Vivendo na China (Yantai)

Thales na China Thales Ramon, com uma boa proposta em mãos, resolveu entrar em uma aventura de 3 anos. Ass. de QSMS, mudou-se para Yantai (China), transferido, pronto para esta nova etapa em sua vida.

Ele se adaptou a sua nova cidade e nos fala um pouco sobre a vida e os costumes no interior.

- Nome:
Thales Ramon Soares

Onde nasceu e cresceu?
Nasci em Natal/RN e cresci em Macaé/RJ

Em que país e cidade você mora?
País China, Cidade Yantai no estado(província) de Shangdong.

- Você mora sozinho ou com sua família?
Com minha família, que é minha prioridade e não aceitaria esta proposta se tivesse que ficar longe deles.
Thales na China

- Há quanto tempo você reside nesse local?
Aproximadamente 8 messes.

- Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiência?
Sim, passei 6 messes em New Orleans, EUA.

- Quando surgiu a idéia de residir no exterior?
Eu estava trabalhando em Macaé/RJ, nessa cidade há muitas empresas relacionadas a Petróleo e Gás, e muitas dessas empresas estão construindo plataformas fora do país. Após um tempo, a minha empresa começou a enviar pessoal para a China dando prioridade sempre a os empregados com um aumento salarial muito bom de incentivo. Depois só faltou a aprovação da família.

- Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?
Antes mesmo de viajar já tínhamos. A minha empresa tem um ótimo apoio aos funcionários e suas famílias, eles cuidaram de tudo isso antes de embarcarmos nessa aventura.

- Você trabalha? Como a renda familiar é obtida?
Thales na ChinaEu vim empregado, temos ajuda de custo e moradia. Esse seguimento (petróleo e gás) têm muitas oportunidades, principalmente para quem tem experiência no ramo, sempre com novos projetos fora do país para os aventureiros

- Se a resposta anterior foi sim, você mudou de área depois da saída do Brasil ou continua no mesmo setor?
Continuo no mesmo setor.

Você fala a língua local? Você acredita que é importante aprender a língua local?
Não, falo apenas inglês. Claro que sim, tem muitas oportunidades para quem fala mandarim (Pu Tong Hua), quer um exemplo: no mês de Janeiro de 2010 a embaixada brasileira em Pequim, estava fazendo um concurso para contratar ass. técnico, salário inicial 3800,00 reais mais ajuda de custo, requisitos principais falar mandarim e português e ter curso superior.

- O que você pensa sobre seu novo país e o local onde mora (e/ou onde morou)? Eles respeitam os Brasileiros e outros expatriados vivendo nesse país?
Eu fico impressionado como tudo funciona, sinto muita saudade do Brasil mas gostaria que os serviços públicos funcionassem de forma semelhante a China, o governo é muito presente cheio de censura, mais vale a pena pois aqui em minha cidade não ha crime, minha esposa vai a rua sem eu me preocupar, a inocência é preservada nas crianças e adultos dessa cidade, dificilmente em Yantai você verá um Chinês tentando passar a perna em um estrangeiro e olha que oportunidades não faltam, não sei como era o Brasil nos anos 70, mais o pessoal antigo que trabalha comigo falam que é como voltar no tempo do ponto de vista positivo, sem tantos crimes e barbaridades dos dias atuais. Os chineses nos tratam muito bem eles sabem como agradar seus hospedes.

- Você tem filhos? Se sim, eles se adaptaram ao novo país? Estudam e têm amigos locais?
Thales na ChinaSim, ele têm um ano e quatro messes, não estuda ainda mais a convivência com uma baba chinesa fez com que ele aprendesse um pouco da língua local, o suficiente para manter comunicação com as outras crianças no parquinho.

- Sente saudades da família no Brasil? Sente falta de produtos, alimentos e outras peculiaridades?
Os produtos são os maiores problemas aqui, os produtos importados são caros, os produtos chineses são diferentes dos nossos o que dificulta muito a adaptação, nas cidades maiores esse problema é menor pois os produtos importados saem por um preço bem melhor.
p.s. Caros em relação ao custo de vida local, pois para nós esses produtos saem por um valor equivalentes aos brasileiros. A família veio comigo

- Você tem planos para o futuro? Pretende viver nesse país para sempre?
Não, assim que acabar o projeto nós voltamos para o Brasil, já a experiência levaremos para sempre.

- Você comprou ou alugou o local que reside? Quanto pagou ou paga por isso? Comprar imóveis é algo comum nesse país?
Não sei, o administrativo da minha empresa cuida disso para nós.

- Qual o custo de vida?
Muito barato, imagino que com uns 2000,00 dólares é possível viver melhor que no Brasil com 5000,00 reais. a menor quantidade de impostos ajuda rsrs.

- Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?
Sim, todos falam sobre as grandes cidade, estou vivendo na roça (a minha cidade têm 6 milhões de habitantes e é considerada uma cidade de pequeno porte na China) e posso afirmar que a qualidade de vida esta é do interior. Como experiência própria recomendo visitarem as pequenas cidades, viajo muito de carro pelo interior devido a meu trabalho e tenho visto muita coisa diferente inimaginável no Brasil, a mensagem é se quiser conhecer a verdadeira china vá para o interior.
Algo que me deixa frustado, é o habito de fumar dos Chineses. Eles não respeitam ambientes fechados mesmo que tenham muitas crianças. Se eu pudesse, colocaria uma placa com a expressão “Jin Yan” (Não Fume) por toda parte.
Thales na China

About these ads

22 Respostas

  1. Thales, parabéns por ter esta familia tão bonita. Morar na China não é para qualquer um.
    Que neste 3 anos vocês consquistem muita coisa.

  2. thales,esse depoimento seu, foi de grande ajuda, pois irei morar por 1 ano em Yantai.
    somos de Macaé e meu marido vai a trabalho tambem.

    • oi Elen
      Eu estou fazendo uma pesquisa para a minha dissertação de mestrado sobre brasileiros que foram morar na China a trabalho. Gostaria muito de falar com você, é possivel?
      Att.
      Laura

  3. Exelente depoimento!!! felicidades p/ vc e sua familia.

  4. Thales, Parabéns por aceitar o desafio!
    Eu trabalho em uma multinacional de auto-peças e no final do ano passado recebi uma proposta para ser diretor industrial ai na China (cidade de Wuhu 400 km de Chungai), visistei a cidade durante 15 dias e pude conhecer alguns pontos turisticos.
    A empresa ainda está me propondo um contrato de 1 ano com todas as despesas pagas (casa, agua, luz, telefone, carro, escola para minha filha, curso de linguas) e mais um salário mensal de US$ 15.000.
    Com base na sua experiência ai, este salário é justo para ser responsável por uma fábrica de aproximadamente 1.000 funcionários e com um faturamento anual de US$ 100 milhões?
    Vc saberia me informar quanto ganha um gerente / diretor de uma multinacional ai na China?

    Aprecio a sua resposta.

    Abraços e sucesso

    Rodrigo

  5. oi Thales,

    Sou brasileira mas atualmente moro em Seattle (EUA), junto com meu marido tb brasileiro. Ele tem uma oportunidade no trabalho de passar 3 a 6 meses em Beijing, sempre tivemos muita vontade de passar uma temporada na Asia, mas no momento estou gravida e teria que decicir qual seria a melhor epoca para concretizar esses planos. O que vc acha da vida na China com uma criança de 6-9 meses? Adaptaçao nao me assusta muito, pois somos bem praticos. Mas a questão de saúde (medico e alimentacao) é minha maior preocupacao.
    Li seu blog, e como vc foi com criança acho que voce pode me dar uma opinião para nos ajudar a concretizar nossos planos.
    Muito Obrigada!
    Se possivel gostarai de receber a resposta por esse email: carolhaber@hotmail.com
    Carol

  6. Olá!!!
    Parabéns pela família, muito bonita!!!
    Me chamo Maiane Lisboa,moro no interior da Bahia, sou casada e meu esposo está aí na China em Yantai, ele trabalha na construção de uma plataforma, achei uma conhecidencia, talvez vcs se conheçam, ele não mora aí, ele vai embarcado 42 dias, e volta. Sinto muito a alta dele quando está aí, estou gravida de nove meses, ele está voltando no fim do mês. O nome dele e Ronaldo Pereira ele é eletricista.
    Abraços.

  7. Olá vi seu blog. Sou brasileira, e moro com meu marido e filho, de 11 meses, na cidade de Jinan, província de Shandong. Estou na China a 2 meses, gostaria de contato de brasileiros nesse país, e como vi que vc está com sua família, goataria que sua esposa entrasse em contato comigo, pois também tenho filho pequeno e preciso de ajuda aqui. aguardo contato.Obrigada.
    debie_russo@hotmail.com

  8. Thales,

    que legal este desafio, parabéns para você. Na sua empresa não tem oportunidade para mim não?

  9. Olá, belo depoimento.
    Você sabe dizer o que é um salario bom na china – shanghai ??
    falo em uma base salarial para gerente

  10. olá thales,

    creio q sua empresa é a mesma q está me contratando (Sch…), estou indo como ‘móvel’ para períodos de 42 dias… me ofereceram a oportunidade de trabalhar como residente, mas decidi fazer uns 2 embarques de 42 para ver como funcionam as coisas por aí e depois de repente dar este passo. Tenho uma enteada de 6 anos, será q se adaptaria?

    Abs e boa sorte.

  11. ola!
    tenho uma amiga chinesa em sao paulo e a familia dela mora ai em yantai. vc conhece alguma escola que ensine mandarim para estrangeiros?
    abraço

  12. Prezado Thales,

    Tenho procurado informações de famílias com experiência similar à sua. Recebi uma proposta de trabalho por pelo menos 2 anos em Shanghai. Para decidir, penso da mesma maneira que você, priorizando a família. Tenho um filho de 8 anos e um recém-nascido. Você teve alguma dificuldade ou tem algum conselho sobre assistência médica e educação para as crianças ? Penso que meu filho de 8 anos deverá sofrer com essa mudança, não ?! Agradeço suas observações para ajudar nesta minha tomada de decisão.

    Abraços,

  13. olá amigo eu não tenho esperiencia em nenhum ramo,gostaria de saber se esta agencia que contratou vc para trabalar na china tem interesse em me contratar para ajudante geral eu sou muito forte e esperto !
    sou policial militar atualmente

  14. Olá thales
    gostaria muito de ter a sua ajuda e orientação
    eu já morei em varios países da Europa
    atualmente moro no Brasil minha terra Recife- Pe
    e preciso trabalhar sou músico , tenho 51 anos de idade e sabemos que aqui no brasil a coisa não é facil , pra quem tem a minha idade
    a não ser que seja politico , e isso eu não sou nem tenho talento pra isso
    por isso gostaria de morar na china
    mas não sei como poderia conseguir um visto de permanencia ,
    tenho um filho com 10 anos o qual vive comigo,
    também a minha irmã que é cozinheira
    agradeço muito a sua atenção

  15. Thalles, que bom encontra lo nessa reportagem, que maravilha saber que voces estao nessa experiencia de vida maravilhosa…beijos e cuidem se

  16. Muito interessante! Adorei a entrevista. Também vou pra China. Estudar e trabalhar. Esta cultura me fascina, inclusive por a China fazer parte do Eixo Brics.
    http://bricslavamosnos.blogspot.com (Dicas de cultura chinesa, lingua; um brasileiro na China)

  17. Olá , gostaria muito saber algumas informações , estamos querendo ir morar na China , porém temos filhos em idade escolar , gostaria de saber se há escolas com bom preço para as criancas pois as americanas que cotei o preço são muito caras para nós inicialmente , se puder nos dar algumas dicas , vc nos ajudaria muito , obrigada !

  18. Olá,
    Meu nome é Ana Paula. Sou estudante de Adm na ESPM.
    Escrevo uma pesquisa acadêmica sobre a adaptação cultural nas organizações de brasileiros expatriados na China. Em breve estarei em Xhanghai e Beijing (27 de junho).
    Convido-os a participarem de minha pesquisa respondendo um questionário (enviado via e-mail) ou, se tiverem interesse, através de uma entrevista para que possa conhecer mais a fundo sua experiência.

    É importante ressaltar que as informações os resultados são estritamente acadêmicos.
    Por favor, divulguem aos colegas e amigos brasileiros para que eu possa alcançar um número grande de entrevistados.

    Desde já agradeço à disponibilidade.
    Forte abraço.
    Ana Paula

  19. Também sou brasileira, sou descendente de japonês e não gosto do Brasil. Gostaria tanto de morar na China. Oque um basileiro precisa fazer pra conseguir ir morar na China?

  20. Cara é muito legal a sua historia, espero que voce seja feliz… Eu estou indo para china em agosto… vou fazer esta loucura… é meu sonho desde pequeno ir pra china… eu vou morar na cidade de Wuxi… desde ja desejo muita sorte para voce

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 114 outros seguidores

%d bloggers like this: