Da miseria brasileira`as livrarias dos EUA, Europa, Brasil e Japao

Rosangela nos EUADepois de passar fome, andar sem sapatos, nao ter dinheiro para uma boneca na infancia, Rosangela decidiu ir para os Estados Unidos e hoje, nove anos mais tarde, lanca um livro contando sua odisseia, como encontrou uma nova familia, um esposo e um trabalho para o governo.

Nome:
Rosangela

Onde nasceu e cresceu?
Nasci na cidade de Virgolandia, mas cresci na cidade de Governador Valadares, ambas no estado de Minas Gerais, posteriormente vivi 16 anos no estado de Sao Paulo.

Em que país e cidade você mora?
Moro na cidade de Margate, no sul do estado da Florida, Estados Unidos.
Rosangela nos EUA
Fisher Island – Florida

Você mora sozinho ou com sua família?
Moro com meu esposo, mas antes de casar, morei alugando quartos na casa de outras familias, porque era mais economico. Alem disso, esta eh uma pratica comum nos Estados Unidos.
Voce consegue alugar um quarto entre 350 a 500 dolares por mes. A variacao de preco esta no tamanho e localizacao do quarto. Voce pode alugar um quarto com saida independente, banheiro, microondas, geladeira, TV a cabo e telefone incluido. Em muitos casos, voce paga uma tarifa unica por mes de telefone residencial, sem importar a quantidade de minutos. Neste caso, algumas familias alugam um quarto com uma uma extensao para voce. muita gente nao tem telefone em casa, somente celular.
Se voce for alugar um apartamento de 2/2 por exemplo, tenho amigos pagando US$ 1.400 por mes. Para quem esta sozinho, eh muito mais economico alugar um quarto, porque voce nao tem que preocupar em pagar contas de agua, luz, etc. Alem disso, para quem eh novo no pais, eh importante morar com alguma familia que sabe onde voce pode tirar documentos, buscar trabalho, etc.

Há quanto tempo você reside nesse local?
Nove anos.

Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiência?
Somente no Brasil.

Qual sua idade?
46.

Quando surgiu a idéia de residir no exterior?
Eu queria aprender ingles, pensava em ir para a Australia, posteriormente, Deus abriu as portas para eu vir para os Estados Unidos. Uma antiga amiga brasileira, que ja havia se tornado cidada norte-americana aceitou hospedar-me. Entao, decidi fazer as malas e viajar

Foi difícil conseguir o visto de residência ou o visto de trabalho?
Quando decidi deixar o Brasil, fui pessoalmente ao Consulado em Sao Paulo e tirei o visto de turista. Inicialmente, eu queria saber como era o pais, antes de decidir que me instalaria para sempre. Nem, sempre o que da certo para alguns funciona para outros. Outro detalhe, queria que tudo caminhasse dentro da lei, sempre eh melhor.
Consultei um advogado americano sobre minha situacao migratoria, havia uma saida legal, juntei o dinheiro necessario para um processo. Antes do atentado de 11 de Setembro de 2001, havia uma lei que permitia fazer peticao de visto de trabalho, se um empregador assinasse para voce. O advogado se encarregou de preparar a documentacao. O pre-requisito para isso, era estar legal no pais. Esta lei foi extinta apos o atentado, em 2001, juntamente com muitos outros beneficios que o imigrante tinha, como por exemplo: tirar uma carteira de motorista.

Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?
Nos Estados Unidos nao existe saude publica, como no Brasil. Para voce comprar um seguro saude eh super caro, sobretudo porque o preco varia de acordo com a idade. No meu caso, logo que comecei a trabalhar para uma empresa, tive seguro medico e dental. Outro fator importante com relacao ao seguro saude: eles nao cobrem nenhuma despesa com enfermidades pre-existentes.

Você trabalha? Como a renda familiar é obtida?
Sim, sou funcionaria publica e escritora nas horas de folga. No Brasil, eu havia trabalhado como Assistente Administrativo tanto no setor publico como privado. Fui Supervisora de Publicidade para a empresa Folha da Manha S/A, mas nunca pensei que trabalharia para alguma agencia governamental no estrangeiro. Estava buscando trabalho pela internet quando vi um anuncio, mandei meu curriculum online, mas nunca pensei que me chamariam por causa do ingles.
Eu havia estudado 6 anos de ingles no Brasil, mas quando cheguei aqui, a conversacao era um dilema. Eu estava indo `a escola, ja estava matriculada no College, tudo isso dava um visual bonito a um curriculum, mas pensei que na entrevista me rejeitariam. Ai estava minha grande surpresa! Eles queriam alguem que falasse Portugues e Espanhol. Me entrevistaram em ingles e espanhol, para ver o quanto eu conhecia dos idiomas.
O governo estava buscando um profissional que pudesse dar informacao correta `a comunidade latina no idioma deles. Me deram o trabalho.
Meu esposo eh engenheiro de software, juntos trazemos dinheiro para a renda familiar.

Se a resposta anterior foi sim, você mudou de área depois da saída do Brasil ou continua no mesmo setor?
No Brasil eu era Assistente Administrativo, aqui faco o mesmo trabalho, mas estou estudando, devo me graduar em Business Management em dois anos.

Você fala a língua local? Você acredita que é importante aprender a língua local?
Sim, eu falo Ingles, Espanhol e Portugues. Penso que eh sumamente importante aprender a lingua local.
No estado da Florida, existe uma comunidade imigrante muito grande de toda a America Latina, isso facilita a vida dos imigrantes que nao falam Ingles. Inclusive todos os lugares importantes como: escolas, farmacias, supermercados, hospitais, etc., tem gente falando espanhol. Mas na maioria dos Estados isso nao ocorre. O lado negativo disso eh que as criancas vao `a escola em Ingles, necessitam que os pais lhes ensinem o dever de casa, os pais nao sabem ingles suficiente para ajuda-los. Os filhos acostumam a falar o idioma local e quando querem dizer algo que os pais nao entendam, conversam com os amigos diante dos pais, em ingles!
O imigrante de toda a America latina eh muito bem visto em varios aspectos pelo povo americano, como por exemplo: nos veem como uma comunidade muito trabalhadora, honesta, seria, empreendedora, etc.
Existem muitos restaurants tipicos dos diferentes paises da America Latina. Do Brasil, existem restaurantes, lojas, revendedoras de carros, roupas, perfumes, calcados, comidas, etc. Muitos americanos desfrutam muito a nossa comida e cultura. Sempre que tenho que levar algum presente a alguem, trato de levar produtos brasileiros, como chocolates, ovos de pascoa, os americanos morrem por isso, eles nao conheciam isso antes. Faco isso como uma maneira de divulgar o produto brasileiro.

O que você pensa sobre seu novo país e o local onde mora (e/ou onde morou )?
Penso que o pais eh muito bom em varios aspectos, comecando pela justica. Este eh um pais lindissimo, voce tem o clima brasileiro no sul, muita neve no norte, montanhas, praias, estacoes de esqui, rios e lagos para pescar, uma mistura de gente do mundo inteiro e uma riqueza cultural espetacular.
Rosangela nos EUARosangela nos EUA
Montanhas do Colorado (Mudanca de cores no outono)
Rosangela nos EUA
Inverno em Tamarack Resort – estado de Idaho

Eles respeitam os Brasileiros e outros expatriados vivendo nesse país?
Sim, eles respeitam muito os brasileiros. Inclusive a lingua portuguesa faz parte do curriculo academico da varias universidades e colleges aqui, porque eh obrigatorio 2 semestres de um segundo idioma. O Consulado Brasileiro aqui tambem tem uma area dedicada `a propagacao do ensino da lingua portuguesa.
Existe um fator sumamente importante nos Estados Unidos, este nao eh um pais que discrimina o imigrante. Tem imigrante de todos os paises, todos trabalham, convivem em harmonia, etc. Uma ou outra noticia isolada de discriminacao, nao faz justica `a sociedade americana.
Tenho uma professora da India, que morou na Europa antes de chegar aqui, ela comentou que era muito discriminada lah por ser imigrante e que nunca se sentiu discriminada nos Estados Unidos.
Creio que estamos vivendo uma nova geracao de imigrantes brasileiros. Quando eu comecei na universidade, nao tinha nenhum brasileiro na minha classe, eu sempre desejei ve-los estudando como via os colombianos e haitianos. Minha ultima classe, tem mais de setenta por cento dos alunos brasileiros. Isso eh muito bom, porque nossa comunidade esta atenta para educar-se e prosperar. Estamos deixando para tras a historia de que o brasileiro vem aos Estados Unidos somente para limpar casas e restaurantes. Sim, muitos fazem este trabalho, mas estao indo `a escola e tentando prosperar. Tenho visto brasileiros serem eleitos os melhores alunos do segundo grau e ganharem bolsa de estudos de quatro anos para a universidade, em um pais onde uma universidade custa um absurdo!
Alguns brasileiros nao sabem o valor que tem nosso idioma no estrangeiro. Se voce der uma olhada no site de empregos da Organizacao Mundial de Saude por exemplo, vai se admirar com a quantidade de oferta de trabalho para profissionais que falam Portugues.
Tenho me encontrado com muitos filhos de brasileiros que nao falam portugues, porque os pais tem vergonha de serem brasileiros! Eu, me sinto super orgulhosa da minha patria, inclusive vou ensinar portugues a grupo de criancas, porque penso que falar varios idiomas abrem mais portas para um profissional.
Gostaria de ressaltar que quem esta ilegal no pais, nao pode se matricular em uma universidade, porque voce tem que ser legal para receber diploma. A razao eh porque muitas profissoes exigem licenca para trabalhar apos a graduacao e se voce eh ilegal, nao pode ter a licenca.
Isso eh diferente de ir a uma escola publica que ensina ingles aos adultos. Este eh um programa dedicado ao estrangeiro.

Você tem filhos? Se sim, eles se adaptaram ao novo país? Estudam e têm amigos locais?
Nao tenho filhos.

Sente saudades da família no Brasil? Sente falta de produtos, alimentos e outras peculiaridades?
Sim, sinto saudades da familia no Brasil. Fui visitar minha familia cerca de 8 meses atras, foi muito bom estar ai novamente.
Com relacao aos produtos brasileiros, nao sinto falta, porque existem 4 lojas bem perto da minha casa. Duas delas sao supermercados, com restaurantes e comida caseira bem brasileira. Existem churrascarias brasileiras aqui no condado onde moro. Em casa, so tomamos cafe brasileiro!

O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
Bom, eu trabalho e vou `a universidade, nao me sobra muito tempo para passeios (sinto falta dos feriados do Brasil!). Mas existem muitos parques conectados a praias, em diferentes lugares, abertos ao publico. Normalmente se paga um ou dois dolares para estacionamento. O parque ja tem varios galpoes cobertos, bancos, mesas, churrasquerias, tomada eletrica, caso alguem decida trazer uma churrasqueira eletrica de casa. Voce soh leva as bebidas, a carne, o carvao e pronto! Alem disso, sao parques bem arborizados e enquanto voce assa a carne, escuta o ruido das ondas do mar. Eh um visual encantador. Nao sei nos outros estados, mas na Florida isso eh muito comum. Tenho viajado a diferentes cidades do estado e tive a oportunidade de ver o mesmo estilo em outras cidades. Muitos brasileiros inclusive aproveitam para festejar aniversario dos filhos em parques publicos como estes.
A diferenca entre os costumes locais e os costumes brasileiros esta no fator tempo.
Os americanos te convidam para uma festa de aniversario que comeca as cinco da tarde e as sete ja comecam a tirar a decoracao, recolher tudo, deixando claro que eh hora de dizer bye bye.
Os brasileiros se reunem para rir, contar historias, jogar futebol na praia, enquanto alguem assa a carne, sem pensar na hora de voltar para casa.

Você tem planos para o futuro? Pretende viver nesse país para sempre?
Meu primeiro plano eh graduar-me na universidade. Pretendo seguir a carreira em Relacoes Internacionais. Vamos ver o que passa. Nao sei se continuarei morando aqui para sempre, porque pode ser que Deus me de uma oportunidade no estrangeiro, ou ao meu esposo . Nao sabemos o futuro!

Você comprou ou alugou o local que reside? Quanto pagou ou paga por isso? Comprar imóveis é algo comum nesse país?
Comprei. Vou te falar os valores da atualidade. Um aluguel de um 2/2 pode variar entre 1200 a 1500 dolares por mes, dependendo da localizacao. Sim, comprar imoveis eh algo comum, porque eh mais barato a prestacao do imovel, do que a mensalidade de aluguel.
Detalhe: para comprar um imovel voce precisar ser legal no pais, porque necessita um emprestimo bancario e bancos nao emprestam dinheiro a gente que nao existe “legalmente”. Conheci brasileiros que investiram o dinheiro de mais de dez anos de trabalho, comprando uma propriedade de “negociantes brasileiros” e perderam tudo.
Consultar a lei sempre eh o melhor caminho antes de fazer qualquer negocio.
Muitas paginas web tem a informacao em ingles e espanhol. Nunca invista seu dinheiro em algo que voce nao esta seguro que eh legal. Consulte experts no assunto e abra o olho. Muitos advogados nao te cobram a primeira consulta.

Qual o custo de vida?
Eu diria que varia entre cinco a seis mil dolares por mes. Voce tem que pensar em alguns pontos importantes: aluguel, agua, luz, telefone, (muitos tem residencial e celular), internet, comida, gasolina, manutencao do carro, um carro, porque aqui nao existe um transporte de qualidade como no Brasil, todo mundo necessita carro, etc. Em grandes metropoles como: Boston, New York e Chicago, existe transporte publico de qualidade, mas em cidades menores nao. Vou dar uma ideia da comida porque estou com um jornal na mao:

– um galao de gasolina hoje 30/01/09 estava em US$ 2.00 (um galao equivale a dois litros).
– um frango assado custa US$ 5,00 cada.
– maca 1,99 por libra
– tomate 1,39 por libra
– melao 2,00 cada
– cebola 0.99 por libra
– pimentao 2,49 por libra

PS: uma libra equivale a 450 mg.

Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país?
– Positivos: qualquer profissao eh valorizada. Se voce se educa as portas se abrem. A justica tem um papel muito importante, eh muito firme, gosto do sistema judiciario. Aqui voce nao sai de casa para caminhar a noite morrendo de medo de ser assaltado.
– Negativo: estao exportando muito trabalho de manufatura para India e China. Isso ja esta pesando na economia.

Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?
1 – Quase nao tem feriado! Isso eh uma loucura! Quem trabalha no comercio, tem somente dois feriados por ano, Natal e Thanksgiving! Voces acreditam nisso?
2 – O famoso breakfast americano eh para matar qualquer um do coracao!
Eles comem ovo, bacon, pao com maionese, ketchup, mostarda, etc, incluindo um refrigerante logo as 6 da manha, todos os dias!
Conheci gente que comia sanduiche pela manha e ao meio dia, seis dias da semana!
Outros comem os famosos “donuts” cheios de acucar e gordura. Isso tem uma quantidade de caloria espantosa!
Prefiro o cafe da manha brasileiro, eh infinitamente mais saudavel.
Outra coisa que sempre me impressionou eh o amor que as pessoas aqui tem pela patria.

O país que você reside tem alguma coisa que é usado no dia a dia que você acha que seria interessante ser implementado no Brasil? Conte-nos…
Bom, estou fora do Brasil ha nove anos, nao sei o que melhorou no sistema educacional. Mas desde que cheguei aqui, gostei muito de ver que a escola publica eh gratuita e obrigatoria desde os 4 anos de idade ate o segundo grau.
Aqui nao tem universidade gratis como no Brasil! Alem disso, as criancas tem aula de musica, com diferentes instrumentos para ver qual o estudante tem aptidao e sai dali sabendo tocar algum instrumento. Outra coisa que me chama atencao eh o ensino de idioma para o estrangeiro. Existe um programa pago pelo governo do estado da Florida, onde qualquer estrangeiro pode ir `a escola para aprender Ingles.
A partir de 2007, algumas escolas foram selecionadas para terem profissionais cuidando das criancas, enquanto as maes estao na sala de aula, de 6 da tarde ate 9 da noite, de segunda a quinta-feira.
Custava em 2008 somente doze dolares por ano. Alem disso, algumas escolas publicas oferecem cursos `a noite como:
– decoracao de bolos, decoracao de casa, pintura de oleo sobre tela, tecnicas de desenho, grafites, piano, violao, flauta, canto.
– idiomas como: espanhol, italiano, alemao, chines, etc.
– Informatica: word, excel, Power Point, microsoft office, diferentes tecnicas de arranjos florais ,tecnicas de escrever, etc. aberto ao publico.
Muitos custam em torno de 30 a 70 dolares todo o curso, outros o aluno compra somente o material, etc. Alguns cursos sao totalmente gratis.
O sistema judiciario aqui eh muito serio, nao concordo com a pena de morte, mas creio que a existencia dela faz com que um individuo pense duas vezes.
Alem disso, nao existe jeitinho brasileiro, as coisas sao como a lei estabelece e pronto. O estrangeiro tem que se adaptar a esta nova realidade, porque a justica nao vai ser modificada para agradar ao estrangeiro.

Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?
– Primeiro: ir ao consulado e tirar visto. Quando voce entra no pais com visto, voce pode comecar por tirar uma carteira de motorista, coisa que nenhuma pessoa com documentos vencidos pode fazer. Carteira de motorista eh o documento nacional norte-americano de identidade. A carteira Internacional nao tem valor no estado de Florida. Se um guarda te parar dirigindo com ela, ou sem carteira de motorista emitida no pais, a multa eh a mesma.
– Segundo: ter sua carteira de motorista do Brasil primeiramente. Isso facilita, porque quando voce ja tem carteira de motorista de algum pais, nao se exige que voce faca um curso sobre alcool e drogas que deve custar em torno de 150 dolares atualmente.
– Terceiro: informar, pesquisar, ler muito sobre o pais antes de ir. Ver o que oferece, onde se localizam servicos como: bibliotecas publicas ( ai voce pode usar internet gratis, pode retirar videos, DVD’s e livros emprestados, etc. Isso eh importante para voce buscar trabalho pela internet na regiao onde mora.
– Quarto: varias universidades no Brasil sao conveniadas com universidades norte-americanas, como por exemplo: Florida Atlantic University ( http://www.fau.edu )
– Por ultimo: nunca arrisque sua vida viajando ilegalmente pela fronteira com o Mexico, porque voce nao sabe com quem esta lidando.
Muita gente tem perdido familiares: esposos, filhos, esposas, tentando cruzar a fronteira. Arriscar a vida pela fronteira, significa fomentar o contrabando humano e quem esta nesse negocio, nao se preocupa por sua vida, sua saude e integridade fisica. Confie em Deus, na sua capacidade profissional e nas autoridades competentes.

Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?
Sim, muitas profissoes das areas de saude e tecnologia continuam sendo sumamente importantes para o mercado de trabalho americano. A demanda por enfermeiras tem sido tao grande, que o pais tem dado muito visto de trabalho para profissionais de Jamaica e Filipinas, porque falam Ingles.
Os trabalhos das areas de engenharia e technologia tambem tem buscado muitos profissionais no estrangeiro.
Visite websites de empresas dessas areas e averiguem como estao as ofertas de emprego e em que areas. Isso te dara uma ideia.
O pais vive um momento economico dificil, como todo o mundo, mas creio que aqui isso eh momentaneo. Este pais ja viveu momentos piores do que este e se levantou. Logo, o pais estara dando muito do que falar novamente.
Existem muitas organizacoes que dao bolsas de estudos somente aos latinos. Eh so buscar por “ Latino scholarship” or “Minority scholarship” na internet. Recordem que quem esta buscando graduar-se tem que clicar: undergraduate.

O website www.alvincoxmemorial.com, oferece bolsas de estudo a estrangeiros.
Muitas universidades ja tem o link para voce clicar e aplicar para bolsas de estudo.

O website do governo norte-americano, tem muita informacao importante. Existem mais de 20 tipos de vistos que podem ser obtidos. Creio que muita gente sequer sabe que isso existe e acaba se aventurando uma vida de ilegalidade, quando muitos deles poderiam se qualificar para trabalhar legalmente. O site pode ser lido em varios idiomas, creio que inclusive em Portugues: WWW.USCIS.GOV

Para saber sobre aluguel de quartos, apartamentos, compra de carros, buscar trabalho, etc. busque o jornal brasileiro online, que eh publicado nos Estados Unidos. Voce inclusive pode colocar seu classificado gratis. O site eh: www.acheiusa.com

Como encontrar meu livro – “O Outro Lado da Moeda“:
www.livrariacultura.com.br
www.amazon.com

23 Respostas

  1. Concordo contigo, o português pode ser uma saída e tanro, é só estar atento porque existem muitas oportunidades relacionadas ao fato de ter fluência em português!
    Linda história de vida! Beijos

    • Ola Patricia, desculpe por responder tarde, mas sou como chuva de outono… demora mas chega…
      Obrigada pelo carinho e felicidades a voce tambem.
      Rosangela

  2. Adorei o relato. Parabéns pela paciência e persistência, Rosângela! Muito sucesso prá você!

    • Ola Selma, muitissimo obrigado pelos votos de sucesso!
      Desejo o mesmo para voce tambem.
      Deus abencoe ricamente,
      Rosangela

  3. Parabéns pelo seu esforço e continue batalhando, você ainda vai conseguir muita coisa.

    Bjs

    • Ola Meire, muitissimo obrigado pelo carinho.
      Eu adoraria conhecer a Alemanha tambem!
      Ai que inveja!!
      Boa sorte,

      Rosangela

  4. Eu tive o privilegio de conhecer a Rosangela em Campinas onde viemos a ser amigas. Desde entao partilhamos a mesma fe, e estivemos perto quando tudo de bom e de dificil aconteceu na nossa vida. Amo voce demais Ro sei que Deus tem muito mais pra sua vida e o sucesso nEle eh mais que garantido.
    bjs

  5. Oi Ro, que bencao a sua história. Deus faz mesmo maravilhas, mas você também fez a sua parte, nao ficou esperando as coisas cairem do céu.

    Um grande abraco

  6. Oi Rosangela,

    Parabens pela entrevista, pela sua coragem de encarar a vida em outro pais, outra cultura e se dar bem dentro da lei.

    Você é uma brasileira que deu certo aí, como daria em qualquer outro lugar. Um produto de exportação da maior qualidade. Um orgulho nacional!

    Que Deus te abençoe ricamente. Alex Dias Ribeiro

  7. Oi,Rosangela sou de virgolandia sua terra natal,gostaria dizer que estou muito orgulhosa de você,mesmo sem conhecê-la, um grande abraço fica com Deus!!!!

    • Ola Monica, obrigado pelo carinho.
      Deus abencoe a voce tambem e que seus sonhos se realizem tanto na vida pessoal como profissional.
      Beijos,
      Rosangela

  8. Oi Ro… sou sua fã desde sempre…
    Você é uma vitoriosa e é minha amiga… tenho orgulho de você.
    Um super abraço.

    Meybe

  9. Ola Patricia, Selma, Meire Bagoli, Cristina, Selma, Alex, Monica e Meybe.
    Muitissimo obrigado a cada um de voces pelas palavras de carinho e pelos bons desejos.
    Nao podemos esquecer que a Mirella eh a responsavel por nos proporcionar este espaco multicultural super bacana. Diretamente da Gringolandia, um abraco.
    Rosangela

  10. Olá Rosangela tenho uma história semelhante a sua, ja que tambem sou de virgolândia e também morei na Florida, gostaria de saber onde encontro seu livro em bh..
    Abraços.

  11. Muito boa sua entrevista. E admiro a coragem de uma pessoa como vc, que é um exemplo de superação, de coragem de mudar e de acreditar que existe uma vida melhor. Também sonho em sair do país, mas meu sonho está bem mais distante…

    Felicidades

    • Ola Renta, obrigado pelo carinho.
      Sonhar eh o primeiro passo para materializar as coisas. Comece a planificar como e quando voce desejaria ir ao estrangeiro.
      Penso que eh super importante ter um projeto como imigrante, algo para melhorar sua vida em algum aspecto, seja intelectual , profissional, ou pessoal.
      Deixar o Brasil sem um projeto de vida, nao eh uma boa decisao. No estrangeiro os obstaculos sao muitos. Quando voce tem um projeto desenhado em sua mente, eh mais facil vencer os obstaculos.
      Recorda que o impossivel, eh possivel para Deus.
      Boa sorte,
      Rosangela

  12. sou enfermeira isto facilita meu visto para ir EUA

  13. Qualquer assunto relacionado a vistos de trabalho, turismo, estudos, ou de qualquer outra natureza, devem ser consultados com os UNICOS expertos nesse assunto, ou seja, O CONSULADO DOS ESTADOS UNIDOS , ou tambem a pagina de imigracao que eu mencionei na materia anteriormente. http://WWW.USCIS.GOV

    Abracos e boa sorte

    Rosangela

  14. Olá, Rosangela, tudo bem? Assim como vc, também sou escritora aqui no Brasil. Devo ressaltar que vc é uma mulher de fibra e coragem… Parabéns! Desejo muito sucesso com o seu livro, não somente aí nos EUA, mas aqui no seu País de origem também. Seria uma honra tê-la entre os meus contatos e que fizesse parte dos amigos do orkut do meu livro intitlulado em, “Revolução da Fé, A Possessão”, do gênero terror/suspense. Tal como o seu, ele está à venda em todas as Livrarias Cultura do País. Também tem um vídeo no youtube com a apresentação da sinopse e nas páginas do Google, com o mesmo Título de Capa. Que Deus abençoe a sua vida, e abra todas as portas do sucesso para vc…, tem méritos para alcançá-lo. Que a Paz de Deus esteja com vc. Beijos. Me add no msn pra gente conversar mais, ok?

  15. Ola Magali, que bom encontrar com gente que tem as mesmas afinidades nao eh?
    Vou ver se consigo comprar seu livro por aqui.
    Deus te abencoe ricamente e a gente se fala.
    Rosangela

  16. Ola Magali, esqueci de dizer algo importante.
    Nao me preocupo muito pelo sucesso, porque tenho dois amigos escritores brasileiros, um deles ja tem nove livros no mercado, o outro tem cinco livros publicados. Lamentalvelmente a maioria dos brasileiros nao os conhece. Quando fazemos algo para Deus, a palavra sucesso fica de fora. Como Deus esta no controle de tudo, deixo o restante nas maos D’Ele. Espero que voce tenha bastante exito com seu livro e que nao se desanime, se o sucesso esperado nao chegar com o primeiro, segundo… etc
    Deus abencoe ricamente,
    Rosangela

Deixe um comentário