhar nao tem com quem deixar minhas filhas. estou louca de saudades do Brasil e da minha familia… a fase de adaptacao e de 2 anos e muito dificil mas depois se acostuma com tudo… mas meu pensamento e meu coracao esta sempre na minha familia no brasil. Sou de fortaleza com muito orgulho de ser nordestina! to com saudade do meu baiao de 2… eta saudade!!!

  121. Ola sou a Eunice e sou Angolana, actualmente vivo em Luanda Angola, na qual sinto muito orgulho do meu pais por estar a desenvolver bastante, apesar do desenvolvimento ha muitos cursos que ainda nao foram incluidos nas Universidades aqui no meu pais, estive a pesquisar e na Nova zelandia foi o local ideal que encontrei para estudar e fazer o curso que tanto almejo, pois gostei dos comentarios aqui exibidos e com base em opinoes de alguns amigos ja nao tenho duvidas da hospitalidade deste pais… a minha questao consiste em saber se existem angolanos a residir na nova zelandia…
    obrigada

  122. Vivo em angola(luanda) nasci 19/06/1998 vivo com o meu pai sou boa pessoa gosto de respeitar os oltros procuro trabalho para menores de 18 anos para me ja terminei o medio ja encontrei trabalho mas no brasil e nao sei como chegar la no local do trabalho porque aqui em luanda nao se vende bilhetes a menor de 18 e eu quero mostrar ao meu pai o que eu so capas de faser sem ele dar conta me hajodem a chegar ate no brasil por favor.
    Estou dei na familia unida o ensino medio falo mas o menos ligua portuguesa e ingles por faor me hajodem a concretizar o meu sonho.

  123. Ler tantos depoimentos diferentes, de pessoas diferentes, e com uma mesma essencia é impressionante. Ser expatriado é tao fascinante quanto dificil. Essa mistura de sentimentos entre o sonho, a oportuninade e os desafios é o que nos move e nos fazem acreditar que o melhor estar por vir. Sou brasileira expatriada no Marrocos a 5 anos, Depois de viver por 5 anos na França tive a oportunidade de conhecer esta cultura tao proxima e distante ao mesmo tempo da minha cultura. Trabalho, sou esposa, mae, filha e me viro me adaptando da maneira mais positiva possivel ao que a vida tem me proporcionado.

    Amei conhecer vidas nao tao diferentes da minha!!!!
    Meu site: http://www.vx-consulting.com

  124. Amigos existe a possibilidade de se abrir mao dos beneficios de expatriados (casa,carro,etc…) em troca de uma vaga? Qual a forma de tornar oficial para a empresa algum documento de proprio punho?

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 115 outros seguidores

%d bloggers like this: